Su-30 interceptando MQ-9

O Ministério da Defesa russo liberou um vídeo mostrando um caça Sukhoi Su-30SM voando próximo a uma aeronave não tripulada MQ-9 Reaper da USAF sobre a Síria.

Vários encontros entre caças russos e aeronaves da OTAN ocorreram nas últimas semanas, sendo que na primeira delas houve pelo menos três encontros com VANT do tipo Predator.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Cuidado que o Predator/Reaper pode estar armado com Stingers. No caso o Stinger não é muito efetivo contra caças já que tem capacidade BOS limitada. Geralmente não atinge nada que não esteja dentro de um cone de 60º do seu eixo, e como o drone não tem capacidade de manobra é difícil fazer o míssil trancar no caça, salvo se o piloto do caça estiver querendo suicidar. Mas se a coisa desanda não custa nada instalarem o AIM-9X no Reaper, se é que ele já não possui essa capacidade e não me avisaram. rsrsrs Aí o caça já vai pensar… Read more »

joseboscojr

Mesmo não portando o Stinger um Reaper pode não estar totalmente indefeso. O Hellfire R tem capacidade EHOBS, sendo capaz de atingir alvos até no hemisfério traseiro da aeronave.
O “R” pode ser lançado contra um alvo na superfície que esteja atrás da aeronave e chega a Mach 1.5.
Um caça na posição de 7 horas e num nível mais baixo que o drone pode muito bem ser iluminado pelo designador e “bye-bye”.
O Apache geralmente não leva o Stinger porque o Hellfire se mostrou tão ou mais capaz contra alvos aéreos (outros helicópteros), então, por analogia…

joseboscojr

E antes que algum russófilo faça uso da sua faculdade de interpretação seletiva eu aviso que não acho que um Reaper ou um Predator seja melhor em combate aéreo que um Su-30. Eu só estou analisando de modo abstrato, analisando as possibilidades. Claro que se um Su-30 quiser “destruir” um Reaper ele o fará, mas estou colocando, já que é um fórum de discussão, as possibilidades defensivas (e ofensivas) de um Reaper e dizendo que ele não está desarmado. Numa situação onde houvesse um conflito armado o Su-30 não poderia abordar um Reaper dessa forma “relaxada” sob pena de ser… Read more »

Marcelo

Nossa, como deve ter “coçado” o dedo desse cara…

costamarques

Poderia rolar uma máteria sobre drones no mundo! Aproveitando a deixa do nosso especialista Bosco, quais os drones equivalentes a esse pelo mundo?

Reinaldo Deprera

As informações que chegam da Síria sobre a atuação russa, inclusive material produzido pelos russos, deixa claro que os russo não estão lá para combater o estado islâmico. Eles estão lá para derrotar a oposição ao regime de Assad, ponto. A Rússia continua a mesma dos tempos de URSS no aspecto moral. É a mentira na figura de um estado. Quando os EUA comentem 1 erro ou exageram em 1 relatório, fazem milhões de criticas e criam teorias da conspiração para todos os paladares pelo tempo que for possível. Agora, como é a Rússia, esta não irá sofrer com o… Read more »

wwolf22

falando em drone, como anda o desenvolvimento do Falcao ??

BrancoF-16

Desculpem a ignorância o drone é detectado pelo radar do caça ?? ou outro meio o auxilia a localizar ??

Edimur

Para tudo agora Helfire pode derrubar um SU-30 ta osso ler net.

Reinaldo Deprera

Edimur, pode sim. Não só pode como o faria sem muitas dificuldades se houvesse uma aproximação por trás e abaixo como no vídeo.

Explica para nós porque, na sua opinião, isso não seria possível. Vá direito para a parte técnica se for possível.

Save Ferris!

joseboscojr

Edimur, Um Hellfire, mesmo que seja a versão “R”, não tem capacidade antiaérea como função primária, mesmo porque, apesar de ser capaz de atingir alvos no solo que estejam no hemisfério traseiro do drone, ele não tem TVC e suas superfícies de controle são muito pouco eficientes em relação à velocidade relativamente baixa do míssil, o que compromete sua capacidade de implementar curvas fechadas. Falando mais tecnicamente, o raio de curva é muito grande, o que não possibilitaria que ele adquirisse o retorno do laser que estivesse mantido sobre um Su-30 na posição do vídeo. Mas apesar de “absurda” a… Read more »

Reinaldo Deprera

Não sei se é impressão minha, mas o predator está realizando uma curva suave e ascendente para a direita.
Se for isso, me parece uma manobra evasiva para disparos de canhão ou observação.

Alguém sabe o teto operacional dele?

Save Ferris!

joseboscojr

Branco, Eu não sou muito familiarizado com a tecnologia russa. Há outros que o são e podem responder seu questionamento. De acordo com eles, radares russos detectam um F-22 a 400 km, então claro que eles deverão dizer que um Reaper, que tem RCS bem maior que um F-22, deve ser detectado sem maiores problemas seja por um radar de terra seja por um Su-30. Eu nunca li nada sobre o RCS de um Reaper (fiquei curioso e vou dar uma olhada rsrss) mas sei que ele tem um tratamento especial nesse quesito (inclusive tem estabilizadores verticais duplos inclinados). Seu… Read more »

Edimur

E óbvio que se o Reaper chegar perto e o Su ficar travado na mira sem fazer nada ele vai ser abatido.
O que eu acho quase impossível é o piloto do caça permitir essa aproximação sem detectar e esboçar nenhuma reação a ponto de ser engajado por trás sem nenhuma manobra.
E se um piloto do nível de um caça SU-30 permitir isso é melhor ele sacar a pistola e dar um tiro na cabeça antes de decolar para qualquer missão porque ele não está apto para a função de caça.
É só minha opinião.

Iväny Junior

Interessante esse ponto. Segundo esse gráfico, pelas projeções de detecção dos radares em vários feixes para formação de uma imagem espectral, o Predator é bem discreto para as suas medidas. Se não me engano nas conversões, um RCS menor que 5m², algo como um delta canard armado.

http://www.efieldsolutions.com/example_rcs_predator.pdf

Alison

Se um caça inteceptar outro aviao, um piloto entra em contato com outro,no caso de inteceptar um drone, como preceder? Da um tchau pra camera e escreve um cartaz?( eu realmente nao sei)