Queda do Sukhoi Su-30 venezuelano: análise do comunicado oficial

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queda do Su-30 venezuelano comunicado oficial

por Guilherme Poggio

Vinheta ExclusivoAnalisando-se o comunicado oficial do Ministério da Defesa Venezuelano (reproduzido acima) sobre a perda de um caça Sukhoi Su-30 venezuelano é possível destacar alguns pontos que chamam a atenção para quem está acostumado com este tipo de notícia.

Primeiramente foi dado grande destaque para a missão que a aeronave estava (eventualmente) executando. É do conhecimento geral dos especialistas  que o Sukhoi Su-30 não é o melhor instrumento para lidar com ameaças assimétricas com aeronaves de traficantes. Trata-se de um caça de alto desempenho (um dos melhores do mundo) desenvolvido para garantir ou impor superioridade aérea em teatros de operações de grande intensidade e complexidade.

Não se trata, portanto, de um avião adequado para lidar com eventuais aeronaves de baixo desempenho comumente empregadas pelos traficantes. Além disso, é de conhecimento geral que as Forças Armadas da Venezuela estão sofrendo com cortes de investimentos e contenção de recursos para a manutenção de seus equipamentos. Dada a complexidade do sistema de armas Su-30, estes passam boa parte do tempo na Base Aérea de El Libertador ou na Base Aérea Teniente Luis del Valle García. É muito mais comum ver o acionamento de caças F-16, quando a situação assim exige.

O comunicado deixou em segundo plano a situação e o estado dos pilotos. Em comunicados de outras forças aéreas ênfase maior é dada aos ocupantes da aeronave sinistrada, os meios de resgate mobilizados e outros detalhes sobre a missão de busca e salvamento acionada.

Também foram divulgados de imediato o nome dos ocupantes da aeronave sem o conhecimento da real situação deles. Em muitos países este tipo de informação só é fornecido depois que  os ocupantes foram, ou encontrados, ou declarados oficialmente mortos. E mesmo neste último caso os familiares são respeitosamente informados pelos militares antes que a notícia chegue aos meios de comunicação (o informe não deixa claro se os familiares foram ou não informados).

O informe também fornece a hora exata (21h07) em que a aeronave colidiu com o solo. Em muitos casos os comunicados de outras forças aéreas fornecem simplesmente o momento em que houve a perda do contato pelo radar ou perda de comunicação com a aeronave.  E comumente a divulgação da colisão com o solo só é fornecida quando os destroços da aeronave são encontrados, fato que, segundo o comunicado, ainda não ocorreu.

Como a liberdade de imprensa é restrita na Venezuela, fica muito difícil avaliar o que realmente aconteceu neste episódio. As dúvidas são grandes e possivelmente não serão investigadas por setores independentes.

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Aldo Ghisolfi

Nenhuma foto do local do acidente…

HMS TIRELESS

Cada vez mais acho que pode ser obra de um certo “Pajarito” de asas trapezoidais…..

Tadeu Mendes

I am so happy….kkkkkkk.

Quero caiam mais e mais trambolhos venzuelanos.

Anderson Petronio

Senhores.

Pelo que se entende, dois homens suportamente morreram hoje no cumprimento do dever. Independente da ideologia, estavam defendendo seu espaço aéreo soberano.

São dois seres humanos, com suas histórias e famílias que talvez tenham desaparecido, tenhamos mais respeito.

Podemos não concordar com o tipo de Ideologia do país a que pertencem, ( que é passageira), com o equipamento ( parece que estamos falando de Porsche, Ferrari ou Lambo), mas torço para que os encontrem com vida.

E vermelhilho é o c…..antes que me esqueça!!!

joao.filho

Faz um churrasco, Tadeu. Celebra as mortes de dois pobres militares latino americanos, vai. Cruza os dedos ai. Talvez tenham morrido algums no solo tambem, para melhorar tua celebração.
Toma juizo, cara!!!

Tadeu Mendes

Eu estou feliz pelo Sukhoi despencar ou ser abatido. Mas se morreram, seria lamentavel.

