Físicos belgas calculam que todos estão mentindo sobre o abate do jato russo

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Mapa da rota do avião russo abatido pela Turquia

‘Na guerra, a primeira vítima é a verdade’

É raro ver a física sendo usada como uma ferramenta eficaz para comentar sobre os acontecimentos atuais, mas os astrofísicos Tom van Doorsslaere e Giovanni Lapenta da universidade KU Leuven belga usaram alguma mecânica newtoniana simples para mostrar que tanto o relatos russo quanto o turco sobre o que aconteceu com o jato russo abatido russo não podem estar certos.

Usando o vídeo do incidente e os mapas fornecidos por funcionários turcos e russos, eles mostram em um post em blog gerido pela KU Leuven que o acontecimento não poderia ter ocorrido da forma como ambas as partes o apresentaram.

Primeiro, os “fatos”. O jato derrubado foi abatido pelos militares turcos na terça-feira porque o piloto teria ignorado vários avisos acerca da invasão do espaço aéreo turco. As autoridades turcas dizem que os militares advertiram os jatos dez vezes em um período de cinco minutos. Quando esses avisos foram ignorados, o primeiro-ministro turco deu a ordem para abate, de acordo com vários relatórios. Ambos os caças estavam no espaço aéreo turco por apenas 17 segundos as autoridades turcas.

E agora, a ciência. No vídeo do incidente, que foi publicado online, pode se ver que um dos dois jatos russos foi atingido e começa a cair em direção ao solo. O jato leva aproximadamente 30 segundos para bater no chão. “Porque o movimento vertical é somente dependente da gravidade (g=9.81m/s², z=gt²/2), podemos calcular que o avião estava se movendo a uma altura de pelo menos 4.500 metros,” os físicos escrevem em seu blog. “Esse número é coerente com a declaração turca dos jatos estando a uma altitude de 19.000 pés (5.800 metros).”

Mapa da rota do avião russo abatido pela Turquia
Mapa da rota do avião russo abatido pela Turquia

No mapa fornecido por funcionários turcos, pode ser visto que o avião caiu a oito quilômetros do local onde foi atingido. O jato viajou esses oito quilômetros a partir do momento em que foi atingido até o momento em que deixou de funcionar. Uma divisão simples dá uma velocidade inicial de 980 km/h, uma velocidade perfeitamente aceitável para uma aeronave naquela altitude. Por enquanto, tudo bem.

Então, os físicos tomaram essa velocidade e compararam com a distância que os jatos viajaram no espaço aéreo turco de acordo com o mapa turco, cerca de 2 km. Voando a uma velocidade de 980 Km/h, um avião cobriria essa distância em sete segundos, em vez dos 17 segundos do relatórios turco. Para atravessar essa distância em 17 segundos, o avião deveria estar voando a apenas 420 km/h. O vídeo mostra que isso simplesmente não podia ser verdade, se o local do acidente é preciso. Física 1, Turquia 0.

A Força Aérea Turca diz que alertou os caças dez vezes em cinco minutos. Em cinco minutos, um avião viajando a 980 km/h iria atravessar uma distância de cerca de 80 quilômetros. A partir desses fatos, os professores concluem: “Como poderia a Força Aérea Turca prever que os jatos russos estavam prestes a entrar espaço aéreo turco? Jatos militares são muito ágeis, e em teoria, os jatos russos poderiam ter virado no último momento para evitar o espaço aéreo turco. Os avisos emitidos para os pilotos russos foram mera especulação no momento em que foram feitas”.

De acordo com estes fatos, os avisos não poderiam ter sido emitidos no momento em que os jatos estavam em território turco. A menos que os controladores aéreos turcos pudessem falar incrivelmente rápido, emitindo dez advertências em sete segundos, o que parece meio improvável. Física 2, Turquia 0.

Em questões como estas, nunca há um partido a culpar. Esta é a geopolítica internacional, uma disciplina em que a verdade é tão maleável quanto massa de moldar.

Mapa russo mostrando a rota do Su-24 abatido

No mapa Russo visto acima, o avião faz uma volta de 90° depois de ter sido atingido, o que é completamente impossível. De acordo com os físicos, a única maneira de conseguir isso seria se o impulso do míssil fosse muito maior do que o impulso do jato, que este último seria insignificante. “Uma mudança de curso de 90° só pode ser conseguida com um objeto que é muitas vezes mais pesado ​​ou mais rápido do que o jato”, escreveram os físicos. A partir disso podemos concluir que os jatos não estavam ativamente tentando evitar o território turco, que é o lado russo da história. Física 3, Turquia 0, Rússia 0.

Você é livre para decidir que conclusões políticas terá com esta informação. Os autores não mencionam toda a situação política, eles se concentram apenas tentando destilar fatos da informação observável: uma coisa rara e admirável em uma época em que quase tudo vem com algum marketing político.

FONTEmotherboard.vice.com / Tradução e adaptação do Poder Aéreo – COLABOROU: Philip G. Veras

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William

É por isso que eu amo a física e a matemática. Não dá pra mentir pra elas.

Caio

“Como poderia a Força Aérea Turca prever que os jatos russos estavam prestes a entrar espaço aéreo turco”

Histórico de invasões + radar + aeronaves turcas patrulhando a fronteira?

groosp

Esse mapa russo é diferente

comment image

Lyw

Caio,

Aí depois os turcos usaram um acelerador de voz pra conseguir dar 10 avisos em 7s….

Lyw

Muito bom ver uma análise desprovida de componentes políticas pesadas e torcidas com motivações ideológicas.

Dois mentirosos!

Agora, sinceramente, eu sendo qualquer outro país da OTAN neste momento estaria com muita raiva da Turquia. Abateram uma aeronave, que não era hostil, que atravessou 7s de seu território. Um país mas sério, como os próprios USA, nunca tomariam atitude tão irresponsável.

Oganza

kkkkkkkkk, muuuuito bom, só assim para alguém provocar um novo olhar, mesmo que “não” factível, mas com muuuuito bom humor… uma pena que os físicos consideraram os corpos envolvidos (caça e míssil) como sendo de massa e forma uniforme, pois assim para a conta deles bater. Como assim Oganza? – Simples, um míssil (AIM-9) não “bate” em seu alvo mudando sua trajetória e nem é esse o seu objetivo. Seu intento é fazer que seu alvo perca suas capacidades de voo, seja provocando danos hidráulicos, de propulsão, aerodinâmicos ou tudo isso junto através de sua espoleta de fragmentação anelar que… Read more »

Jose Souza

É fato que apos acordo com os EUA para evitar “erros” …todo plano de voo dos russos é fornecido ANTECIPADAMENTE aos americanos … razão pela qual os russos dizem que foi uma emboscada a derrubada do SU-24……”17s é tipo… dedo no gatilho esperando”.

como diz o ditado …“Quando dois brigam, um terceiro tira proveito.” ….de repente os EUA “incentivaram” os turcos a fazerem M….lembrando que a Turquia depende MUITO do gás russo.

Caio

Lyw, mais rápido que isso só vc interpretando meu comentário erroneamente rsrsrsrs

groosp

Parece que a Turquia não sabia que o avião era russo. Talvez os turcos quisessem “vingar” o Phantom abatido por um SAM sírio. Vale lembrar que Israel abateu um Su-24 sírio com um Patriot.

Lyw

Desculpe Oganza, mas sua suposição de erro nos cálculos (de 2 conceituados astrofísicos) se baseia em uma… suposição… Em nenhum momento os cientistas desprezam a massa do míssil e da aeronave, apenas simplificaram a explicação dos fatos. E não, uma aeronave não muda de rota em um angulação reta em ambiente onde há resistência do ar após a explosão de um “simples” míssil ar-ar. No vácuo tranquilo, mas aqui na primeira camada da atmosfera é praticamente inconcebível, pois a força da explosão do míssil deveria ser grande o suficiente para vencer a resistência do ar, a massa da aeronave e… Read more »

manuel

Houve um erro de tradução. Ao falar em impulso do míssil e da aeronave o tradutor deveria falar em quantidade de movimento ou em momentum linear assim como está no original. Impulso é a variação de quantidade de movimento. Não é a mesma coisa de maneira alguma. Quando estudamos choques no segundo grau aprendemos isso. É física bem básica mesmo. Os físicos não erraram Oganza. Inclusive no segundo grau estudamos exemplos como explosões de granadas. Há uma coisa chamada de Conservação da quantidade de movimento onde a quantidade de movimento antes da explosão = quantidade de movimento depois da explosão.… Read more »

Wellington Góes

Pois então, após a “corajosa” ação turca e depois dos “ursinhos pimpão” terem deslocado à fronteira sírio-turca o sistema S-400, os turcos afirmaram (pelo menos está sendo divulgado isto) que estão suspensos os sobrevôos de aviões turcos na fronteira com a Síria.

