Brasil fecha acordo financeiro com Suécia para pagamento de 36 caças Gripen NG

134

Mockup Gripen NG

Mockup Gripen NG na Festa da Caça na Base Aérea de Santa Cruz

BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério da Defesa fechou o acordo financeiro para o pagamento de 36 caças Gripen NG, fabricados pela sueca Saab, que serão adquiridos pelo país para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), disse nesta quarta-feira uma porta-voz do Ministério.

A Saab ganhou no final de 2013 a disputa para fornecer caças para a FAB. A previsão é de que as aeronaves sejam entregues ao país entre 2019 e 2024.

(Reportagem de Anthony Boadle)

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

134 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delmo Almeida

Mais um passo… Finalmente…
Manda pro congresso e tal…
Ai quando resolver tudo começa a negociar o segundo lote…

Snotor

Amém. Falou mais alto a voz da razão

DomSaf

Não é o suficiente, mas já é um grande passo para um dia (quem sabe?) termos uma FA de respeito compatível às nossas riquezas e territórios. Excelente vetor dentro das nossas “condições”.

Marcelo Bardo

Maravilha!!!

edimur

ufa

Antonio

Que venham logo os novos caças!!! Será que o fato da Suíça não os ter adquirido, deixou a situação mais favorável para nós!? Felizmente deu certo! Investimento em defesa promove desenvolvimento tecnológico, gera empregos, e garante soberania! Espero que daqui pra frente as decisões sejam tomadas sem a necessidade de recuos desta natureza, isso queima a confiabilidade entre os parceiros comerciais…. se eu estiver errado me desculpem, mas, até aqui é como vejo…

PERI

Graças a Deus !
Já estava preocupado com a possibilidade de o Brasil
ficar mais um imprevisível numero de anos sem condições de proteger o nosso espaço aéreo,além de perder a oportunidade singular de aprender a projetar e construir seus próprios caças.

ABULDOG

Parabéns a FAB por todo trabalho realizado!

Bogaz

Ainda bem. Bem que o governo tentou, mas não conseguiu melar o acordo..hehehehe

Victor Matheus

Já não era sem tempo!!!

Franco Ferreira

Gente-

Calma. O acordo já está fechado há muito tempo. A questão agora são os juros. Vamos esperar até ver o papel assinado por que tiver autoridade de fazê-lo.

Jose davi

Os Suecos decidiram que vão abaixar os juros , o Brasil vai economizar os 1 bilhão durante os proximos 25 anos .Tudo bem , está tudo resolvido ? Falta mais alguma coisa ?

Augusto

Que o contrato seja assinado e receba a chancela do legislativo é a única solução para a questão, e todos a esperam para ontem!

Mauricio R.

“…além de perder a oportunidade singular de aprender a projetar e construir seus próprios caças.”

Aprende quem investe em capacitação, desde a formação adequada de pessoal técnico até a indústria e o próprio governo; não quem negocia “transferência de tecnologia”.
Válido desde blindados, artilharia, submarinos nucleares ou não, até aviões de caça.
Isso não é a “Escolinha do Prof. Raimundo”, não.

Oganza

Alívio?

Só quando o PA postar em 2024(?):

Pousou esta tarde na Base Aérea de Anápolis o último dos 36 caças Gripen adquir…. e blá blá blá.

Até lá meus caros, tudo é possível.

As velas já estão acesas aki a muito tempo.

Grande Abraço.

Tuil

Quem não chora não mama, agora só falta assinar o contrato e que venha o Gripen NG Brasil.

Fred

Aproveitando que o P.A. está aberto, congratulo a trilogia pelo excelente trabalho que tem sido feito a tempos. Parabenizo também os foristas pois aprendo muito lendo os especialistas de cada área da trilogia. Que venham os caças! O país precisa. Dito isso, gostaria de registrar a consternação que sinto ao ver que alguns foristas ainda pensam utilizando a guerra fria e a Doutrina de Segurança Nacional como parâmetro. A guerra fria já acabou, o socialismo real ruiu. Não existe nada no mundo de hoje que se assemelhe à URSS ou a China de Mao. O bonde da história já levou… Read more »

Farroupilha

Amigos,
Vou tomar uma taça de vinho tinto encorpado – lá da Ilha dos Marinheiros, Rio Grande – para comemorar essa maior concretização do acordo dos novos caças da FAB.

