Turquia autoriza EUA a usar base aérea de Incirlik para atacar o Estado Islâmico

0

Incirlik F-16

ClippingNEWS-PAA Turquia autorizou os Estados Unidos a utilizarem uma base americana em seu território para realizar ataques aéreos contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria. A informação foi divulgada primeiro pelo “The Wall Street Journal”, mas foi confirmada pela Reuters por um alto funcionário do Pentágono. A decisão turca representa uma mudança de posição da Turquia, que resistia a se envolver de forma mais enfática na luta contra os radicais do EI.

O país compartilha 800 km de fronteira com a Síria, mas só recentemente entrou em confronto direto com a milícia no lado sírio. Até agora, a base de Incirlik, no sul do país -próximo à fronteira síria- não podia ser usada pela Força Aérea Americana como ponto de partida de aviões usados para bombardear a milícia nos países vizinhos. A pista de pouso, contudo, já servia a drones. Segundo o “The New York Times”, o acordo permitirá que também aviões tripulados decolem da base para realizar ataques contra a milícia radical islâmica. De acordo com a imprensa turca, os dois governos chegaram a um acordo sobre a base na última quarta (22).

A Casa Branca confirmou que o presidente Barack Obama e o colega turco, Recep Tayyip Erdogan, conversaram na quarta por telefone e concordaram em “aprofundar” a cooperação na luta contra o EI, mas não deu mais detalhes. “Não posso falar mais sobre essas questões por preocupações específicas sobre a segurança de operações”, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

FONTE: Folhapress

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments