Su-35S en route to Sirya - 1
Su-35S a caminho da Síria

A Rússia deslocou uma esquadrilha de seus novos caças Su-35S (Flanker-E) da última geração 4++, de acordo com a agência Voyennyy Informator.

O envio dos Su-35S ocorreu depois da Turquia acusar a Rússia de novas violações do seu espaço aéreo. Os caças Su-35 incluem as aeronaves com as matrículas 03, 04, 05 (RF-95815) e 06 (RF-95816). Os dois primeiros foram entregues às Forças Aeroespaciais Russas em outubro de 2015 e os dois últimos em novembro.

Pilotos e engenheiros russos realizaram todos os testes necessários na nova aeronave. Diferentemente do seu antecessor, o Su-35S tem inúmeras vantagens sobre os caças de geração 4+. Ele é um dos caças mais rápidos do mundo, com velocidade de 2.400km/h, dotado de uma fuselagem mais resistente e aerodinâmica melhorada.

Su-35S en route to Sirya - 2

Subscribe
Notify of
guest

135 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hugo Vigneron

lindos su-35s

Victor Filipe

Agora eu duvido muito que qualquer F16 Turco tente abater qualquer aeronave Russa…

andre

Caro editor, a velocidade do su-35s n seria de 2800km/h, em vez de 2400?

Caio Romão

Ta aí uma boa compra pro _________________ fazer quando chegar ao poder em 2018… Umas duas dúzias dessas belezinhas (um esquadrão em Manaus e um outro em Anápolis) iriam mostrar ao “Hermanos” de Bolívar quem é quem.
_
COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE ESTE ESPAÇO PARA PROPAGANDA POLÍTICA.

Jmgsboston

Por quanto tempo esse caça consegue manter essa velocidade máxima sem danificar as turbinas? Muitos anos atras li que o Mig 25 conseguia manter uma velocidade se não me engano de 2/5 a velocidade do som mas por 3 minutos. Acima disso corria o risco de ter turbinas destruidas.

Delmo Almeida

Aeronave bonita, muito capaz e com bons dentes…

Eles deviam combinar de fazer uma foto conjunta:

F-22
Rafale
Tornado
Mirage 2000
F-15
F-18
F-16
SEM

Só faltaria alguém enviar o Typhoon… e todos eles armados até os dentes… seria lindo…

gengisduEduardo Pereira

Ta começando a engrossar o caldo , pois para o tio Putinski mandar sua ponta de lança(até a operacionalidade do T-50 ) é por que já vislumbra algo à frente.

Felipe Silva

Se for essa velocidade mesmo, ele não está nem perto de ser o mais rápido. Perde para pelo menos três: F-15 e MiG 31 com cerca de 3000km/h cada e o F-22 com velocidade entre 2400 e 2500km/h.

Carlos Campos

aja rebite, muito lindo, imagino ele com partes israelenses, sendo que anos atrás ops russos botaram um sistema operacional em um SU30

Victor Filipe

Felipe Silva o Aditor falou velocidade de Caça o MIG-31 e interceptador não um caça, a velocidade máxima do F22 e de mais ou menos 2,410Km/h a do F15 e de mais ou menos 2,660km/h e o SU-35S pode atingir ate 2,800Km/h

Bosco

Falando em termos de Mach a velocidade máxima seria (em grande altitude):
Su-35: Mach 2.2
F-15: Mach 2.5
Mig 31: Mach 2.8 – 3.0
F-22: Mach 2.2

Felipe Silva

Victor Filipe, a velocidade do F-22 é estimada em cerca de mach 2, ou perto de 2450km/h, já o F-15 tem velocidade máxima de 2.5 mach. Faça as contas. 1 Mach = 1225,05 km/h. Quanto ao MiG-31 eu o retiro da equação, nesse caso.

Rafael M. F.

O F-15 possui velocidade máxima normal de mach 1,8. Mas pode atingir 2,5 por alguns minutos, porém ao pousar precisará ter as turbinas inspecionadas.

O MiG-31 é que é considerado o interceptador mais rápido do mundo atualmente, podendo atingir mach 2,8 (cerca de 3.000 kph). Mas não sei por quanto tempo pode sustentar essa velocidade.

Eu soube em uma publicação antiga que um MiG-25 nos anos 70 atingiu mach 3,2 sobrevoando o Sinai, mas teve sérias avarias nos motores. A rapaziada mais especializada pode confirmar isso.

Rafael

Na minha opinião os Russos demoraram pra colocar os su-35 na região se comparado com o ocidente que usa\usava f-22 , rafales e typhoon

Bosco

Felipe,
A referência “Mach” tem velocidade real variável conforme a altitude. Essa que você informou é ao nível do mar. Quanto mais alto a velocidade se reduz para um determinado número Mach.