Até mais!!! 😉

Carlos

Não sou físico. Mas já, de cara, percebo algumas falhas na análise dos especialistas. Eles tentam analisar o que ocorreu antes (tempo no espaço aéreo turco, tempo entre o primeiro e o último aviso). Essas análises já haviam sido feitas antes por todo mundo sem necessidade de cálculos de física especializados… Quanto à velocidade do jato, se não estou equivocado, é um jato subsônico ou, pelo menos, naturalmente, caso tivesse essa capacidade, não seria normal estar em vôo supersônico para realizar bombardeios ou se não fugia em uma perseguição ou não estava em perseguição, já que não é um caça,… Read more »

Carlos

Não havia visto nenhuma análise parecida e, neste aspecto, acho importante o interesse dos belgas. Mas espero que eles ou outros especialistas possam realizar outra análise, melhor e mais aprofundada, para tentar identificar, com maior precisão, o que realmente, como, quando, onde tudo ocorreu. Alguém sabe a distância do local da queda em relação à fronteira? alguém sabe a posição do observador que filmou a queda? qual a direção (“horizontal e não vertical…) da aeronave? Se ela viesse em linha reta e tivesse perdido sustentação logo após o impacto, qual seria o local (ponto do território) em que o avião… Read more »

Carlos

Alguém sabe acerca de algum site que apresente análises detalhadas das batalhas, locais de ocupação do território sírio, ataques realizadas por forças em terra e os ataques aéreos da coalizão, da Turquia e da Rússia?
Eu vez, por outra, dou uma olhada no youtube, south front, mas acho superficial.
Vou passar o link do youtube, espero que não seja contrário às regras do fórum.
https://www.youtube.com/watch?v=c2urdiL1sbU

Rafael Oliveira

Oganza, Lyw e Carlos, Independentemente dos astrofísicos terem conhecimentos avançados, a análise feita por eles usou apenas conhecimentos de ensino médio, simplificando e muito a análise. Se um avião pode mudar sua trajetória em 90° após a explosão de um míssil ar-ar próximo a ele eu não sei, mas que os físicos simplificaram demais a questão, isso eles fizeram, ainda mais porque sequer consideraram o ângulo entre a força da explosão e a superfície do avião. Uma coisa são duas esferas colidirem, com toda a massa concentrada em seu centro. Outra é um avião com peso distribuído de forma não… Read more »

Oganza

Lyw, Não muda de rota não né?…. e as centenas de aeronaves atingida por mísseis na história, onde seus pilotos foram capazes de direcionar suas rotas de queda, seja pra livrar de cair em áreas populosas, dentro de uma zona mais quente de batalha ou simplesmente “levando-a” para mais longe possível do inimigo, para simplesmente melhorar as chances de não ser capturado quando ocorresse a ejeção? Não meu caro… se eles quiseram simplificar, eles fizeram um trabalho de m. e só colocaram mais IBOPE na desinformação. Como eu disse, eles considerarão o(os) corpo(os) no ar sem todas as outra variáveis… Read more »

Oganza

Rafael Oliveira,

sobre a explicação dos astrofísicos: É exatamente isso que vc falou… consideraram os corpos uniformes e não a complexidade que os compõe e ainda deixaram de fora o elemento humano representado pelos pilotos. Enfim, deram uma mão de cor de rosa no assunto.

Grande Abraço.

Antonio Palhares

A única certeza que tenho é que o avião não precisava ser abatido. Isto criou um problema sério para as relações entre estes paises. É claro que a Turquia não vê com bons olhos as ações da Russia neste teatro e é aliada da OTAN. A Turquia quer massacrar os curdos no território Sirio e financia e apoia ações dos Turcomanos para isto.Além de começar a perder muito dinheiro com o contrabando de petróleo Sírio roubado pelo ISIS. Depois dos atentados em Paris, a ” comunidade” internacional que financia a aceita os terroristas cortadores de cabeças esta agora ensaiando combatê-lo,… Read more »

