Home Guerra ao Terrorismo Ataque à Síria com Tu-160 serviu de recado para o Ocidente também

Ataque à Síria com Tu-160 serviu de recado para o Ocidente também

15500
117

Bombardeiros Tu-160 contornaram a Europa Ocidental antes do ataque à Síria

Tu-160 decolando par atacar alvos na siria

Na madrugada do dia 19 para 20 de novembro a Força Aérea da Rússia realizou uma missão de ataque longo alcance contra alvos do Estado Islâmico na Síria.

Dois bombardeiros estratégicos Tu-160 Blackjack partiram da Base Aérea de Olenegorsk, na Península de Kola, por volta das 21:00h, horário local.

Ao invés de seguirem pela rota tradicional, através o Mar Cáspio e do Irã, os aviões contornaram a Europa Ocidental passando próximo ao espaço aéreo da Noruega e do Reino Unido. Seguiram sobre o Oceano Atlântico até Gibraltar e entraram no mar Mediterrâneo rumo leste até a Síria.

rota dos Tu-160

Durante a primeira parte do trajeto de 13.000 km os bombardeiros estratégicos russos permaneceram no espaço aéreo internacional e foram interceptados e visualmente identificados por caças Typhoon da RAF baseados em Lossiemouth.

Próximo à Síria os bombardeiros foram escoltados por caças Su-30 conforme as imagens do vídeo abaixo.

Su-30 escoltando Tu-160 1Su-30 escoltando Tu-160

117
Deixe um comentário

avatar
115 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
35 Comment authors
BrancoF-16Fernando "Nunão" De MartiniMendestenmurphyJuarez Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Renato Carvalho
Visitante

Ideologias a parte….lindos aviões!!!

carcara_br
Visitante
carcara_br

Russia reafirmando sua enorme força militar perante o mundo, usaram praticamente tudo que dava! Só fica faltando alguns mísseis supersônicos e armas nucleares.
Foram ataques bem coordenados envolvendo a aviação estratégica, tive a impressão que os carpetes de bomba realizados pelos Tu-22 tinham como alvo as refinarias, o que seria bastante lógico. O Tu-160 e o Tu-95 agem basicamente como plataformas de longo alcance lançadoras de mísseis de cruzeiro. Agora fica a expectativa do envio oficial de tropas pela Rússia…

donitz123
Visitante

A Rússia está aproveitando a situação para treinamento de suas tripulações. Era de se esperar.

Edgar
Admin
Member

Será que os pilotos voaram supersônicos em alguma parte da missão? O caminho de volta será que foi via Iraque-Irã-Cáspio-Engels ou foram pra alguma base aérea síria?

Melky Cavalcante
Visitante
Melky Cavalcante

Só 13.000 km, isso é só uma voltinha dentro da federação Russa.
Quando houve o colapso da URSS, ficaram vários Tu-160 na Ucrânia e foram destruídos.

Edgar
Admin
Member

A propósito, o Tu-160 é realmente uma bela aeronave. Como todos os russos, com o cockpit analógico e bem espartano:

Diferente do seu “par” ocidental B-1B, já com FMS e software de missão:

Melky Cavalcante
Visitante
Melky Cavalcante

Um Dia em uma base de bombardeiros estratégicos da Rússia.
https://www.youtube.com/watch?v=hQK4DjkAK0c

Kolchak
Visitante
Kolchak

os russos só de boas contornado o seu quintal, e os europeus vingindo que não é com eles.

costamarques
Visitante
costamarques

O TU-160 esta sendo modernizado e será utilizado como base para a nova versão da aeronave, assim como o T-50 se baseou no SU-27!

Um TU-160 modernizado com novos aviônicos e steath é preocupante d+

Rafael
Visitante
Rafael

No fim da urss so existia 6 ou 4 tu-160 alguns voltaram pra russia depois e os outros foram fabricados no primeiro mandado do putin

Melky Cavalcante
Visitante
Melky Cavalcante

Dezenove Tu-160 foram entregues para o 184th Guards Heavy Bomber Aviation Regiment em Priluki (Ucrânia) no início em Maio de 1987. Estes foram deixados na base ucraniana após o desmembramento da URSS em 1991 e, após longas discussões entre a Ucrânia e a Rússia Federação, oito foram devolvidos à Rússia em 1999. O restante dos Tu-160 foram destruidos no final de 1998 no âmbito de um acordo com o governo dos EUA. No início de 2001, seis russos Tu-160 foram declarados operacionais como air-launched cruise missile carriers sob o tratado START. Estes foram designados para o 121st Guards Heavy Bomber… Read more »

BrancoF-16
Visitante

Como já havia comentado em outro post sobre o tema.
É uma aeronave formidável e importante no poder de dissuasão da Russia e a próxima geração dela continuara a ser também.

