Aviões Extra 300L Halcones prontos para embarcar em KC-135 - foto FACh

…até a Colômbia. Aeronaves acrobáticas Extra 300L da equipe de demonstração aérea da Força Aérea do Chile foram transportadas em jato KC-135 a Medellín, para participar da ‘F-Air Colombia 2015’

À primeira vista, pode parecer estranho: aviões viajando de avião. Mas parece ser a forma mais lógica encontrada para poupar aeronaves acrobáticas de relativamente baixa autonomia, e seus pilotos, de um longo traslado com mais de um país no caminho até a Colômbia.

É a primeira vez que a equipe de demonstração aérea Halcones da FACh (Força Aérea do Chile), se apresenta naquele país,  onde ocorrerá a “F-Air Colombia 2015” em Medellín, entre os dias 9 e 12 de julho. A solução encontrada para o traslado de aeronaves e material foi acondicionar tudo num jato KC-135 (que além da função mais conhecida de reabastecedor aéreo, também pode ser utilizado em missões de transporte), apoiado por um Boeing 737, ambos pertencentes ao Grupo de Aviação N°10 da IIª  Brigada Aérea.

Aviões Extra 300L Halcones - prontos para embarcar em KC-135 - foto 2 FACh

A decolagem deu-se na madrugada de 3 de julho, porém, a preparação para essa missão de transporte da “Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones”  à Colômbia começou bem antes. Segundo nota divulgada pela FACh, acompanhada das fotos mostradas aqui, uma equipe composta por pilotos e pessoal de manutenção já havia realizado uma aclimatação na cidade de Calama, com condições atmosféricas e de altitude similares a Medellín.

Após esse treinamento, foi realizada em 20 de junho uma apresentação ao público de Calama, que fica no norte do Chile (para quem quiser se situar, Calama fica entre Iquique e Antofagasta, que abrigam bases importantes da FACh, porém mais a Leste, na direção dos Andes).

Aviões Extra 300L Halcones - preparação para embarcar em KC-135 - foto FACh

Em seguida, já na Base Aérea Pudahuel (próxima a Santiago), realizou-se o processo de inspeção, manutenção e preparação das aeronaves Extra 300L para o traslado a Colômbia. Durante três dias, os aviões foram desmontados e embalados cuidadosamente, devido aos cuidados especiais requeridos por suas estruturas e painéis que incluem partes em material composto de fibra de carbono e madeira, para transporte no KC-135.

Aviões Extra 300L Halcones - preparação para embarcar em KC-135 - foto 2 FACh Aviões Extra 300L Halcones - embarque em KC-135 - foto 2 FACh

FOTOS: FACh

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments