1. É possível viajar em uma aeronave da FAB?
É possível sim, em território nacional, por meio de inscrição no Correio Aéreo Nacional (CAN) da localidade onde se deseja embarcar. Entretanto, a viagem está condicionada à disponibilidade de vagas e de aeronave com destino ao lugar requerido. Para mais informações, entre em contato com uma das seguintes unidades:

Região Sul:

  • Canoas/RS – (51) 3462-5166
  • Florianópolis/SC – (48) 3229-5021
  • Santa Maria/RS – (55) 3220-3309

Região Sudeste:

  • Pirassununga/SP – (19) 3565-7025 / 3565-7205
  • Rio de Janeiro/RJ – (21) 2138-4020 / 2138-4212
  • São Paulo/SP – (11) 2465-2038 / 2465-2039

Região Centro-Oeste:

  • Brasília/DF – (61) 3365-1002
  • Campo Grande/MS – (67) 3368-3126

Região Norte:

  • Belém/PA – (91) 3182-9327
  • Boa Vista/RR – (95) 4009-1036
  • Manaus/AM – (92) 2129-1729
  • Porto Velho/RO – (69) 3211-9722 / 3211-9725

Região Nordeste:

  • Fortaleza/CE – (85) 3216-3195
  • Natal/RN – (84) 3644-7135 / 3644-7136
  • Recife/PE – (81) 3322-4182 / 3461-7653
  • Salvador/BA – (71) 3377-8225

2. Existe um prazo ou tempo determinado para solicitar uma vaga em aeronave da FAB?
Certamente, a solicitação deve ser realizada com antecedência, em coordenação com o posto CAN mais próximo de sua residência. No entanto, a viagem está condicionada à disponibilidade de vagas e de aeronaves com destino ao local requerido.

3. Preciso pagar para viajar em aeronaves da FAB?
Não. Normalmente, a viagem ocorre em aproveitamento de alguma missão previamente planejada e o embarque de passageiros não representa custo algum.

4. Quantas vezes posso viajar?
Não há limite imposto para usar as aeronaves da FAB. A viagem está condicionada apenas à disponibilidade de vagas e de aeronave com destino ao lugar requerido.

Transporte de Enfermo
1. Tenho um familiar doente, posso contar com o auxílio da FAB para levá-lo para uma localidade que ofereça melhores condições de atendimento médico?
Essas missões, também conhecidas como Missões de Misericórdia podem ser solicitadas via prévio contato com o SALVAERO – BRASÍLIA. Este órgão envia ao solicitante um formulário o qual deve ser preenchido e encaminhado de volta ao próprio SALVAERO.

SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO – SALVAERO

Tel: (61) 3365-1212

FONTE: fab.mil.br

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Oliveira

Deve ser mais fácil ir num enterro de anão do que um civil “comum” conseguir voar num voo do CAN. Há uma lista de quem tem prioridade para voar: 1 – Saúde / Internação 2 – Militares da FAB a serviço 3 – Saúde (consulta ou tratamento) 4 – Concedida pelo comandante ou autoridade da área local do CAN 5 – Militares da ativa da FAB em férias, núpcias, luto, licença especial ou licença do serviço com a apresentação de boletins 6 – Militares da FAB e seus dependentes que o acompanhem 7 – Dependentes de militares do FAB da… Read more »

Jandira Cruz Ferreira

Eu ja viajei 4x pelo CAN no mesmo ano em 2018

Alexandre Santos

Fui militar da FAB fiquei 6 anos na época quando tirava férias eu sempre ia de carona ( piruando vôo ) nas aeronaves do CAN ou outras em missões
Dentre umas delas a Fernando de Noronha
Nesses 6 anos sempre que tirava férias sempre tinha carona só não fui para região norte do país mas o restante em todos os lugares e claro por ser militar ficava hospedado nas OM.
Bons tempos
1°/95 BACO.

jiovani

O Correio Aéreo Nacional é um serviço postal militar brasileiro, cujo objetivo é integrar as diversas regiões do país e alguns países estrangeiros, permitindo, assim, que as ações governamentais possam alcançar essas áreas. O transporte de passageiros, em território nacional, é um serviço de cunho social prestado pela Força Aérea Brasileira ao cidadão, utilizando-se do aproveitamento de vagas ofertadas nas aeronaves da FAB que estão em missões de transporte aéreo logístico ou não. Todos os brasileiros natos e os estrangeiros, militares ou civis, desde que tenham a autorização formal do Estado-Maior da Aeronáutica ou do Gabinete do Comandante da Aeronáutica… Read more »

Fernando Henrique

Concordo! Já liguei nos telefones de SP pois fui informado que deveria primeiramente fazer um cadastro no CAN, porém quando fui atendido eles queriam saber para onde eu queria ir! Como posso me programar para ir para algum lugar pegando carona se não sei se vou conseguir essa carona? Acho que tudo isso é balela deve precisar de um QI para pode pegar carona! Como tudo aqui no Brasil.