Esses ataques estão deixando o pessoal com as horas de voo em dia e também serve de treinamento real para o pessoal, e 13 mil km é um belo treinamento acordou a vizinhança toda kkkkk

SpaceJockey
Visitante
SpaceJockey

0:49 a 1:17 Que imagem linda !
Isso é um missil cruise certo ? por que não aparece o rastro em sua tubeira ??
Bosco ?

Mauricio R.
Visitante

“Um TU-160 modernizado com novos aviônicos e steath é preocupante d+…”

Nossa, o que 13, 14 ou 16 “Blackjacks” façam, que 20 B-2 não façam….
E um detalhe importante, exceto pela cobertura RAM que em mtos casos é uma tinta bem grossa, furtividade não é passível de retrofit.

Rafael
Visitante
Rafael

Desculpe pelo meu erro melky, confundi as informacoes que eu tinha visto a uns dois anos atras no globalaviation sobre a Russian air force

joseboscojr
Visitante
Active Member
joseboscojr

Space,
Esse míssil cruise usa uma turbina (turbofan) como propulsor e como é lançado de uma aeronave a grande velocidade não precisa do booster com motor foguete, que só é usado nos lançamentos da superfície, daí não ter aquele rastro de fumaça e chama provocado pelo motor foguete de impulsão descartável (booster).

joseboscojr
Visitante
Active Member
joseboscojr

Em geral a técnica de forma responde por 80% da furtividade enquanto os materiais RAM e assemelhados respondem pelos outros 20%.

Nonato
Visitante
Nonato

Qual a importância de bombardeiros?
Isto é, alguém diz que os tu 160 são uma ameaça etc.
Mas eles são muito vulneráveis.
Precisariam ser escoltados por um número enorme de caças.
Como esses cacas poderiam voar 10, 15 mil km?
Claro que com mísseis de cruzeiro poderiam não precisar se aproximar tanto.
Mas mesmo assim são tão vulneráveis longe de casa que não entendo a importância deles numa guerra para valer…

Nonato
Visitante
Nonato

Quanto aos comandos analógicos, algo que me deixa intrigado, pelo menos em vídeos sobre o su 27, é o “manche”. Não se o termo está correto. O piloto parece fazer um esforço enorme para controlar o caça tanto nas manobras e imagino que também no vôo de cruzeiro.
Os comandos deveriam ser mais ergonômicos.

BrancoF-16
Visitante

Nonato, não sou grande especialista de estrategias e de equipamentos militares, mais vou tentar passar meu ponto de vista, de por que seria importante como fator estrategio os Tu-160. 1- Em uma guerra ampla haveria varias missões que um bombardeiro de longo alcance poderia cumpri e com vários perfils, seja ele bombardear algum instalação ou ate mesmo pontos de infra estrutura critica. 2- No caso do bombardeiro em questão Tu-160 este tem um bom leque de armas desde de bombas convencionais de queda livre ate misseis de cruzeiro e ogivas nucleares, bomba termo báricas etc. 3- As características da aeronave… Read more »

BrancoF-16
Visitante

Ficha tecnica dos modelos pra ajudar no embate Tu-160 Blackjack Dimensões: Motores/ Potência Comprimento: 54.1 M Envergadura: 55.7 M Altura: 13.1 4 x motores Samara MK-321 turbofan Potência total: 91000 Kgf Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia Peso vazio: 110000 Kg Peso máximo/descolagem: 275000 Kg Numero de suportes p/ armas: 0 Capacidade de carga/armamento: 16300 Kg Tripulação : 2+2 Passageiros: a Velocidade Maxima: 2220 Km/h Máxima(nível do mar): 1030 Km/h De cruzeiro: 960 Km/h Autonomia standard /carregado : 12300 Km Autonomia máxima / leve 15000 Km. Altitude máxima: 16000 Metros F-5 Tiger II Características gerais Tripulação: 1 Comprimento: 47… Read more »

Colombelli
Visitante
Member
Colombelli

Verdadeiro desperdício de combustível para promover uma ação midiática que não prova nada que qualquer ocidental medianamente informado não saiba que eles são capazes.

carlos alberto soares
Visitante
carlos alberto soares

Colombelli, onde assino ? MKT puro !