Marcos

Lamento pelos pilotos.
Mas a questão essencial não é se a aeronave tinha ou não manutenção adequada, o que aliás não tinha. Vai muita diferença entre um país com poucos recursos, caso da Colômbia, e um país que sequer tem dinheiro para comprar papel higiênico. A questão essencial é que somente após dois dias de a Colômbia ter deslocado seus caças para a região, a Venezuela perde um de seus aviões. Mais: sem saber exatamente o que aconteceu, imediatamente as autoridades da Venezuela correm para dizer que foi um acidente.

Reinaldo Deprera

Trata-se de governo socialista do tipo bananeiro, conhecido também como bolivariano. Portanto, qualquer tipo de loucura é possível. Inclusive a sabotagem da aeronave por parte de algum militante infiltrado na força aérea daquele país, coisa que sabemos que há aos milhares.

O momento também é oportuno. O governo venezuelano está desesperado para arranjar inimigos externos para se manter no poder.

Arrisco a dizer, mesmo sabendo que não há como provar, por enquanto, que a hipótese de sabotagem interna é muito provável.
A retórica populista do governo venezuelano nos próximos dias irá corroborar com essa hipótese.

Save Ferris!

Hamadjr

Agora para fechar com chave de ouro o MD da Venezuela vai dizer que foi abatido para esconder o fiasco da manutenção

Tadeu Mendes

Se os pilotos morreram, entao minha conclusao e que foram abatidos por misseis disparados por um Kfir colombiano.

Caso contrario, se fosse uma falha mecanica, ou um curto circuito no sistema eletrico da aeronave, os pilotos teriam se auto ejetados do jato.

Se eles nao viram ou nao tiveram tempo de reagir a aproximacao do missil (atraves de manobras evasivas e contra medidas), isso explicaria o porque foram mortos, sem ter a menor chance de ejetar.

Os Sukois ja invadiram o espaco aereo colombiano na semana passada.

Ícaro Luiz Gomes

A perda de material humano é lamentavel, solidarizo-me com os familiares dos militares falecidos! Tive contato com alguns militares venezuelanos, em que pese as circuntancias do contato, se mostraram muito alegres e solicitos. De acordo com referencias anteriores colhidas sobre os mesmos. Sobre a queda do Sukoi, acredito que a falta/problemas na manutençao do meio foram decisivos para o ocorrido. Voce pode ter um fusca ou um jaguar, se não trocar o oleo do motor vai dar problema do mesmo jeito. Se fosse abate pela FACol, teria ocorrido apos invasao do espaço aereo Colombiano e eles fariam questao de mostrar… Read more »

Nick

Fica a pergunta: Porque não ejetaram?

A hipótese levantada pelo Tadeu é plausível. Para os 2 pilotos terem morrido, não deu tempo de acionar os assentos ejetáveis, ou eles não funcionaram. Pane geral na aeronave? Ejete. Nave destruída em pleno ar?

[]’s

Vader

Muito estranho este “acidente”. Algumas perguntas a serem respondidas: Como é que as autoridades já sabiam a causa da queda antes de encontrar o avião? Como sabem que os pilotos morreram se nem encontraram o local da queda ainda? Porque o acidente exatos três dias após o envio de caças colombianos à área, em resposta às invasões do espaço aéreo colombianos pelos venezuelanos? Porque mandar Sukhois-30 para interceptar uma aeronave civil de baixa performance? Porque não mandar, vá lá, no máximo os F-16? Será que não havia nenhuma aeronave menor, mais lenta e mais barata para realizar tal missão? Um… Read more »

Marcelo

Caro Tadeu, já ouviu falar de CFIT? Pelo jeito não.
Abraços

Juarez

Eu concordo contigo Roberto, provavelmente uma desorientação espacial que a baixa altura cosutma ser fatídica.
Quanto a falha elétrica ela, em principio, não afetaria os ignitores dos assentos ejetaveis.

Grande abraço

Ícaro Luiz Gomes

Bob Santana,

Se ocorreu o que ocorreu no cenario descrito, podia ser um xwing ou tie fighter que ia dar em m#rd@ do mesmo jeito.

Ícaro Luiz Gomes

Bob Santana,

O cenario de desorientaçao num voo noturno numa regiao montanhosa de fronteira é factivel, principalmente pela possibilidade de mal tempo. Se fosse uma aposta, eu colocaria uma boa parcela das fichas nessa hipotese.