Victor Filipe

Sim agora eu vi aqui me equivoquei quanto a velocidade do Su-35S, bom sendo assim o F15 seria o caça mais rápido correto? e o SU-35 e F22 estariam em velocidades semelhantes e sendo alguns dos mais rápidos.
.

Rafael

Quanto um ataque turco na Síria na minha opinião a vantagem ainda é turca, presumindo que os Russos não tem uma iads na Síria ( ter um S-alguma coisa e US sukhois não quer dizer que haja uma iads que requer muito mais q isso ) bom os turcos tem as armas pra isso

Victor Filipe

quanto mais frio mais fácil ultrapassar a velocidade do som correto?

Rafael M. F.

Geralmente essa altitude referência de Mach é na faixa de 20 a 30 mil ft, certo?

Felipe Silva

Obrigado pela correção, Bosco.

Bosco

Rafa M.F. Não existe “velocidade máxima normal”, velocidade máxima é velocidade máxima, que só é atingida numa configuração limpa e numa altitude “ótima”. Ou seja, ela não é utilizada na prática salvo talvez para se evadir de uma perseguição após alijar a carga externa. E olhe lá!! A velocidade máxima “operacional” com armas e tanques externos é bem menor que a velocidade máxima “nominal”, e depende até do tipo de carga já que há armas e tanques que não são compatíveis com a velocidade supersônica. E o maior empecilho a manter a velocidade máxima por muito tempo é o alto… Read more »

carlos alberto soares

Off topic, nem tanto: “NOTA DOS EDITORES: DEVIDO A UMA SÉRIE DE COMENTÁRIOS (NÃO ESTE RESTANTE, ESPECIFICAMENTE) DE CUNHO POLÍTICO-PARTIDÁRIO QUE FUGIRAM COMPLETAMENTE DO TÓPICO E DAS REGRAS DE CONDUTA E DE DEBATE DO BLOG, QUE NÃO PERMITEM USAR ESTE ESPAÇO PARA PROPAGANDA POLÍTICA E XINGAMENTOS, OS COMENTÁRIOS QUE DESRESPEITARAM AS REGRAS FORAM APAGADOS E FECHAMOS A MATÉRIA PARA NOVOS COMENTÁRIOS. _ APRENDAM A DEBATER SEGUINDO AS REGRAS PARA NÃO POLUIR ESTE ESPAÇO, COMO TANTOS OUTROS NA INTERNET.” Quero manifestar minha decepção com os que provocaram esta atitude dos editores. Perdemos uma oportunidade de um debate sobre o G NG.… Read more »

Rafael M. F.

E os MiG’s 25/31 russos atingem os número mach mencionados acima de Angels 60.

carlos alberto soares

Victor Filipe 2 de fevereiro de 2016 at 14:24
Faz parte da OTAN, esquece.

carlos alberto soares

Caro Bosco,
Tamo junto, é isso ai e ponto.

donitz123

Reparem nos “pods” de guerra eletrônica nas pontas das asas. Nem todos os Su-35 possuem ele.

Zago

Como tem gente que não gosta desses vetores?! São belíssimos.

Rafael M. F.

Não, Bosco! Tem também a temperatura da câmara de combustão, que pode danificar as palhetas. E uma rotação muito alta pode danificar os mancais, por conta da alta temperatura e do sistema de lubrificação não dar conta por muito tempo.

Eu trabalho – ainda que indiretamente – com turbinas, então há esses probleminhas.

Bosco

Valeu Rafael M.F.
Mas será que esse problema relacionado à resistência do motor chega antes do combustível atingir um nível crítico?
Um abraço.

Bruno W.

O pessoal se prende ao fator velocidade, como se isso fosse determinante para o desempenho de um caça. Parece até super trunfo..
Na época da guerra fria, talvez até tivesse uma importância relevante, (vide MIG-25, F-15..) mas hoje em dia com o desenvolvimento da eletrônica em aviônicos, misseis etc, temos tantas e tantas variáveis em um combate que seria impossível descrever aqui.
A velocidade máxima de um caça embora continue um parâmetro a ser levado em consideração se tornou secundário.
No mais, como são lindos esses Sukhois.

Rafael M. F.

“Podicrê” que chega, Bosco!
.
Por isso que falei da velocidade operacional do F-15. Se chega a 2,5 mach, tem que inspecionar a turbina, justamente por conta dos itens que falei. Não me lembro a publicação onde li isso, se eu encontrar, posto aqui.
.
E ainda tem a vibração das palhetas, sistema de selagem, etc… A turbina aeronáutica é uma das coisas mais fascinantes, justamente por reunir mecânica fina com força bruta.

