Dilma pede à Suécia revisão de juros de financiamento dos 36 caças Gripen

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Gripen NG montagem com cores da FAB - imagem K Tokunaga - Saab

ClippingNEWS-PADiante da pressão do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para que o contrato de financiamento dos 36 caças gripen tenha seus juros rebaixados, para ajudar no ajuste fiscal, a presidente Dilma Rousseff, conversou, por telefone na manhã desta terça-feira, 23, com o primeiro ministro da Suécia, Stefan Löfven. Dilma pediu a Löfven adiamento do prazo para a assinatura do contrato de financiamento, que expira nesta quarta-feira, dia 24 de junho, para que se possa renegociar as taxa de juros.

Levy tem alegado que a alteração da taxa representará uma redução de gasto da ordem de R$ 1 bilhão, em 25 anos. O ministro quer usar ainda este contrato como modelo para renegociar outros acordos internacionais já assinados por outros ministérios, sob a alegação de que os juros na Europa caíram e o Brasil pode ser beneficiado com isso.

O Comando da Aeronáutica está muito preocupado com esta alteração dos termos da proposta já assinada com a SAAB, fabricante dos aviões. A FAB teme que outras cláusulas importantes do contrato possam sofrer correção e atrapalhe o projeto de construção conjunta dos aviões, com transferência de tecnologia Para a FAB a economia é muito pequena para um período tão longo de 25 anos, pelo desgaste da alteração dos termos da proposta. Os suecos alegavam que o contrato já foi assinado e que os seus termos já foram aprovados pelo congresso daquele país.

Assim, qualquer alteração, necessitaria de nova aprovação pelo plenário do congresso sueco. O governo brasileiro, no entanto, acha que poderá contar com a boa vontade dos suecos porque eles também têm interesse no projeto e o sinal disso foi que eles já aceitaram um pedido do Levy de redução de R$ 1 bilhão para R$ 200 milhões do desembolso da primeira parcela, em função do forte ajuste fiscal que está em curso no País.

Na conversa com o primeiro ministro da Suécia, a presidente Dilma tentou tranquilizá-lo avisando que o governo brasileiro não tem interesse em romper o contrato, mas apenas renegociar as taxas de financiamento. Lembrou ainda que é tradição brasileira a segurança jurídica em relação aos contratos e explicou os benefícios para o País, em momento de dificuldades econômicas. Segundo apurou a reportagem, a reação do primeiro ministro foi “propositiva” e ele ficou de dar uma resposta ao governo brasileiro.

Para Levy, as taxas de juros do contrato podem ser alteradas. Já os suecos, consideram que não. O diretor da Saab no Brasil, Bengt Janér, ao falar sobre as dificuldades de qualquer tipo de alteração no contrato, informou que “no ato da assinatura do acordo comercial os juros estabelecidos foram congelados”. Para ele, a discussão é que o Brasil quer baixar ainda mais as taxas, que os bancos suecos dizem que já estão de menores que a da OCDE. “Só que os suecos têm de seguir as regras escritas, que são claras e dizem que os juros são congelados quando da assinatura do contrato porque senão vira subsídio à indústria de defesa da Suécia”.

De acordo com Bengt Janér, não tinha como baixar os juros “a não ser que o contrato voltasse ao parlamento sueco e se iniciasse toda uma nova discussão e negociação e, neste caso, o atraso será irreversível”.

Por ora estão mantidos os prazos de entrega do primeiro dos 36 aviões em 2019, completando dez no fim de 2021, para que se forme um esquadrão e eles comecem a operar. A previsão de entrega do último avião é 2024. Desde a primeira sinalização da compra, em dezembro de 2013, o contrato subiu 12% do preço e preços de hoje, segundo a FAB, agora está em US$ 4,8 bilhões. Cada dia de demora na assinatura do contrato de financiamento adia a ida dos 100 engenheiros brasileiros para começar a trabalhar na construção da nova geração do Gripen.
Até agora, foi assinado um pré-contrato, em outubro de 2014, e um dos seus itens prevê que, em até oito meses, tem de ser ratificado o financiamento com o banco de fomento sueco SEK. Caso isso não ocorra, todo o processo de negociação perde efeito e todos os termos do acordo da compra dos aviões terão de ser reavaliados. Outro problema é que, no caso de adiamento, de acordo com técnicos da Força Aérea e da empresa fabricante do caça, “a transferência de tecnologia é afetada de forma irreversível”.

FONTE: Yahoo.com/ Estadão

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eduardo pereira

Mais que m….. ,este m….. deste ministro com esta _______vão melar a coisa toda e só era preciso assinar a porcaria do papel amanha.

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joao.filho

A lição aqui é a seguinte: Fazer negócio confiando na palavra do “governo” brasileiro é ______. Por isso que digo que só vou acreditar no Grippen BR quando estiverem TODOS no Brasil, nas cores da FAB. Não se cumpre nada, não se moderniza nada, enfim só mirabolantes livros brancos e outras palhaçadas desta indole.
Tendo em vista o Modus Operandi brasileiro, acho mais lucrativo ler teorias sobre a Atlântida, ou sobre a Terra Oca.

