AEL entrega protótipos WAD e HUD ‘Modelo A’ como parte do programa brasileiro para o Gripen NG

20

 Gripen NG WAD Protótipo

A AEL Sistemas (AEL) entregou ontem, dia 2, à Saab, com sucesso e dentro do cronograma, os primeiros protótipos “Modelo A” das unidades WAD e HUD para o Gripen NG brasileiro. Em fevereiro de 2015, a Saab anunciou a seleção da AEL como nova fornecedora no Brasil. Saab e AEL também assinaram um contrato para a transferência de tecnologia. A AEL foi selecionada para fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), que serão integrados ao Gripen NG para o Brasil como parte do contrato F-X2.

O programa de desenvolvimento do WAD e do HUD começou em janeiro de 2015. Já o do HMD teve início em maio deste ano. O novo programa de sistemas aviônicos para a aeronave será executado ao longo de quatro anos e inclui o desenvolvimento, a integração e o trabalho de produção, que serão realizados em Porto Alegre (RS). O trabalho de integração do sistema será feito pela Saab e pela Embraer.

O WAD para a aeronave brasileira Gripen NG é um sistema único e inteligente de exibição de tela grande (19 x 8 in), redundante e multiuso, em cores e de alta resolução, com apresentação contínua de imagem, capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, touchscreen ou interfaces externas. É a principal fonte de todas as informações de voo e missão na cabine de piloto.

A AEL também vai desenvolver um novo HUD para a aeronave brasileira. O HUD fornece informações essenciais de voo e missão para o piloto ao olhar a frente através da cabine. Já o HMD Targo é a próxima geração do equipamento, que permite que o piloto veja dados e imagens de alvos reais e virtuais, adicionando funcionalidades que aumentam a consciência situacional e a capacidade de julgamento e decisão do piloto.

Os protótipos permitirão à Saab antecipar as atividades de engenharia de software e sistemas, reduzindo assim o risco de integração na aeronave. Uma extensa campanha de testes em voo será ainda realizada em estreita cooperação entre a AEL e a Saab, em Linköping, Suécia.

wad hud

“Estamos orgulhosos de entregar esses protótipos em tempo, dentro do cronograma, e com qualidade, permitindo que os engenheiros da Saab possam continuar o trabalho de integração para a aeronave. Acreditamos que este fato destaca e evidencia o compromisso da AEL com a Saab e a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer a próxima geração de cockpit para a próxima geração de caças”, afirma Sérgio Horta, presidente da AEL.

“Este é um passo muito importante no desenvolvimento do Gripen NG para o Brasil. Demonstra uma cooperação muito eficaz entre a AEL e a Saab e é um passo de sucesso na cooperação industrial entre a indústria brasileira e a Saab no programa Gripen NG”, diz Mikael Franzén, Diretor do Programa para o Gripen no Brasil.

O processo brasileiro de aquisição para o 36 Gripen NG está em curso e o contrato está previsto para entrar em vigor durante este ano. A transferência de tecnologia do WAD, do HUD e do HMD para a AEL também está em curso. O escopo adicional focará no desenvolvimento da interface Homem-Máquina (HMI) para os caças avançados, juntamente com oficinas de manutenção de aviônicos. Atividades no âmbito do presente contrato terão início no segundo semestre de 2015, na Saab, em Linköping. Isto incluirá cursos teóricos e treinamento no ambiente de trabalho.

Sobre a AEL Sistemas

A AEL trabalha nos setores de defesa e espaço desde 1983. A AEL é brasileira – sucessora da Aeroeletrônica – e está localizada em Porto Alegre (RS). A companhia desenvolve programas de modernização de plataformas militares e atualmente é uma das principais parceiras das Forças Armadas do Brasil. Embraer, Helibras e INPE são alguns dos clientes da empresa.

DIVULGAÇÃO: AEL Sistemas/ FSB Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ícaro Luiz Gomes

Pelo menos no Titanic eles nao sabiam que iam afundar, ja em banania?!

Sobre o WAD, ele é uma ferramenta interessantissima para se melhorar a consciencia situacional e formar uma nova doutrina bvr. Mas acho que é uma ferramenta q trara mais dor de cabeça para o futuro da FAB q ganhos por conta da manuteçao, ms poderia ser pior.

Groo

A infame “Tela da discórdia”. Vamos ver o que vai dar a investigação do Ministério Público.

Nautilus

Eu fico impressionado de ver como as viúvas ainda choram…

Oganza

Muito bom, vejamos pelo lado positivo: O Gripem Br assim como o F-35 serão as únicas aeronaves de caça com home theater do planeta… 🙂 Ps.: a AEL irá desenvolver o novo HUD. Ok, mas esse protótipo do HUD ai é bem menor em área e ângulo de visão/visada que o original atualmente usado nas versões C/D… isso não pode ser ruim? Nos trechos: “O trabalho de integração do sistema será feito pela Saab e pela Embraer.” “Uma extensa campanha de testes em voo será ainda realizada em estreita cooperação entre a AEL e a Saab, em Linköping, Suécia.” Traduzindo:… Read more »

Groo

Quem vai querer olhar pro HUD se tem com uma tela widescreen logo abaixo 🙂

Nick

Caro Groo,

O HUD na realidade é mais um backup do HMD Targo e do próprio WAD. Por exemplo, no F-35 nem existe mais.

A matéria em si é sim propaganda/divulgação, mas diante de tanta discórdia em torno do WAD (e que precificaram em US$900 milhões) ignorando outros itens da versão BR do Gripen E, é bom fazer isso. Afinal a LM faz isso o tempo todo com o F-35… 🙂

[]’s

Vader

Eu acho que essa tela era completamente desnecessária. Poderíamos ter usado a mesma tela do NG sueco e daria operacionalmente quase na mesma.

Mas dizer que foi ela que custou US$ 900 milhões é errado. Inúmeras outras customizações pedidas pela FAB foram a causa do sobrepreço, sem contar o reajuste na proposta original.

Enfim, Inês é morta. O MPF já sinalizou que está tudo ok no contrato.

Justin Case

Amigos, Não gostei dessa solução de tela plana + HUD. Para conseguir colocar a tela plana em uma altura razoável, o HUD ficou muito menor e parece que está posicionado ainda mais distante do piloto do que na versão original. Isso vai diminuir muito o campo de visada (field of view), o ângulo que pode ser visto, a partir dos olhos do piloto, até os limites do HUD. A configuração original, além de utilizar um HUD muito maior (mais útil), permite que as telas laterais sejam posicionadas mais altas. É evidente que uma tela plana permite mais flexibilidade de uso,… Read more »

Groo

Talvez o HUD seja pequeno por causa da tela no capacete.

Justin Case

Groo, bom dia. Não tenho dúvida de que esse argumento foi amplamente utilizado ao se propor o WAD com HUD pequeno, mas existe, sem dúvida, um problema instalativo (indisponibilidade do espaço na parte central alta do painel). Temos que lembrar que o HUD atualmente é o instrumento primário de voo. A quantidade e a facilidade de leitura das informações é proporcional ao seu tamanho. Se ele é usado como fonte principal para o controle da aeronave, mais espaço útil sobra para a apresentação de dados operacionais e de sensores nos outros displays. Além disso, não creio que o HMD venha… Read more »

_RJ_

Tá de sacanagem que o HUD escolhido foi esse?
A própria ELBIT tem coisa melhor.
Deveria ser de tecnologia mais moderna (como aquele que injeta a imagem no vidro, me fugiu o nome agora) ao invés desse trambolho de projetor para um combiner pequenininho. Vamos ter Gripen com limitação de F-5 imposta pela AEL.

Justin Case

Pois é. Não há dúvida que existe incompatibilidade de espaço. A área mais nobre para instalar um display certamente é logo abaixo da transparência do HUD. No entanto, podemos verificar a configuração de qualquer aeronave de combate (Sukhoi, Gripen, F-16, F22, Typhoon, ou mesmo os nossos F-5M, AF1-B, A-1M, A-29) e confirmar que nenhum tem display naquela posição. O pequeno espaço à frente do equipamento óptico do HUD é aproveitado para instalar paineis de entrada de dados, que não mereceriam tal prioridade de visualisação. A única exceção é o Rafale, mas este teve que trazer seu HLD (Head Level Display)… Read more »

Justin Case

Olá, Roberto. Bem legal essa demonstração das funcionalidades do painel do F-35. Mas quero ver se o piloto consegue colocar o mundo em freeze para brincar com as telas, como fez naquele simulador. Ou fazer tudo aquilo com luvas e manobrando com 4 G. Mas, atualmente, temos sim que planejar missões durante os voos. Tem sido comuns missões de duração superior a cinco horas, contado o deslocamento para a área. Certamente esse tempo é usado também para planejar detalhes finais da missão. Hoje é quase uma regra a atuação contra alvos de oportunidade, a partir de uma posição de espera.… Read more »

Oganza

Caro Roberto,

esse conjunto de “círculos” ou seguimentos de círculos servia como referência/assistência para o tiro em deflexão?

Muito bom.

Oganza

Perfeito Roberto, não é complicado não, entendi direitinho… 🙂 em teoria é muito parecido com tiro em movimento que praticamos aki nos EU… fiz os 3 módulos* de tiro a partir de veículo em movimento… e o tiro de visada lateral com o alvo “parado” as 9h ou 3h era sem dúvida o mais difícil. O instrutor usava traçante para podermos visualizar a deflexão e a queda do projétil, que nesse caso era mínima, mas perceptível. – Era por isso que os caças na 2ª GM tinham traçante no mix de munições, para a deflexão “ser visível”? Quanto ao distância,… Read more »

Oganza

Caro Roberto, eu praticamente só moro, na prática passo uma média de 4 a 5 meses apenas lá. Por conta do trabalho eu tenho que viajar muito e 75% dos destinos são para o Brasil. Já atirei com praticamente tudo, menor que uma .50. A coisa do tiro veio por conta da minha família americana. Meu sogro e meu cunhado mais velho são veteranos, meu outro cunhado é Sheriff, minha esposa atira desde os 8 anos e meu melhor amigo é um armeiro de profissão… sem falar que somos da Luisiana e lá eles saem pra caçar e matar o… Read more »

Rinaldo Nery

Acho que o WAD é a nova tendência. O avião não possui UFCP abaixo do HUD porque está no WAD. No próximo pernoite em Porto Alegre vou tentar visitar a AEL e conhecer in loco o equipamento, visto que o Gerente de Negócios é da minha turma, ex piloto de provas. Postarei aqui o que observar.

Justin Case

Amigos,

É impressão minha ou o WAD na estação da AEL está instalado mais baixo do que no Gripen maquete 1:1?
Acho que aquele Gripen não tem todo o HUD, mas apenas a parte superior dele (a transparência).
Abraços,

Justin

Rinaldo Nery

Chama-se combiner.

Justin Case

Valeu, Nery.

Não lembrava mais. É a idade.
Abraço,

Justin