MPF divulga nota sobre decisão de desarquivar investigação da compra de caças Gripen

Gripen NG F-X2 - recorte imagem FAB

Abaixo, segue conteúdo de nota divulgada no site do Ministério Público Federal (MPF) no início da tarde desta quinta-feira, 4 de fevereiro, a respeito da decisão de desarquivar a investigação sobre compra de caças Gripen pelo governo brasileiro, tomada, segundo o MPF, “após descobertas de possíveis provas de irregularidades pela Operação Zelotes”.

Para um debate sério (sobre um assunto sério) e preferencialmente baseado nos argumentos apresentados pelo MPF, recomendamos a leitura da nota destacada a seguir, em itálico. Mas, principalmente, recomendamos a leitura do despacho de desarquivamento do inquérito civil, publicado juntamente com a nota do MPF. O despacho pode ser acessado em arquivo pdf clicando aqui ou lido ao final do texto abaixo, nas imagens que capturamos do arquivo e reproduzimos aqui para facilitar aos leitores que acessam dos mais diversos dispositivos. O despacho tem data de 1º de fevereiro de 2016.

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu desarquivar o inquérito civil instaurado no ano passado para apurar suspeitas de irregularidades na compra de aviões caça Gripen NG pela Força Aérea Brasileira (FAB). A medida se deve à descoberta – no âmbito da Operação Zelotes – de novos indícios de que o contrato administrativo internacional firmado junto à empresa sueca SAAB pode ter resultado não apenas de critérios técnicos, mas, também, de possível influência indevida dos investigados Mauro Marcondes e Cristina Mautoni. O casal está preso desde outubro de 2015 e atualmente responde a uma ação penal proposta pela força-tarefa da Zelotes. Com o desarquivamento, as investigações referentes à compra dos aviões militares será retomada na Divisão de Combate à Corrupção da Procuradoria da República no Distrito Federal (PR/DF).

A empresa sueca SAAB foi contratada pelo governo brasileiro em outubro de 2014 depois de uma longa negociação. Após a oficialização do negócio, cujo valor total chega a R$ 4,748 bilhões (em valores de janeiro de 2015), surgiram suspeitas de sobrepreço e superfaturamento. Por cerca de seis meses, o assunto foi objeto de apuração do MPF que ouviu autoridades, recolheu documentos e analisou informações fornecidas pela FAB, pela empresa e por outros envolvidos na compra. No entanto, diante da falta “elementos que justificassem a continuidade da investigação e o ajuizamento de ações judiciais relacionadas ao objeto de apuração”, em agosto de 2015, foi feita a promoção de arquivamento do inquérito.

Como ocorre em casos como este, o despacho de arquivamento foi enviado à 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal que, no mês de outubro, homologou a decisão. Já arquivado, o inquérito civil retornou à PR/DF em janeiro de 2016, quando já eram conhecidas algumas informações referentes aos indícios encontrados pelos investigadores que atuam na Operação Zelotes. Uma das descobertas foi a de que o investigado Mauro Marcondes atuou como lobista da empresa SAAB junto ao governo brasileiro. A suspeita é que a atuação possa ter envolvido a corrupção de agentes e ex-agentes públicos federais.

No despacho de desarquivamento, o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes explica que a decisão de reabrir a investigação levou em consideração “a superveniência de novos indícios que colocam em dúvida a idoneidade da contratação da empresa SAAB”. Além disso, o procurador determinou que tanto o Ministério da Defesa quando a SAAB sejam oficiadas para que forneçam informações atualizadas sobre o caso. Outra providência adotada foi a solicitação de todos os dados obtidos na Operação Zelotes que possam interessar na instrução do inquérito civil, medida que já recebeu o aval dos integrantes da Força Tarefa.

