Pindaíba: na Força Aérea Brasileira, semana tem quatro dias

70

Capacete

Cláudio Humberto

ClippingNEWS-PAA Aeronáutica oficialmente se recusa a explicar a decisão de eliminar um dia útil na semana: agora, a carga horária da Pindaíba: na Força Aérea Brasileira, semana tem quatro dias é de segunda a quinta, de 8h às 17h. E a sexta-feira será eterna folga.

FONTE: Diário do Poder

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juliano Lisboa

Isso não é novidade. Nos meus tempos de BAAN em 93, isso era comum, tanto a folga na sexta como a semana toda com meio período. A pindaíba existe há tempos.

Claudio Moreno

Pois é…como iriamos manter um SH ou Rafale com o custo de manutenção e combustível ?

CM

Juarez

Do mesmo jeito que não vão manter os NG, ou tu es um daqueles iluminados que acredita em us$ 4.000,00 dolares na hora de voo.?
E obvio que cada umtem o direito sagrado de acreditar no que quiser, tem pessoas que acreditam em Gnomos, Duendes, Fadas e demais do mundo encatado…..

Grande abraco

TJ Lopes

Ê Brasil sem jeito…

Topol

Acreditem, já estivemos bem pior que isso. O vencedor Gripen é sem dúvida melhor caça do short list e com a hora de vôo e o preço de aquisição e manutenção mais barato. O pessoal da Embraer, da Akaer e tantas outras empresas estarão participando diretamente do processo de construção, pegando desde o início, acompanhando desde o primeiro protótipo… isso vai fornecer ao brasil o maior grau de independencia tecnológica dentro das possibilidades oferecidas pelos três últimos finalistas… Depois que a linha de produção estiver instalada aqui a partir do 15º caça e quando começarem a sair de nossas fábricas… Read more »

Morelly

O importante não seria a prontidão 24 hrs das aeronaves que ao ler notei que não esta sendo afetada….Me corrijam se eu tiver errado.

DougR

Ok,
Pode até ser a parte administrativa entrando em folga nas sextas. Mas como estamos em questão de alerta aéreo? Temos uma política para tal? Eles trabalham em forma de plantão?
Lembramos que para invadir espaço aéreo não há hora nem local.

Marcelo Tadeu

DougR

Esta contigência é para o expediente administrativo das bases e prédios, escalas de plantão, guarda, aviões de alerta, etc. não são atingidos. Quando eu servia na BAGL, em 1987, já havia meio expediente.

Marcelo Tadeu

E outra. A imprensa desavisada ajuda a perpetuar a pindaíba pelo jeito que eles escrevem. Aposto que todo mundo que leu tb teve a sua dúvida.

Delfim

OFF-TOPIC : Venezuela e Colômbia estão se estranhando na fronteira, forças policiais e militares bolivarianas estão expulsando colombianos, sem direito de levarem ou venderem seus bens.

Em inglês : http://www.bbc.com/news/world-latin-america-34063674

Ou seja, o Cone Sul prestes a pegar fogo e nossas FA’s no sufoco… será que receberemos os Gripen antes de acabarmos chamuscados ?

Mario Heredia

Agora fiquei preocupado. Vai que o Evo Colareiro Morales sabe disso. Ele vai ordenar um enorme ataque aéreo na sexta.

Sacanagem, desse jeito ninguém vai poder aproveitar as noites de sexta devido a mais essa preocupação.

Já imaginaram, você ali tomando seu chopinho e sem mais nem menos começam a nos bombardear com pedras de craque. Era só o que faltava.

Rodrigo Marques

Uma das poucas coisas que funcionam como deveriam no país é a Receita Federal. lá tem altos salarios, supercomputadores, etc…

Não estou esquecendo do escandalo do CARF ( que me parece daria para equipar a FAB com o que ha de melhor no mundo)

Não sei o que vai ser das próximas gerações.

Vader

Qual a surpresa?

A FAB está fazendo das tripas coração para ter um novo avião de caça (Gripen-NG) e um novo avião de transporte (KC-390). Só isso.

