Typhoons da RAF interceptam 10 aviões russos sobre o Báltico numa surtida

46

Typhoon-escorts-Mig-31

No dia 24 de julho, jatos Eurofighter Typhoon da RAF interceptaram e identificaram 10 (!) aviões militares russos voando no espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico.

Os Typhoons do 6 Sqn da RAF em Lossiemouth, em QRA (Quick Reaction Alert) na base aérea Amari na Estónia, foram lançados quando uma grande formação de aviões russos voava perto do espaço aéreo dos Estados Bálticos.

De acordo com o UK MoD, os jatos identificados eram 4 Sukhoi Su-34 Fullback de ataque, 4 Mikoyan MiG-31 Foxhound de caça e 2 Antonov An-26 Curl de transporte.

A atividade russa na região do Báltico tem aumentado nos últimos dias. No dia 29 de julho interceptadores da OTAN identificaram 12 aviões militares russos voando perto da fronteira de Latvia. Eram 3 An-76, um Il76, 4 MiG-31 e 4 Su-24.

Su-34s-Jul.-24-706x441

Su-34s-Jul.-24-2-706x441

An-26-Jul.-24-706x441

FONTE: The Aviationist/ FOTOS: Crown Copyright

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tobyaps

10 é número grande de aeronaves. Por aqui a fab mantem alerta 24h por dia, seria inédito se algo semelhante acontece em nosso espaço aéreo, talvez contribuísse para demonstrar ao povão que investir em caças avançados não é balela.

Diego

Interceptar… no maximo acompanhar… e com bastante cautela…. qualquer movimento errado dos Typhoons seria o ultimo!
Um Abraço.

Claudio Donitz

A histeria é demais. kkkkkk

O título do vídeo é “DRAMATIC moments RAF Typhoons intercept 10 russian jets filmed from the cockpit câmera.”

Pelo título do vídeo, os turbo-hélice An-26 foram promovidos a jatos. Tá parecendo título feito por estagiário. Momentos dramáticos da interceptação de 8 caças desarmados e duas aeronaves de transporte voando em espaço aéreo internacional.

“Eram 3 An-76, um Il76, 4 MiG-31 e 4 Su-24.”

Não seria An-26?

Leonardo

Rússia está cutucando a onça com vara curta. Entrando nos quintais alheios.
Eles tem Su-35 são muito bons, mas Thypoons na minha opinião é o melhor da geração 4.5
Sds

Victor Matheus

Caro Claudio Donitz,
“Eram 3 An-76, um Il76, 4 MiG-31 e 4 Su-24.” – Isso foi fato acontecido no dia 29 de Julho como diz a matéria.
Como o vídeo foi feito por um Youtuber é normal que ocorra este tipo de erro em títulos de vídeos, rsrsrsrs!
Então, pelo que deu pra ver, foram acionados 2 Typhoons single seats da RAF para interceptar 10 aeronaves russas. Ao menos eram Typhoons Tranche 3, cada um com 2 tanques, 2 AIM-132 ASRAAM e 1 AIM-120 AMRAAM.
Abraços!

Grulla

Magníficas naves e nada demais o Urso mostrando suas garras,cutucaram foi o urso com vara curta,isso sim.

Eduardo

No verão sempre houve essa atividade russa no báltico. Há um território russo em Kaliningrado e os aviões vão para lá passando por águas internacionais. Antigamente também cruzavam o mesmo espaço aéreo, mas não havia indisposição política. Ou seja, a Rússia não está cutucando ninguém, está apenas mantendo um tipo de atividade que sempre existiu. Os próprios pilotos da OTAN já falara isso dezenas de vezes.

Space Jockey

Quanta gente desinformada dizendo que os Typhoons passaram muito perigo, que podiam ter morrido…bla bla.

– o MIG-31 é um interceptador, não tem previsão de ser usado em combate aproximado; seu foco são bombardeiros supersonicos.

– o SU-34 é um avião de ataque de alto desempenho, mas não é um caça, e não foi concebido para combate aereo, embora possoa empregar misseis para auto defesa, notadamente o Vympel R-73.