Sobre a retaliaçao de um abate, ja fiz um comentario no mesmo sentido, e concordo plenamente com sua posiçao.

Agora ficou a duvida, muito pertinente que o Felipe levantou, qual o destino do contato ilicito?

Colombelli

Amigos, so faço uma pontuação: Se fosse um abate, os venezuelanos iriam mandar aeronaves que estão caindo, sem manutenção e sem gente capacitada para combate em um ataque, pra passar mais fiasco?

Embora ache que foi falta de manutenção, acho que, na remota hipótese de abate, iriam, ambos os lados ficaram bem quietos. A Colômbia porque é suficientemente inteligente para não dar a Maduro o que ele quer, ou seja uma oportunidade de se fazer de vitima; Ja a Venezuela esconderia o fato de que seu tigre é de papel.

Tadeu Mendes

Amigos,

Os pilotos venezuelanos nao sao tao bem treinados quanto os colombianos.

Eu comentei ontem que a USAF estava em Medellin no ano passado e eu presenciei 5 F-16 fazendo exercicios conjuntos com os Kfirs.

Nao tem como esses pilotos venezuelanos enfrentarem os colombianos (treinados pelos Americanos), e alguns destes pilotos colombianos tem experiencia no Red Flag.

Tadeu Mendes

Roberto Santana,

A Venezuela nunca esteve em um Red Flag. Ate aonde eu saiba somente a Colombia participou no Rede Flag (Las Vegas – Nevada)

Tadeu Mendes

Hehehe…ou sera que foi um F-22 que derrubou o Sukhoi????

Ou ate mesmo um F-35 em fase de testes?

Um recado para o senhor Maduro enviado pelo SouthCom.

“Deja la Colombia y a los colombianos en paz, y no joda carajo.

Caso lo contrario vamos seguir derrubando sus aeronaves russas”

Juarez

Roberto durante a uma das Cruzex, a FAV fez um SAR digno de nota com um Super Puma porém neste caso específico sabemos que a baixa disponibilidade do SU 30 está prejudicando a manutenção da doutrina operacional.

Grande abraço

joseboscojr

Só pra refrescar a lembrança dos interessados, a Venezuela possui o sistema de defesa antiaérea S-300. Mais especificamente o sistema S-300VM, que conta com singelos mísseis com umas 5 t cada.
Os mísseis Giant e Gladiator são os maiores mísseis antiaéreos em operação no mundo.

Tadeu Mendes

Marcelo,

Voce esta querendo dizer que os pilotos sofreram um acidente? Se chocaram com uma montanha ou o terreno?

Um aviao como este deve possuir Radar Altimetro. Eles saberiam que estavam voando baixo demais, e ademais estes pilotos deveriam conhecer a topografia da regia

Ou voce acha que eles cometeram suicidio????

Roberto Santana,

Entao isso foi antes do Chavez entrar no poder?

Clésio Luiz

Tadeu, acho que quase todos os caças de 4ª geração já sofreram acidentes do tipo. No caso do F-22 foi causado por falha no sistema de oxigênio, mas sim, em pleno século 21 esse tipo de acidente ainda ocorre.

Inclusive, alguns anos atrás ouve acidente parecido no sudeste asiático, envolvendo a equipe acrobática Cavaleiros Russos, que voam Su-27.

Jorge Tadeu

A perda de vidas, qualquer que seja a situação, é lamentável, ainda mais quando estão cumprindo seu dever. Louco o governante ou não, ao militar não é dado o direito de deixar de cumprir uma missão por não gostar do governante. Posto isso, qualquer uma das hipóteses levantadas pelos nobres foristas é plausível (pane elétrica; abate; desorientação espacial, etc.). Sem acesso ao local e exame apurado dos destroços não saberemos grande coisa, ainda mais em se tratando de um regime tirânico que adora distorcer e esconder informações. SDS.