O que não significa dizer que está tudo certo em um e outro projeto…

Meio-pau e shabat nas FFAAs existe desde o fim do Regime Militar.

De resto é pedir para os bolivarianos nos atacarem apenas de seg a qui das 08:00 às 12:00hs…

Ewerton Calebe

Nenhuma novidade. Cortam até o rancho, dispensam todo mundo meia hora antes… Quem já deu carona pra eles perto de base já ouve falar disso a muito tempo.

Felipe

[OFF] Russia testa lançamento de misseis no T-50 http://tass.ru/en/russia/816531

e novo missíl 58USHK começa a ser produzido em 2016 http://tass.ru/en/russia/816668

Leonardo

Isso que é a prioridade do Brasil. Enquanto aqui tem todas cidades, mesmo cidadezinhas com 2 mil habitantes, tem prefeito, vice-prefeito, 20 secretárias, assessores, auxiliares, etc. 600 deputados federais, 300 senadores, 40 ministérios, etc. Enquanto nos EUA lá é dividido por condado, representa um aglomerado de cidades, e cada condado só tem prefeito e um promotor para fiscaliza-lo nada mais. Somente estados e federação tem assembleia, mas são relativamente pequenas. E lá não tem vice-governador. E casa branca tem somente 15 ministérios. Salários razoáveis e não super-salários e regalias. Resumindo a opera. EUA gasta muito nas suas forças armadas quase… Read more »

DougR

Com certeza Marcelo Tadeu, a imprensa adora aumentar o conto… Ser sensacionalista, e não ir a fundo em assuntos principalmente militares (os jornalistas acham que isso não dá audiência, diante da população que não vê a real importância das nossas Forças Armadas). E bem isso Leonardo, aqui se gasta muito com política e políticos, e nada com o resto, aí entra também outras áreas bem importantes para a nação. Ontem diante da crise que estamos, vimos uma notícia que o governo aprovou emenda pra liberar mais R$500mi para fazer a alegria de deputados de forma a reduzir a “agenda negativa… Read more »

Aêdo Rocha

Não conheço a FAB, nunca fui militar mas uma coisa eu sei: se pode fazer isso de cortar horas de trabalho é por que tem gente sobrando. As dificuldades já são de conhecimento de todos mas será que cada militar presente em uma organização militar se faz realmente necessário? Sei que temos que ter um quadro mínimo de pessoal para qualquer necessidade, mas diante desta prática que alguns citam como de longa data fico com esta dúvida. Nota: Não sou nem fui militar, admiro e reconheço o trabalho e importância das forças armadas, mas como contribuinte e trabalhador da aviação… Read more »

Aêdo Rocha

Topol
26 de agosto de 2015 at 13:49 #

Queria ter seu nível de entusiamo com o Gripen-NG, infelizmente não tenho.
Poderia pontuar, em detalhes, quais serão os ganhos da Embraer como montadora do Gripen em termos de novas Tecnologias? trabalho com a linha Embraer a algum tempo (Emb-120, ERJ-145 e ERJ-195) e o avanço tecnológico é muito grande, acontece que as áreas que avançam são quase todas de fabricação externa, não estou contrapondo seu ponto de vista, é que em meio a tantas opiniões sobre transferências de tecnologia não vejo nenhuma citação direta, pontual e clara.

Tom

Nota 10 pra você novamente TOPOL, assino embaixo!

São Paulino

Aedo não sou especialista, pelo contrário, sou leigo…o que posso tecer é a minha opinião, e a minha opinião é que o aprendizado proporcionará a Embraer condições de desmontar e montar o caça inteiro, virar ele do avesso, poder integrar novos armamentos, fazer ajustes de sintonia dos aviõnicos, dos mecanismos de comando e controle do motor, da integração do radar com os equipamentos, fly by wire com os comandos de vôo, enfil, tudo… se fosse um país sério que pretendesse partir para um projeto 100% nacional seria um atalho e tanto… no maios será um ganho apenas de independência tecnológica… Read more »

Topol

Aedo eu faço minhas as palavras do São Paulino, sem nenhuma reparação… é exatamente isso. TKS.