FONTE: Ministério Público Federal

IMAGEM DO ALTO (em caráter meramente ilustrativo): FAB

Reabertura inquerito compra Gripen - MPF 1fev2016 - p1

Reabertura inquerito compra Gripen - MPF 1fev2016 - p2

Reabertura inquerito compra Gripen - MPF 1fev2016 - p3

Reabertura inquerito compra Gripen - MPF 1fev2016 - p4

Reabertura inquerito compra Gripen - MPF 1fev2016 - p5

Reabertura inquerito compra Gripen - MPF 1fev2016 - p6

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos alberto soares

Xii, o Japa e o Chefe da COPAC como ficam nessa ?
Ou foi coisa do MinDef mesmo ?

Iväny Junior

Investiga. Se tiver alguém culpado, pune. Simples.
Só gostaria que os insubmersíveis inomináveis fossem também investigados.

Wellington Góes

Ué, mas não era a proposta da Dassault que só poderia está envolta de maracutaias?!?!

Wellington Góes

Uma coisa é certa, fato lamentável e que pode (caso apareça algo ilícito) comprometer, mais uma vez, o projeto F-X2.
Passamos quase 15 anos para decidir por um vetor, quando decidimos, ainda fazemos questão de atrapalhar o processo.
Putz!!! :/

leandro moreira

Vira e mexe voltam querendo investigar a decisao pelo gripen, ate o ex comandante Juniti Saito foi convocado pela oposicao para dar explicacoes, gostaria de ver o que aconteceria se conseguissem melar a compra dos cacas, os militares ficariam muito aborrecidos.

Francis Schonarth

Fico feliz em ver o site finalmente se manifestar sobre o assunto.

Marcos

O que pode estar em cheque não é a decisão técnica, mas a decisão de efetivamente comprar.
– Olha… aqui é tudo transparente, nós somos todos honestos, etc e tal, mas uma doação ajudaria a colocar a minha assinatura no papel.

jose carlos

É um inquérito civil… tanto fez quanto faz quantas vezes vai ser arquivado e desarquivado, e também quais partes vão ser usadas para uma ação civil de raparação ou criminal para penalização aos danos ao patrimônio nacional(financeiro e de segurança). Só não da para parar a bicicleta porque quebrou um raio da roda.

robertobozzo

Deveria ser explicado, ou pelo MD da época ou pelo brigadeiro Saito, que o Gripen, apesar de excelente projeto, só foi escolhido porque o presidente a época anúnciou um concorrente ANTES do relatório final ser concluído e o outro concorrente foi colocado de lado pelas rusgas entre a atual presidente e o que escândalo de espionagem que surgiu. Portanto sobrou apenas o Gripen sem “mácula” alguma.

carlos alberto soares

A questão é com o Marcondes, se a Cris “abrir o bico” e creio que ela o fará (delação) vai ser a fe$ta.
Ai entra o Filho pródigo, o EUgênio.
Não creio no pessoal da FAB envolvido.
Será muita burrice quererem empurrar para a Farda.
Isso ai foi ca$quinha, estava decidido e o meu querido Bibo Pai resolveu ajudar o Bobi Filho.
Mas ….. é corrupção.
Os Suecos devem estar se ca………o, lá isso dá cadeia.
Quem sabe não descolamos meia dúzia de G C/D no acordo etc e tal.
Poderiam vir da AfriSul, são novinhos, estão estocados.
https://www.youtube.com/watch?v=M9u5PqHL7fI

carlos alberto soares

Iväny Junior 4 de fevereiro de 2016 at 20:27
Calma, tá chegando.
Aproveite esse finalzinho de ano que falta. Calma (rs).

Farroupilha

Misturar indivíduos desonestos pontuais, com o Contrato em si, seria péssimo. O exemplo da Petrobrás está aí, uma organização imensa, cheia de profissionais competentes, sendo prejudicada, e levada a quase paralização e a sua venda por migalhas, pelo processo de encontrar e tirar maças podres de seu interior. Se for provado que alguém levou um por fora, que essa pessoa,s espúria seja punida (e devolva todinha a quantia indevida, de preferência). Todos (bons cidadãos) querem um Brasil justo, chega de pilantragens sem fim.. Mas e o desconto, de última hora, pedido e conseguido pelo ministro Joaquim Levy. Que SAAB boazinha,… Read more »

Baschera

Se investigarem direitinho vão achar alhos e bugalhos.