Sou a favor da tela grande e única (entre outras vantagens… melhor e mais rápida manutenção).

Torcia pelos Sukhoi SU-35 e a compra também de uns 6 SU-34 para cobertura continental e atlântica. Mas enfim temos agora q fazer o possível operacional com os Gripens com sua ótima versatilidade de pistas de pouso/decolagem e seu baixo RCS.

Ufa!!!!

Romulo A.

” Demonstre força e riqueza e todos quererão ser teus aliados. Demonstre fraqueza e pobreza e serás desprezado, mas se demonstra riqueza sem força atrairá todas as ambições do mundo” CIRO (558-528 a.c).
Após mais de uma década finalmente demos um pequeno passo mas ainda somos um gigante extremamente rico e completamente indefeso. Abraços a todos.

Flick

É, pode até ser mas como disse o Oganza, eu só acredito quando todas as crianças estiverem em casa. Estamos no Brasil!!

Manuel

Parabéns Fred pelo comentário mais lúcido em muito tempo por aqui. Nunca comentei nada na Trilogia mas gostaria de deixar registrado minha admiração pelo seu comentário. Existe muita gente que pensa igual você. Sou engenheiro e também sou adepto do pragmatismo. Se pensarmos como era o FX-1 e como terminou hoje o FX-2, acho que ganhamos muito apesar do tempo perdido. A Força Aérea merece muito mais, mas, já é um bom começo.

Sérgio

Ouvi dizer que todos os caças ficarão baseados em Brasília ! Alguém sabe se é isso?

Tobyaps

“O contrato segue agora os trâmites legais para aprovação final no Senado Federal.”

Legal, depois de esperar tanto, prefiro esperar mais um pouco para comemorar. rs

Rafael Oliveira

Fred, Aqui, mesmo os comentaristas “de direita” não criticam o governo por investirem em Defesa. Criticam porque boa parte do dinheiro gasto em Defesa na verdade não é investimento (e alguns aproveitam para bater no “esquerdismo” do governo, com razão em alguns pontos e sem, em outros). Exemplos não faltam de mau uso do dinheiro público nessa seara (e não estou falando só de corrupção – falo de incompetência também), assim como a culpa não é só do governo, é das Forças Armadas também. Aqui no Aéreo nem tanto, mas no Naval a MB é muito criticada por gastar mal… Read more »

Francivaldo

Boa tarde!

Gostei muito do comentário do Fred.
Sou um leitor assíduo do trilogia mais vejo um ranço as vezes exagerado.

Não podemos realizar comentários contrários pois senão seremos massacrados no fórum e isso e muito ruim.

Comemoremos o contrato assinado e torcemos para algo similar para os navios de superfície e apenas isso que espero

Gustavo

O que há de bom nesse contexto todo , começa a ser criado um consenso da necessidade de reaparelhamento das nossas forças armadas por parte de nossos parlamentares . Agradeço comentários abertos .

Eduardo

Aleluuuuuia, enfim uma relevante notícia boa, parabéns à Fab novamente e ao comentário do Fred, muito bem colocado e pontual .

Sds.

Farroupilha

Aproveito o espaço aberto de comentários, para dizer que sou brasileiro totalmente contra nossa política de defesa enfiada goela abaixo…, ardilosamente montada no exterior. Engolida e divulgada por quase toda nossa imprensa e classe de intelectuais… 36 caças é número para Uruguai (simples exemplo), jamais para Brasil… Somos rodeados por todos os lados de nações subdesenvolvidas e bem menores que nós. Então é óbvio que a defesa de nossa soberania política, econômica e territorial tem que se voltar contra aqueles que podem suplantá-la. E qual seu poder bélico? – Comemorei acima com taça de vinho essa nossa compra de caças… Read more »

