Super Hornets da USN e F-16 da FACh em voo conjunto out 2015 - foto USN

As duas belas imagens acima e abaixo mostram a passagem pela costa chilena, no mês de outubro, do USS George Washington (CVN 73) e sua ala aérea, que no momento realizam treinamento de combate aéreo que envolve caças da FAB. As fotos divulgadas pela USN em 19 de outubro são da fase da UNITAS realizada no Pacífico (UNITAS Pacific), hospedada pelo Chile, enquanto a atual fase do Atlântico (UNITAS Atlantic) é hospedada pelo Brasil.

Pode-se ver três caças F/A-18 E/F Super Hornet da USN (Marinha dos EUA) voando em formatura com três F-16 da Força Aérea do Chile (FACh). Pelo padrão de camuflagem e outros detalhes das fotos acima e abaixo, pode-se perceber que o F-16 biposto mostrado nas imagens é um modelo D comprado novo de fábrica, enquanto os dois monopostos são F-16A MLU (mid-life upgrade) usados que o Chile adquiriu da Holanda.

Super Hornets da USN e F-16 da FACh em voo conjunto out 2015 - foto 2 USN

O exercício entre as duas forças foi denominado “Blue Sky”, e ocorreu entre os dias 9 e 21 de outubro, segundo nota divulgada na ocasião pela FACh. Foi a quinta edição do exercício cujo principal objetivo é incrementar o grau de treinamento das tripulações chilenas, ampliar a interoperatividade entre as duas instituições e realizar intercâmbio de conhecimentos em técnicas e táticas de combate aéreo.

Super Tucanos do Chile também participaram das missões – Ainda segundo a FACh, nos 13 dias de duração do Blue Sky as duas instituições trabalharam conjuntamente em cenários diversos, nas zonas jurisdicionais da Iª, IIª e Vª Brigadas Aéreas, entre Iquique e Concepción.

Os caças F-16 chilenos participantes operam nos Grupos de Aviação Nº3 e Nº8, e dois deles podem ser vistos na imagem abaixo, divulgada pela FACh. A Força Aérea do Chile também informou que houve a participação de aeronaves Super Tucano A-29, do Grupo de Aviação Nº1.

Cacas F-16 da FACh no exercicio Blue Sky com a USN - foto FACh

FOTOS: USN e FACh

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joaquim

Senhores aí já é outro nível de treinamento, equipamentos etc….invejável…. Chile invejável….

Doug Rodrigues

Que lindas imagens!
Será que teremos imagens semelhantes do exercício aqui no Brasil?
Ou a FAB prefere nem mostrar que ainda voa de F5? rsrsrs
O Chile parece estar a anos luz na nossa frente, em educação, cultura, capacidade técnica e poderio militar, e age sem alarde de republiquetas como a Venezuela ou sem as delirantes ideais de um país que se acha de igual nível com as potências, mas nem os problemas internos resolve com eficácia!

Jacubão

Ficaram muito boas as fotos!!! Pena que aqui ainda será com os F-5… Um país com o tamanho do Brasil tinha que operar com um mix de F-15/F-16…

Jefferson Ferreira

Realmente o Chile se tornou uma potência. Eu sou leigo mas pelo que leio em termos de equipamento e principalmente de treinamento eles estão muito bem servidos! Anos a frente dos seus pares sulamericanos!!! Outro país que em termos de equipamento se mostra bem servido é o Peru, alguém sabe dizer se ele também participa desse tipo de treinamento ?

Jefferson Ferreira da Silva

O Chile se tornou uma potência, em todas as áreas, está bem longe de seus pares sulamericanos. Bem servidos de equipamento e sempre fazendo treinamentos com os melhores. Sou leigo mas um país que se mostra também muito bem servido de equipamento é o Peru, alguém sabe dizer se eles também participam desses treinamentos ?