Tem gente graúda do desgoverno e do partido e também gente da FAB metida no meio.

Mas vai rolar muita água em baixo desta ponte….

Sds.

Zmun

Se investigarem todos os contratos militares, será que passa algum sem mutreta? Os contratos militares são perfeitos para a corrupção. São cheios de segredos, sempre envolvendo enormes valores. O MD não divulga muitos informações sobre suas compras por questão de segurança nacional, mas todas as negociações são feitas por gmail. 😀

Duanny D.

Investigar nem devia ser notícia, devia ser obrigação do MP.
Não sei qual o motivo desse órgão gostar tanto de mídia. Se vão começar a investigar algo, jogão na mídia. Vão trabalhar rapazeada, deixa de querer aparecer.
Outra devolvam aí o auxílio moradia de 3 mil e tantos contos por mês que vcs estão recebendo acima do teto sem desconto de IR, isso é safadeza, corrupção, salário disfarçado.

http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/judiciario-e-mp-do-pr-gastaram-r-100-milhoes-em-auxilio-moradia-veja-o-que-isso-compraria/

Renato de Mello Machado

Claro quê tem treta,e das grandes,como todas as compras, de materiais bélicos no Brasil até hoje.Vamos fazer um leasing, e por esses dias um CVN, traz nossos F-15

HMS_TIRELESS

Deixa de conversa mole Wellington pois o muito suspeito anúncio do Rafale pelo Apedeuta já escancarou a bandalheira. E pode esperar que quando a Lavajato chegar à Itaguaí a gente vai ver o tamanho do prejuízo.

Alexandre

provas?????

João Miguel

Acho engraçado o pessoal se preocupando mais com aquisição de material enquanto o Brasil se afunda na lama…do que adianta comprar os caças (com a corrupção que estamos vivendo) para eles ficarem parados, apodrecendo sem combustível pra voar por que não tem dindin pra paga? A mesma coisa o EB: vira e mexe estão dispensando militares (serviço obrigatório) na metade do ano por que não tem verba pra manter esses militares aquartelados. E acho que tem sim que parar a bicicleta por um raio quebrado…quando quebra um raio do aro da bicicleta deve-se parar e trocar o mesmo pois a… Read more »

Carlos Campos

Se não foi os Suecos quem pagou a pseudo propina?

Wellington Góes

Tireless, mas por que ainda não chegou?! A Lava Jato já não tinha chegado ao Othon e à Odebrecht? Por que então não pegou mais ninguém ligado ao PROSUB e à ICN? E o H-XBR que alguns ainda dizem haver um propinoduto? Por que até agora nada foi escrutinado e encontrado as mil e uma irregularidades? Não são perguntas retóricas, mas tão somente de quem acha estranho que se diziam de um tudo destes programas, mas que até agora nada que levasse, sequer, abertura de um inquérito policial ocorreu. Entretanto, na escolha que se dizia a mais técnica possível (Gripen… Read more »

Renato de Mello Machado

Sonho,meus caros, sonhar ainda é de graça.No dia em quê não poder mais sonhar…..

Juarez

Senhores, o tempo mostrou mais uma vez ser senhor de todas as verdades, não tem volta o Marcondes já cantou a música, e já chegaram as MPF uma mala de garupa de informações, preços, comparativos e etc, afora a documentação da Copac. Eu vinha avisando a algum tempo que isto ia terminar muito mal em função do caminho que o processo seguiu. Wellington, fica calmo a hora do PROSUB e das Kombis vai chegar, o primeiro depende ainda da delação premiada da Oldebrecht e a segunda já está bem encamiha da no TCU, pois já se chegou a uma conta… Read more »

Renato Melo

E porque não começaram por onde ja foi feito repasses de $$$, por onde o dinheiro já irrigou contas de muitos pobretoes ? Vide Tubo submerso francês / DCNS / Roubrecht, a Kombi voadora…..melhor, comecem pelos estádios da copa/14…não vou nem falar no sobrepreco das olimpíadas.