Clésio Luiz

Pensando nessa queda eu formulei uma teoria, que é tão boa quanto qualquer outro pitaco: Eles detectaram um alvo voando baixo, provavelmente em região montanhosa, onde a cobertura radar é falha. Mandaram o caça com melhores sensores, porque era noite e este teria maiores chances de interceptar o alvo nessa condições desvantajosas. O piloto achou o alvo, mas como este voava baixo visando escapar do radar, ele teve que descer. Provavelmente fez um Split S, mas como voa pouco a aeronave, especialmente à noite, devido as dificuldades conhecidas, calculou errado a altitude necessária para recuperar e acabou colidindo com o… Read more »

Henderson

Se esse caça tivesse sido abatido mesmo a evidência disso seria claro no local do acidente.

Eu acredito que foi um acidente mesmo.

Algumas pessoas pró Israel preferem fazer teoria que o caça foi abatido para vangloriar equipamento Israelense.Eu acho isso lamentável e infantil.

Eu acho que um país sério como Colômbia não autorizaria seus pilotos a disparar contra um caça Venezuelano, isso seria quase declaração de guerra. Além disso, SU-30 é muito superior ao Kfir colombiano.

Renato Carvalho

Tirando o lado torcida organizada e paixão ideológica de lado, o Flanker é uma das obras primas da engenharia humana…..lamentável perda de homens corajosos que independentemente dos tiranos que os governam tem o privilégio de pilotar essas máquinas soberbas!

Leonardo

Pessoal que são fãs da Soviet Union. Me responda uma pergunta. Qual é mais feio ser abatido por um Kfir dos anos 60? Ou ter pane geral no top Su-30, nem mesmo os ejetores funcionaram?? Pessoal lamenta as mortes dos 2 pilotos. Vocês vão lamentar as mortes de milhares de estudantes e de venezuelanos que fizeram protestos pacificos e foram mortos ou presos? E povo que protestou contra o governo até nas redes sociais e foram presos. OBS: não são 2 pessoas não, são milhares, fora outras milhões que estão passando fome pela falta de mantimentos. É uma brincadeira do… Read more »

Delfim

Só eu acho que o Su-30 estava em espaço aéreo colombiano, foi abatido e os dois países estão fazendo “boca de siri” sobre o assunto pra evitar uma escalada militar ?

Rommelqe

Só quem conhece pessoalmente a região fronteiriça entre a Colombia e a Venezuela tem uma palida ideia a respeito das tensões ali existentes há anos. O que a imprensa informa é muito aquem da realidade. infelizmente sao pessoas inocentes que, de ambos os lados, mais sofrem. Como é de domínio público, as frarcs tem seu domicilio ao norte.

Olhando sob outro foco, qq hipotese aventada pode ser verdadeira. Mas uma coisa me parece certa: os restos (se é que caiu ou foi abatido?) do Su30 não estão na Venezuela. Se estivessem, sequer saberíamos.

tadeumar

Henderson,

Quando eu comentei que o Sukhoi foi provavelmente abatido por um Kfir. Nao e porque eu seja pro-Israel, e para falar a verdade, sou um verdadeiro sionista.

Mas deixando isso de lado, eu comentei que o possivel abate de um jato de combate russo por um Kfir colombiano tem que ver com treinamento da Fuerza Aerea Colombiana.

Os colombianos tem um treinamento e uma doutrina de combate aereo totalmente vinculada a USAF.

tadeumar

Prezado Leonardo, Acidentes acontecem, e voce tem toda a razao. Mas o que me intriga e o fato de que os pilotos nao ejetaram. Nao concordo que os pilotos tenham perdido o sentido de orientacao especial , porque um piloto nao pode confiar em seus sentidos cinestesicos, e sim nos instrumentos de voo. O Attittude Indicator do cockpit esta ai exatamente para isso; para indicar a rotacao lateral e longitudinal da aeronave, e os pilotos eram pilotos de combate profissionais. Quanto aos asentos ejetores, mesmo que tivessem tido uma falha eletrica geral, eu penso que o modelo russo deve ser… Read more »

Lúcio Sátiro

Que me desculpem os senhores mais “afetadinhos”, mas eu comemoro, e muito, a queda do Su-30. É muito provável que tenha sido abatido. Diversos vídeos estão circulando no youtube, vídeo de 3 a 4 dias atrás, mostrando grande movimentação de caminhões venezuelanos com mísseis russos, segundo as notícias e salvo engano, para a região de fronteira com Colômbia e Brasil.Os vídeos foram feitos pelos próprios venezuelanos, feitos por celulares de dentro seus carros quando cruzavam com os veículos.Pode ser que os loucos estejam posicionando os mísseis para uma retaliação em algum momento oportuno.Não identifiquei se eram mísseis terra -ar ou… Read more »

Henderson

Me desculpe ,Lúcio Sátiro, mas sua ideologia é um desastre. Você comemora a morte de piloto que você nem conhece. Além disso, você quer que todo mundo acredite que o avião foi abatido.