Maxiliano Mançano

Cade a Disciplina e os valores defendido pelas Forças Armadas ?!

Isso mostra a incapacidade dos atuais Comandantes em sua disciplina! E o respeito ao povo Brasileiro os quais os servem, os valores da população não são esses!

Brasileiro é um povo Trabalhador, péssimo exemplo da Força Aérea! Dai para pior! (Cabide de emprego e plano de aposentadorias) Somente isso!

Quero ver se a UNASUL eles folgam na Sexta feira ?! E estão se armando!

Abraço a todos!

Marcelo Tadeu

Maxiliano,

O Congresso trabalha de Terça à Quinta e ninguém nunca reclamou. Quanto custa por ano aqueles caras contra 300.000 militares que fazem muito mais pela nação.

Aêdo Rocha

São Paulino e Topol, vou tentar pontuar este assunto em outro tópico para não sair do tema. Vocês tem razão em parte. Como MMA que trabalha diretamente na máquina hands on (aviação civil ex: 737NG, A320, E-195) percebo uma certo distanciamento desses conceitos com a prática. Na placa do pátio ou no epóxi do hangar as coisas são bem diferentes. vou tentar ampliar mais o que penso em outro topico, abraços.

amanda

Militares nao tem que cumprir expediente, devem trabalhar quando houver guerra. Nos EUA, os marines apenas tiram servico 3 vezes por mes, podendo exercer outras profissoes.

johnatan warp drive

ironic mode on – todos entram de folga pra focar em um Brainstorming de otimizaçao e criaçao de novas tecnologias aeronauticas e astronauticas hahahaha quanto a indisponibilidade tbm devido ao valor da hora voo, me leva a pensar em um motor que use outro meio de propulsao como eletrica criando plasmas de gases disponiveis na atmosfera e comprimidos por intensos campos magneticos, seria entao o ponto principal a eletricidade que poderia ser obtida por paineis solares de alto desempenho, energia nuclear. posso estar sendo muito ingenuo, mas acredito que se havendo foco nesse tipo de tecnologia, haveriam grandes ganhos futuros… Read more »

johnatan warp drive

Alguem tem noticias do VLS, Propulsor a laser ou o Hipersonico 14x ?

Alan

É pra facilitar a entrada de drogas e dos venezuelanos, este site ainda não colocou 1 matéria sobre a invasão dos venezuelanos em Roraima ou de outros planos desse governo do PT sobre 1 possivel guerra em nosso território

Danilo José

Triste …

Leandro Moreira

Se e a area administrativa, nao vejo problemas, isso e feito a muito tempo, todos sabemos que no ALEBAS funciona 24hs por dia 365 dias por ano, isso me lembrou o recente treinamento dos SABRE, 8 de uma so vez, alguns reclamaram “por que nao os doze?”, ora, os outros estavam de prontidao 02 e talvez revisao 02.

Leandro Moreira

Nao estou vendo muita clareza nas notas deste claudio humberto.

Luiz Trindade

A FAB trabalhar somente 04 dias da semana. A prontidão existe, mas nem conte com o rancho e nem lanche. Tem de trazer de casa a quentinha!

Vergonha heim? O que mais falta acontecer nesse Brasil?

Juarez

Acreditem, já estivemos bem pior que isso. É verdade, mas com melhores perpectivas pela frente, hoje tenho dúvidas. O vencedor Gripen é sem dúvida melhor caça do short list e com a hora de vôo e o preço de aquisição e manutenção mais barato. Como tu podes afirmar isto se o NG não existe ainda, está no CAD, portanto não sabemos custo de hora voada dele, ou por acaso tu tens cruza com a Mãe Dinah???? O pessoal da Embraer, da Akaer e tantas outras empresas estarão participando diretamente do processo de construção, pegando desde o início, acompanhando desde o… Read more »

