Indonésia seleciona o caça russo Sukhoi Su-35 para substituir o F-5E Tiger II

13

Su-35

O Ministério da Defesa da Indonésia selecionou o caça russo multimissão Sukhoi Su-35 “Flanker-E” para substituir os caças Northrop F-5E Tiger II da Força Aérea da Indonésia, informou o ministro da Defesa Ryamizard Ryacudu em 3 de setembro.

Ryacudu disse em comentários à agência estatal Antara que o Ministério “concordou em comprar um esquadrão de Su-35s” para substituir os F-5E, que entraram em serviço no país em 1980 e que devem sair de serviço no final deste década.

Essa seria a primeira exportação do Su-35. A Força Aérea Russa encomendou 48 aviões do tipo, com entregas começando em 2012.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini

Roberto,

Su-35 é só monoposto. Biposto é o Su-30.

Uma explicação simplista, pensando em caças, é a doutrina de defesa aérea do F-15 (monoposto, USAF) e F-14 (biposto, USN).

Sobre 48 caças, trata-se da compra russa. A da Indonésia o texto fala genericamente de um esquadrão.

Hamadjr

Poisa então, já dizia um velho deitado aqui do sítio, ter não significa saber o que fazer isso não significa não aprender.

Felipe Morais

Um mercado a menos para o Gripen?

Decisão racional dos Indonésios, tendo em vista a salada de fruta que já operam.

Baschera

Segundo matéria do próprio PA, de março de 2013, a Indonésia estava fortemente inclinada a adquirir o S-35. A quantidade provavelmente vira a ser de 16 unid.

Sds.

Wellington Góes

As opções mais racionais eram: F/A-50 Golden Eagle, F-16 e Su-35. O mais lógico mesmo seria substituir uma aeronave leve e de baixo custo por outra equivalente, caso do F/A-50 (o qual já possuem no seu inventário). Mas, ao que parece, o objetivo foi dar ainda mais capacidade de combate.

Vader

Estranho substituir F-5 por Sukhoi. Sem contar que são aeronaves completamente distintas em termos operacionais, os custos de manutenção são totalmente outros. Enfim…

Matheus Augusto

Nada mais lógico a indonésia optar pelo SU-35 sendo que já opera SU-27 e SU-30, assim padroniza pelo menos parcialmente sua aviação de caça, já os hindus, esses sim tem uma salada mista pra assustar qualquer especialista em logística.

Matheus Augusto

Também pode ser como o Wellington disse, talvez eles planejam aumentar a capacidade de combate dessa unidade equipando-a com um vetor mais potente.

Mauricio R.

Essa força aérea mais parece uma colcha de retalhos.
Deveriam focar na redução da diversidade de modelos, de modo a consolidar a linha logística.

Wellington Góes

O foco deles é não ficar amarrado a um único fornecedor. Depois de toda aquela confusão em 1998/1999, por conta da independência do Timor Leste, eles sofreram embargos de equipamentos militares e tiveram prejudicado bastante a proficiência dos seus pilotos de BAe Hawk e F-16, dentre outros. Se olhamos direito, eles estão longe de serem desorganizados como os hindus. Eles possuem hoje: – Grob 120-TP para instrução primária e básica; – KAI KT-1B Woong-Bee, instrução avançada e armada; – Super Tucano como COIN; – Bae Hawk 209 ataque leve; – KAI T-50 LIFT (instrução avançada de caça); – F-5 como… Read more »

Wellington Góes

Uma força aérea, equipada com a dupla Su-35 e F-16 blk 60, estaria muito bem mobiliada por um bom tempo ainda. Isto poderia ter acontecido com a FAB a cerca de quinze anos atrás (ou algo semelhante), hoje poderíamos está discutindo caças de 5g. Numa proporção de 1 pra 2, respectivamente, teríamos uma capacidade de combate inigualável no hemisfério sul. Infelizmente, nossos planejadores militares e governamentais não achavam isto, não quiseram nem o Su-35 e muito menos o F-16, azar o nosso. Preferindo bancar uma disputa na busca por poder e influência, tentando angariar alguma vantagem por fora, bem como… Read more »

Oganza

https://www.youtube.com/watch?v=uZbqkxjAK8E

Interessante opnião de um “especialista” Russo sobre a 5ª Geração, F-35 e o atual patamar tecnológico russo.

Ps: não faço a menor idéia de quem é essa cara ou sua credibilidade.

Pps.: As legendas estão em inglês.

Grande Abraço.

Rinaldo Nery

Nossos “planejadores militares” não queriam uma compra de prateleira, sem ToT, com suporte logístico duvidoso. Vide os AH-2 Sabre, que estão dando uma dor de cabeça danada.