Voo de demonstração ocorreu no Congresso Sindag


Ipanema-foto-embraer

Botucatu – SP, 23 de junho de 2015 – O novo avião agrícola desenvolvido pela Embraer – o Ipanema 203 – fará seu primeiro voo público de demonstração nesta quarta-feira (24), na abertura do evento anual promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola – o Congresso Sindag. As demonstrações aéreas ocorrerão entre 7h e 9h, no aeroporto de Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento segue até sexta (26), com a aeronave em exposição estática no estande da Embraer.

Lançado durante a Agrishow, em abril, o Ipanema 203 é uma evolução do produto que é líder em seu segmento, com mais de 60% do market share no Brasil e mais de 1.360 unidades vendidas. O novo modelo possui dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao anterior e hopper com capacidade 16% maior em volume. A nova envergadura da asa permite uma faixa de deposição 20% maior, o que aumenta ainda mais a sua produtividade.

Depois de pesquisas em conjunto com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), os winglets (pontas das asas) foram reprojetados para reduzir o vórtice e melhorar e a eficiência da pulverização. Outra importante parceria, esta com a Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – (FCA/UNESP), da cidade de Botucatu, deu suporte aos testes de pulverização do novo modelo, atestando sua eficiência e produtividade.

“Além de maior produtividade na lavoura, o Ipanema 203 oferece mais conforto e segurança ao piloto”, destaca Alexandre Solis, Diretor da Unidade da Embraer em Botucatu. “Além de um novo sistema de ar condicionado, o Ipanema 203 terá cinto de segurança com air bag e cabine com novos conceitos ergonômicos, como alavancas de comando mais acessíveis e pedais com ângulos mais suaves. Tudo para facilitar o dia a dia do operador.”

É a primeira reformulação do produto desde 2005, quando o Ipanema 202 se tornou a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível utilizado em automóveis. O custo operacional do novo modelo da aeronave, que continua sendo a única do mundo produzida em série certificada para voar com etanol, seguirá sendo o menor do mercado.

Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, evitando perdas por amassamento na cultura e flexibilizando a operação. As principais culturas que têm demandado o avião são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, citrus, eucalipto, milho, soja e café. Ele também pode ser utilizado para espalhar sementes, combater vetores e larvas, no combate primário a incêndios e povoamento de rios.

FONTE: Embraer

FOTO: Embraer (meramente ilustrativa)

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

off topic:

Há na net uma imagem de um Legacy 500 já nas cores da FAB. Mandei a imagem nos e-mails da tripla dinâmica.
Abç

Fernando "Nunão" De Martini

Marcos, obrigado pelo aviso, mas no e-mail que você mandou não chegou imagem.

De qualquer forma, encontrei:

comment image

Marcos

off topic 2:

Legacy by Embraer escoltado por Typhoons…

youtube.com/watch?v=sXiTWefqVEI

rommelqe

Auto pilot humor “on”: será que a EMBRAER pode produzir um avião tão útil e não ser “pulverizada”? Mesmo sendo brasileira?”off”.