Vídeo: acidente com helicóptero Mi-28N ‘Havoc’ na Rússia

107

Helicóptero de ataque Mi-28N (código da OTAN — Havoc) cai em show aéreo na competição Aviadarts na Rússia. Um dos dois pilotos do Mi-28N morreu no acidente, informou o Ministério da Defesa russo. O outro conseguiu se salvar.

O helicóptero pertencia ao grupo Berkut de acrobacia aérea e caiu no polígono de Dubrovichi, na região de Ryazan.

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Donitz

No vídeo abaixo dá para ver o artilheiro saindo do Mi-28 após o acidente.

http://www.rt.com/news/311391-deadly-chopper-crash-russia/

CESAR

Рустамом Bogaudinov
Cade você Рустамом Bogaudinov.
O que me diz agora………………………

Claudio Donitz

Cesar

Acidentes acontecem. Hoje foi um Mi-28 flagrado em câmera amanhã pode ser um Apache como já ocorreu anteriormente. Olha o poderoso Apache no chão:

https://www.youtube.com/watch?v=mAfIDeDB-mY

https://www.youtube.com/watch?v=wh7ZpOFe-3g

CESAR

Рустамом Bogaudinov

CAIU MAIS UMA AERONAVE RUSSA , o que me DIZ agora o Рустамом Bogaudinov.

Agora você vai dizer que foi erro do piloto.
So tem piloto ruim na RUSSIA por que só cai avião e helicóptero……………..
É porque você falou que os equipamentos RUSSO são bom que o Su 30 é um dos melhores aviões do mundo , to vendo equipamento RUSSO e tão bom que só cai…..
É igual o carro da marca LADA , LADA VELHA………..

CESAR

Claudio Donitz
fala amigão beleza.
Sim isso pode acontece.
Agora vão dizer que foi erro do piloto , nunca é problema da maquina…..

Wagner

Ei escandaloso ( que esta usando caixa alta, que pensei que o moderador nao gostava…) O Rustan é um legitimo patriota russo, um soldado russo que defende seu país, portanto, ele tem o pleno direito de defender o Su30 aqui. Acidentes acontecem no mundo inteiro, a VVS está em atividade recorde desde o fim da URSS, essas coisas vão acontecer. É triste, e lamentável, esse acidente. Uma pena. O comandante era uma grande piloto. E igualmente triste ver alguem comemorando o acidente apenas por odio aos russos, odio esse que infelizmente instaurou-se nas mentes de alguns daqui. Quem tem um… Read more »

CESAR

Wagner
Fala ai amigão beleza…….
A infantilidade anti-russa de alguns beira ao ridiculo.
Vocês podem criticar equipamentos Americanos , mais quando criticamos equipamentos RUSSOS vocês não gosta engraçado ne………………

Claudio Donitz

Cesar

O que vai determinar a causa do acidente é uma investigação. Ninguém culpou o piloto do Mi-28. Dos acidentes recentes o único cuja causa está sendo atribuída(pendendo o resultado da investigação oficial) ao piloto é o do Su-34 porque existem testemunhas que descreveram as condições em que o acidente ocorreu apontando para tal.

CESAR

Claudio Donitz
Fala amigão.
Mais com certeza vão colocar a culpa no Piloto……………….

CESAR

Claudio Donitz
Eu respeito a sua opnião meu amigo….
Valeuuuuuuuuu

ROTAnaRUA

Saudades de quando os comentários eram restritos.

Elton Mendes

Esse Cesar deve ter uns 10 anos? Talvez 14…

Enfim, discutir sobre qualquer tema relacionado a defesa com alguém que é capaz de fazer piadinha “clubistica” com um acidente fatal é exercício de emburrecimento sobre o assunto.

Referente ao acindente, uma pena, se perde um excelente pilot, ja experimentado e conhecido no ramo das asas rotativas. Cabe agora uma investigação seria para saber a causa do acidente, que pode ser desde falha humana, manutenção insuficiente /incorreta, e defeito de componente, oque é mais grave e coloca em risco os demais operadores do vetor.