Rafael M. F.

Bruno, havia um ditado da IIGM que dizia “velocidade é vida”.

A velocidade permite a você gerir sua energia potencial e cinética. Quem sabe gerir isso dita os termos do combate.

Duanny D.

Estão indo um pouco tarde, mas antes tarde que nunca.

Iväny Junior

Pela fonte da notícia talvez os Su-35 nem tenham ido…

Bardini
Marinho Av

so mais uma demonstração de força do urso . linda aeronave que com certeza empei medo e respeito pois esta a altura das melhores aeronaves ocidentais

carlos alberto soares

Adoro esses aviões do Urso, desde a época da URSS.
São ótimos, bem armados ….. realmente fodásticos.
Mas comungo com meu Amigo JM:
Equipamento militar Russo é excelente, para os Russos e ponto.
Viram, adoro e respeito.
Mas um SH dá pau nesse ai e ponto,.

vmax

Parece um ganso.
Só falta grasnar.

Delmo Almeida

Ivani: vários portais estão noticiando isso e eu não creio que seja o tipo de notícia que seria falsificável. A Síria ta bem tumultuada ultimamente, essa mentira não duraria nem 24hrs. Rafael M. F.: A guerra aérea mudou dramaticamente da IIGM pra 2016. Na guerra do Vietnã o supersônico F-4 sofreu pesadas perdas no combate com MIGs subsônicos. O F-35 possui uma velocidade máxima bem menor que qualquer um desses aviões já citados e ninguém diz que isso é realmente um problema (eu discordo um pouco, acho que estão se empolgando muito e achando que é street fighter e que… Read more »

Fabiano

SU 35 x SH = SH pro chon para ganhar do SU 35 so F22 ,typhoon e rafale o restante nao aguenta

Duanny D.

Fatalite era no mortal combate.

Marinho Av

Gostaria de fazer uma pergunta aos amigos que intendem mais do assunto em um combate SU 35 vs F15 quem teoricamente levaria vantagem ?

Bosco

Pra todos os efeitos práticos parece que a velocidade máxima dos caças modernos foi meio que determinada como sendo de Mach 1.8. Além disso parece ser irrelevante.

Clésio Luiz

Um rápido comentário para esclarecer o tal do Mach: – A velocidade do som varia de acordo com o meio. Som se propaga no ar, água, materiais sólidos (o trilho de trem, onde vc encosta a cabeça para saber se ele vem vindo), etc. Quanto mais sólido o meio, mais rápido o som se propaga; – No ar, a velocidade do som varia de acordo com a temperatura, densidade e pressão; – Ao nível do mar, em condições ISA (25º C), a velocidade do som é de ~ 1.224 km/h. A grande altitude, 33.000 pés/10.000 metros, a velocidade do som… Read more »

Nonato

Na verdade a Turquia está em casa com todos os seus 200 caças etc.
Uns 20 caças russos não farão a diferença.
Mas podem “assustar” a Turquia
Todo o medo é de uma guerra generalizada o que talvez seja até desejado por alguns.

Delmo Almeida

Clésio, obrigado pela aula!!! Essa aula sobre os materiais é realmente muito boa!!!

Duanny D., me desculpe, é que eu nunca gostei muito dessas coisas (e meu pai dizia que era coisa de criança burra, então nem adiantava gostar).

hamadjr

Nada como um comentário simples mas completo como o do narigudo ( sem ser ofensivo ) do Clesio Luiz, e duvido que veremos outro ataque covarde da Turquia a qualquer aeronave naquela zona aérea, a guerra na Syria deve novos capítulos no sentido de encontrar algum acordo, a UE sabe o risco que o conflito tem ela, chuto que a solução vai ficar com bandido Assad aliado do Tio Jacó ainda no comando da batuta e pau no Daesh e Cia Lmtda.

Alfa BR

Os turcos não são desarmados não:

69 – F/RF-4E
154 – F-16C
3 – 737 (AEW)

4 Su-35s não mudam muita coisa.

Lyw

Clésio meu caro,

Excelente comentário!

Bosco

Hamadjr,
Eu sei que a mídia oficial russa domina a blogosfera de defesa no Brasil mas atacar um avião de ataque em operação real de ataque que ainda por cima estava num espaço aéreo no mínimo “complicado” está longe de ser um ato de covardia. Isso é conversa fiado do Putin que mandou seus cães de guerra mal equipados pra fazer o trabalho.
Covardia é abater avião de passageiro.