Incrível decolagem de um MiG-29 na RIAT 2015

17

Parece até computação gráfica, mas não é. O MiG-29 rola na pista e quando sai do chão, o piloto puxa o manche e sobe verticalmente como um foguete. Apesar da idade, o MiG-29 ainda impressiona.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Donitz

Cadê a fumacinha tradicional da RD-33?? Só vi um pouco no começo.

Marcelo Pamplona

Galante; Salvo engano, quando da 1ª aparição do SU-27 em Le Bourget (1989), o piloto realizou manobra semelhante na decolagem (além da cobra de Pugachev) e me lembro disso ter causado um frisson danado no público e em muitos dos especialistas. Estou enganado, ou isto ocorreu no mesmo evento? Aliás, mais uma boa matéria publicada aqui no PA (recordar é viver): http://www.aereo.jor.br/2014/06/15/25-anos-da-estreia-internacional-do-sukhoi-su-27-em-le-bourget/ Claudio; Pouca?! Foi quase uma chaminé de carvoaria! 🙂 Mas se serve de consolo, no vídeo do F-22 publicado por estes dias aqui, dá para perceber que mesmo o fantástico Raptor dá uma fumaçada em vôo. Óbvio que… Read more »

Marcelo Pamplona

Obs.: Vontade de explodir aquele ônibus! 🙂

Claudio Donitz

Marcelo.

Eu achei pouca a fumaça. Normalmente a RD-33 é bem fumacenta especialmente em situações nas quais ela é muito exigida. Aquela subida mesmo normalmente teria deixado um rastro fenomenal.

Victor Matheus

Eita criança!!!
Caro Marcelo, também tive vontade de explodir o ônibus, nossa que raiva me deu!
Abraços!

Anderson

Isso sim é fumaça:
https://youtu.be/l5JwHpMSxt4

Jose davi

Droga , tinha um onibus e um monte de fumaça na frente!!!

Elienai

O rd 33 não e mais o mesmo eles deram uma fussada na câmara de combustão dele em 2013,deram um upgrade no velhinho.

Farroupilha

Acho que o horário dessa decolagem foi bem cedo, depois de um gole de café… muito difícil que o piloto do MIG tenha ido fazer essa manobra depois do almoço (com dois pratos cheios de macorronada a bolonhesa no estomago) rsrsrs!

Space Jockey

Uma subida dessas não deixa os ouvidos “estourados” ?

Carcará 01

Perguntas interessantes, jã a Polônia agora faz parte da OTAN, e conta em sua ampla maioria na sua FA com material de origem ocidental (americana principalmente):

1 – Será que esses MIGs foram retrofitados com avionicos ocidentais?

2 – Será que se utilizam de armamento ocidental, principalmente AAM?

Carcará 01

“, já que a Polônia…”

phoxdie

Quase VTOL hahahahah

E Carcará 01, se eu não me engano, os MiG 29s poloneses foram comprados da Alemanha, onde foram manutenidos e atualizados por um joint-venture entre a DaimlerBenz Aerospace e a MiG. Deve ter algum conteúdo ocidental, portanto.

vmax

Creio que a fumaça emitida pelo motor de alguns caças, no caso os ocidentais como o Raptor, esteja mais relacionada à composição/origem do combustível do que propriamente do motor em si. Se não me falha a memória,vi aqui mesmono PA que o F-22 chegou a testar algum tipo de biocombustível. Me corrijam, por favor, se for puro devaneio.

Wolfgangus Mozart

O único avião de combate à jato que tivemos com capacidade de decolar em pista curta e puxar o manche sem piedade foi o Mirage 2000. Não nessa magnitude, mas o bólido francês tinha muita força tb.

Clésio Luiz

O motor do MiG-29 solta fumaça quanto está em empuxo “seco”, sem pós-combustão. Não precisa forçar o motor não, em qualquer posição da manete de potência ele solta aquela fumaça. Tem uma versão mais nova que é empregada pelo MiG-29K indiano que reduziu muito a quantidade de fumaça visível , deixando ele ao nível semelhante dos outros caças de 4ª geração.

Mas voltando à decolagem, quem começou com essa moda foi o BAC Ligthning, lá nos aos 60:

https://www.youtube.com/watch?v=_CDLbokf9sg

Ricardo

Pós-combustor ligado, metade do combustível e sem armas. Assim até o F-5 impressiona subindo.

Mas neste quesito o BAC Ligthning simplesmente era imbatível.

Abs,

Ricardo