Divergência sobre taxa de juros ameaça compra de caças suecos

59

Gripen NG para o Brasil - concepção artística Saab

A pedido de Levy, Defesa tenta renegociar contrato, mas enfrenta resistência

Por Geralda Doca

ClippingNEWS-PABRASÍLIA — A compra dos 36 caças suecos modelo Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), anunciada no final de 2013, está sob ameaça. A pedido do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a presidente Dilma Rousseff solicitou ao governo da Suécia uma revisão da taxa de juros prevista no contrato. O ajuste fiscal e a redução das taxas de juros vigentes na Europa foram os principais argumentos. A fim de evitar o cancelamento do contrato, caso não haja um acordo entre os países, chegou ao Brasil ontem uma comissão de suecos, com representantes da fabricante Saab.

O grupo se reuniu com o ministro da Defesa, Jaques Wagner, que tenta negociar uma taxa intermediária, segundo a assessoria da pasta. Os juros previstos no contrato são de 2,54% ao ano, e Levy quer reduzir o percentual para 1,54%. Jaques Wagner teria proposto uma taxa de 1,98% ao ano. Quando o governo anunciou que havia escolhido o modelo Gripen NG, a empresa Saab estimou que o contrato de fornecimento dos 36 caças seria no valor de US$ 5,4 bilhões.

MEDO DE NEGOCIAÇÃO VOLTAR À ESTACA ZERO

A assessoria de imprensa da Aeronáutica informou apenas que o assunto está sendo conduzido pela Defesa com a equipe econômica. Nos bastidores, porém, há temor de que haja retrocesso e as negociações voltem à estaca zero.

A FAB esperou por mais de uma década pela definição da compra. A Força Aérea aposentou os caças Mirage, e atualmente dispõe dos caças F-5, que foram revitalizados, mas são aeronaves consideradas obsoletas. A entrega do primeiro Gripen, previsto para substituir o F-5, está programada para 2019 e o último, para 2024.

Ainda de acordo com a assessoria do Ministério da Defesa, a decisão final será da presidente Dilma, que está disposta a manter o contrato. Além da perda do tempo se a compra for revista, a desistência implicaria no pagamento de multas. A Defesa alega que o contrato não está ameaçado, e que o prazo para que os dois países cheguem a um acordo termina apenas em outubro. A reunião de ontem, que entrou pela noite, não chegou a um acordo.

O contrato de aquisição dos caças suecos prevê a transferência de tecnologia para a indústria nacional, além do treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros. Essa fase do processo está pendente, aguardando a definição em relação ao contrato de financiamento.

As negociações entre a FAB e a fabricante Saab para a assinatura do contrato começaram após o governo brasileiro optar pela compra dos caças suecos. Além do sueco Saab Gripen NG, participaram do processo de seleção o americano Boeing F-18/F, da Boeing; e o francês Rafale F-3, da Dessault.

Em novembro do ano passado, a FAB informou que dois capitães haviam feito os primeiros testes com os caças suecos. Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Santos Fórneas voaram por 50 minutos em aviões Gripen D, acompanhados por pilotos da Força Aérea da Suécia. Os Gripens voaram em uma área de instrução sobre a Suécia e o Mar Báltico.

Após a decolagem, os aviões atingiram 10,6 mil de altitude em um minuto e meio, uma taxa de subida de 118 metros por segundo. O pouso ocorreu na base de Satenas, na Suécia.

Antes de escolher o Gripen, o governo brasileiro, ainda na gestão do ex-presidente Lula, havia sinalizado que compraria o francês Rafale. Na comemoração do 7 de Setembro em 2009, Lula aproveitou a presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy, em Brasília, para anunciar a disposição do Brasil. Mas o negócio não foi fechado.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo

Não é mais gripen. É pneumonia.

Gustavo

O Brasil gastou bilhões para fazer uma copa do Mundo e hoje chora para economizar 1 bilhão em 25 anos. O que falta no Brasil não é dinheiro, mas sim visão de futuro. É deprimente ver que o nosso país insiste em não sair do berço esplêndido.

Marcos

Na hora de emperequetar o projeto com nacionaliza;’ao de tudo e exig”encia de vers’ao biposta engole o pre;o, mas na hora de pegar financiamento chora por juros… Assim fica dificil ter FA. Melhor terceirizar…

Tuil Wpn

Ontem foi a revista Veja, hoje O globo a mídia golpista seguem com seu plano estragar o Gripen NG Brasil da FAB. Eu sabia que o governo não teria paz para assinar esse contrato desdo domingo em que o Fantástico começou com uma reportagem sobre o Gripen na Suécia. Abre o olho FAB a mídia de oposição quer ver vocês voando de F-5 modernizado por mais 50 anos.