Galeao Cumbica

Por favor fechem o site novamente, ouvir estas barbaridades destes comentaristas do UOl é phoda!

Sds
GC

CESAR

ROTAnaRUA
Oi tudo bem………………
Algum problema com meus comentários.

Elton Mendes

Me desculpem os erros ortográficos, a digitação em celulares sempre foi meu calcanhar de aquiles.

Acidente*
Piloto*

Alfredo Araujo

CESAR 3 de agosto de 2015 at 13:49 #

Sim… Problemas com tudo o que vc escreveu.

Ódio infundado, preconceito rasteiro, e provocações sem base nenhuma !!!

ROTAnaRUA 3 de agosto de 2015 at 13:45 #

Nem fala…
Abro mão do direito de escrever para ganhar algo de qualidade para ler… rs

CESAR

Olha pessoal eu vejo esse site todos os dias tudo mundo critica as armas americana e idolatram as armas RUSSAS .
Quanda a gente faz critica de armas RUSSA voces não gostam………
E justo isso

CESAR

Alfredo Araujo
Ódio infundado, preconceito rasteiro, e provocações sem base nenhuma !!!

Não tenho Odio meu amigo e nem preconceito que m tem é você pois não respeita a minha opniaõ.

CESAR

Elton Mendes
Fala amigao…..
Ainda não sabemos foi eu que coloquei isso.
Pois sempre colocam a culpa no piloto nunca na maquina….
Ai o pessoal fica bravo , eu acho que o pessoal não sabe ler , so sabe ler quando uma maquina americana cai ai todo mundo pode falar…………..

Paulo Maffi

Acredito que fechar os comentários novamente não seja a maneira mais eficaz, pois não é a restrição ao acesso que vai extinguir a visão dicotômica polarizada e infantil que alguns aqui manifestam! Eu acompanho essa página a pelo menos uns 12 anos, vi, aprendi e participei de momentos com comentários livres, continuei a acompanhar em épocas de comentários restritos e digo, esse cenário sempre foi recorrente! Uma hora pela origem do equipamento, outra hora pela política e outras, infelizmente, que não vem ao caso citar! Mesmo com a atuante participação dos moderadores da página esse tipo de situação se repetiu.… Read more »

Eduardo Pereira

Apenas mais um entre tantos acidentes , guardadas as devidas proporções, triste perda humana ,irreparável, e perda de um belo heli,o que se repõe . Desde uma bicicleta a um gigantesco navio estão todos sujeitos a danos , defeitos , maus funcionamentos e afins que podem acarretar a perda de vida humana independente da procedência .

Sds.

Joao "Jäger"

Ele praticamente despencou do ar, pancada muito forte no chão!
Me impressiona o vídeo do artilheiro saindo após o acidente, pois aparentemente não sofreu grande trauma. Infelizmente o piloto, pelo que é possível ver, não tem a mesma sorte, parece estar envolto nas chamas que tomaram a dianteira do helicóptero.

No entanto, uma dúvida: Não são os MI-28 que possuem assentos ejetáveis? Ou são os KA-50?

Guto

É uma pena acontecer um acidente desse, infelizmente e com pesar que vejo certos comentários, acompanho isso aqui a muitos anos e não comento a pelo menos uns 06 anos.