Jacinto Fernandes

Carlos, esses mapas não têm muita serventia para saber a evolução do conflito. O ISIS é uma força irregular eles combatem onde querem e quando querem. Se eles sentem que estão em situação favorável eles combatem. Se acham que a situação é ruim, ou eles fogem e vão para outro local, ou se disfarçam entre a população civil até uma oportunidade de combater em situação favorável apareça. No VIetnam e no Afeganistão (neste último caso, tanto com os EUA quanto com a URSS) era exatamente isso o que ocorria. Os soldados apareciam, e os irregulares desapareciam. Quando os soldados saiam,… Read more »

Celso

Jacinto, so complementando eu mesmo ja comentei inumeras aqui ….toda aquela regiao do oriente medio eh um poco de nomades e tribos c seus respectivos chefes e hoje iluminados por uma doutrina religiosa em nome de Deus q prega a guerra em seu nome. Ali nunca havera paises c estas fronteiras criadas por colonizadores europeus e muito menos c o apoio dos americanos. Mas vc esta absolutamente certo qdo ao resultado futuro…o total desmenbramento de todos estes ditos paises…….alias, ja ocorreu, so falta mudar os mapas pra ver quem fica c mais petroleo ou agua. Mas ate o petroleo vai… Read more »

Lyw

Oganza, eu não falei que não nmudava de rota, eu falei que não mudaria de rota em um ângulo de 90º deste modo, sem seus motores, apenas com inércia, gravidade e aceleração centrípeta.

Sobre a aparente falta de complexidade do cálculo, é preciso saber quais variáveis foram utilizadas e como foi calculado, vocês estão se baseando apenas no que está escrito na matéria.

(cuidado para não enxergar apenas aquilo que se quer enxergar)

Até mais.

juarezmartinez

Se foi um AIM 9 IR, ele vai direto para a região que tem mais calor, a tubeira da aeronaves, o que explicaria o incêndio durante a queda, pois deve ter atingido os sistemas de alimentação de combustível junto, ou seja, o míssil não mudou a trajetória da aeronave por ação física de empuxo, pode ter mudado em função da perda de força do motor e consequentemente dos controles hidráulicos que normalmente estão escravizados em um dos motores.

G abraço

Marcelo-SP

Who cares? 7 ou 17 segundos, não foi a primeira vez, nem necessariamente a primeira passagem do episódio em questão. Um único segundo seria um ótimo pretexto para acabar com o abuso russo. Turquia 1, Russia 0 e Física não tem a menor relevância sobre a questão.

Bosco

Eu jamais imaginaria que um caça russo iria ficar 5 minutos em espaço aéreo turco. Entendi desde sempre que os 10 avisos foram efetuados de forma preventiva, antes do caça adentrar o espaço aéreo turco. E mesmo assim a “invasão” ocorreu. Sendo isso verdade, não tem como culpar os turcos, que se sentiram ameaçados na sua soberania. Aquela que muitos que comentam em blogs quando é violada é dominada de “capachice”. Os Turcos podem até ser “lacaios” dos imperialistas americanos mas pelo jeito não pretendem sê-lo de mais ninguém. Se eu avisar alguém por 10 vezes para não pular o… Read more »

manuel

Não importa se o míssil se chocou com a aeronave ou se explodiu por proximidade. A quantidade do movimento antes ou depois é igual nos dois casos. A lei da Conservação da Quantidade de movimento diz isso. Gente, isso é física básica. Não tem esse negócio de corpo uniforme, disforme ou o que vcs querem. O míssil tem uma massa m em Kg e uma velocidade. A multiplicação desses dois é o módulo da quantidade de movimento. O que os físicos falaram é que não há quantidade de movimento suficiente do míssil para mudar a trajetória do aeronave em 90… Read more »

jota leo

Interessante notar que os comentários aqui, abrangem somente as escaramuças militares de ambos os envolvidos. As sanções anunciadas pelo governo russo, vai de vez estrangular, via economia, avida e os projetos turcos, principalmente os de parceria com a Russia, daqui para a frente. A cooperação militar entre os dois países foi cancelada. A Turquia não tem fonte de energia própria, compra gás e petróleo da Russia, o governo russo paralisou a obra de ampliação do gasoduto para Ancara, os russos estavam construindo uma usina nuclear, para produção de energia elétrica, em território turco, projeto de mais de 25 bilhões de… Read more »

cvn76

Jota Leo

O que vc escreveu está parcialmente correto….as medidas impostas pelos russos vão causar prejuízos aos turcos.
Mas é uma faca de dois gumes; a Russia também vai ter prejuízo….talvêz até mais que a Turquia.