Tiago

Em um país onde se cogita internacionalmente rebaixá-lo na classificação de investimentos devido aos casos de corrupção em uma das maiores empresas do mundo (Petrobras) e em que todo projeto de nação os grupos empresarias necessitam de pagar propina para os políticos para se fechar negócios; com uma crise economica, administrativa e política, que confiança os investidores estrangeiros terão em investir no Brasil? Nem sequer mais o governo está honrando os contratos pré – estabelecidos, imagina só a falta de credibilidade que o Brasil está passando.

Oganza

Tuil Wpn,

agora a culpa é da “Mídia Golpista”?

é cada coisa que se ouve…

a FAB e principalmente nós temos que abrir o olho é para outra coisa: A Distorção da Realidade que esse Governo Golpista vem promovendo já a mais de uma década.

Luciano F.Lima

Qual o motivo em termos uma força aérea? Defender o quê se os predadores nasceram em berço tupiniquim? Desculpe a posição tempestuosa mas se sofresemos uma invasão externa, acho que estariamos em melhor posição.
tem momentos que tenho a total certeza que este país é amaldiçoado.

Felipe

Tuil Wpn, pede pra sair colega. Melhor que passar a vergonha que você está passando com esse posicionamento medíocre.

R_silvestro

Se eu fosse os suecos ia negociar, só que pra mais!

Aumentar a taxa de juros já que o Brashil Puthencia está mostrando que era Brashil Brhama, Brasil Pixuleco, etc…

caio

Acompanho este site a pelos menos três anos, por apreço a tecnologia militar,mas quando tratam de História e politica as opiniões são bastante precárias, no caso do Tuil Wpn, ele está certo em ser pé atrás com revista Veja, já que os Ítalo-americanos Civita, donos desta revista e os Marinho da Toda Poderosa rede Globo, são experts em desestabilizar o país, porém , não só deve negar a culpa dos nosso lideres econômicos e políticos, pela cumplicidade, passividade, e realmente por sua grande incompetência; ademais o preço do aparelho, pelo que acompanho neste três anos, estão em acordo com seu… Read more »

Sergio

Estão sucateando as forças nacionais.
Já que as forças armadas abriram as pernas, agora aguentem ou reajam.

Vader

Quando a gente lê “mídia golpista”, independente do que diga o infeliz, a gente já sabe se tratar de um “Militante de Ambiente Virtual ” (MAV), a soldo do PT pra tumultuar e fazer propaganda política do partido quadrilheiro.

Ainda ontem estava lendo que o Edinho cachaceiro tinha liberado uma grana com a Fazenda pra pagar a corja.

Taí o resultado. Pelo menos os caras trabalham direitinho: chegou a grana, começa a trollagem.

Delfim

A convivência com chineses nos fez perder a noção ocidental de negócio acordado e honrado.

Explico : vc trata um negócio com chinês por preço “x”, na hora da entrega o chines quer pagar “x-y”. O Brasil cansou de tomar volta quando entrega soja e minério.

Aí acha que pode dar uma de João-sem-braço xing-ling pra cima de povos ocidentais…

Tomcat

Vader, não sei o que é pior: um MAV ou um MAV que não sabe usar pontuação em frases.

Marcos

O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás
Nós fumos, não encontremos ninguém
Nós voltermos com uma baita de uma reiva
Da outra vez, nós num vai mais

Pois é, gente, da próxima vez não vai aparecer ninguém para ofertar coisa alguma.

Marcos

Quero ver na hora que os Ovnis aparecerem de novo, sem caça, vão ter de suspender todo o tráfego aéreo.
Nesse dia vou rir bastante.

Henrique

Não duvido que a atual diplomacia brasileira esteja trabalhando para proteger os interesses norte-americanos após a visita de Dilma…devem ter prometido mundos e fundos…é por essas e outras que dizem que temos complexo de vira-latas…

Alex S

Triste, mas esta parecendo que o governo não quer assinar. E jogar a culpa na gaxa de juros, enquanto o contribuinte paga altas taxas.

Alex S

Ops, Taxa de Juros.

Marcos

Roberto Santana

O objetivo deles é mostrarem que existem.

Tamandaré

Fez-se um estardalhaço gigante para economizar-se 1 Bilhão. O detalhe é que só começaremos a pagar o investimento oito anos após a entrega dos caças, e teremos 15 anos para pagar quantia… Diluindo esse dinheiro no tempo.. xiiii… a gente paga sem nem sentir!!