Na Venezuela não existe ditador. O governo atual mesmo que você gostando ou não ele foi eleito pela maioria da população. Isso se chama democracia.

tadeumar usando outro nick ??

Leonardo

Henderson,
Queria entender que democracia é esta que mais de 90% da população é contra o GF, tanto na Venezuela, tanto aqui, Argentina, Cuba, etc.
Estranho né? O GF não deve representar a maioria da população?????
Sds

Henderson

Leonardo,

Podemos não gostar, mas tem que respeitar porque é um governo eleito. O fato de não gostar isso é motivo para derrubar? Isso seria um golpe para quem defende tanto a democracia.

Eu não estou gostando do governo Dilma, mas nem por isso vou torcer para tirar ela a força do poder. Se ela for renunciar que seja por vontade de dela e não através de golpe.

fizeram isso recentemente através de ONGs patrocinados pelos EUA e a União Europeia para tirar um presidente eleito pró Rússia do poder na Ucrânia .Viu o que virou Ucrânia hoje?

Leonardo

Hederson, Você acredita nessas urnas eletrônicas, só você acredita nas eleições na Venezuela, não seja injenuo. Dezenas de notícias na uol, estadão falando que os caminhões com as celulas são levadas para um lugar escondido e queimada. Saiba que até a Nasa e o Pentagono já foram hackeados por uma criança de 16 anos. E urna que pareçe uma calculadora, é o sistema mais seguros do mundo. Então, porque Brasil, Venezuela, Cuba, Argentina estão entre os países menos transparentes, e com menos confiança no mundo?? De acordo com site heritage.org Esses países não um dos países que não se recomendam… Read more »

Leonardo

De acordo com site Heritage.org
Calculam o grau de liberdade entre 178 países.
Venezuela é terceiro pior do mundo, Argentina é o décimo pior do mundo, Cuba é o segundo pior do mundo perdendo somente da Koreia do Norte. Todos estes países considerados países de repressão.
O Brasil está em 118 lugar, considerado regime com pouca liberdade.
O que dá para concluir com esta lista, liberdade=prosperidade=qualidade de vida=desenvolvimento=segurança
Sds

Jefferson

Henderson

O fato de ter sido eleita democraticamente não é excludente para ela cometer ilícitos, e se ficar realmente comprovado que ela se ultilizou de recursos exclusos, desviados da petrobras ela tem sim que responder por isso e principalmente sofrer o impeachment

Emilio

Boa noite amigos, já que temos teorias, vejam a minha: 1) Maduro tentava jogar “truco” com os colombianos e com a Guiana para forçar o povo a votar em seu partido nas eleições correntes, expulsou civis, contou bravatas, mostrou os Su-30 além da fronteira e tava tudo dando certo. Posava de macho pra população e provocaria a Colombia até o nível das escaramuças de fronteira, aguardaria a UNASUR e OEA convocarem uma reunião de paz e quando tudo estivesse acabado, as eleições teriam passado e eles mantido o poder. 2) A Colombia poderia aceitar e ficar quieta, mas resolveu mostrar… Read more »

Rinaldo Nery

Os alienígenas do filme Independence Day abateram o SU-30. Split S à noite pra perder altura…. Valha-me Deus…. Pilotos de Flight Simulator.
Vou falar pela décima vez: a Venezuela é o Paraguai que ganhou na mega sena! Força Aérea peladeira!
Na VENBRA que participei em 2003 vi que a Defesa Aérea deles é bem zoneada.

AFN Barbosa

Bom, já que estamos compartilhando teorias, a minha é de que estes oficiais tentaram desertar levando uma aeronave de combate mas foram abatidos pelas baterias antiaéreas venezuelanas, por isso a “pressa” em se estabelecer uma narrativa oficial.