Se a Russia não quer vender gás e petróleo a Turquia, essa vai comprar de outro fornecedor…como todos os outros produtos….

A Russia é que está precisando de grana e com urgência, ainda mais agora que os preços de gás e petróleo estão tão baixos….os principais produtos de exportação da Russia!

Elezer Puglia

Segundo um acordo antigo, bancos não vendem gasolina, e postos não trocam cheques. Pela mesma lógica, generais não deviam publicar teorias sobre a Big Bang, e astrofísicos não deviam fazer comentários sobre abates de caças em zona de guerra. Como já disseram alguns comentaristas aqui, os astrofísicos (por muito respeitados que sejam) simplificaram demais, sem o menor conhecimento de um teatro de combate nem do comportamento de um caça atingido por um míssil, que terá explodido por proximidade, portanto com transferência de momento muito menor do que estão levando em conta – sem contar o dano causado no comportamento aerodinâmico… Read more »

cvn76

Oi Elezer

Andas sumido…faz tempo que não aparece….muita neve por aí? rsrsrs

carcara_br

Se o míssil atingiu as superfícies de controle não vejo porque o caça não poderia mudar abruptamente de direção…

Renato Carvalho

Esse papo meio físico-quântico me deixou meio zonzo rs, voltemos á geopolítica que é mais interessante..

Rafael

Provavelmente os turcos aumentado a fronteira de radar além da fronteira turca original deve ser por isso que os Russos colocaram o s-400 lá pra fazer o mesmo com a Turquia, lembrando que o s-400 já tinha sido mandado antes do abate do conhecidiu com o fato , a Turquia até tem meios de mandar esse s-400 pros ar mais é declarar guerra aos russos, em tempo a Turquia ja mandou tropas para fronteira com a síria

Jacinto Fernandes

Porque as pessoas acham que sanções russas prejudicam mais a Turquia do que a própria Rússia? Os turcos exportam para a Russa o equivalente a 6 bilhões de dólares e importam o equivalente a 26 bilhões de dólares: em um embargo econômico quem perde 19 bilhões de dólares por ano de lucro é a Rússia. E se vocês querem saber o que 25 bilhões de dolares representa para a Rússia, esse valor corresponde a 30% do orçamento de defesa russo. O PIB da Rússia, neste ano, vai cair algo em torno de 4,5% (aqui no Brasil vai cair 3,5% e… Read more »

Trollbuster

Vice ??? Ahh ta… Estes caras são esquerdalhas puros!

Luiz

Desculpem a ignorância, mas não foi um su-24 que deixou um navio sem sistema de defesa? Coincidência a parte, um navio americano, mesma procedência dos equipamentos turcos….

Orlando

A matemática e a física não mentem mas podem mentir os que manipulam os dados utilizados nos cálculos. Neste caso, o exemplo é a utilização de mapas russos adulterados, falando em ângulos de 90º na trajetória do SU24 após ter sido atingido. Tal ocorrência, não consta dos mapas fornecidos pela russia!!!!

shamijacobus

hummm..o SU-24 não é um BOMBARDEIRO..e sim um caça -bombardeiro,no resto entrou em espaço controlado DOS TURCOS e um F-16 mandou o “sofisticado velho SU-24 para as cucuias..

Bosco

Em nem entendi direito esse tal de 90º, mas vamos lá. Se míssil não muda de ângulo 90º na atmosfera por conta da resistência do ar muito menos o faria no espaço. Um carga explosiva que detona no espaço não provoca deslocamento de ar (onda de choque) e portanto não teria força para desviar uma massa equivalente ao do caça. Os únicos efeitos de uma explosão no espaço são dos fragmentos que são dispersos e de uma levíssima onda de choque proveniente da expansão do material explosivo. Igualmente uma explosão nuclear que geralmente emite radiação eletromagnética e uma onda de… Read more »

JT8D

Seria saudável nos ocuparmos somente da geopolítica, já que seria muita pretensão querer discutir os cálculos feitos pelos astrofísicos. No final das contas eles só concluíram o que todos já desconfiávamos: os dois lados estão mentido.
Voltando à geopolítica, os turcos pisaram na bola, pois abateram um avião não hostil, já que teoricamente os SU 24 estavam combatendo um inimigo comum. Mas é justamente aí que começam as mentiras, pois os rebeldes que estavam sendo bombardeados não são exatamente inimigos dos turcos, que tem interesses bastante complexos e não declarados no conflito sírio.