Calferr
Visitante

Uma inegável capacidade estratégica que a Força Aérea Russa demonstra, coisa que pouquíssimas FA podem demonstrar. Se no sec XX tínhamos o fantasma do comunismo assombrando as nações ocidentais, no séc XXI é o radicalismo islâmico. Se militarmente pode parecer mais fácil, não o é ideologicamente, pois se o radicalismo (de qualquer tipo) é perigoso, o radicalismo religioso de caráter messiânico, é ainda mais.

joseboscojr
Visitante
Active Member
joseboscojr

Colombelli,
Isso demonstra uma certa ingenuidade das lideranças russas. Essa de competir não é uma política muito inteligente.
Da última vez que a “Rússia” competiu, ela quebrou.
Acho que ela tem que apoiar a Síria e seu governante da melhor maneira possível, mas sem esses excessos midiáticos, que não levam a nada, salvo jogar pra torcida.
Quem na OTAN precisa saber da real capacidade militar da Rússia por conta do ofício, já sabia,e portanto, esse recado foi meio que sem noção.

Costamarques
Visitante
Costamarques

Bom na realidade mostraram que tem e operam!

A um tempo atrás acreditávamos que tinham e não mais operavam!

Colombelli
Visitante
Member
Colombelli

Exato Bosco. Eu não entendo pra quem os russos querem fazer propaganda. Com certeza não é pra os profissionais de defesa e potenciais compradores de armas, ou para pessoas minimamente esclarecidas. Ressoa até pueril a forma como fazem propagandas forçadas, irreais.Salvo engano, eles não precisam disso. Não vejo utilidade. As qualidades das armas lá produzidas é bem conhecida e tem coisas muito boas, mas eles querem fazer parecer que tudo que vem de lá é superior ao ocidente quando é sabido que estão longe, mas muito longe do que ja foram. Parece um recalque, um ranço de criança mimada que… Read more »

Roberto F Santana
Visitante
Member
Roberto F Santana

Desde o começo da aviação o voo de recorde sempre existiu, recorde de altitude, velocidade, peso. O voo de distância e tempo, sem dúvida, é o mais desafiador, nele são testadas a tripulação, sua resistência, sua capacidade de combate sob grande cansaço, a navegação, o equipamento, a aeronave. A Força Aérea dos Estados Unidos ainda hoje cobre grandes distâncias em recorde, são voos de circum-navegação, órbita, raio e alcance. Na época do Stragic Air Command, existia uma salutar e desafiadora competição entre os esquadrões de B-52. Essa competição, esse espírito em se atingir o que os outros ainda não fizeram,… Read more »

carcara_br
Visitante
carcara_br

Se alguém ainda não entendeu o porquê da Rússia ter executado este tipo de voo basta olhar os comentários daqueles que escarnecem destas operações. É muito simples, os “risos” são de nervosismo, num ano em que a OTAN realiza um de seus maiores exercícios militares, o maior desde o fim da guerra fria, os estados bálticos sofrem crescente militarização por parte da aliança. A Sérvia se divide entre o apoio aos Europeus e Russos. Na Ucrânia, a situação permanece instável, apesar da calmaria e da possibilidade de vislumbrar num horizonte o cumprimento dos acordos de Minsk. Putin agiu corretamente ele… Read more »

leonardopp01Leonardo
Visitante

Roberto F Santana disse tudo!!!!!

Vejam essa: Mídia dos EUA mostra vídeo de ataque russo como sendo americano:

http://www.defesaaereanaval.com.br/midia-dos-eua-mostra-video-de-ataque-russo-como-sendo-americano/

“Será que são os russos que são motivo de risos” KKKKKKKKKKKKK

Costamarques
Visitante
Costamarques

https://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fnavalbrasil.com%2Fsenador-dos-eua-envia-carta-de-apoio-ao-presidente-assad%2F&h=GAQEEWGp-

No final do texto tem uma entrevista debum senador americano que mostra que tudo que está acontecendo está planejado desde 2007

joseboscojr
Visitante
Active Member
joseboscojr

Escarnecem? Risos? ???
Tenha paciência!!

Costamarques
Visitante
Costamarques

Falo do vídeo e não do texto Bosco! Não conseguiu colocar só o vídeo!

Costamarques
Visitante
Costamarques

Achei que falava de mim rsrs!

