falcao-hangar-1920x1080

São José dos Campos – SP, 7 de janeiro de 2016 – A Embraer Defesa & Segurança Participações S.A. comunica, em conjunto com a AEL Sistemas S.A. e a Avibras Divisão Aérea e Naval S.A., sua decisão de encerrar as atividades da Harpia Sistemas S.A., joint venture formada em setembro de 2011 com o objetivo de explorar o mercado de veículos aéreos não-tripulados. A definição de dissolução da parceria se deu de forma amigável tendo em vista o atual cenário de restrição orçamentária.

Devido ao fator estratégico do projeto para concepção de um Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP) nacional, as empresas continuarão a desenvolver as tecnologias para atendimento futuro das demandas das Forças Armadas brasileiras e do mercado civil em um novo formato, podendo inclusive atuar em conjunto no futuro.

As empresas reconhecem que a preservação do conhecimento é fundamental para manter a capacidade tecnológica adquirida e, por isso, realocaram os profissionais da Harpia Sistemas em outros programas.

falcao-1280x800

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tamandaré

Êêêtttaaa lasqueira…… 🙁

Alexandre

Uma pena.

Iväny Junior

O rio está no pescoço.

Antonio

Parabéns, PT. Parabéns, petralhas.

camargoer

Olá Antonio
O partidarismo tem sido muito prejudicial ao blog. Muita gente boa deixou de comentar aqui devido à contaminação político partidária. Esse tipo de comentário seria mais apropriado em blogs politicos, não na trilogia.

dieter91360

Realmente, uma lastima mais. Dia a dia, estamos regredindo. Não sei, não mas tenho uma pulga aqui atras da orelha que fica me perguntando: Será que essa macumba vai derrubar o tão esperado FX-2 tambem??? O Brasil sempre demonstra que realmente, não existe nada tão ruim, que não possa piorar…

dieter91360

De acordo, camargoer. A dura realidade é que tanto os da direita como os da esquerda, quando chegam ao poder, se revelam como farinha do mesmo saco.

camargoer

Olá Dieter. O financiamento externo para o FX2 já foi aprovado pelo senado e assinado pelo executivo, além do fato de prever uma carência para o pagamento. Claro que nada está escrito em rocha, mas é improvável que a crise fiscal de 2015/2016 afete o andamento desse programa. O problema ocorreu com os programas que já estão recebendo recursos do tesouro, como o KC390, Prosub e a modernização dos AMX. Aliás, a redução da arrecadação pegou todos os governos, inclusive os estaduais e municipais. Todos receberam cortes. Alguns estados paralisaram obras, municipios negociaram pagamentos e o gov. federal reduziu o… Read more »

Sergio Prado

Lamentável e Lastimável.

João Bosco

Pois é, mais um projeto a fazer água. Do jeito que as coisas andam, se o FX-2 sobreviver, será um milagre, porque o restante……..

Jr

Essa tal de harpia sempre foi uma empresa fantasia desde o começo, ou alguém aqui conhece algum produto dela?Quais os projetos que ela estava tocando?Na boa, melhor assim, se essa empresa vingasse dificilmente outras empresas brasileiras entrariam nesse mercado devido a força(lobby) da Embraer com as forças armadas. Deixem outras empresas como a FT sistemas,( essa sim com projetos já certificados pelas nossas forças armadas e até exportados), trabalhar nesse ramo que é melhor, pelo menos as forças armadas tem mais alguém a recorrer além da Embraer e não colocam todos os ovo na mesma cesta. Aliás deem uma olhada… Read more »

Renato B.

Quem deve ter gostado dessa notícia foram os israelenses. Já venderam drones para a gente e com isso morre no nascedouro um concorrente potencial.

Renato B.

Jr, achei muito legal a indicação da FT Sistemas. Espero que eles sobrevivam a crise atual. Pessoalmente sou fã dos projetos humildes que funcionam aos megalomaníacos que batem com os cornos n’agua.

Que o fim da Harpia fique apenas como uma empresa fechando e não o fim da pesquisa e desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil.

giovani

Sempre acompanho o blog,leio atentamente tambem os comentarios e pela primeira vez posto um comentario.So informando a arrecadacao em 2015 foi record cerca de 2.7 trilhoes.

Juarez

Pois e mais uma vez, o tempo sendo senhor absoluto de todas as verdades, me lembro la pelos idos de 2009 quando eu e outros avisamos por aca que deveríamos comecar pelo arroz com feijao, mas imediatamente a tropa de militontos abastecidos com mortadela e ki suco entrou em acao, desclassificando os debatedores, adjetivando de lambe botas ‘duzamericanu’ e homens de pouca fe.
Buenas, tomara que as FAs tem apreendido que em vagabundos ptralicos não se confia.

G abraco

Mauricio R.

Oba!!! Desta nos livramos, faltam agora a Visiona e aquela umazinha do Sisfron.
Infelizmente o ARP “Gavião”, único esforço deste porte nesta área fora do âmbito AEL/Elbit, foi junto no embrulho.