FRL

Prezados, bom dia. Os ânimos andam tão acirrados, o embate ideológico está tão aflorado, as coisas andam tão (dis)torcidas que a primeira vítima é a objetividade. A segunda vítima, podem ter certeza, é o País. E os danos em ricochete atingirão, não tenham a menor dúvida, todos nós. Quem milita no foro sabe do que eu digo… Aliás, segue um artigo para a meditação dos amigos: http://www.conjur.com.br/2016-fev-04/senso-incomum-problema-chance-reus-lava-jato-tiro-pato Investigar os órgãos existentes podem e devem. Existem para isso. Se há culpados, impõem-se condenações. Acredito nisso, sempre acreditarei e passei a vida defendendo esse tipo de postura. Doa a quem doer. As… Read more »

Ednardo de oliveira Ferreira

Ainda creio que a escolha do Gripen foi sim a mais acertada (dentro de contextos de parceria, custos, etc…).

Mas no Brasil, mesmo a compra óbvia ainda “exige” pixuleco.

Tem histórias de prefeitos que preferem não entrar em programa de financiamento de casa própria, que saem quase de graça para eles, se não por no bolso uma parte. Prefere deixar seu povo na rua, prefere deixar de ganhar votos, se não for para ganhar uns trocados.

Vader

Parabéns ao MPF. Tem que investigar tudo mesmo. E se houver propina, que paguem todos. E se para sanar o negócio a FAB precisar ficar sem caças, que seja. O país pagará pela falta de honestidade dos governantes escolhidos pelo povo. Cada povo tem o governo e as instituições que merece… ______________________________________________ Tomara que com o aprofundamento das investigações caiam por terra algumas das esdrúxulas “customizações” adicionadas à aeronave, como a tal tela única, e fique apenas a versão “básica” do Gripen E, igualzinho à sueca. Sem que isso aconteça, essa é a realidade senhores, jamais teremos caças de qualidade,… Read more »

Vader

De novo comentário meu bloqueado no spam… Podem liberar por gentileza?

E por favor me expliquem o que que eu fiz agora para bloquear…

Fica difícil assim…
_
NOTA DOS EDITORES: O COMENTÁRIO FOI LIBERADO APÓS EDIÇÃO DAS PARTES EM QUE DEGRINGOLAVA PARA A DISCUSSÃO E DISPUTA POLÍTICO-PARTIDÁRIA, COM TERMOS QUE O FIZERAM SER PRESO AUTOMATICAMENTE PELO FILTRO.

Vader

Senhores Editores, vocês não acham que é excesso de picuinha bloquear – ainda mais automaticamente – para depois ainda editar (!) um extenso comentário porque eu meramente mencionei o partido a que – de fato e sem nenhuma vergonha por parte da mesma – pertence a cidadã? Como eu disse, desse jeito fica cada vez mais difícil comentar aqui na Trilogia. Parece que o espaço está sendo aparelhado pelo “politicamente correto”. Ou então a perseguição é apenas comigo, dado que raramente vejo outras pessoas – algumas até mais incisivas e explícitas em seus comentários – serem editadas. Me pergunto quem… Read more »

Felipe Rodrigues

Vader, o politicamente correto já invadiu tudo neste BRASIL, a trilogia também, espero,que a teoria da escola de Frankfurt, não reine aqui também, politicamente correto quebra hem, _ NOTA DOS EDITORES: NÃO SE TRATA DO POLITICAMENTE CORRETO INVADINDO “A TRILOGIA TAMBÉM”, E SIM A DISCUSSÃO POLÍTICO-IDEOLÓGICA-PARTIDÁRIA POBRE E RASTEIRA, DO TIPO “FLA-FLU” E QUE INFESTA A INTERNET (SERÁ POSSÍVEL QUE ALGUÉM NÃO TENHA PERCEBIDO ISSO AINDA?), QUE BUSCA INVADIR ESTE E OUTROS ESPAÇOS DIARIAMENTE, SEM CONTRIBUIR EM NADA COM A DISCUSSÃO DOS TEMAS DE DEFESA. POR ISSO O FILTRO TEM MALHAS FINAS E PEGA DESDE OS XINGAMENTOS ATÉ PEQUENAS ESCORREGADAS,… Read more »