Alessandro

Eduardo parabéns pelo comentário. Nestes anos todos que acompanho o poder aéreo vi várias noticias iguais a estas. Americanos, Russos, Franceses, Ingleses, Indianos, Brasileiros e etc… Todos tiveram acidentes em suas forças aéreas. Essa bobagem de criticar o que russo ou americano já está berando o rídiculo. Estamos aqui para aprender e fazer comentários técnicos, trocas de ideias e não para se comportar como torcedor de torcida organizada. Lamentável e a morte deste piloto, como foi a morte do piloto do f-16 recentemente, como forma as mortes dos oficiais colombianos na ultima semana quando um casa 295 caiu. Todas as… Read more »

vmax

Off topic: A trilogia cresce graças a qualidade das matérias postadas, aos comentários, e ao número de acessos que, por sua vez, não é apenas de leitores que compraram as revistas. Portanto, senhores leitores: paciência, tolerância e menos arrogância. Se querem construir uma página onde de fato possamos aprender, compartilhar conhecimento e idéias, a postura agressiva é desnecessária. Tratamos aqui sobre equipamentos e armas de guerra. Não estamos aqui para criar uma. Fim do Off topic Claudio Donitz 3 de agosto de 2015 at 12:24 # No vídeo abaixo dá para ver o artilheiro saindo do Mi-28 após o acidente.… Read more »

claudio quadros

Sucata russa armas so assusta quando cai cabeca ou quando tanque fica na mao por falta percas sou mais nossos esquilos armados ate os dentes

CESAR

Elton Mendes
Obrigado eu não sabia desse fato ocorrido .
Peço desculpa a todos nesse site OK.
O Elton Mendes me explicou o fato ocorrido…………

ronilson

Frequento este site a muito tempo e nunca entendi a existencia de pro americanos e pro russos mas uma coisa eu sei pelos comentarios que eu vi todos esses anos os pro americanos sao os mais fanaticos

Celso

Paulo Maffi, idem , partilho de sua opiniao. Abro diariamente estas paginas para partilhar e aprender sempre um pouco mais qdo o assunto eh defesa e como vc tbm isso ja vai la pelos 12 anos tbm rsrsr estamos ficando velhos rrsrsrsr. Eh importantissimo enriquecer o debate aqui, mas conferir rotulos q sejam eh da maior burrice. Comentarios sao para enriquecer o conhecimento e o debate, o contrario empobrece. Outrossim, fica bem claro q o rotor de cauda simplesmente quebrou e parou…a causa ainda sera exclarecida. Enfim, faltou aquele momento q faz a auto rotocao funcionar…..velocidade, controle e altitude….simples assim.… Read more »

CESAR

Pessoal desculpe se eu fui grosso , mais o fato que eu critiquei foi que a Aeronave Russa Caiu foi só isso.
Elton Mendes eu não tenho 14 anos sou bem a mais velho que vocês meu caro…………………

CESAR

Pelo menos não sou paga pau de Russos…………………………..

André Luiz.'.

Boa tarde a todos,
É a primeira vez que comento neste site, mas que acompanho há bem 4 anos ou mais (tá na hora de assinar a Revista para aprender mais, e participar regularmente dos comentários!)
Gostaria de pedir ao recém ingressos, como eu, que tenham mais critério sobre como expõem suas opiniões. Comentários escritos em bom português, com argumentação clara e respeitosa aos demais, têm sido uma ‘marca’ desse espaço que sempre apreciei. Seria uma lástima ver isso se perder.
De resto, a perda de vidas é sempre lamentável, não interessa se de compatriotas, ou de estrangeiros.
Abraços.

joao.filho

Hahaha!!! Sempre a mesma coisa…
Ficamos aqui no Blog, com nossa “aviação” de teco teco e caindo aos pedaços, festejando sempre que cai um aparelho russo, dizendo; Olha lá, helicoptero russo não presta!!! Já sabia!!! Avião russo é bujiganga!!! Quando cai avião americano é um silêncio…

CESAR

Ou acho que é ao contrário

Danizete

infelizmente ,más um acidente pena pela vida deste piloto

edimur

kkkkAinda bem que o indio dos EUA nunca caiu kkkkkk

Wolfgangus Mozart

Não sei o motivo desse frisson todo. Equipamento é falível e depende de intervenção humana para voar. Então a chance de ocorrer acidente existe, independente do fornecedor. Criou se um mito leviano sobre a robustez indestrutível dos equipamentos russos. Pelo amor de Deus, isso não é existe em lugar nenhum!