Curioso é que na foto os SU-34 ostentam 2 tipos de camuflagem… que se passa na mente de seus idealizadores ? estariam em testes para ver qual se sai melhor ?

Antonio

Penso que o mundo está sob forte tensão e basta um pequeno erro para gerar uma dor de cabeça daquelas!
Investir em defesa aprimora tecnologicamente uma nação, além de gerar empregos, e garantir a soberania! Começar uma guerra pode até ser fácil, o que custa muito caro é mantê-la. Ao mesmo tempo, a história já nos deu muitos exemplos de países com dificuldades internas, que resolveram desviar o foco buscando inimigos externos.

Alan

os typhoons eram pra ter abatidos os russos tão brincando de guerra,quando alguém levar á sério eles vão chorar.ATENÇÃO PUXA-SACOS DE RUSSOS:
VÃO MORAR EM CUBA,COREIA DO NORTE E CHINA.

Duanny D.

A mão que dispara os mísseis nesses marrecos russos chega a tremer.

Rafa_positron

Quer dizer que quem é fã da Russia tem ir embora do Brasil?

Meu Deus, que pensamento pequeno

Até quando essa bobagem?

O pessoal parece que não se cura nunca disso

Topol

Os MiG-31 com certeza coletaram muitas informações sobre essa interceptação e já estavam sabendo da chegada dos Typhoons com bastante antecedência devido as qualidades do Zaslon… quatro MiG-31 juntos tem uma cobertura radar de cerca de 1000 km… Acredito que a intenção seja captar as frequências de radar dos Typhoons para implementar seus jammers DRFM, além de fornecer inúmeros outros parâmetros resultado da interceptação para traçar planos de atividades futuras…

Claudio Donitz

Quanto drama.

Que erro ou provocação??

Caças desarmados voando em espaço aéreo internacional.

Topol

Space Jockey…. A Aviação Frontal (FA) e o Comando de Defesa Aérea (VPVO) são forças independentes e operam de forma autônoma inclusive decidindo qual a melhor camuflagem a ser adotada dentro de suas atribuições… E embora sejam independentes ambas armas respondem ao comando central da VVS… Na imagem ilustrativa podem muito bem ser aeronaves das duas forças aéreas juntas e não vejo nada de errado nisso. Alan … Este site é muito bom e bem feito, só o que estraga um pouco são esse tipo de “idéinha fraca” que você e muitos outros impõem sistematicamente afastando muitos leitores… O que… Read more »

Mario Augusto

Dez aviões russos, estava molinho para nossos poderosos F5

Mataríamos os russos rapidamente. De rir, é claro.

Johnatan warp drive

Russos avaliando ou sendo avaliados ?

Ricardo

Estavam apenas passeando, gastando combustível, muito combustível.

Abs,

Ricardo

Space Jockey

@ РТ-2ПМ2 says: “Na imagem ilustrativa podem muito bem ser aeronaves das duas forças aéreas juntas e não vejo nada de errado nisso.”

Onde eu disse que isso é errado ??!!

Vamos traduzir o que eu escrevi: – fiquei com dúvida sobre o porque.

Paulo Maffi

Sei que o combate aéreo aproximado não é a característica dessas aeronaves russas, mas se levarmos em conta que o SU-34 utiliza a mesma ‘plataforma’ que os Flankers e que o MiG – 31 é um verdadeiro foguete com asas, capaz de levar mísseis do tamanho de pequenos aviões e com alcances simplesmente ignorantes (como o R-37 e derivados), acho que caso um hipotético confronto nesse simplório T.O. faria com que o número de 6 Typhoons fosse perigosamente insuficiente! Só lembrando, não estou levando em conta outras variáveis cruciais dos confrontos modernos, apenas a capacidade de sobrevivência dessas aeronaves numa… Read more »

Felipe

Topol, o que muito se critica é o permanente viés político, principalmente do momento atual, quando os comentários são abertos. Quando estão fechados, todos coexistem sim, inclusive com discussões políticas e muitas vezes acolarodas, mas sempre com respeito e educação. No mais, também acho que posicionamentos radicais uma besteira da sem fim. Anti russo, anti ianque, anti judeu, anti árabe, anti comunista, anti capitalista, esquerda, direita etc. Uma pessoa, hoje, dizer que a Rússia não desenvolve nada que presta, ou é ignorante, não sabendo mesmo o que fala, ou tem algum problema cognitivo que a impede de compreender as coisas.