Fernando

Retirando-se um dia de expediente administrativo, consegue-se reduzir os gastos com rancho, energia, combustível de viaturas, etc. Não estão reduzindo expediente por puro capricho ou falta de vontade de trabalhar, e sim porque não tem mais dinheiro para pagar os custos de se manter um base aérea. Em várias bases só é permitido ligar o ar-condicionado em certos horários. Graças à ineficiência absurda da administração do país, o ministério da defesa vem tendo seu orçamento cada vez mais reduzido. Já estamos operando com o mínimo de horas de voo, cumprindo apenas missões extremamente necessárias. Então para não reduzir mais ainda… Read more »

Gustav

Nao tem desculpa! Vergonha! Entao que tirem 1 dia de salario por semana que e o que o contribuinte que rala paga! Parem com corporativismo, pensao eterna pra filha (ja acabou pras proximas acho eu), se aposentar com 1 cargo imediato acima e outras regalias pra ir no quertel e base aerea tomar cafezinho…e tenho dito.

Jorge S.

Juarez 26 de agosto de 2015 at 13:19 #

“Do mesmo jeito que não vão manter os NG, ou tu es um daqueles iluminados que acredita em us$ 4.000,00 dolares na hora de voo.?”

Embora seja difícil acreditar num custo tão baixo, você não acha que o NG terá uma hora de voo significativamente mais baixa que o Super Hornet ou o Rafale?

Será que um caça monomotor, derivado de um caça conhecido (Gripen C/D), com dimensões pequenas e com o mesmo motor do Super Hornet pode ter um custo tão inesperado?

Juarez

Jorge, escala de produção é tudo. Só para te ajudar a raciocinar comigo:

O AMX é um monomotor cuja hora de voo hoje é muito mais cara que a do F 5, um bi motor, ual…

Quantos F 5 foram produzidos????

Quantos AMX????

Grande abraço

Octávio

Isso não é novidade, mas também é um reflexo que tem gente sobrando. Será que não está na hora de rever o efetivo?

Aêdo Rocha

Que os recursos da FAB são poucos isto é de conhecimento de todos, e que estes recursos são mal geridos também é fato, debatemos isto aqui todos os dias. Não vejo a FAB rever efetivo, alterar a estrutura da pirâmide hierárquica nem pensar, isto já amplamente debatido neste meio e usando como comparação forças armadas de países mais sérios quando o assunto é defesa. Criticar o governo federal é fácil e tem que ser feito mas e o dever de casa? Por mais específico que seja o trabalho, sim é um trabalho, penso que há um exagero nas estruturas geridas:… Read more »

Wolfgangus Mozart

Deixem de mimimi e o recado para invasores, terroristas e nações hostis está dado: vamos usar a sexta-feira para pulverizar a FAB!!!
Ah tem plantão, alerta antecipado e vigilância 24 h de fronteira… Com a pindaíba pintando, vai botar a mão no fogo que tudo funcionará a contento?
Mas em banânia não importa. Dando baixa e percebendo proventos da patente imediatamente superior é o que importa.
O resto é resto, que se dane!
Sds

leigo

Se no passado houve problemas o fato atual é claro. O governo sempre disse que governam melhor do que em qualquer outro país do mundo e que estavam nadando em dinheiro. Isto não é verdade.

Clésio Luiz

“O AMX é um monomotor cuja hora de voo hoje é muito mais cara que a do F 5, um bi motor, ual… Quantos F 5 foram produzidos???? Quantos AMX????” Usando dessa lógica, o F-16 vendeu o triplo do F-5, então deveria custar menos para operar. Mas não, a USAF paga mais de 4 vezes a hora de voo da FAB com o F-5. Mesmo que se consiga fazer uma tabela de equivalência entre a forma de custeio das duas forças, o F-16 sempre se mostrará muito mais caro de operar. Comparado ao AMX, o F-5 é 2 toneladas mais… Read more »

Topol

Juarez Na boa cara, pede para sair ! ninguém aguenta mais ler as suas choradeiras e está cansado dessa peçonha que você destila… Nada está bom para você, nunca vi você elogiar alguma coisa, algum projeto das forças armadas e nem ficar entusiasmado com absolutamente nada… Não está na hora de se tratar, ou procurar outra coisa para fazer ? Pois ficar todo dia agourando e destilando veneno em cima de tudo que é tentativa de avanço que aparece me soa como tentativa de sabotagem ou algo que o valha… você é afiliado do partido de direita adversário desse que… Read more »

Stene Nilton

Agora estamos em 2020.