Fillipe

Na verdade, é uma “carona”. Não é um aplicativo de transporte. A missão é para transporte de militares da Força Aérea, e sim, se programar para isso não é fácil. E não precisa de ninguém te indicar. Não é um aeroporto civil, então não espere viajar numa primeira classe.

Eduardo

Acabei de viajar sem nenhum problema ou dificuldade

ivanildotavares

Quando viajei num Hercules (C130) fiz o seguinte: Cheguei 5h da manhã na Base Aérea do Recife e fiquei embaixo da asa do avião. Por volta das 6h, um oficial começou a chamar nomes que constavam de uma lista que estava com ele. Quando o último foi chamado, ficaram umas cinco ou seis pessoas, inclusive eu. Então o oficial falou. Não tem mais vaga mas, quem quiser viajar em cima da bagagem, na rampa, em qualquer lugar, ele não se responsabilizaria. Ainda falou que sentia muito com quem tava de branco, eu estava usando o uniforme 5.5 (todo branco), porque… Read more »

Maria Julia de Freitas Sabag

Eu viajei muito e quem está na chuva é para se molhar.. Calça jeans mochila deitada no chão do avião por isso chamamos de carona aérea nacional.. Estive muito doente e na época que morei em Manaus não tinha o que reclamar.. Fazia Rio-Manaus sem banheiro no avião era um avião de guerra como é que eu vou de branco? Houve situações que tivemos que fazer pouso de emergência no meio da selva eu como mulher me adaptei a situação esperei consertar o avião tivemos que dividir toda a comida banheiro não tinha era um saco de lixo meus filhos… Read more »

Groo

Depois de ver estes 13 itens começo a achar que é mais fácil ganhar na mega sena e fretar um jatinho executivo.

Fillipe

Muitas pessoas conseguem, porém, tem que tentar. E se for viajar numa aeronave militar, não espere ser tratado como se estivesse num avião civil. Pois uma aeronave militar, é uma extensão do quartel, conforme estatuto dos militares.

aninha

eu consegui viajar até natal , meu pai havia falecido e eu não encontrei vaga nenhuma nas companhias aéreas pois era véspera de feriadão e todos os voos estavam lotados. fui então para a base aérea do galeão junto com o meu tio que é da reserva da marinha e ainda assim foi muito difícil embarcar.

[…] se candidatar a uma vaga no avião, você precisa se inscrever no Correio Aéreo Nacional, que se localiza na base aérea da sua cidade. Leve cópias da identidade e comprovante de […]

Luiz Fhelipe

Sou maior de 16 anos. Meu responsável legal precisa ir comigo até o Correio Aéreo Nacional da minha cidade p/ efetuar minha inscrição? Qualquer maior de 18 anos pode efetuar minha inscrição? Posso ir sozinho?

Noel Silva

Será q eu consigo uma corona com esses deputados, senadores e ministros q vivem pra cima e pra baixo (desculpe o trocadilho) nos aviões da FAB?

Edrei Samuel Miranda Toledo

Dependendo da cidade realmente é muito difícil ter vaga logo. Aqui em São José dos Campos viajei umas 3 vezes por esse método e não tive problema nenhum. Até cafézinho foi servido á bordo! =D

Caio Almeida de Azevedo

Será que voo para Campo Grande tem alta demanda? a inscrição pode ser feita no dia da tentativa da viagem ou posso fazer antes e ficar em uma “lista de espera” ?

Bernadete Pinto Ferreira do Lago

Já viajei duas vezes pela Força Aérea sem dificuldades e adorei! basta uma boa dose de paciência (vocês ainda estarão no lucro) e de espírito aventureiro.
Espero viajar novamente. Vou me inscrever de novo.

Lidia Maria Menezes dos santos

Já viajei de ida e volta e não tive problema algum. Fiz minha inscrição naturalmente e fui contactada sobre o vôo. Fiquei na reserva, aguarde e fui embarcada. Foi um vôo bem tranquilo

carlos couto

muito legal

jorge maia

boa tarde ao canal de informaçao da força aerea tem como cidadao voar meu nome se chama jorge maia sou de recife pe mas gostaria de voar para minha cidade natal como se fasser atraves desse email meu contato e via fone movel _________________
_
COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES: PARA INFORMAÇÕES SOBRE VOOS DO CORREIO AÉREO NACIONAL, ENTRE NO LINK DA FAB ABAIXO E CONFIRA AS FORMAS DE CONTATO: http://www.fab.mil.br/perguntasfrequentes#VIAJAR-EM-AERONAVES-DA-FAB