Topol

Positivo Felipe, TKS

Felipe

A Russia voando em treinamento em Águas Internacionais próximas ao seu território, ninguém se pergunta o que as Aeronaves Inglesas estão fazendo a milhares de milhas do seu território?? Quem está errado aí??

Carlos Campos

Tá de brincadeira Felipe? Os ingleses estão protegendo os Bálcãs dos Russos, olha pra Ucrânia e veja o q acontece com países q são fracos!

Space Jockey

balcans ?! nao seria a escandinavia ?

Rafa_positron

Pois é Carlos

Olha pro Iraque e me responde: cade as armas de destruição em massa?

Topol

A VVS sempre fez incursões na região a caminho de seu enclave em Kaliningrado, porém concordo que uma formação de 10 aviões chama a atenção… não fizeram mais que sua obrigação de interceptar para marcar presença.

Felipe, os Typhoons decolaram para a interceptação porque é a vez deles no rodízio de defesa aérea dos países bálticos que hoje são um protetorado da OTAN sem força aérea própria…

Richard

Rafa_Positron

Infelizmente poucos se lembram de qual foi o motivo da Guerra do Iraque ” Armas de destruição em massa”
No mais somente um voo que é normal, devido ao enclave russo de Kaliningrado.

Luiz Trindade

Caro Leonardo,

A OTAN e os EUA é que estão desde da eleição do senhor Putin para presidente pela primeira vez que estão cutucando o grande urso do Ártico chamado Rússia!

Eles só estão desmonstrando que não estão dormindo e sabe jogar o mesmo jogo deles!

Diogo

Cutucando o senhor putin??? A OTAN só está se expandido para os países q fazem partem ou pretende da UE. Mas tem a questão russa os russo não vão deixar a UE entrar nas suas ex-fronteiras isso é geopolítica não tem moral nisso, certo ou errado. Mas se vc ver de uma forma moral, a OTAN tem toda a razão em se expandir até pq esses países querem fazer parte dela a OTAN não as obriga

wfeitosa

Se quem reconhece as qualidades russas devem se mudar para os quintos dos infernos … Pra onde devem se mudar os que reconhecem as qualidades americanas? Ou ainda aqueles que reconhecem as qualidades israelita? Também tem os que reconhecem as qualidades Alemãs … Há ainda os que reconhecem os avanços dos chineses, pra onde estes devem ir? E por incrível que possa parecer, temos também um punhadinho de qualidade Brasileira … Pra onde vai essa gente toda que consegue olhar além de um palmo a frente do nariz?? É … são essas e outras cabeças semelhantes que de fato nos… Read more »

Alexandre

Sou leigo, afinal de contas, se por acaso houvesse um enfrentamento entre os 3 An-76, um Il76, 4 MiG-31 e 4 Su-24 e os Typhoons, quem teria mais chance de sair vitorioso?

Paulo Maffi

Alexandre disse:
3 de agosto de 2015 at 11:21 #

“Sou leigo, afinal de contas, se por acaso houvesse um enfrentamento entre os 3 An-76, um Il76, 4 MiG-31 e 4 Su-24 e os Typhoons, quem teria mais chance de sair vitorioso?”

Cara…. Você mexeu em um vespeiro… Rsrsrs ☺
Também fiz essa provocação acima mas ainda ninguém ‘botou a cara’…

Renato Carvalho

Apenas protocolo, ninguém subiu de fato para brigar….esqueçam isso, a terceira guerra mundial vai começar no oriente médio!!

Felipe C.

