Portões abertos domingo aereo AFA 2015 gloster meteor- foto poggio

Vinheta Exclusivo As aeronaves expostas em caráter permanente na AFA (Academia da Força Aérea) traçam quase que de forma completa a história da aviação de caça da FAB na era a jato.

O primeiro caça a reação do Brasil foi o Gloster Meteor (foto acima) que nos seus últimos anos conviveu também com AT-33 visto na foto final desta matéria (e o seu irmão F-80). A geração seguinte veio através do Mirage III (imagem abaixo) e do F-5 (este último ainda em plena atividade). Eles conviveram com o AT-26 Xavante (visto na imagem logo abaixo do Mirage), que equipou algumas unidades de caça como o  Esquadrão Pacau (1°/4° GAV), Esquadrão Joker (2°/5° GAV) e o  Esquadrão Centauro (3°/10° GAV). Chegou mesmo a equipara o 1º GAvCA, quando da implantação da aeronave e entre a baixa do AT-33 e chegada do F-5 à unidade, para estabelecer a doutrina operacional do modelo na FAB.

Exemplares do Meteor, AT-33, Xavante e Mirage III podiam ser vistos as dependências da AFA por todos aqueles que por lá estiveram na data de hoje (23/8/2015). Quem sabe, no futuro, a AFA receba um Mirage 2000.

domingo aereo AFA 2015 mirage III - foto poggio domingo aereo AFA 2015 xavante - foto poggio domingo aereo AFA 2015 AT-33 - foto poggio

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments