TAM confirma o encerramento das atividades do Museu TAM

39
F-27 no Museu da TAM

F-27 no Museu da TAM

Museu da TAM 017a

O museu tem mais de 20.000 metros quadrados de área e com a chancela de ser o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada. Ele foi criado da restauração de um antigo monomotor Cessna dos irmãos Amaro, o qual os inspirou na realização do sonho de preservar a memória da aviação e de homenagear um homem que há mais de 100 anos sonhou que podia voar.

Hoje o museu conta com mais de 90 aeronaves entre pioneiros, clássicos, jatos e caças, a maioria em plenas condições de vôo, além de simuladores, túnel multimídia, Espaço TAM Kids, Espaço propulsão, Torre de Controle, Espaço Moda e uma ala dedicada exclusivamente a trajetória evolutiva da própria TAM é entrar em um túnel do tempo com destino a uma experiência única ao passado.

Segue comunicado oficial:

O Museu TAM, localizado na cidade de São Carlos, estará com as suas atividades suspensas temporariamente. Esta decisão está atrelada ao acirramento dos desafios econômicos do país, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do Dólar em relação ao Real, resultando numa desaceleração do setor aéreo. Este cenário demonstrou a necessidade de um estudo interno de viabilidade econômica do Museu, que deverá ocorrer ao longo deste ano.

Durante este período de análise, as atividades do museu estarão suspensas.

A TAM ressalta ainda, que tentou de todas as formas buscar alternativas para manter o espaço em funcionamento, mas infelizmente diante de um cenário econômico desafiador, não foi possível.

FONTEpassageirodeprimeira.com

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos alberto soares

Hoje é um dos dias mais tristes dos meus 56 anos de vida, lamentável.

Alexandre Galante

Põe tristeza nisso…

Gérard LESBAZEILLES

Lamento, mas entendo.

carlos alberto soares

Teremos uma novela “a la FX 2 ou Rajada/Hindus” , infelizmente:
http://www.saocarlosagora.com.br/cidade/noticia/2015/02/20/61517/museu-da-tam-deve-ser-transferido-para-a-capital/
Para o Comandante João Amaro (Presidente do Museu) ter permitido que chegasse a esse ponto, posso garantir ….. todas as suas forças e possibilidades foram exauridas.
Só quem conhece tem a dimensão do que tem lá dentro e da provável perda.
Fosse vivo, o saudoso Fernando de Arruda Botelho estaria já articulando um Grupo de Notavei$ e apaixonado$ da aviação para dar bom destino ao Museu.

aldoghisolfi

MUITO TRISTE!

carlos alberto soares

Alexandre Galante, sugiro um contato urgente com o Museu e que o PA faça uma visita e fotografe tudo, tudo mesmo ….. montem um belo Book, digital e encadernado, minha compra é certa e creio de muitos. (Vendas antecipadas ?). Como sempre há voos de GRU/CGH/VCP/Aeroporto de Jundiaí Comandante Rolim Adolfo Amaro – SP para São Carlos, talvez consigam uma “carona”. Lançamento do documentário, pode(deve) ter até vídeo no material ….. em grande evento. Lógico, patrocínios muito desejáveis: A própria TAM TAM executiva AIRBUS Boeing A empresa que fornece o JET A-1 Idem lubrificantes Idem apoio em solo Fokker (?)… Read more »

Farroupilha

Fosse a China (Brasil sonho meu) e já aproveitava a oportunidade que caiu do céu (literalmente -aviões) e rapidamente colocava abaixo um ou dois quarteirões inteiros e horrorosos da zona central decadente de São Paulo em um mês, e em apenas outros 5 erguia uma estrutura de aço e vidro futurística com todos esses aviões valiosos ao lado de muitos canhões de luzes, telões, leds, escadas e esteiras rolantes. – Pena mais esse acontecimento de decadência cultural no nosso amado país. – Pode até ser que esse museu volte. Porém a passo de tartaruga, e com medíocre ou mal planejamento,… Read more »

Farroupilha

China dos chineses deixar bem claro. Apenas usando acima no meu comentário, como referência de rapidez, nesta sua fase atual de determinação e progresso. exemplo entre muitos, edifício de 57 andares construído em apenas 19 dias…
http://www.tecmundo.com.br/engenharia/76242-ninjas-chineses-predio-57-andares-construido-19-dias-video.htm

Fernando

Mudando pra outro lugar a coleção não será a mesma, creio que será menor e as aeronaves da TAM devem ir para outro lugar, sem falar nos warbirds que dependendo vão para fora do país. Incrível como o “ministério da cultura” ou as “secretárias da cultura” das cidades não se manifestam nem pelo fechamento nem pelo interesse de ajudar ou de receber a coleção em outra cidade.

André Bueno

Como eu disse em post anterior, aguardemos… 🙁

PilotoVirtual

Não posso deixar de exclamar a minha tristeza em um dos mais negros dias para a herança de Santos Dumont.

Nonato

Falaram em secretarias de Cultura. Geralmente essas verbas vão para o carnaval, pagar bandas e patrocinar passeatas de grupos de interesse

Paulo Mauricio

Não podemos continuar a nos conformar com o sucateamemento de nossas esperanças como nação.
Esse museu era um sonho de dois pioneiros da nossa aviação comercial e todos que compartilham esse ideal nos sentimos um pouco órfãos.

carlos alberto soares

Estão limpando o meio de campo, a LAN vai assumir a TAM, na prática isso já acontece:
http://www.valor.com.br/empresas/4419184/gol-sobe-mais-de-50-com-expectativa-de-liberar-capital-estrangeiro

carlos alberto soares

Nova localização ?
O melhor local é um aeroporto, área anexa.
Viracopos seria uma ótima.
Nada de local a beira mar ou próximo.

EduardoSP

Carlos Alberto Soares,

Continuamos a ser uma colônia de exploração, exportadora de commodities e mercado a ser explorado por empresas estrangeiras.

Economicamente pode fazer sentido, mas é duro ver que nunca chegaremos a ser uma nação, apenas um monte de gente vivendo no mesmo espaço com cada um querendo resolver seus problemas, se possível jogando os custos para o vizinho.

carlos alberto soares

http://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,museu-da-tam-anuncia-suspensao-temporaria-das-atividades,1828022
EduardoSP 1 de fevereiro de 2016 at 21:54
Quero sair deste país, minha esposa é que não quer. Algarve – Portugal
(Não posso explicar, é muito pessoal).
Meu irmão já saiu faz tempo, Canadá – Vancouver
Incentivo meus Filhos a fazê-lo.
Sinceramente:
Na AS Uruguay, Chile e Colômbia são bem melhores que esta joça.

carlos alberto soares
Wellington Góes

Triste notícia!!! 🙁

Paulo Cesar

Interessante. O tempo todo todos reclamam do(s) Governo(s), mas na primeira dificuldade que aparece uma quantidade enorme sugere a ação do Papai Governo. Isso e quase uma segunda natureza dos brasileiros. Se cada vez que surgisse uma dificuldade, nos organizássemos e fizéssemos algo sem depender de Otoridades, estaríamos melhor. Mais uma coisa, e os empresários brasileiros, onde estão? Nos EUA uma quantidade enorme de museus e iniciada e mantida por empresários e cidadãos que formam associações para sua manutenção. Todos reclamam de algo e, de certa forma, tem razão. Mas a verdade dolorosa e que este Pais que e criticado,… Read more »

carlos alberto soares

Editores,
deve haver algum problema no site, os comentários para o G NG BR estão fechados,
Obrigado.

Fernando

Carlos, estou contigo! o negócio é ir para um país que sabe tratar bem sua história e a dar prioridade as coisas certas. Aqui o barco já está tão furado que não tem mais remendo que dê, o negócio não tem salvação do meu ponto de vista.

Ricardo Mansano

Lamentável, mas a situação exonomica do pais provocada por roubos e escândalos proca tudo isso!! Talvez se o Museu mudar para mais perto de SP o problema de manutenção própria possa ser resolvido!! Não vamos deixar esse museu fechar, é mais um golpe em nosso “orgulho” brasileiro que já anda no chão!!!’

Rafael Oliveira

Perfeito comentário, Paulo César.
.
A verdade é que o povo brasileiro não merece um museu como o da TAM, pois não há pessoas suficientes dispostas a pagar o ingresso e mantê-lo funcionando.

Vader

Tristeza.

Visitei este museu há alguns anos e fiquei real e positivamente chocado com sua grandiosidade, qualidade e organização. Dava gosto de ver.

Sinceramente, nem parecia Brasil. Museu no Brasil começa fedenfo a naftalina. Não era o caso.

Uma pena. E assim se vai destruindo uma nação…

João Bosco Furtado

O Brasil sem museus é um país sem memória e sem cultura e ainda pior para aviação que é tão degredada por aqui terra do Pai da aviação.

carlos alberto soares
carlos alberto soares

Para quem pretende ingressar na área,
esses cursos são ótimos e públicos, há também em São José dos Campos, Guarujá e Santa Catarina, reitero todos muito bons.
Nível Tecnólogo:
http://www.ifsp.edu.br/index.php/22-sao-carlos/1028-tecnologia-em-manutencao-de-aeronaves.html
Nível Técnico:
SENAI:
http://saocarlos.sp.senai.br/curso/48567/601/tecnico-de-manutencao-de-aeronaves
Araraquara:
http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/cursos/etec/manutencao-de-aeronaves.asp

Control

Srs

O custo de R$ 300.000,00 por mês para manter o Museu não é o fim do mundo, e pode ser obtido com o patrocínio compartilhado de diversas empresas. É mais uma questão de ir a luta e usar a criatividade para motivar as pessoas e empresas, além de trabalhar no marketing.
Até um esquema de contribuições pela internet pode ajudar.
A encrenca é achar o espaço físico para manter os aviões protegidos.
Sugestões, além do Campo de Marte?

Sds

JT8D

Esse museu era da iniciativa privada e não é o nosso governo falido e incompetente que vai poder assumi-lo. Por que não passar para uma outra empresa? E não há nenhuma empresa melhor que a Embraer para patrocinar esse museu. Aproveita e leva tudo para Gavião Peixoto, onde tem muito espaço e está à beira da rodovia Washington Luiz

Corsário DF

Lamentável notícia.

Mas vendo as fotos, me deparei com o Guerreiro Jahú. Daí veio a lembrança por tantos descaso que esse avião histórico teve em se tratando de guarda e preservação.

E agora quando ele está radiante e lindo e com uma casa a altura de sua grandiosidade, ela simplesmente se fecha… Uma tristeza profunda.

Mas levanto a hipótese, não seria uma maldição do Jahú???

ST

Delfim

Museu Asas de um Sonho… bem, o sonho acabou, (Lennon, John)

A3O

“Republica das bananas”, por séculos assim foi lembrada e por séculos assim será, enquanto não entendermos que o que torna um país grande é o quanto se leva a sério o investimento em uma “cultura de verdade”, em educação básica nas escolas e nas faculdades, para garantir centros de pesquisas e para angariar seus pesquisadores, cientistas e inventores. Isso é a verdadeira base para uma indústria e uma economia forte de um grande país. Quem se interessou em visitar este maravilhoso museu, que continha máquinas aladas maravilhosas pode perceber que cada aeronave ali, na verdade era uma expressão pura do… Read more »

carlos alberto soares

“Rafael Oliveira 2 de fevereiro de 2016 at 9:04 Perfeito comentário, Paulo César. . A verdade é que o povo brasileiro não merece um museu como o da TAM, pois não há pessoas suficientes dispostas a pagar o ingresso e mantê-lo funcionando.” Fui duas vezes nas duas fases. Paguei meu ingresso. Colaborei na época com a coordenação da escola dos meus Filhos quando estavam no 2º grau e lotamos (4) ônibus de estudantes e os enviamos para lá. Todos pagaram ingresso. Se não me engano eles faziam cortesia para cadeirantes, aposentados pagavam 1/2 e acima de 65 anos free (justo).… Read more »

carlos alberto soares

Achei:
http://www.aereo.jor.br/2015/02/13/para-nao-esquecer-mab-memorial-aeroespacial-brasileiro-em-sao-jose-dos-campos-sp/
Kojak era o nick que eu usava.
Tem que juntar tudo num único lugar.
Aquele DC 3 ainda está na Olavo Fontoura ?
Pegar um Xavante no PAMARF e restaura-lo.
Tudo isso pode ser feito pelos alunos das escolas técnicas.
Todas as células que necessitem de restauro.
Façam nas próprias escolas e depois transbordam para o MBA Museu Brasileiro da Aviação.
Tudo num lugar só, VCP.
Criem chater’s para jovens, aposentados, visitantes etc ….
É por a imaginação e a vontade.
Brazil Pátria Educadora.

Fernando

Olá editores, saiu uma carta do presidente do Museu, o srº João Roberto Amaro, seria interessante publicar nesta matéria ou em uma nova.
http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,vitima-da-crise–museu-da-tam–em-sao-carlos–suspende-atividades,10000014631

Newton César

Que pena, tenho vôo marcado até VCP em abril, e iria até São Carlos para conhecer o museu e realizar um sonho; fico triste, nem sei mais se irei ou pedirei meu reembolso. Sem contar na imensa perda cultural com o encerramento das atividades do museu.

reb menna

Vai de mal a pior. O museu do automóvel da ULBRA rs tbm foi pro saco. Era fantástico. e eu estava me preparando para visitar o museu da Tam e fiquei decepcionado ao descobrir que ele foi fechado.