José Vicente da Fonseca Filho

Alguem saberia me informar se tem vôos do CAN saindo da Cidade de Juazeiro do Norte CE,e se tem por lá algum posto de inscrição da FAB por lá?
_
NOTA DOS EDITORES: PARA INFORMAÇÕES SOBRE VOOS DO CORREIO AÉREO NACIONAL, ENTRE NO LINK DA FAB ABAIXO, ONDE CONSTAM OS DIVERSOS TELEFONES PARA FAZER SUAS PERGUNTAS DIRETAMENTE AOS RESPONSÁVEIS PELOS VOOS DE SUA REGIÃO: http://www.fab.mil.br/perguntasfrequentes#VIAJAR-EM-AERONAVES-DA-FAB

Ana

Gente entrei em contato com o CAN de SP, me trataram super bem, me orientaram viajo em breve com a força áerea e sinceramente não tenho do que reclamar…

Felipe

Acabei de entrar em contato com o CAN de Guarujá eles me informaram que de o comparecer a base aérea da minha cidade com rg e cpf para efetuar cadastro na lista de espera.. Espero conseguir viajar pois possuo dois cães e necessito transporta-los comigo

Renata

Pra ser mais interessante, devia fazer inscrições virtuais.

Carina

Gostaria de agradecer a oportunidade q a FAB seu para mim e meu amigo fomos em Brasília saindo do can do rio muito rápido fiz a escriçao na quarta feira dia 01/06/16 qdo foi na quinta dia 02/06/16 recebi um email para comparecer na base do rio no dia/03/06/16 fomos muito bem recepcionado pela equipe do can obrigada pelo passeio

CARLOS

gostaria de saber se tem voo para foz do Iguaçu

jose

é possivel viagens até a costa africana?

Dalva Regina Alves da Silva

Encaminhei minha inscrição a partir do dia dia 18/07/16, pois se aguarda período de dez dias para ser chamada. Estou bem ansiosa pois pretendo visitar meu menino em Mato Grosso.Espero que chamem, caso contrário tenho que refazer pedido mas pode ser por telefone.

Dalva Regina Alves da Silva

Estou no aguardo para viajem a Campo Grande, Mato Grosso. Quero ver meu filho que não vejo desde fevereiro. Aguardo ansiosa. Abraços

José Arenas

Olá! Eu sou de Venezuela e quero saber si há uma maneira de viajar desde Manaus a Rio de Janeiro. E possível? Sei que si para Brasileiros mas para estrangeiros também?? Estou no Manaus neste momento.

Adriana de Carvalho

Vou me inscrever hoje mesmo…. ou melhor me informar onde devo me inscrever já que resido em Mogi Guaçu – SP, e espero viajar sim, principalmente depois de ter dito aos meus filhos Othavio (14) e Antonio (10) que viajar de avião é top. Eles estão super ansiosos.

Lourdes Maria (@AlvesNuncia)

EU, viajei no Hércules em 1965!!!! Adorei!!!! Agora quero ver se consigo em 2016!!!!!! Booooraaaa …

Maria

Preciso ir até Manaus, fazer um curso de sobrevivência na selva… Será que eu consigo uma carona?

Marcelino Triunfo Firmino Lobato

Marcelino Lobato sou militar do Exército e fui transferido para Tefé-AM junto com a minha família. Eu posso viaja no avião da FAB- Correio Aéreo Nacional para Manaus-AM no final do mês de dezembro de 2016.

Paulo Sergio da Rocha Pitta

É possível sim viajar pelo CAN, sou civil e já fiz várias viagens Rio/Manaus/Rio sem interferência de ninguém, muitas delas como confirmado e outras apenas com a inscrição em mãos e comparecendo no horário de embarque. sempre que houve vagas consegui viajar e a tripulação sempre foi muito atenciosa.

claudia Santana

Gostaria de saber se a inscrição somente pode ser feita presencial? Ou por e-mail, telefone?

Wellington

Viajei uma vez de carona com a FAB no CAN e fui muito bem atendido…

Armando Alves de Jesus

eu não tenho que reclamar da FB pois quando eu estava necessitando do voo, conseguir, e só ir com calma explicar sua situação e dar os documentos necessários e provar que realmente esta precisando do voo , agora me desculpe se não for o caso, a passeio ,tenha misericórdia não da né tem pessoas aflitas como eu estava e agora estou quero voltar para minha terra vou no can para ver se posso veja bem se tem voo para fortaleza depois volto a escrever,por motivo de doença.

Jaxsely

Ola preciso saber se o CAN faz viagem internacional, preciso muito fazer uma viagem missionaria para o Haiti, ajudar em um orfanato

Ana Cristina Rodrigues Aranha

Tem CAN aqui em.s.Luís do Maranhão?

Diogo

Não tem, mais proximo é fortaleza

adriele santos

gostaria de ir pra sao luiz, ais vi q nao tem.. poxa

Luciene

Já viajei várias vezes. Manaus Rio, Rio Manaus. Já fui no Ercules e em Boeing que só ia Os grandes….todas as viagens foram boas.