Rodrigo

A quanto sndas o vant falcão da Avibras

jagderband#44

Petista não administra direito nem sindicato, imagina a economia de um país. Resultado: empresas fechando.

Jr

Mauricio, o falcão volta para a Avibras , aliás depois que ele entrou nessa tal de harpia nunca mais ouvimos falar dele, cada vez mais tenho pra mim que essa tal de harpia era uma tentativa dos israelenses tirar a concorrência do caminho. A harpia ia funcionar da seguinte forma, a Elbit mandava seus drones para cá, a harpia colocava o seu selo nele e vendia como se fosse sua, ou seja, todo mundo saia ganhando a Elbit(ganhava mercado) a Embraer e Avibras (ganhavam dinheiro sem ter muito trabalho) e de quebrar tirava a FT sistemas e a Santos LAB… Read more »

Caio

Fernando collor de mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, não uns comunas como vociferam alguns por aqui, e deram o mesmo desprezo as nossas armas,como dona Dilma vêm fazendo, o que resultou, resulta e resultará, em abortos de desenvolvimento tecnológico, sejam eles civis ou militares. Eu Quando digo que resultará, é pelo simples fato que saindo dona Dilma, nada irá mudar para as forças; pois a dita oposição, não apresentam planos para a sociedade civil, que sa, para a defesa nacional. Infelizmente o caminho de tudo em nosso pais está tenebroso.

Fonseca

O Brasil nunca teve governo de direita como dizem. Somos mais comunistas do que a própria China, lá não existe ensino superior nem saúde universal gratuita e se tivessem a burocracia que temos para exportar eles não venderiam para o mundo inteiro. Temos o décimo maior orçamento militar e 420mil homens mas nosso principal vetor é F5, nosso porta aviões não pode navegar e se pudesse não possui escolta e etc. etc. “Os povos sem ciência não passam de cortadores de lenha e carregadores de água para os povos mais esclarecidos” – Rutherford

Mauricio R.

Infelizmente tanto a FT Sistemas, qnto a Santos Lab operam na faixa mais infestada de ofertas do mercado de drones, não creio que o fim da Hárpia llhes torne a vida mais fácil.
Até pq se não estiver enganado, a Embraer tem alguma participação acionária na FT.

Wellington Góes

Essa tal Harpia nunca fez muito sentido e nos últimos anos menos ainda. A AEL sempre tocou sozinha a montagem dos seus Hermes (by Elbit). A Embraer já havia comprado a Santos Lab (que produz os VANT do CFN) e mais recentemente 25% da AEL. A Avibras sempre ficou encostada esperando o desenrolar das tecnologias do Acauã (demonstrador de tecnologias desenvolvido pelo CTA). Afora outras empresas do ramo que têm se mostrado mais eficientes, como a Flight Technologies. Ou então a parceria que a AVIONICS fez com a IAI (produtora do Heron). Em suma, essa Harpia, que até aqui não… Read more »

Mauricio R.

Opa, corrigindo, o nome correto do ARP da Avibrás é “Falcão” e não “Gavião”, conforme digitado em meu post.

Claudio Moreno

Muito conveniente para os israelenses…

Nem vou me estender no assunto.

CM

Jose Souza

Incompetência gera atraso…….PT quem conhece ODEIA.

Dranuits

Da mesma forma que a Coreia do Norte, isso se deve para abrir espaço na fábrica para a fabricação do caça de sexta geração brasileiro
Feliz 2016 para todos

Rodrigo

Se o KC-390 for para a frente é um milagre

Rodrigo Botelho Campos

Quando os governos petistas estavam em um contexto econômico bom, em que as Forças Armadas começaram a ser atendidas com as ações derivadas da Estratégia Nacional de Defesa, não se lia elogios nestes blogs. A economia é cíclica. Se o governo fosse de outro partido teríamos agora uma situação similar ou até pior. Os governos neoliberais tem vocação para corte de gastos públicos pois acreditam que o mercado resolve tudo. Defesa Nacional é gasto publico. Os governos petistas investiram nas Forças Armadas porque investem no setor publico. O contexto mudou. Estamos numa fase de ajuste. Os objetivos estratégicos não se… Read more »

Juarez

Cidadão, aqui ao contrário do que se faz nos “Broguis chapa branca” com patrocinio do GF, se fala de realidade operacional, e não de sonhos, e este governo tão somenete apenas tocou compras pontuais de valor que poderiam retornar sob forma de pixuleco ao partidos e a seus asseclas.
O governo ptista investe mesmo é em corrupção, e para o teu saber não existe dinheíro público, existe sim o din din dos contribuintes.

Passe bem

camargoer

ola a todos.

desisto.
não dá mais para aguentar o ativismo político de poucos.
serei mais feliz longe.

adeus.

Jayme Rangel

Vai com Deus.

Jayme Rangel

Menos um “ParTidário” que apóia esta lama em que está o país.