Estranho é colocar migs 31 para escolta se esses são pouco manobráveis, são interceptadores puros…

Andrei

Sou leigo, afinal de contas, se por acaso houvesse um enfrentamento entre os 3 An-76, um Il76, 4 MiG-31 e 4 Su-24 e os Typhoons, quem teria mais chance de sair vitorioso? também sou, mas vou dar um pitaco… Seriam apenas MIG-31 X Typhoons, os outros aviões não estão preparados para combates aéreos possuindo limitada capacidade de auto-defesa… O MIG-31 é uma caça interceptador com o maior radar já instalado num avião deste porte, foi concebido como um caçador de bombardeiros levando mísseis com alcance superior aos 100km, passou por modernizações e hoje pode servir até como um mini awacs,… Read more »

Wellington Góes

Se fosse pra valer, no quesito interceptação, os Typhoon teriam sido abatidos bem antes, não chegariam nem próximo dos Mig-31. Afora que numa brincadeira de gato e rato (se quisessem) podem voar mais rápido e mais alto do que o caça britânico. Uma coisa são os Su-34, outra coisa são os Mig-31. Só a título de citação, o Foxhound foi projetado (ou reprojetado, já que ele é uma variação do Mig-25) para interceptar o famoso SR-71 Blackbird. Não a toa ele é armado com o míssil de longo alcance R-33 (04 unidades), equivalente russo para o AIM-54 Phoenix. Com capacidade… Read more »

Alexandre

Senhores Wellington Góes e Andrei grato por me ajudar!

Rafael

Ces tão de sacanagem ne o mig-31 levaria um chumbo dos typhoon que tem um Aesa de 200km para 5 de rcs, imagina o mig-31 que teve ter um 30 de rcs não vai nem vê o que abateu ele, o mig-31 tem um radar comparável ao do f-14, o mais provável que seja de 160 a 170 km para 5 de rcs e nem é Aesa, sacanagem falar que um typhoon fosse abatido por um mig-31, se fossem su-35 que tem um radar de mais o menos 200km para 5de rcs e é Aesa seria uma briga boa

Wellington Góes

Rafael, o CAPTOR-E AESA já está operacional nos Typhoon? O Meteor também? Você pode indicar algum link que confirma isto?

No mais, sugiro ler um pouco mais sobre as capacidades de um e de outro, os dois links que coloquei mais acima podem dar uma dimensão mais aproximada da realidade.

Até mais!!! 😉

Wellington Góes

Ah tá, ia esquecendo, estamos falando de interceptação, ponto.

Ferreras

Para a Russia serve para mostrar poder aos russos e para a popularidade de Putin, além de de testar tempo de reação, etc.

Para a Europa serve para os militares garantirem verbas.

Nada muito alem disso.

Oganza

Ninguém entendeu que isso ai é só chamariz né? Cada um faz o seu papel… um belisca da li o outro grita de lá… vc’s nunca atentaram seu irmão mais novo? Pelo amor de de Deus. No fim das contas um vai sempre reclamar pra Mãe… e a vida segue… Isso ai é tão chamariz que esses MiG-31 das imagens, se fosse uma situação real, já estariam abatidos. Explico: Esse tipo de situação NÃO é a arena de combate dos Foxhound… ele é pior que o F-35 em dogfighter, na verdade ele péssimo nessa situação. …em fato, ele foi o… Read more »

Benigno Dias

Em se tratando de gerar efeito dissuasivo, todos recorrem a blefes para deixarem os desafetos acabrunhados e, ao mesmo tempo – no caso de quem vive de mercado – atrair clientes aos produtos propagandeados. Contudo, embasados nos anais da história polemológica, sabemos que os EUA cultivam o hábito de fanfarrões e mentirosos. Por ser uma nação emergente de uma cortina de ferro, há de se convir que a Rússia não costume revelar nem 10% do seu poder destrutivo. Ou senão, ela usa dessa obscuridade para também empurrar sua hostilidade de araque! Aliás, nós humanos, aprendemos esses truques com os outros… Read more »

Fernando
Jeff

Esses pilotos deve até se cumprimentar no ar…