domingo aereo AFA 2015 01 fumaca - foto poggio

Vinheta Exclusivo Depois de um longo hiato de 27 meses, período em que o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como “Esquadrilha da Fumaça” realizou a transição do modelo EMB-312 Tucano (T-27) para o EMB-314 Super Tucano (A-29), eles estão de volta.

Oficialmente o retorno das apresentações públicas ocorreu no dia 03/07/2015, durante a cerimônia de entrega de espadim aos cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA). Mas como este é um evento restrito, o grande público da AFA só pôde acompanhar as manobras da “nova Esquadrilha da Fumaça” hoje.

O repertório sofreu grandes mudanças, algumas delas em função das características da nova aeronave. Dentre as mais interessantes das manobras está o Lancevak (veja imagem abaixo), manobra realizada somente por aeronaves extremamente acrobáticas.

O avião antigo, o T-27, fazia esse tipo de manobra até que o fabricante do motor, a Pratt&Whitney, (em conjunto com a Hartzell, fabricante da hélice), encaminhou uma nota técnica onde condenava a manobra pela alta sobrecarga de flexão no eixo do motor num regime de potência máxima.

domingo aereo AFA 2015 02 fumaca - foto poggio domingo aereo AFA 2015 03 fumaca - foto poggio domingo aereo AFA 2015 04 fumaca - foto poggio domingo aereo AFA 2015 05 fumaca - foto poggio domingo aereo AFA 2015 06  fumaca - foto poggiodomingo aereo AFA 2015 07 fumaca - foto poggio domingo aereo AFA 2015 08 fumaca - foto poggio domingo aereo AFA 2015 09 fumaca - foto poggio domingo aereo AFA 2015 10 fumaca - foto poggio domingo aereo AFA 2015 11 fumaca - foto poggio

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

É A-29. T-29 não existe.

Juarez

Vai dar morte uma hora destas…

Grande abraço

paulo

semana que vem tem mais fumaca aqui em pirassununga,
para quem perdeu tera a oportunidade de ver o show deles.

Bruno W.

Juarez, já deu. Aliás acidentes aéreos invariavelmente acontecem.
Mas nem por isso o mundo acabou, e como diz o ditado: “O show não pode parar”
Vida longa a Esquadrilha da Fumaça!

https://www.youtube.com/watch?v=-vYuCd9emlw

Glaxs7

Meu, tenho que admitir que ontem, enquanto fotografava consegui alguns ângulos em que os ST ficavam descendo na vertical diretamente onde eu estava e não tive como não pensar que em caso de alguma falha ou algum erro, o nariz da aeronave viria diretamente sobre mim mas, fazer o que? Gosto mesmo.

Glaxs7

Sem contar que ontem na Suíça teve um acidente num festival aéreo com vitimas.

Gayneth

O Show tem que continuar.

Juarez

Sim deve continuar mas não co o preço de vidas humanas.

Glax7 uma sugestão:

quando isto ocorrer sai de baixo correndo porque se aquela por.r dquele compesandor travar você estará em apuros embaixo.

Grande abraço

PS Cel Nery, o senhor que é o Pai da criança dá uma forçada na barra

Glaxs7

O Juarez,

Brigado, agora vou pegar trauma da fumaça KKK!

Dessimon

Olá pessoal! Com certeza o show aéreo é algo que cativa muitos, e assustam outros do meio, por serem aparentemente manobras arriscadas. Mas vale salientar o preparo que é empregado por esquadrões como o EDA, bem como o respeito do envelope de voo da aeronave utilizada e a sua respectiva manutenção de forma impecável. Sendo assim, posso dizer que, é muito mais fácil uma aeronave de táxi aéreo cair sobre uma área residencial e vitimando mais vidas do que uma aeronave militar “acrobática”, que, por mais agressivas que sejam suas manobras, não possuem qualquer tipo de negligência quanto sua manutenção… Read more »

Rinaldo Nery

Juarez, o Gobett disse que consertaram.

Juarez

Só se foram os da Fumaça, porque os demais continuam iguaizinhos.

Cel o PAMA LS já tinha todo um gabarito pronto, mas a FAB queria que a Embraer assumisse a bronca o que até agora não ocorreu, é o que sei.

Grande abraço

Rinaldo Nery

Juarez, são 3 boletins que estão sendo cumpridos.