Aviões russos lançaram flares para afugentar interceptadores suecos

5

Caças JAS-39 Gripen - foto Forças Armadas da Suécia

Lançamentos ocorreram duas vezes no ano passado, quando jatos Gripen voavam próximos aos aviões russos interceptados. Um dos flares chegou perto de atingir caça, segundo comandante da Força Aérea Sueca

Por duas vezes no ano passado, aviões russos interceptados por jatos Gripen suecos recorreram a uma curiosa tática para se contrapor à manobra padrão, após a interceptação, dos caças se aproximarem: lançaram flares, que são iscas para mísseis ar-ar guiados por infravermelho.

A informação foi dada ao jornal Expressen pelo comandante da Força Aérea Sueca, major-general Micael Bydén, que mostrou fotos dos aviões russos interceptados. O fato das aeronaves da Russia reagirem com contramedidas e manobras evasivas já havia sido informado no início da semana pelo comandante supremo das Forças Armadas Suecas, Sverker Goranson, embora ainda sem detalhes.

comandante Micael Byden da Força Aérea Sueca mostra fotos de aviões russos - imagem Expressen

O major-general Bydén afirmou que um dos pilotos de caça relatou que o flare chegou muito próximo de atingir sua aeronave. Isso ocorreu no incidente de 22 de agosto de 2014 quando um avião de transporte AN-26, ao ser interceptado, fez uma curva fechada para a direita, sinalizando que não queria que o caça sueco se aproximasse mais. Na manobra, foram lançados flares, um dos quais passou bem próximo do interceptador, o que para Bydén foi uma violação russa que apenas aumentou desnecessariamente o risco de situações do tipo.

A segunda ocasião foi em 13 de setembro de 2014, com um avião de transporte bem maior, o IL-76. A aeronave russa foi interceptada por dois caças Gripen naquela ocasião, e lançou o que foi identificado como um flare. Nas duas situações, os russos foram interceptados porque se aproximavam de aeroportos suecos com seus transponders desligados. Os transponders são sistemas que enviam automaticamente informações como identificação, altitude etc das aeronaves para as telas de radar dos controladores do espaço aéreo. O desligamento desses sistemas resulta em ameaça à segurança da aviação.

Foto de An26 mostrada pelo comandante Micael Byden da Força Aérea Sueca - imagem Expressen Foto de IL-76 interceptado mostrada pelo comandante Micael Byden da Força Aérea Sueca - imagem Expressen

Essas atitudes russas em espaço aéreo internacional, segundo o comandante sueco, são dignas de nota e indesejáveis, pois aumentam os riscos para pilotos e tripulantes. Para o major-general, o voo com transponder desligado já é um risco, que aumenta quando se realiza manobras próximas e muito mais quando se lança flares. Segundo o comandante, foram relatadas 12 violações em 2014, e a Força Aérea Sueca optou por apresentar alguns detalhes destas duas para exemplificar eventos mais importantes.

FOTO DO ALTO: Forças Armadas da Suécia (em caráter meramente ilustrativo)

DEMAIS FOTOS: Expressen (apresentadas pelo comandante sueco sobre os incidentes relatados)

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rommelqe

Um flare destes sendo sugado até o compressor deve fazer um estrago daqueles! Mesmo um impacto na superfície da carenagem a uma velocidade relativa alta…
Alguem sabe dizer quanto pesa uma capsula destas? Abs

Wagner

Histeria. Querem mais verbas, isso sim. Hoje em dia qualquer problema no ocidente é respondido como ” a ameaça russa” .

Hamadjr

Como diria aquele velho deitado e os russos continuar ca e voando sem nenhum problema e os sueco, bem os suecos ficam espeneando esperneando esperneando e mimimi mimimi, não por falta de coragem para fazer qualquer reação mais energica e sim por que a cautela fala bem mais alto la por aqueles pagos.

Vader

Por falar em Rússia, o PAK-FA (o Mito que voa melhor que um palmito… 🙂 ) está caindo pelas tabelas. De cinquenta e tantas aeronaves virou só um esquadrão, e os problemas continuam…

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Cinco aeronaves acidentadas em um mês!!!
Estaria a arma aérea russa fazendo concorrência a sua contra parte hindu???

http://defensetech.org/2015/07/06/fifth-russian-military-aircraft-crashes-in-past-month/

PS: Quem não sabe brincar, que não desça p/ o play…