Walter

Talvez seja um dos poucos blogs que se aprende nos comentários
Leio sempre todos
Mas não posso deixar de reparar a má vontade que se tem com o Governo Federal
Tudo bem que se trata de uma ex-guerrilheira, mas sejamos francos, a epoca de maior abandono das Forças Armadas foi no governo Tucano, Tempos difíceis com zero de compra de equipamentos e salários CONGELADOS

E agora, quem diria, são os comunas que estão defendendo o Almirante absurdamente preso. A Justiça Militar é que deve julga-lo

Segredo de Tecnologia Militar é segredo de Estado

A6MZero

Apesar do otimismo de alguns acredito que os problemas desse contrato estão apenas começando.

O Brasil não é um país sério e esse contrato de aquisição como todas os contratos em que o poder público está envolvido sofrerá com atrasos, contingência de verbas, mudanças de última hora e mais.

Somos o país da Lei de Murphy aqui tudo dá errado, da pior forma possível no pior momento possível e com os piores resultados…

Mas que sabe com alguma sorte lá por 2029 (sendo bem otimista) já tenha uns 6 Gripen operacionais por essas terras tupiniquins

Sequim

Senhores, sou leitor assíduo e até mesmo compulsivo da Trilogia, embora nunca tenha comentado.
Em que pesem as críticas (válidas) e as desconfianças, assinado o contrato e resolvida a pendência dos juros, a questão do Gripen NG está superada. Os próximos governos terão que respeitar o acordado, em virtude da manutenção da credibilidade internacional do Brasil (leia-se acesso a financiamentos de bancos estrangeiros).
Como bem disse um colega, devemos começa a negociar outro lote de Gripens assim que o humor da nossa economia permitir.

A6MZero

Tenho uma dúvida sobre esses caças sempre que vejo alguma notícia, o padrão de camuflagem que vai ser adotado, em cada publicação um novo padrão é mostrado.

Já foi o cinza de superioridade aérea, um similar aos m-2000 azul, um muito próximo da atual camuflagem usadas pelos f-5M, e até mesmo esse padrão digital, alguém arrisca dizer qual será o adotado?

Celso

Farroupilha, assino embaixo…eh bem por ai mesmo….e tbm sou Patriota e sem ideologias tacanhas e mentirosas…..o poder corronpe e eh disso q se trata o atual status de govrno no pais, nestas estruturas ninguem escapa de ser engolido por este cancer e quem cala consente por covardia. Sds

PS….comentarios abertos e c criticas construtivas alem de otimas opinioes q so exclarecem a todos………Parabens, otima decisao

edimur

Sobre o comentario sobre o governo estar investindo nas forcas armadas ainda que devagar,Eu pergunto isso nao
seria um agrado para que os militares nao se rebele contra esse governo que fez Color de Melo virar batedor de carteira frente ao buraco que só estamos entrando?

Gayneth

Pra desespero da minoria! Vai da certo.

Trovão Azul

Prefiro dà uma de Harteus só acredido quando um grinpe ng estiver em solo brasileiro, pois como diz “Galvão Bueno ajà coraçãooo!!!! “

Danilo Azevedo

HAHAHAHA, vontade de printar e postar toda a asneira dita no outro post e seus autores “especialistas”, mas vale a pena conferir e rir…

http://www.aereo.jor.br/2015/06/23/dilma-pede-a-suecia-revisao-de-juros-de-financiamento-dos-36-cacas-gripen/

http://www.aereo.jor.br/2015/07/28/divergencia-sobre-taxa-de-juros-ameaca-compra-de-cacas-suecos/

Saudações

PS: E comparar com os desse e do outro sobre o retorno positivo.

http://www.aereo.jor.br/2015/07/29/governo-da-suecia-aceita-reduzir-a-taxa-de-juros-no-contrato-dos-cacas-gripen-ng-da-fab/

Danilo Azevedo

Avante, Brasil!!

Romulo A.

Senhores boua noite ,sem querer fugir do assunto mas gostaria de sugerir aqui um bom vídeo pra quem é fã de um belo dogfight http://youtu.be/doofDzpBzyw

Duanny D.