Farroupilha

Quase todo acidente aéreo tem um lado positivo, eles servem para melhoria de equipamento e projeto. Neste acidente em questão… O fato do helis acima fazer parte de um grupo de acrobacia (grupo de acrobacias de helicópteros… quando que isso vai ter em nossas FA? Pelo jeito nunca!.) isso lhe expõem a extremos de manobras, e isso por si só já mostra a qualidade do equipamento. Mas falhas acontecem, principalmente nestes esforços de voo extremados. No meu olhar de leigo me pareceu que houve séria perda de potência, tanto que ele não concluiu a subida. E pior… Mesmo passados vários… Read more »

Luciano Meron

Paulo Maffi e Celso, concordo plenamente. Acompanho diariamente a Trilogia e percebe-se esse maniqueísmo (esquerda/ direita – Ocidente/Oriente) em muitos comentários, o que limita muitas vezes o debate. Contudo, mesmo com isso e com a enxurrada de postagens, é interessante ter os comentários livres muito bom (desde que as regras sejam seguidas).

Quanto ao desastre aéreo em questão. Só cai quem voa…. as aeronaves russas estão com uma intensa carga de ações e isso tem que ser acompanhado de maior cuidado tanto do pessoal de terra quanto dos pilotos. Vamos esperar as investigações.

Alexandre ferreira
Eduardo Ribeiro

Excelente helicoptero, tranquilamente um dos melhores Heli de ataque do mundo.
Espero vê-lo algum dia com as armas e marcas das FFAA brasileira.
Acidente acontece, não importa se é o MI 28, Apache LongBowl, Cobra, Tigre, etc.
Lamento apenas a morte do piloto, ademais, o ocorrido não mostra inferioridade da aeronave.

Leonardo Cardeal

Uma pena… meus sentimentos aos familiares…

Renato Carvalho

Lamentável perda de preciosa vida humana, com certeza um filho, talvez um marido …quem sabe um pai foi perdido nesse acidente.

Renan

Sou antigo e assíduo leitor da trilogia e gostaria muito de ver os comentários fechados.

Alexandre ferreira

Foram errados os links.Segue os corretos. Mil-Mi https://youtu.be/3fRoZSj1egk Kamov https://youtu.be/Za38l-7lGQM

DomSaf

Luciano Meron 3 de agosto de 2015 at 19:42

Meus parabéns ao teu comentário. Sem mais.

Bruno Romio

Pode ser algum defeito no rotor de cauda no video parece que não está com velocidade adequada, me lembrou o acidente do filho do Governador Alkimin

Antonio Oliveira

Comparação sem fundamento essa entre equipamentos americanos e russos.
Alguém tem alguma dúvida quais são mais confiáveis?
E se a comparação se extender a aeronaves civis, aí que fica claro mesmo a superioridade americana.
Os russos tem a tecnologia e são criativos mas não tem dinheiro. Americanos derramam muito dinheiro em tudo.
Simples assim

helio

Afora a tragédia da perda de uma vida humana, lamentável sob qualquer aspecto, o acidente desperta dúvidas: O que aconteceu? A aeronave vinha voando em formação e as duas centrais inciam um movimento de ascensão, a acidentada de repente para, como se tivesse perdido potência, e começa a girar em sentido horário em torno do eixo principal e durantes alguns giros é possível ver que o rotor de cauda para. Próximo do impacto no solo ele passa a girar em sentido anti-horário. A falha do rotor de cauda poderia ser a causa?

Paulao

Boa noite todos.

Acompanhando o video, nos 18 segundos, e possível notar uma pequena não sincronização entre as pás do rotor trazeiro e principal. Essa falta de sincronismo entre as asas rotativas já derrubaria o helicóptero ou mesmo se o rotor principal estiver funcionando ele poderia ficar “parado” no ar girando? Bosco, Galeao, Valder podem responder?