Costamarques
Visitante
Costamarques
hamadjr
Visitante
hamadjr

Colombelli Depende qual a abordagem queira se ter da Russia ter entrado no cenário Síria, concordo com a tese de que eles fazem propaganda e estão fazendo bem feito e tem quem compra esta ideia de Grande Pátria, ingenuidade? talvez, admiração quem sabe, mas o fato é que Moscou ( digo os atuais dirigentes ) fizeram a leitura de que há um vácuo geopolítico na região proposital que gerou uma degradação da estabilidade social e que faz porta dos fundos com a Russia na região, então acertadamente do ponto de vista da sua estratégia entrou no jogo para dizer que… Read more »

Alessandro
Visitante
Alessandro

Depois de ver o vídeo acima, tenho uma pergunta a fazer. Aonde estão os que aparecem aqui sempre para demonizar a Rússia, a China e dizer também que os EUA não foram responsáveis pelo que está acontecendo no Oriente Médio, que foi uma estratégia, que isso e aquilo e etc…. A verdade é que passamos a nossa vida toda influenciados pela MIDIÁTICA PROPAGANDA AMERICANA pois somos um pais atrasado que não conseguimos produzir sequer um avião de caça (poderia até ser uma cópia melhorada do F-5). Quando conseguimos fazer um Tanque(Osório) logo nosso “amigos tão bonzinhos dos EUA nos sabotam… Read more »

Colombelli
Visitante
Member
Colombelli

Caraca_br, quem conhece um pouco de armas e de suas potencialidades e emprego tático e estratégico, ri, sim, e não é de nervosismo, deste tipo de demonstração de força, cara, inútil, superdimensionada e que não enfrentou defesa aérea alguma. Até nós se quiséssemos, forçando um pouco, teriamos condições de fazer o mesmo papelão. Não prova coisa alguma. Que eles podem atingir alvos no mundo inteiro, até as pedras das calçadas sabem. Precisa jogar milhares de litros de combustível fora pra provar isso? Pra quem? Só se for pros incautos. Os exercícios da OTAN são justamente pra lembrar o megalômano Putin… Read more »

Leonardo
Visitante
Leonardo

OTAN esmagaria a Russia, esta certo cada um acredita no que quer!!!!

Colombelli
Visitante
Member
Colombelli

Em forças convencionais a Rússia perde de luz pra OTAN. Duvida? pesquisa. Até a China seria capaz disso O que garante a Russia é o arsenal nuclear. Olha os números e o histórico de onde a doutrina soviética se bateu em combate convencional com o ocidente depois da segunda guerra.

Costamarques
Visitante
Costamarques

Que os EUA bate a Rússia em uma guerra convencional eu tenho certeza!
Mas a OTAN eu não acredito não!
A Rússia pode ser mais fraca que a OTAN por meios aéreos, porém nos meios terrestres ela consegue entrar nas capitais européias em pouco tempo, não acho que a OTAN consiga segurar 1500 tanques vindo em sua direção!

Se pesquisar verá que a doutrina russa não e mais tão espartana quanto a soviética, a Rússia está mais dinâmica em batalha e quem não mudou em nada pós guerra fria foi a OTAN, essa é a minha opinião.

Alfa BR
Visitante
Alfa BR

Caro Colombelli até a própria Russia sabe que perderia para a OTAN no caso de um conflito convencional, estipula-se que a aliança seja 6 vezes mais poderosa. Se duvidam, comparem o que os russos possuem com os números da OTAN: Meios convencionais da OTAN (em serviço): Satélites militares: 154 AÉREOS: – Aeronaves de caça: 3.706 – Aeronaves de ataque: 646 – Guerra eletrônica: 201 – Bombardeiros: 171 – AEW: 124 – Helicópteros de ataque: 1.291 TERRESTRES: – Efetivos: 2.400.000 (aproximadamente) – Carros de combate: 14.011 – Veículos armados (IFVs, APCs, AVs, IMVs e etc.): 90.766 – Artilharia rebocada (obuseiro): 4.500… Read more »

Pedro Afonso
Visitante

Meios convencionais da OTAN (em serviço ativo):

Satélites militares: 154

AÉREOS:

– Aeronaves de caça: 3.706
– Aeronaves de ataque: 646
– Guerra eletrônica: 201
– Bombardeiros: 171
– AEW: 124
– Helicópteros de ataque: 1.291

TERRESTRES:

– Efetivos: 2.400.000 (aproximadamente)
– Carros de combate: 14.011
– Veículos armados (IFVs, APCs, AVs, IMVs e etc.): 90.766
– Artilharia rebocada (obuseiro): 4.500
– Artilharia autopropulsada (obuseiro): 3.934
– Lançadores de foguetes múltiplos (rebocados e autopropulsados): 2.531
– Sistemas de defesa antiaérea (rebocados ou autopropulsados, excluindo os portáteis): 7.971

