RAF dá sinal verde para seus pilotos abaterem aviões russos na Síria em caso de ameaça

12

1200px-RAF_CONDUCTS_FIRST_AIR_STRIKES_OF_IRAQ_MISSION_MOD_45158635

A imprensa britânica noticiou que a Royal Air Force (RAF) deu aos seus pilotos sinal verde para abater jatos militares russos sobre a Síria e Iraque, caso sejam ameaçados por eles.

Com a deterioração das relações entre o Ocidente e a Rússia, cresce o temor de que um incidente envolvendo aviões de caça operando na região possa levar a uma escalada.

Os pilotos ingleses foram orientados a evitar áreas em que aviões russos estejam operando, mas se acidentalmente um jato britânico Tornado for engajado, ele poderá responder a altura com mísseis ASRAAM AIM-132.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

Logo veremos Archer x Asraam?

Vader

Qualquer hora alguém comete um erro e pode dar m…

A OTAN deveria é sair da Síria. Deixa ela pros russos, simples assim, já que estes fazem tanta questão.

Mauricio Silva

Olá.

A disputa é geopolítica, Vader, não “humanitária”. A OTAN não irá embora assim “na boa”, lembrando que ela apoia os rebeldes insurgentes contrários ao governo sírio. Já a Rússia apoia o governo do Bashar al Assad.
A situação me parece ser análoga a alguém fumando deitado dentro de uma banheira cheia de gasolina.
Não é “se” vai acontecer um incidente; é, isso sim, “quando”.
Está feia a coisa por lá…
SDS.

Blind Man's Bluff

Está feia a coisa pra todo mundo. E não me surpreenderia saber que a Russia estaria, de alguma forma, envolvida no ataque terrorista à Turquia.

Ivan

OTAN (e EUA) está amarrada à Síria. Grupos rebeldes foram armados e apoiados na luta contra o governo sanguinário de Bashar al Assad. Agora seria uma enorme tragédia abandonar estes rebeldes e suas famílias. Consequências geopolíticas. – Perderia toda a Síria, que é passagem para o mediterrâneo e deixaria uma base de instabilidade encravada entre 6 países: Arábia Saudita, Iraque, Israel, Jordânia, Líbano e Turquia. – Quebraria a confiança de todos os árabes nas promessas de apoio atuais e futuras (‘se recuar agora vai recuar sempre). – Ficaria enfraquecida (OTAN com EUA) frente aos russoscom consequências globais, inclusive na Europa… Read more »

Matheus Augusto

Se eu fosse o alto comando russo, enviaria mais uma dúzia no mínimo de caças SU-30/35 pra síria, porque apenas quatro pra garantir a escolta dos bombardeiros e defesa do espaço aéreo é muito, ainda mais com uma ameaça dessas.

Matheus Augusto

* Muito pouco.

joao.filho

Calma, todo mundo. A RAF ja confirmou que foi um hoax de um tabloide de Londres.

Ivan

Hoax? Mais ou menos. Obviamente os pilotos britânicos precisão de autorização para usar suas armas, mesmo que sejam apenas canhões ou mísseis ar-ar de curto alcance ASRAAM. Acredito que faz parte das ROE. Porém um ‘vazamento’ pode ser conveniente para enviar algumas mensagens. Msg para quem? – Para Moscou avisando que o cuidado em evitar um enfrentamento deve ser mútuo; – Para os pilotos russos, que os britânicos estão autoriizados a se defender; – Para os aliados árabes, que a RAF esta ‘jogando a vera’. Então um comunicado formal seria diplomaticamente adequado, mas nao invalida o ‘aviso’ subliminarment dado. Afinal… Read more »

joao.filho

Quem disse que nunca tem manchetes positivas no Brasil???

Dilma se reúne para discutir pedido de impeachment

Ordem é acionar ministros de partidos aliados para barrar movimento

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/dilma-se-reune-para-discutir-pedido-de-impeachment-17751706#ixzz3oMyanyuj
© 1996 – 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Rinaldo Nery

Espero que tenha sido um hoax mesmo, porque, na minha opinião, seria uma decisão extremamente equivocada, que, sem exagero, poderia desencadear um conflito mundial.
Agora, mais do que nunca, russos e OTAN devem ter calma e bom senso.

Iväny Junior

Em termos, todos os aviões que sofrem atitudes hostis de outro tem o direito de se defender. Lembrem o caso dos F-14 x Su-22, no Líbano.

Sendo que hoje tem RWR. Se o Tornado acusa que ele está sendo travado no radar… hihihi…