Glaxs7

O peru não tem do que se alegrar. dos seus 21 Mig 29 2 caíram e só 8 foram modernizados de forma tão precária que nem pra SMT deu. A nomenclatura é SMP. Dos seus 35 SU 25 (se não estiver errado) apenas 4 voam. Seus tanques são os T 55. Na marinha eles ainda usam suas lupo e são apenas 5 Fragatas e 5 Sum U 209 1200 Standart, sem nenhuma modernização. O único que está ficando bom é a sua capacidade de aerotransporte pois compraram 2 Alenia Spartam e estão cnstruindo 2 Makassar Standart. Do resto, ainda estão… Read more »

Glaxs7

Disculpa gente deixa eu corrigir. Os SU recebidos pelo Peru (FAP) foram apenas 18 e não 35. Me deixei enganar por um comentário de um peruanos ao respeito da sua capacidade a[érea frente ao A 36 do Chile que são 35 recebidos dos que ainda voam 29.

Roberto Santos

Senhores, que conversa é essa de treinar com caças da FAB ? que caças ? francamente se a Marinha não apresenta nada de novo, imagine a FAB.

Juliano

Alguém sabe como foram os combates aéreos entre a FAB e a US Navy?

Alexandre Samir Maziz

Belas fotos mesmo , a gente aqui com velho F-5 , que provavelmente algum pai de piloto americano já voou nele quando serviu a USAF no fim dos anos 60 e começo dos 70 , a gente tinha que esta no mínimo usando F-16 poderia ser ate as versões mais antigas como B e C , melhor que F-5 para superioridade aérea ,muito se fala do Gripen acredito que seja uma boa opção para nosso cenário na América Latina ,ele não deve nada para os outros caças no cenário mundial o grande problema e prazo de entrega somente em 2019,… Read more »

Vader

Duas das aeronaves mais belas já projetadas. O Super Hornet (e o Hornet antes dele) é a definição de desenho perfeita de um “caça-bombardeiro”, e o F-16 é bonito tanto em vôo quanto no solo (menos o biposto Block 52, que é feinho).

Cleber Letizio

Eu fico pensando,porque ainda operamos caças f5 se eles não tem mais serventia em uma guerra moderna ,a quem interessa isso ou é puramente um troco castigo com nosso militares

Jefferson Ferreira da Silva

Glaxs7

Valeu pela reposta, é… então o Peru está no meu entender que nem a venezuela…

Mauricio R.

Não é pq opera tdos esses F-16 que a FACH seja a última bolacha do pacote.
Algum tempo atrás estavam comendo o pão que o diabo amassou, c/ a logística de seus F-16MLU ex-holandeses.
As células modernizadas apresentavam 4 configurações distintas de upgrade.

Carlos Crispim

Realmente é de babar, infelizmente todos os colegas acima estão certos, o Chile encontra-se anos-luz à nossa frente, nossas FAs estão miseravelmente armadas, talvez o Brasil esteja bem preparado para a 2ª guerra mundial, mas mesmo assim acho que levamos pau dos alemães (fora os 7X1), nossos obuseiros ainda são os M114? Meu Deus, com 1 Barusco (100 milhões de doletas), daria pra comprar dezenas de M198 e alguns M777 , quem sabe sobraria um troco para adquirir uns 2 ou 4 Chinooks, Lamentável, nossos F5 nem vou perder tempo comentado, vergonha total!

Dexter

Parabéns pela matéria Nunão…
E que belas fotos !!!!
Que inveja do Chile. Sem alarde, fizeram sua parte.
O F18SH seria perfeito para o Brasil, quando lembro deles se apresentando na AFA, é de arrepiar !!! Que máquina…

BrancoF-16

De fato 2 belas aeronave F-16 e F-18 ainda gosto mais do F-16 gosto e gosto. É realmente esse exercício deve ter sido interessante o chile que já possui uma capacidade significativa de um bom vetor a um bom tempo, não pra comparar com os americanos claro, mais treinando com os americanos com o equipamento que possuem, com certeza estão a frente de todos os países da América do sul com folga, ai vale aquela máxima não é só o dinheiro é a vontade politica, com pensamento serio e a longo prazo, nem podemos comparar o orçamento da Fab com… Read more »

BrancoF-16

Gostei muito do vídeo dos chilenos

https://www.youtube.com/watch?v=iQgIROzGDc8