Decisão foi tomada após a derrubada do Su-24 russo por um F-16 turco

F-16 Turquia - foto 2 Força Aérea Turca

O periódico turco Hurriyet informou no último dia 27 de novembro que a Força Aérea Turca suspendeu todos os voos sobre a Síria. Esses voos faziam parte da campanha militar conjunta coordenada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico no Iraque e no Levante (ISIL). A decisão foi tomada depois que a Turquia derrubou um jato russo provocando uma crise sem precedentes entre Ancara e Moscou.

Fontes, falando na condição de anonimato, destacaram que a suspensão da participação dos caças turcos nas operações militares lideradas pelos Estados Unidos contra ISIL foi uma decisão mútua feita com a Rússia, que também suspendeu suas campanhas aéreas próximas à fronteira turca. Ambas as partes continuarão a ter maior cuidado possível, numa tentativa de evitar a repetição de tais incidentes e reduzir a tensão.

Oficiais militares turcos e russos mantiveram conversações iniciais sobre o incidente em 25 de novembro. No entanto, ainda existe uma necessidade para reuniões políticas de alto nível para permitir que as duas partes reduzam a tensão.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlüt Çavuşoğlu, propôs a seu colega russo, Sergei Lavrov, uma reunião no dia 3 ou 4 de dezembro em Belgrado. No entanto, o lado russo ainda não confirmou.

Independentemente do recuo turco, por precaução os russos moveram uma bateria de sistemas superfície-ar S-400 para a Síria e deslocaram o cruzador Moskva (classe Slava) para o norte do mar territorial sírio.

FONTE: Hurriyet (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nonato

A Rússia já devia ter evitado vôos próximo da fronteira há tempos pois ja no início das opefayhouve dois episódios de invasões. Se bem que isso ja ocorreu tb em Israel e eles não derrubaram pois disseram que sabiam não ser uma ameaça a Israel. Quem saiu perdendo foi a Rússia que não pode se dar ao luxo de mais econômicas saiu desmoralização e ainda corre o risco de perder o direito de usar os estreitos de fósforo e o outro. Dificultaria muito a vida deles.

carcara_br
XFF

Se a Turquia abateu o caça Russo alegando que violou o espaço aéreo deles, como ele vão voar sobre espaço aéreo Sírio agora? Se eles violar o espaço aéreo da Síria e forem abatido a Turquia vai dizer o que?
È melhor fiar com medo mesmo depois ter feito a bobagem. OS Turcos vão pensar bastante agora antes de invadir espaço aéreo Sírio.

me 109

Deram a Russia a Putin tudo o que eles queriam um inimigo para bater,melhor ainda com o aval da comunidade internacional, a turquia que se cuide se ela não parar de dar apoio aos terroristas vai acabar sobrando para eles, agora os cientistas e as fabricas na Russia vão trabalhar 24 horas

Eziquiel Martins

Bom para os curdos que não terão mais os turcos sobre suas cabeças. O acordo diz que os russos deverão suspender suas operações próximo da fronteira, mas parece que serão os russos de decidirão o tão próximos da fronteira ficarão.

Felipe

Li uma noticia ha dois dias no RT que a Rússia havia intensificado os ataques ka região da fronteira, principalmente contra os rebeldes “moderados” turkmen.

XFF

Não tenho certeza que a Rússia fez qualquer acordo coma Turquia sobre suspensão das operações perto da Fronteira. Isso vai deixar os Estado Islâmico a vontade demais. Os Russos não vão deixar isso acontecer..

Rustam Bogaudinov

Agreement? ))) On the day after the destruction of the SU-24, the Russian aircraft to destroy all life in the area

Any contacts and agreements with Turkey stopped and we will continue to fly where see fit, within the limits of Syria, now let these clowns try to attack us
____

Acordo? ))) No dia após a destruição do SU-24, o avião russo para destruir toda a vida na área

Contatos e acordos com a Turquia parado e vamos continuar a voar onde entenderem, dentro dos limites da Síria, agora estes palhaços tentam atacar nossos aviões

SpaceJockey

Tem como a moderação cobrar português fluente dos foristas ? Exceto o Rustam que não tem a obrigação.

Glaxs7

O presidente da Turquia tá virando um palhaço. Primeiro manda derrubar o Su, depois jura que tem razão agora pede desculpas e amarga uma serie de sanções econômicas como retaliação além de não poder mais grantir a segurança de voo dos seus caças na fronteira com a Siria. Isso que é tomar no … Vocês sabem..

