Imprensa nacional destaca ‘labaredas’ de helicóptero da presidência

21

helicoptero presidencial solta labareda de fogo

ClippingNEWS-PAUm dos helicópteros usados para transportar a presidente Dilma Rousseff soltou uma labareda de fogo em região próxima às suas hélices (sic) nos momentos que antecederam sua decolagem no final da tarde desta quinta-feira (24).

O voo partiu do Palácio da Alvorada até a base aérea de Brasília, de onde a presidente prosseguiu viagem rumo aos Estados Unidos. Em sua visita ao país, a presidente vai participar da 70ª Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e só volta ao Brasil na próxima terça (29), quando deve formalizar o anuncio da reforma ministerial.

Antes da labareda desta quinta-feira (24), ocorreram duas anormalidades com helicópteros da Presidência em menos de um mês.

No começo do mês, uma das aeronaves, que levaria Dilma para Natal não saiu do lugar quando a presidente já estava embarcada. Em poucos minutos uma fumaça começou a sair do motor e Dilma foi obrigada a descer e percorrer o trajeto de carro.

Uma semana antes, o mesmo helicóptero apresentou uma pane elétrica e passou por uma manutenção no próprio gramado do Planalto. Na ocasião, a presidente tinha acabado de chegar de Nova York, onde fez o discurso de abertura da assembleia-geral da ONU.

A Presidência possui três helicópteros de modelos parecidos. O modelo usado nesta noite foi o H-34 Super Puma.

FONTE: R7

 

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Ahahahahahahahaha

Ahahahahahahahaha

Ahahahahahahahaha

Kombi-que-avua…

🙂 🙂 🙂

Guizmo

Normal? Não pode ser……que é isso! Imagina se cai? Dio mio….

Leonardo

Salvo engano, essas aeronaves da presidência são relativamente novas, certo? Alguém sabe o ano de fabricação? Esse tipo de incidente com labaredas ocorre em casos de panes ou por erro do piloto, quando este abre a válvula de combustível e esquece de ligar o start, quando lembra o correto é abortar e aguardar a evaporação dos gases antes de iniciar novo procedimento, mas se por “orelhada” cometer o erro de ligar o start com a câmara de combustão cheia de gases da mistura a labareda é certa, quando não causa um incidente de maiores proporções e incendeia o motor ou… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Leonardo em 25/09/2015 as 10:10” Leonardo, pelo que sei o GTE opera dois exemplares Vip do H34 Super Puma, um comprado novo nessa configuracao em 1997 e um outro convertido para Vip a partir de Super Puma do lote recebido a partir de 1986. Entao nao da pra dizer que sao novos, pois um deles acumula quase 20 anos de uso e o outro, quase 30. Da pra perceber claramente que a aeronave do video e um H34 pelo ar condicionado proeminente na lateral esquerda da cabine. Por conta dessa idade se introduziu o H36 Vip (duas unidades) no GTE,… Read more »

JT

Se o problema fosse na partida, o rotor não teria que estar parado no momento da labareda? No vídeo ele já estava em movimento.

Leonardo

Sim JT, como eu não vi o vídeo falei de duas hipóteses, mas com certeza, há alguma outras.

Esses incidentes quase sempre ocorrem com o rotor principal parado ou iniciando o giro, mas o rotor de cauda que gira em média 4 ou 5 vezes mais do que o principal, na maioria das vezes já estará girando.

Leonardo

Bem lembrado Roberto, esqueci o fato de ser uma aeronave bimotora.

Leonardo

Retificando: aeronave “bimotor”

Claudio Moreno

Santana!

Matou a pau o lance.

CM

Pangloss

Reza a lenda que Dilma Roubeff, quando era Ministra das Minas e Energia, percorria dependências da Petrobras fumando, não obstante os inúmeros avisos de que isso seria proibido naqueles locais.

Para ela, isso era só uma questão de afirmação de sua autoridade.

Não duvido que ela tenha ordenado ao piloto dar ignição antes que os gases existentes na câmara de combustão tivessem se dispersado.

Afinal de contas, quem manda é ela – ainda que Eduardo Cunha discorde.

Baschera

O que disse a FAB:

O evento ocorreu durante uma partida ventilada no motor esq com o direito ja acionado. Ocorreu apenas a queima do combustível residual da câmara de combustão. Durou cerca de 3 seg e não houve indicações no painel de alarmes ou indicadores de temp. Tudo normal! Por ser no período noturno, o contraste da chama mostra-se com maior visibilidade. A anv foi checada e não existem vazamentos ou qualquer outro problema associado ao motor ou ao sistema de combustível.”

Sds.

Baschera

Ou pode ter sido excesso de rabanete na dieta da Tia…. ela não segurou… o ar-condicionado puxou… os gases incendiaram ao passar próximos ao escape da turbina…

Rssss !

Sds.

mauriciopacheco

Mas o que que é isso! O que que é isso!

Gardusi

Seria um susto proposital pra tia saber que tem que parar de cortar verba da Defesa ou vai faltar manutenção nos brinquedos dela?

joseboscojr

Eu aposto que foi um laser disparado de satélite da CIA. Aquele mesmo que destruiu o VLS.

Wellington Góes

Baschera, essa do rabanete. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pode ter sido mesmo. 😉

Leonardo

Valeu Nunão,

Não sabia que essas aeronaves tinham tanta “quilometragem” uma com quase 20 anos e outra com quase 30, tempo bastante razoável, mas com a manutenção em dia ainda voam por mais alguns anos.

Mas para a presidência que já teve o “Sucatão” e passou vergonha ao sofrer restrições de voos em certos países devido ao excesso de ruído, fora os sustos que dava aos passageiros esses helis são “zero bala”.

joseboscojr

Rabanete e laser espacial! Receita pra um desastre.

joseboscojr

“em região próxima às suas hélices”
Rsrsss
Além de ter hélice esse helicóptero da presidente tem mais de uma. rsrss
Coaxia?!!

JT

Roberto Santana 25 de setembro de 2015 at 11:10

Leonardo 25 de setembro de 2015 at 11:29

Obrigado pelo esclarecimento.

Luis

As labaredas vieram dela. A presidanta deu um tossida braba. Tremendo Dragão-de-Havana!!