Dizem que o Alm. Othon recebeu uns bilhões por aí! Será que ele não quer nos “ceder” a quantia pra custear as picuinhas do Levy?

Tamandaré

Ops… Othon Pinheiro recebeu MILHÕES e não BILHÕES… erro meu, perdoem-me!

Se os editores quiserem fazer a correção, podem apagar este post aqui!

Juarez

O Alm Othon era conhecido na Marinha com um “homem de negócios” e já tinha sido pego com batom da cueca, foi convidado a pegar o boné, arrumou um padrinho político, Mister Big Wolf” que o indicou para o cargo na Eletronuclear, ou seja, colocaram uma velha e tarimbada raposa acostumada a escalar galinheiros eletrificados para cuidar de um sem porta e sem tranca, deu no que deu…

Grande abraço

joseboscojr

Tamandaré,
Não se preocupe não. Do jeito que anda a coisa por aqui eu não duvido que chegue a bilhão não. rsrsr
Por aqui tão metendo a mão é com vontade. Tá sobrando só migalhas pra custear os serviços públicos. O grosso tá sendo surrupiado e os bobos pagando a conta e se não pagarem sofrem as penalidades da lei.
Ou seja, o Estado Brasileiro se comporta como uma gangue de bairro que cobra por “proteção”.
Infelizmente tenho 53 primaveras porque senão já tinha entrado na fila do emigração.

Juarez

Eu estou na mesma situação Bosco, com 52, se não já tinha pedido o Green Card do Canada.

Grande abraço

juggerbr

Lógico que vai cancelar. Não tem dinheiro pra pagar o laquê da presidanta, não vai ter pra aviãozinho. O SubNuc é o próximo a ser cancelado. Mas a desculpa será outra: contrato superfaturado.

Daniel Dutra

Ninguem merece viu.. se a nossa imagem la fora já não esta bem imagina desistindo de um contrato desse nível.

Juarez

Aí que está tem verdadeiramente analisar se é uma desculpa ou existe é realmente superfaturamento, mas tenho a impressão que no caso do Prosub, a galinha vai por ovo em seguida e nós poderemos ver o tamanho do ovo da casa da Provance colocou.
Dizem alguns da área que sentiremos muita flata da traicional “ranzinzagem” dos Alemães.
O tempo nos trará a realidade com toda certeza.

Grande abraço

joseboscojr

E eu ainda sou neto de italiano e não tirei minha cidadania italiana quando tive chance. Minhas filhas “agradecem”!!
Até a mulher do Lula tem dupla cidadania, mas o gostosão aqui sempre acreditou no Brasil.
Me fu…..

Alex

Aos que falam que a culpa é da mídia golpista, podem ir ao banco amanhã para pegar seu troco, pois possivelmente já estará na conta.
Façam-me o favor, gastaram os tubos com a pior copa de todos os tempos e agora vem com essa desculpa de economizar. A culpa é única e exclusiva dos incompetentes que administram (se é que algum dia fizeram isso) esse país.

Wellington Góes

Se não conseguirem redução nos juros, terão então que remanejarem as coisas no principal, ou seja, ficar com o mesmo projeto para a força aérea sueca. Isto é, se ainda quiserem salvar o projeto.

Amigos, até então só não tem jeito pra uma coisa, pro resto………

Até mais!!! ?

Nick

Se não houver acordo sobre os juros praticados, não vejo saída. É o fim do Gripen no Brasil.

E depois dessa a FAB deve pensar em transformar os Legacy 500 com radar AESA e por uns pilones para por A-Darter.

[]’s

lauro

E E alguns insistem em dizer que a Veja não tem credibilidade. Já vi até um cubano falar isso…

Alexandre

Assim fica difícil…

Reinaldo Deprera

mídia golpista kkk

Caraca, ainda existe idiota útil nesse país! Depois de 13 anos de PT no GF rsss.

Aí aí, só pode ser piada ou vovódka.

Save Ferris!

ABELPAUPERIO

Manda o gênio do Levy pedir apenas para tirar o display que querem modificar na nossa versão que já dá a diferença e se deixarem de ser cabeça dura e parar com a insistência na versão F sobra muito mais.
Até hoje não entendi o porque das duas exigências que será igual à jabuticaba.

Vagner

Boa noite à todos, acompanho o blog já faz alguns anos e hoje, com toda essa ameaça do NG ir pro brejo, lemrei-me da primeira vez que vi algo sobre o programa FX… foi num recorte de revista, que estava jogado no meio de vários pedaços de papel, durante uma atividade escolar, acho que devia ter uns 13 ou 14 anos, não sei ao certo. Como desde a infância admirava aeronaves militares, não deixei que aquele recorte se perdesse ao restante de papel picotado. Na reportagem os vetores da época na disputa: F-16, Gripen, Mirage 2000, SU-27, todos com uma… Read more »

R-Silvestro

Será que ainda tem jente (gente+ jumento = jente) que ainda não sabe que a compra dos Subnuc e a tela bizonha do Gripen só foram feitos pra arrancar dinheiro????