Alexandre Galante

Vader, meu amigo, você está parecendo o Kylo Ren mimado do Starwars VII ☺. Ajuda a gente aí, tá difícil moderar os comentários, por isso adicionamos umas palavrinhas-chave ao nosso filtro. Não é nada contra você. Abs

Juarez

Vader não é só cintigo, eu via de regra sou literalmente picado, quando a moderação se degrada do linguajar.

G abraço

Juarez

RL 5 de fevereiro de 2016 at 8:33 Prezados, bom dia. Os ânimos andam tão acirrados, o embate ideológico está tão aflorado, as coisas andam tão (dis)torcidas que a primeira vítima é a objetividade. A segunda vítima, podem ter certeza, é o País. E os danos em ricochete atingirão, não tenham a menor dúvida, todos nós. Quem milita no foro sabe do que eu digo… Aliás, segue um artigo para a meditação dos amigos: http://www.conjur.com.br/2016-fev-04/senso-incomum-problema-chance-reus-lava-jato-tiro-pato Investigar os órgãos existentes podem e devem. Existem para isso. Se há culpados, impõem-se condenações. Acredito nisso, sempre acreditarei e passei a vida defendendo esse… Read more »

Wellington Góes

Agroa sou eu quem vai defender a moderação da Trilogia. rsrs
No meu entendimento a postura é correta. Num assunto que desperta paixões nos entusiastas de assuntos de Defesa e aviação militar, muita discussão desnecessária é evitada quando mantemos um linguajar mais equilibrado.

Vader

Galante, entendi e “compactuo da sua dor”… (Kylo Ren, vc quer me quebrar hein velho? 🙂 )

Apenas acho que este filtro está rigoroso demais. Se eu não posso nem mencionar o diacho do Papa-Tango que essa porcaria já trava tudo é melhor nem publicar mais matérias políticas como estas…

Desse jeito vou ter que acabar fazendo minha inscrição no “Clear Air and Vertical OK” para gáudio dos sub-editores e ódio dos de sempre, rsrsrsrs…

(Aliás acho um barato: tomo sapatada aqui e repercute lá… é o “fino da bola”, hehehehe)

Alexandre Galante

Hahaha, o negócio é levar na esportiva. Aficionado de Aviação Militar e Defesa no Brasil sofre e os editores mais ainda, pois o povo fica com pavio curto e vem estravasar aqui.

Vader

Acho incrível que depois de toda a bandalheira e palhaçada feita pelo atual partido governante ainda tenha gente com a desfaçatez e a coragem de atribuir nossos ainda problemas a “usamericanus”… Eita povinho brasileiro, caia na real, a culpa de estarmos na bos. é nossa mesmo, não é de ninguém mais no mundo não… Quanto ao Super Hornet, era o melhor concorrente do FX2 e seria o único que custaria o preço “anunciado”, exatamente pelo que o Juarez disse: a compra era via FMS, financiada pelo governo americano. Não ia ter pixuleco… Tivéssemos optado por ele e provavelmente já estaríamos… Read more »

Wellington Góes

Juarez, ficamos no aguardo, então, de tais acontecimentos. Como escrevi, quem cometeu alguma irregularidade que seja punido exemplarmente, mas os projetos (F-X2, PROSUB, H-XBR, Guarani, etc…) são mais importantes do que estas pessoas e deve sim ser tocados em frente. Já deu de compras de prateleiras irresponsáveis e estúpidas. É o que penso.
Até mais!!! 😉

Vader

Nunão:

O site em questão foi “abduzido” por dois leitores, um deles oriundo daqui. O dono “se mandou pra Passárgada”…

É um site de acólitos…

Esperar o que? 😉

Alexandre Galante

A inveja leva ao lado sombrio da Blogosfera 😉

Farroupilha

Há uma grande democracia ainda na internet (ironia ok), mas ela é deveras obtusa, tem mais a ver com o poder de se colocar conteúdo, de se criar blogs e sites, do que a de se comentar dentro deles.

