Tarifas alfandegárias adicionais pesaram na decisão.

Sukhoi  Superjet 100 - foto 2 Sukhoi

ClippingNEWS-PA A companhia aérea do Cazaquistão SCAT, que não é listada em bolsa, fará leasing de 15 aeronaves Sukhoi Superjet 100 (SSJ100) da russa State Transport Leasing Company (GTLK), após ter avaliado anteriormente os aviões 170 e 190 da brasileira Embraer e o CRJ1000, da canadense Bombardier, de classe semelhante.

A SCAT, companhia aérea regional com sede no sul do Cazaquistão e que faz voos fretados para o exterior, disse que optou pelo SSJ100 porque tanto os aviões da Embraer quanto o da Bombardier teriam sido afetados por tarifas alfandegárias adicionais, tornando o projeto mais caro, especialmente considerando a acentuada queda da moeda cazaque.

O acordo com a estatal GTLK, que fornece equipamentos para companhias aéreas russas e aeroportos, foi assinado na terça-feira, afirmaram as duas empresas sem revelar detalhes financeiros.

A Sukhoi fabrica o jato regional de 100 assentos em parceria com a Alenia Aermacchi, da Finmeccanica.

FONTE: Reuters, via Exame

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Ewerton Calebe

Nenhuma novidade.

Mas pergunto: Sukhoi civil também solta pecinha?

HAHAHAHAHA

Saudações.

DougR

Perder por questões de preço/economia não parecer ser grave…
Se fosse uma escolha por especificações técnicas ou de qualidade, aí seria de se preocupar.

SERGIO RICARDO

Se não comprarem, a máfia russa vem e resolve…kkkkkk

kfir

parabéns agora é orar de joelho para não cair no primeiro voo…
ref ao acidente de demonstração ao qual amento a perda de vidas.

Leonardo

Embraer tem aviões comerciais melhores que esses Sukhois.
Por isso que eu falo, Embraer é uma excelente empresa. Só falta mais dinheiro para que ela possa produzir caças de 4 geração nacionais.
Sds

Claudio Moreno

Azar dos Cazakis….

CM

Santos

Claro que, se tivéssemos uma diplomacia independente e ativa, seria o caso de apresentar o caso à OMC, mas não é esse o caso.

jccunha

US$ 31,7 milhões, cerca de um terço mais barata se comparadas a jatos da Embraer ou da Bombardier, do Canadá, diz a Sukhoi. Te pergunto: quem procura preço encontra qualidade?

leigo

Imagino que a compra é normal. O Cazaquistão deve estar na área de influência russa. Normal que compre avião russo.
E quem disse que é ruim?
Há aviões da era soviética voando até hj…

amanda

Se a Embraer fosse uma boa empresa teria investimento internacional, mas sobrevive apenas com dinheiro publico, ja sugou bilhoes da populacao que nao viu nenhum retorno, pobre nao voa de jato executivo mas paga a conta.

Gustavo Borges

A Embraer é uma excelente empresa, o que ferra com ela é toda a burocracia e carga tributária existente no Brasil. Nosso país precisa reformar isso logo mas o tema raramente é debatido no congresso ou na mídia.

kfir

amanda

seu comentário é de um petralha…

Farroupilha

Cazaquistão…………prefiro trem.

leigo

Acredito que a Embraer é uma das maiores, se não a maior, exportadora do Brasil. Ou já foi. E não se trata de comodities.

Guizmo

“Pobre não voa mas paga a conta”…….mas que comentário estúpido é esse??

Imagina se os países desenvolvidos tivessem essa mentalidade, adeus LM, Grumman, Dassault, Saab, etc…..

Cada lixo que a internet dá microfone…….

Melky Cavalcante

Essa foi uma decisão politica, aqui acolá ocorre em todo lugar.
Mas o problema do SuperJet é que ele chegou no mercado quando os CRJ’s e E-Jets já se consolidaram no mercado, chegou tarde. Problemas de projeto já era de se esperar, já que a Sukhoi não tem experiência na área de aviação civil, essa tarefa deveria ter sido deixado a cargo da Tupolev ou da Iliushlin.

amanda

Petralha é quem acha que empresa privada deve viver de dinheiro publico.

Luiz Fernando

Nossa…. a Embraer deve estar morrendo de preocupação por perder este contrato…

Afinal somente empresinhas como United Airlines, American Airlines, Lufthansa, KLM, JAL, Azul e etc compram seus aviões.

amanda… vai estudar e pouquinho, depois volta a postar aqui.

Aêdo Rocha

amanda 27 de agosto de 2015 at 22:00 Amanda tenta se atualizar, olha a carteira de pedidos da embraer, vive de dinheiro público? há 20/30 anos sim, mas esse seu conceito tá meio defasado. Agora se a FAB quer o desenvolvimento de um novo modelo como o KC-390 ou ALX aí sim vai ter que colocar dinheiro. Olha quantos ERJ-145 e família e quantos E-jets ja voam pelo mundo, e olha quantos estão na FAB. E o dinheiro público que entra na Embraer é muito bem investido e o retorno é garantido, entregam o produto conforme solicitado, além dos empregos… Read more »

lucas

Seria como se a argentina comprasse aviões russos, estando na area de influencia do Brasil.

Andrei

Tá mais pra: Rússia garante que seu quintal continuará comprando seus equipamentos

Enquanto a gente tenta ver se consegue algum parceiro estratégico na América Latina…

groo

O Cazaquistão e a Rússia fazem parte do bloco econômico Eurasian Economic Union, o Mercosul deles.

Daí a vantagem alfandegária que deu a vitória aos russos.

Marcelo-SP

Vai incomodar nas repúblicas fronteiriças da Rússia e em alguns países da África.

De resto, nas grandes aéreas do Ocidente, o filet do mercado, a concorrente continua a Bombardier. Isso aí da Sukhoi nem entra em hangar dessa turma, que é para não sujar o chão.

bruno

foi por causa da Guerra na ucrania a Europa fez embargos a America fez embargos e sao aliados do canadaos embargos aumentaram os custos das importacoesa Russia influeciando o quintal dela fazendo embargos nas areas de jurisdicoes dela tipo naum vai comprar de gringo naum eu aumento os impostos das importacoes no meu quintal e e todo mundo obrigado a comprar de mim no recalque dos navios mistral frances que o putin ficou querendo ate hoje sao varias paradas mais digo e confio os avioes da embraer deixa os da bombardier e sukhoi na vergonha kk

Mauricio R.

“ref ao acidente de demonstração ao qual amento a perda de vidas.” Aviões são máquinas sujeitas a falhas, independente se fabricados pela Embraer ou pela Sukhoi. “Só falta mais dinheiro para que ela possa produzir caças de 4 geração nacionais.” Então não falta nada, seria somente o caso de reinvestir os fantásticos lucros das vendas de aeronaves regionais, em capacitação e projeto. “Agora se a FAB quer o desenvolvimento de um novo modelo como o KC-390 ou ALX aí sim vai ter que colocar dinheiro.” A FAB não é quintal da Embraer, basta publicar as especificações, enviar o “Request for… Read more »