Como pode ter jente que defende ainda esse partido podre e acredita que são “us americano mau” fazendo algo????

Cade o relojoeiro??? Cade o Wagner?? Cade os MAV que viviam falando do Brasil Puthenfia???? Ainda acrediitam na idoneidade dessa corja que vcs colocaram no poder???

Já ganharam o pão com mortadela e o dolly pra virem defendê-los????

Solskhaer

… moçada, se está difícil aqui para nós tentar entender toda essa situação, imagina eu tentar explicar para meu filho de 13 anos que ainda vislumbra vestir um traje da FAB.
Esquenta não filhão, ainda temos cinco anos para resolver até você prestar continência a bandeira nacional com pelo menos um par de F-5 soltando “arrebites” rasgando céu acima!

HMS_TIRELESS

Putz! Até aqui já tá entrando os MAVs a soldo dos petralhas

Tamandaré

Bosco

kkkkkk tu tens razão!! É uma grande gangue, e já se espalhou por todos os cantos, nas 4 direções, em cada prefeiturazinha deste país! Parece que até o PROSUB entrou no rolo.

Senhores, anotem o que estou dizendo: já estão investigando o PROSUB, e isso vai ser a porta de entrada da PF nas Forças Armadas. Se fuçarem…. xiiiii…. vão achar muita coisa errada em vários contratados da armada, podem ter certeza! Submarinos franceses, capacetes balísticos….. Meu Deus! Rezemos!!

Jean

São 113.000 cabides de emprego no GF e o problema é a compra de equipamento militar??? Esse ajuste fiscal só sacrifica o que realmente importa, em detrimento do cabidão de empregos!!!

Tamandaré

Solskhaer, Boa sorte para você e para seu filho. Vai ser difícil ele não pegar ainda os F-5M, quando sair da AFA (se ele realmente seguir esse sonho). Digamos que é praticamente impossível!! 🙁 Triste verdade senhores… Quanto aos idiotas úteis… dêem uma passada no youtube e verão coisa MUITO PIOR. O engraçado é que a mídia governamental não é afetada pelo corte de gastos… querem economizar 1 bilhãozinho, mas o BNDES continua emprestando dinheiro a regimes bolivarianos/simpatizantes. Continuam perdoando dívidas de outras nações. Tá feio isso rapaz… Eu estou aproveitando os comments abertos da Trilogia, uma vez que ainda… Read more »

Oganza

Jean,

mas o ajuste fiscal é feito por quem?

Acerte a resposta e encontrará a luz para a sua pergunta, sem mistérios ou meias palavras.

Grande Abraço.

Jean

A resposta mais adequada, Oganza, seria “para quem”???

É muita boquinha, muito “cumpanhero”, para mamar na teta do governo!!!

SERGIO H

A mídia golpista está aí. A prova maior disso são os midiotas de sempre, pró- EUA, direitistas conservadores ( conservadores desde que na desigualdade, eles estejam no topo).. Esse ministro Levy, é da estirpe liberal a qual os conservadores sempre louvam e está aí fazendo direitinho a cartilha da austeridade… Ou seja, resseção… Agora, está claro, porém midiotas não percebem, é todo um cenário cujo pano de fundo é a hegemonia do dólar. O brics e o seu banco surgem como contraponto a um mundo unipolar, em transição para outro multipolar.. As técnicas golpistas da CIA, NSA + mídia golpista… Read more »

Jose davi

Que dó!

Alex S

Se fosse a Dassault Aviation, quase 100% que esse contrato já estaria assinado, e todos rindo na foto. Esse é o real retrato do momento.

Jorge Tadeu

Situação ridícula a nossa… Propinas em todo e qualquer contrato envolvendo dinheiro público, seja na esfera militar, seja na esfera civil… Todos os poderes da República, aparelhados por gente de esquerda… Grandes empresas envolvidas até o pescoço em corrupção… E, agora aparece essa de “renegociar taxa de juros” que gerará uma possível economia de 1 bilhão de dólares em 25 anos, ou seja, míseros 40 milhões por ano, quando só no escândalo da PTbrás, um gerente de área devolverá quase 100 milhões de dólares… Triste país esse nosso… Infelizmente, não tenho para onde imigrar com minha família, pois, minha área… Read more »

Oganza

Jean… tá chegando lá.