Finalmente pude postar, gosto muito do trilogia. Abraço para os editores e um abraço para os foristas o bosco, o nick, o Ivan, o Wagner, o Oganza, o mais famoso de todos o homem do pinico preto na cabeça (vader) e tantos outros que peço perdão por ter esquecido de citar mas que fazem do trilogia a leitura mais engraçada, política e técnica da internet.

ABULDOG

Não se esqueçam que após a conclusão dos 36 já teremos como tê-los feitos aqui e que aos poucos mais serão fabricados para a substituição dos F-5M e AMX de modo que a intenção é termos a frota de caças padronizada em todo o Brasil.

Housemaq

Senhores… Confesso que ainda ontem, comecei a pensar (de novo) no deserto norte-americano… E isso, acompanhado com um certo frio na espinha. Afinal, na mente de muitos, o perigo de tudo ir por água abaixo existiu. Bem, na verdade pode até existir ainda, por isso, vamos aguardar a assinatura dos papéis. Pessimismo demais ou não, pelo menos por agora, paira um certo alívio no ar. Como disseram alguns foristas, ainda é um número ínfimo de unidades iniciais, dado ao nosso tamanho continental a proteger. Mas se me permitem, gostaria de deixar aqui uma proposta “simulada” de debate, por assim dizer.… Read more »

MENDES

Ainda bem que estes vermelhos resolveram este entrave pois os ABUTRES DE PLANTÃO estavam doidos para o negócio melar.

R.Oliveira

Boa noite pessoal! Parabéns mais uma vez ao PA por os comentários estarem aberto. Sou leitor assíduo deste blog desde 2009 e é muito bom uma pessoa leiga como eu aprender com os diversos foristas, especialistas da área. Um questionamento. Os 36 caças serão alocados todos na base aérea de Anápolis?

Stênio

Parabéns PA por remover o Roberto Lopes dos seus colaboradores.

Vader

Nossa, trocamos uma taxa de juros por uma taxa de administração, só que mandamos a conta mais pra frente, para os próximos governos (se Deus nos ajudar, não mais das “esquerdas”) pagarem. Negócio da China que fizemos não? 🙂 Negociação boa é essa aí, kkkkkk… A Ekipeconômika bem que tentou melar, mas não conseguiu: a República de São Bernardo falou mais alto, os suecos trucaram e aceitaram negociar, e o Primeiro-Ministro Levi teve que se render. Porém, dada a atual situação econômica e a profunda incomPeTência PolíTica do atual governo, creio que ainda é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito cedo para comemorar. Tão aí… Read more »

Vader

PS: a cada dia que passa estou ficando com mais dó dos suecos. Mal sabem eles com que tipo de canalha se meteram…

Vader

Nossa, e a Band acabou de anunciar no Jornal da Band que a compra custará R$ 18 bilhões!!!

E aí imaginem o que que o Ricardo “Sou da Paz” Boechat falou… “a boa notícia seria: Senado veta compra de caças”, entre outras bobices e populices.

Desconhecimento da reportagem, má-fé do apresentador. Lamentável.

Leandro Moreira

Gostaria que os “entendidos em governo incompetente” fizessem uma comparacao entre o governo tucano e o governo PT sobre reaparelhamento militar do Brasil. Chuuupa!!!!!!! Kkkkkkkkkk

Vader

Agora que os delírios PeTralhas de construir um “Bravphil-PuThânphia” ficaram para as calendas gregas, e alguém chegou em Sua Excrescência Dilma I, “a Ininteligível”, e disse o famoso “é a economia, estúpida” que um dia ouviu Bill Clinton de um assessor de terceiro escalão, poderemos bem comparar o “reaparelhamento militar” das duas décadas, embora esta seja uma comparação beeeeeem chinfrim, típica de esquerdistas bitolados e MAVs teleguiados pela grana gorda roubada da PeTrossauro através da Roubebrecht e coligadas, os quais não enxergam que o aparelhamento das FFAAs se daria com ou sem eles, simplesmente pela absoluta obsolescência do material bélico… Read more »