Simples assim…
Democracia para quem manda.

Para os comentaristas diversos, a sua democracia (liberdade) é a de sair ou entrar nos conteúdos abertos, só isso.

Hawk

Nunca acreditei em fx-2, pro sub ou que o EB irá receber T90 novinhos em 20xx. A razão não nem levar vantagens ou pixulecos e sim basta ver como os representantes atuais dos governos 1995 ate 2016 foram tratados pelos militares na juventude. Gato escaldado sem tem medo de água fria !

Alexandre

cade as provas! simples!!!!provem e acabem com esse mimimi!!!! chega de isso e aquilo sem provar nada. cade as provas???,?

Juarez

As provas estao com o MPF, a gravação do depoimento do Marcondes que intermediou o negócio, ou tu achad os procuradores iriam reabrir o processo sem ter uma cartana mangá.

Eu disse aqui neste espaço a seisesrs que isti poderia acontecer.

G abraco

Juarez

Wellington, eu achei que tu ________________________________ Quer dizer que em nome do pretenso ‘desenvolvimento’ devemos passar a mão por cima, engolindo goela abaixo todos que foram superfaturados para pagar propinas, e isto? A minha resposta para ti e NAO. A respeito da tua amada kombi que nacionalizou um punho, duas portas e uma dúzia de parafusos, tu achad que o Marson foi tirado da vitrine, porque? Aguarde: _ COMENTÁRIO EDITADO. RESPEITE OS DEMAIS COMENTARISTAS, NÃO FAÇA ATAQUES PESSOAIS QUE SÓ GERAM RESPOSTAS MAL-EDUCADAS E UMA BOLA DE NEVE DE TROCA DE OFENSAS QUE TIRA A DISCUSSÃO DO FOCO E POLUI… Read more »

Adriano Luchiari

Com tantas denúncias de falcatruas no PROSUB, HX-BR e FX-2, talvez o melhor fosse cancelar esses programas e, quando a crise passar, e ela vai começar a arrefecer em um ou dois anos, recomeçar do zero, com ênfase em equipamentos consagrados, adequados à nossa realidade e curtos prazos de entrega . Até lá, PMG dos subs classe Tupi e Tikuna, manutenção nos meios de superfície da MB para que aguentem mais dez ou doze anos e vamos de F-5M mesmo, incluindo a modernização dos F-5 jordanianos até a definição de um novo caça, que pode até ser o Gripen. Distribuir… Read more »

Wilson Marcos Santos

Cavalheiros, em que pese posições ideológicas existente, devemos lembrar que somos uma Re (coisa) Pública. Por este motivo, não interessa quem seja a pessoa que exerceu ou exerce o cargo público em que haja suspeita, esta tem que ser investigada para o bem do mesmo interesse republicano. Já que é o interesse de todos. Não se pode acreditar que, por estar sendo investigado, se é condenado. Da mesma forma que o Ministério Público não deve, nem vai, do nada, abrir uma investigação, correndo o risco de ser desmoralizado quem pediu a investigação. Quanto a análise de vetores, em que pese… Read more »

Caio Romão

Vader, a moderação chegou ao ponto de censurar meu comentário por eu simplesmente ter mencionado o NOME de um certo Capitão da Reserva que atualmente é deputado federal e que certamente será nosso presidente da República em 2019.

Alexandre

que se prove tudo! em contrário que se declare inocência! mas tenho certeza que se houvesse alguma prova real o tal MPF já teria vazado pra mídia.

Juarez

Alexandre, aguarda sair a delação ptemiada do Marcondes que tu vais ver provas saindo pelo telhado.

G abraco

Rinaldo Nery

Agora o Presidente da COPAC vai ter que parar de trabalhar pra atender o calhamaço de documentos que o MPF pediu (de novo!).