Mauricio R.

Como se os russos estivessem bombardeando o IE, qnta enganação.

Carlos Campos

ontem postei um vídeo de dois minutos intensos de bombardeios russos aos turcomanos no norte da síria, a Rússia vai fazer picadinho dos turcos que estivem dentro da Síria

Renato Carvalho

Português fluente…..daqui a pouco pedem mestrado e doutorado pra se manisfestar aqui…cadaumaqueapareçe!

Lyw

E essa notícia: https://www.rt.com/news/323861-turkey-greek-airspace-violations/

Turquia para de violar espaço aéreo grego, depois do abate do SU-24.

Mauricio R.

Os turcos estão trazendo sistemas de EW p/ a fronteira e os americanos os “Growler”, pelo visto esse S-400 vai ficar desligado.
Igual a um espantalho.

fonseca

Maurício. Como assim?
Quer dizer que um sistema de defesa aérea tem que ficar desligado?
Para não ser detectado? Mas todo mundo sabe onde está…
Esse sistema russo é tão frágil que um growler o confunde?

Marcelo

No mundo maravilhoso de alguns, basta um Growler para desligar um sistema de defesa inteiro. Mas a USAF já declarou que está preocupada e irão tomar cuidado e também que tem que confiar no acordo que eles tem com os russos sobre os vôos na Síria. Lembrando que o problema é com os turcos, não com os americanos.
Abraços

edison

Concordo quanto ao bom uso do português no site, antes que vire um Whatsap da vida.

Jacinto Fernandes

Fonseca o sistema russo é excelente. O motivo pelo qual o Maurício R. afirma que ele vai ficar desligado é evitar que a Otan obtenha informações acerca do radar russo por meio de SIGINT. No fundo, o S400 tem pouca utilidade prática onde ele foi instalado, é mais uma demonstração de força.

Ivan Recife

Jacinto,
É exatamente o que vc escreveu.
Sds., Ivan.

Mauricio R.

Americanos e turcos fazem parte da OTAN.
Mas na verdade o que se pretende é que os russos mantenham esse trambolho ligado o maior tempo possível, de preferência traqueando um ac turco do outro lado da fronteira, de tempos em tempos.
Qnto a suposta “excelência” do sistema russo, bem há controvérsias…

hamadjr

Alguém acha que a Turquia ou quem compra petróleo das refinarias invadidas pelo ISIL vai pedir recibo, alguém acredita que os Sauditas e outras monarquias árabes vão mostrar contratos de financiamento desses malucos que detratores do Islam?? Ali não tem heroi ou bandido, ali existe uma disputa pela hegemonia geopolítica para colher fruto econômicos, a Turquia deu um tiro no pé da NATO com a derrubada do SU-24 e agora ficou encolhida por que sabe o tamanho da pata do Urso e a NATO sabe também, é tipo o irmão parrudo que encontrou um baixinho que bate muito e ai… Read more »

Mauricio R.

A Turquia, provocada e desrespeitada pelas repetidas violações de seu espaço aéreo, fez o que tinha que fazer.
E a pata do urso pelo que foi visto até o momento, é pequena.
Tá parecendo pata de urso subnutrido, igual ao da foto que circulou pela internet.

Melky Cavalcante

Um urso senil, moribundo, caolho e com sífilis ainda oferece perigo real a um peru (Turkey) saudável que faz glu glu glu forte e alto. Em uma eventual guerra total entre Rússia e Turquia a Rússia a única vantagem turca seria a de estar na defensiva, já que em hipótese alguma o peru conseguiria invadir o urso senil sem sofrer o mesmo que os aventureiros anteriores que comandavam a melhores maquinas de guerra de seu tempo, diferente de hoje que a Rússia está na vantagem em praticamente tudo, tanto na área militar quanto não militar.

José Carlos

Se a Rússia tivesse retaliado a derrubada do SU24 estaríamos na 3 guerra mundial. A Rússia não precisa ficar com os radares dos S400 ligados pois existe outros meios de detecção mais convencionais que não esporão o a freqüência do radares militares a inteligência de guerra eletrônica. Quanto a Turquia a derrubada do SU24 foi um tiro no próprio pé que expôs a verdadeira face da política da NATO e da Turquia, agora a Rússia pôde criar uma zona de exclusão aérea sem a força política da OTAN. Com relação a guerra eletrônica a Rússia está a anos dos americanos… Read more »