O ministério da defesa emite nota esclarecendo que a junção da Força Aérea com o Exército é de necessária para atender à forte expectativa que compreende a redução de custos e se coaduna frente à nova tendência mundial de união e benefício. Esclarece ainda que não há a mínima perspectiva da Marinha se juntar a este novo conjunto atuarial, visto que a semana operacional não deve ser reduzida a 1 dia por semana.

Atenciosamente, Presidente Molusco da Silva.

Juarez

Clésio, não da para comparar a complexidade e os sistemas embarcados em um F 16 com A 1, a potência dos dois é equivalente, agora Clesio, são dois motores, dois sistema de alimentação, redundância hidráulicas no F 5 em fim uma série de itens que são “vezes dois” e mesmo com a modernização do F 5, ele hoje é mais barato de operar que o A 1, ainda não se tem dados o A 1M para comparar. Você fabricar 5000 estruturas de asas tem um custo, fabricar 500 tem outro, simples como tal, evidentemente que eu não estou aqui afirmando… Read more »

Celso

Esta pindaiba geral nas FAs tem outro nome………Mas cabe recordar um pouco situacao similar ocorrida em 1969 la no QG da antiga 4 zona aerea (hoje 4 COMAR). Deveriam ser incorporados para servico militar obrigatorio , 160 recrutas para a PA no periodo, mas segundo o tenente q fazia a prelecao aos ja selecionados , naquele momento dadas as restricoes, etc….so seriam colocados ao servico 60 recrutas, os demais deveriam retornar apos 6 meses. Motivo…..nao haviam verbas para sustentar tantos (120). Isso levava a q 60 soldados tivessem q permanecer no QG por mais 4-5 meses ate a transicao…….acho q… Read more »

Oganza

Topol 27 de agosto de 2015 at 7:41 hihihihihi ééééé meu caro, vc chegou: Bem vindo ao estagio da negação. Isso ai que vc sim está choramingando atende pelo nome de REALIDADE. Mas não se apoquente não… logo logo vc atinge o estágio da Compreensão. Relax… é assim mesmo, é um processo… 🙂 ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––– Infelizmente no Brasil, só quem já acompanhou (e são muuuito poucos) o real desenvolvimento de um produto consegue entender o que é P&D e sua conseguinte industrialização. Ps.: Estou falando de desenvolvimento de VERDADE, sabe, aquele que obrigatoriamente gera e VALE uma patente. Pps.: pessoalmente estou… Read more »

Ze Abelardo

Topol e Juarez, No site da Embraer não há referências ao Gripen, mesmo nas notícias. É como se ele não existisse. Nota-se o contragosto da empresa com o projeto. O Gripen NG tem vários problemas. O primeiro é o próprio custo Brasil. Fora a carga tributária e trabalhista, nossa indústria é notoriamente menos produtiva e a infraestrutura é ruim e cara. Sendo bonzinho, vc pode adicionar 30% no custo de produção em relação a europa, mesmo que eles paguem salários mais altos. Um exemplo é o alumínio. O principal custo do metal é energia elétrica e não preciso dizer para… Read more »

Flanker

Da discussão entre Topol e Juarez: O NG vai ser produzido no Brasil? Sim, 15 unidades, do total de 36. Quantos mais depois disso? Não sabemos…..talvez fiquem apenas nestes. Pode-se dizer que aprenderemos muito com isso, agregação tecnológica e coisa e tal. Não tenho uma visão tão otimista ( ou seria ufanista?) assim. Grande parte do modelo monoposto já está projetada. Poderemos participar do desenvolvimento do biposto, mas somente nas modificações referentes ao aumento de fuselagem, peso, etc…pois o restante será comum ao monoposto. O que quer dizer com isso? Bem, comparemos com o caso do AMX: Participamos do desenvolvimento… Read more »