MFVIEIRA

Bosco 28 de novembro de 2015 at 11:47

Que isso…o Erdogan disse que havia autorizado o abate e o AIM-9 voa a 900m/s. O Su-24M ficou 7 segundos no território turco. Ou o Erdogan autorizou o abate quando o caça ainda estava no território Sírio ou então o caça foi abatido em território Sírio. Ou seja, de um modo ou de outro estavam errados.

djnrs

Alguns citaram a lei da conservação e até falaram que é coisa básica e aprendemos no ensino médio. Sim, aprendemos no ensino médio, mas também aprendemos que a lei da conservação da energia ” que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante”.
Ênfase no “sistema isolado”.

Rafael Oliveira

Bosco, de acordo com o mapa russo acima, quando o avião foi atingido, ele deu uma guinada de 90 graus. Como eu já apontei acima, em razão da escala do mapa, a mudança da trajetória pode ter sido suave. Quanto a questionar os cálculos dos astrofísicos, uma das principais regras de um debate é não ceder automaticamente a um argumento de autoridade. Nesse caso, eles sequer tem autoridade no assunto e, pior, fizeram uma abordagem simplória, no nivel do ensino médio brasileiro. Então, qualquer bom aluno de Física do ensino médio pode questionar os cálculos e, mais ainda, as conclusões.… Read more »

Bosco

MF, O presidente turco não estava lá diretamente envolvido com a ação. Ele havia autorizado que o abate fosse feito caso o espaço aéreo fosse invadido. O oficial na linha de comando imediato aos pilotos é que deu a ordem no caso concreto e provavelmente no sentido de que se o caça adentrasse território turco após ser avisado a não penetrar no espaço aéreo era para ser abatido. Postura que se fosse adotada pela Rússia teria sido seguida de considerações elogiosas tipo: com o Urso o buraco é mais embaixo; agora sentiram a patada do Urso; o Putin já tinha… Read more »

Elezer Puglia

Olá Ronald (aka CVN76.. :-)),

É, às vezes as obrigações profissionais tomam muito tempo, e eu fico só acompanhando de longe o PA. Mas quando dá uma folga, e sobretudo quando a discussão se torna interessante, eu gosto de dar meus pitacos.

Neve está começando na cidade esta semana, mas nas montanhas ao redor já está tudo com um metro, pelo menos. Abraços!

Kolchak

Naquela região todos violam o espacao aereo do outro, a Turquia que vive invadindo a Grecia e a Siria não tem moral pra exigir respeito a sua soberania.

Bosco

MF,
Desculpe-me! Você se referiu ao AIM-9 e não ao Su-24 em relação aos 900 m/s.
Equívoco meu!!

JT8D

Rafael Oliveira 29 de novembro de 2015 at 6:58 “Desconsideraram várias informações (como existência de piloto, capacidade de manobra da aeronave atingida, turbina funcionando, local e intensidade do estrago causado , etc).” Então vamos lá. 1) Existência de piloto: ambos os tripulantes ejetaram imediatamente, caso contrário não teriam chegado ao solo vivos (infelizmente um deles foi morto por tiros dos rebeldes). 2) Capacidade de manobra: nenhuma, uma vez que o piloto ejetou e o avião estava em chamas. 3) Turbina funcionando: com as turbinas em chamas a geração de empuxo seria apenas residual. O problema aqui é que a conservação… Read more »

MFVIEIRA

Bosco 29 de novembro de 2015 at 7:53 Claro que é importante onde o SU-24M foi abatido. Pois se ele foi no território Sírio os turcos estavam errados. Diga-se de passagem, que eu não estou confiando em nenhuma das versões. Estou vendo naquilo que é óbvio. Onde caça russo passou é uma pontinha estreita do território turco. E o F-16 não estava perto pois os pilotos russos não o viram. não dava tempo de disparar e acertar dentro do território turco. Até parece que a Turquia não vê aqueles comboios de caminhões-tanque saindo da região do Estado Islâmico e entrando… Read more »