NAVAIS:

– Porta-aviões: 12
– Porta-helicópteros: 14
– Submarinos de ataque: 119 (66 nucleares e 53 convencionais)
– Cruzadores: 22
– Destróieres: 73
– Fragatas: 139
– Corvetas: 53

Colombelli
Visitante
Member
Colombelli

Costa, se tu fores no terrestre vai ver interessantes discussões que travamos sobre o CC x Missil. Carros são hoje facilmente parados com bons misseis. Nem 1500 nem 5000 carros são certeza de coisa nenhuma hoje. O missil AC, a defesa, por ora tem primazia. A proposito, so a Turquia, que faz parte da OTAN, tem mais de 1500 CC. Soma tudo o que a OTAN tem na Europa com um pouco de aporte da reserva dos EUA e tu verás que há uma gritante superioridade com igualdade ou superioridade de qualidade. A ex URSS chegou a ter 50.000 blindados… Read more »

Leonardo
Visitante
Leonardo

Acredite mesmo nesse fantastico mundo de Oz, ninguem achava a Russia fosse capaz de fazer a campanha que esta fazendo na Siria, utilizando armas de precisao que ate entao, somente o ocidente as havia apresentado, no entanto, todos os dias os russos estao fazendo o deles, pelo ar e pelo mar.

Me responda o seguinte, exceto titio Sam que aeronaves de longo alcance os eurobambis possuem para atacar a Russia, misseis de cruzeiros os dois lados possuem, os pernas curtas Tornados, Rafales, Eurofighter, os F-16 holandeses portugueses, os F- 18 espanhois? Ou irao rescussitar os vovos Vulcan?

Leonardo
Visitante
Leonardo

retificando: quis dizer ressuscitar!!!!

Rustam Bogaudinov
Visitante

Colombelli 22 de novembro de 2015 at 6:28
____

To advertise? hmm advertise Coca-Cola or McDonald’s or carnival!

Our task is to destroy the Islamic State, as we did with the army of terrorists in Chechnya, you understand!

The Russian army has done in the past month operation more than the entire coalition for the whole year

___

Anuncie? hmm propaganda da Coca-Cola ou McDonald ou carnaval!

Nossa tarefa é destruir o Estado Islâmico, como fizemos com o exército de terroristas na Chechênia, você entende!

O exército russo tem feito no mês passado funcionamento mais do que toda a coalizão para todo o ano

Colombelli
Visitante
Member
Colombelli

Leonardo, contigo não perderei tempo. Olha bem quem vive no mundo de Oz. Já que não posso desenhar pra ti, vou repetir. OTAN é os EUA. Não tenta separar, pois este argumento padece de uma grave cinca lógica. Cria hipótese não existente. Estávamos falando de forças terrestres e convencionais ai você, não tendo argumento sustentável, já envereda por um argumento de premissa inválida e mudando o foco. Ainda assim te esclareço o que tu insiste em não ver: há uma supremacia gritante em poder aéreo entre a OTAN ( EUA na frente) e Russia. Não é meia duzia de bombardeiros… Read more »

Rustam Bogaudinov
Visitante

Colombelli No friend! We are not interested in the West and NATO, and we’re not going to fight with them, and they do advertise our weapons, just will not be a third world war and conflict with the United States – as there are some dream in Brazil (the army which is a joke) I repeat, if the first try hard to reach! The task of the Russian army to destroy the Islamic state, and this task will be accomplished! __ Nenhuma amiga! Nós não estamos interessados no Ocidente e da OTAN, e nós não vamos lutar com eles, e… Read more »

Alfa BR
Visitante
Alfa BR

Caro Colombelli, até a própria Russia sabe que a OTAN é superior (estima-se que seja 6 vezes mais poderosa). Basta comparar os números da OTAN (70% deve ser só os EUA) com o que os russos tem: Meios convencionais da OTAN (em serviço ativo): Satélites militares: 154 AÉREOS: – Aeronaves de caça: 3.706 – Aeronaves de ataque: 646 – Guerra eletrônica: 201 – Bombardeiros: 171 – AEW: 124 – Helicópteros de ataque: 1.291 TERRESTRES: – Efetivos: 2.400.000 (aproximadamente) – Carros de combate: 14.011 – Veículos armados (IFVs, APCs, AVs, IMVs e etc.): 90.766 – Artilharia rebocada (obuseiro): 4.500 – Artilharia… Read more »