Oganza

Fazer o quê? Eu disse, eu a mais meia dúzia de gatos pingados. ————————————————————————- Camargo, – tchau… boa viagem para vc’s, vc e seu tecnicismo retórico, ou seja: nada. ————————————————————————- – Juarez meu Caro, e o feijão com arroz é aquele basicão do tipo: “Que tal irmos pra escola primeiro?” – O Brasil simplesmente não tem massa humana com critical knowledge mínimo para 90% de certas empreitadas. ————————————————————————- – Maurício R., essa ai foi mais umas das “se colar colou” da EMB e o controlador de uma certa Golden Share. Em fato, o “sonho” da Embraer é ser um tipo… Read more »

Marcos

Essa empresa só nasceu por conta de quem alguém no GF teve a “brilhante” ideia de copiar as exigências americanas: 51% da empresa controladora em mãos de empresa nacional.
Repete-se aqui o erro antigo de fechamento do mercado com a justificativa de defender empresas nacionais.
A segunda não deu certo, nem a primeira dará, porque aqui é Brasil.

carlos alberto soares

Vamos lá:
Juárez Martinez, Mauricio R. e Oganza, por favor onde assino ?
Maurício R. endosso os comentário do Oganza sobre a Embraer, mas deixo claro que não tenho como tirar das minhas veias o carinho que tenho por ela.
Acrescento: Semana passada vi o quadro atualizado de acionistas, me decepcionei.
Mas continuo Fã ! (rs).
G abraço a todos.

carlos alberto soares

camargoer 7 de janeiro de 2016 at 19:05
“Cai cai balão cai cai balão
Na rua do sabão
Não cai não cai não cai não
Cai aqui na minha mão”
Au revoir, définitif
Bonne année

carlos alberto soares

“Claudio Moreno 7 de janeiro de 2016 at 15:14
Muito conveniente para os israelenses….”
Verdade, passar a expertise de “mão beijada” nem pensar ….. (rs).
Shalom

Mauricio R.

Perguntem ao governo inglês, como é “divertido” lidar c/ a BAe, o ápice da praga das “single source provider”.
Para esse tipo de empresa, as ffaa do país são seu quintal e o país em si, uma especie de garota de programa.

Mauricio R.

“Ao menos enquanto ela não assumir seu potencial multiplicador ao invés de seu desejo controlador.”
.
Oganza,
.
Quem nasceu p/ ser Embraer, nunca chegará a ser Lockheed.

Antonio

Juarez e Oganza, como sempre, meus parabéns por irem direto e certeiramente ao ponto!

Duanny D.

O último a sair apaga a luz.

carlos alberto soares

“Em fevereiro de 2013, a Avibras entrou no capital social da Harpia Sistemas e passou a deter uma participação de 9% na companhia, já formada, até então, pela AEL Sistemas, com fatia de 40% das ações, e pela Embraer, com fatia majoritária de 51%.”

Antonio

E boa viagem, Camargo, seja lá pra onde for…Já sobre ser ‘mais feliz longe’, entenda, não é questão de distância, mas sim de inteligência aliada a informação. Explico, quanto menos inteligente e informado você e, mais chances tem de ser feliz. Por isso o PT gosta tanto de gente estúpida e desinformada. Entendeu, ou quer que eu desenhe?

carlos alberto soares

Mauricio R. 7 de janeiro de 2016 at 23:58
“Quem nasceu p/ ser Embraer, nunca chegará a ser Lockheed.”
Calma.
São realidades muito distintas:
Tempo de Empresa, País USA …. baita diferencial, Família de Produtos, sistemas de financiamento, etc etc etc ….
Pega leve.

Alex

camargoer 7 de janeiro de 2016 at 11:20

Bom comentário.

carlos alberto soares

Antonio 8 de janeiro de 2016 at 0:49
Kkkk rsrsrsrs …. Show ….. Adorei …… endosso, assino “donde” …. rsrs

Oganza

Maurício,
quanto a ser uma BAe “abaixo do equador”, é isso mesmo vc disse: é no bom e no mau sentido… 🙂 ao menos a BAe possui algum critical knowledge… já a nossa…. 🙁
Grande Abraço.

Mauricio R.

carlos alberto soares 8 de janeiro de 2016 at 0:51

Tem nada que pegar leve, não: Delenda est Embraer!!!

Jr

A Embraer só tenta fazer aquilo que todas as empresas de defesa/aeronáutica do mundo fazem ou tentam fazer com seus respectivos governos.Um excelente exemplo que esta acontecendo nesse exato momento e que podemos citar é a Bombardier a principal concorrente da Embraer, o governo de Quebec acabou de colocar mais de 1 bilhão de dólares naquele novo jato cheio de problemas deles com a desculpa esfarrapada de que estava entrando no projeto para ser sócio, alguém aqui acredita que o governo vai recuperar esse dinheiro? Não satisfeita a Bombardier pediu mais 1 bilhão de dólares para o governo central do… Read more »