COMEMTARIO EDITADO

Marcos

Eduardo:
Depois de doze anos fazendo meuda, só resta ao Ministro fazer isso.
De outro lado, uma cláusula que poderia ser alterada seria o tal monitor único. Mais essa tal de ToT irrestrita. Comprem o Gripen de prateleira que vão economizar uma grana e tanto.
Depois podem cortar o Terror dos Sete Mares, a Gazela Alada e outras invencionices que tinham o único objetivo de desviar dinheiro.

Edcarlos Prudente

Esse FX acabará por morrer na praia, depois de décadas de indecisão. Não há vontade politica no Brasil para que esse acordo siga em frente. E ainda vão alegar que o acordo não foi assinado por falta de vontade dos suecos em negociar.

Saudações!

Nick

Os suecos não devem estar entendendo nada. Os caras(Brasil) já não tinham negociado e assinado o contrato?!?!? Oo

Só aqui mesmo. Palhaçada total.

E o Gripen E/F foi pro brejo (ou poderá demorar mais uns anos para chegar, que na prática, dá na mesma)

[]’s

Eder Albino

Rapaz… Será que a Dilmona ta enrolando esse contrato na esperança de conseguir alguma coisa no EUA?
http://mobile.valor.com.br/brasil/4104202/visita-de-dilma-aos-eua-deve-ajudar-reconstruir-confianca

Vader

Bem falar o que?

Graças à lambança ____________ dos últimos 12 anos o Primeiro Ministro Levi tem que fazer milagre agora.

Os suecos tem que ter muuuuuita paciência mesmo.

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Baschera

Estão é procurando uma desculpa para não assinar este contrato….

Até porque, se mudar os termos pré contratados… o parlamento sueco terá que apreciar e votar a matéria novamente.

Vejam bem onde os suecos foram amarrar seu burro…. na esbórnia chamada Brapzil.

“O Brasil não perde a oportunidade de perder uma oportunidade”.

Sds.

wwolf22

a Suecia deveria pedir a renuncia da nossa presid_________.

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Aldo Ghisolfi

Duas palavras: ridículo e vergonha!

mdanton

Negociação perfeitamente normal senhores! Penso que serão prontamente atendidos e não é vergonha nenhuma, muito pelo contrário. O contrato com o BRASIL esta trazendo muito mais benefícios do que malefícios à Suécia…podem apostar nisso e os suécos sabem disso. Enquanto estes “socialistas corruptos caviar brasileiros” desses 32 partidos não entenderem “do por quê” os EUA gastam 1 trilhão de dólares com questões militares mas NÃO tem um SUS que consome 600 bilões de dólares viveremos sempre com esse discurso canalha (mas que 90% das pessoas “compram”, inclusive membros desse fórum) das esquerdas mentirosas…Os EUA não se preocupam com seu povo,… Read more »

Bogaz

Vergonha desse governo. Esse país realmente não é sério. Espero que a gerentona não ponha tudo a perder.

Reinaldo Deprera

Se a Suécia fosse um país sério colocaria uma cláusula anti-mandrake no contrato para, numa situação como essa, receber um bilhãozinho de indenização sem ter que dar os caças.

Save Ferris!

Rafael Oliveira

Segundo o G1:

“A proposta sueca, analisada anteriormente pelo Brasil no momento da assinatura do contrato de compra dos jatos, era de que a taxa de juros do contrato de financiamento ficasse em 2,54% ao ano. A solicitação agora do governo é de que a taxa seja reduzida para 1,98% ao ano, gerando economia aos cofres públicos.”

Juros de 2,54% ao ano (!!!) e o Governo choramingando!

Fabio ASC

Bye bye Grilo.

Será que os “investimentos” em SBC irão continuar?????

Corsario137

O que me vem a cabeça não posso escrever aqui, seria censurado pelos editores.

Corsario137

E ela mentiu para os militares ou para o MD, não sei. Até a LAAD a promessa é que o programa do Gripen não seria alterado, até porque já estava tudo acertado.

Enganou os Brigadeiros essa…_________.

COMEMTARIO EDITADO

Marcos Gilbert

Tchau 36 Gripem a Tesoura esta correndo atrás de vocês gripem. Quantos dos 36 é que vem, se é que virão mesmo os gripem.
Tchau Força Aérea, Tchau Marinha e não se espantem em ver soldados do Exército com armas sem munição nas favelas do Rio de Janeiro.

Fernando "Nunão" De Martini

Prezados, uma informação interessante para a discussão: O programa de submarinos da MB tem taxas de juros que são mais do que o dobro das que o governo quer agora negociar para o programa de caças da FAB. Sabiam disso? É muito importante a informação do G1, trazida pelo Rafael, de que a taxa para o financiamento dos caças é de 2,54% ao ano, e que se pretende baixá-la para menos de 2%, sob o argumento louvável de que nesse meio tempo os juros na Europa baixaram (mas poderiam ter subido, certo? E aí, os suecos iriam querer renegociar ou… Read more »

rommelqe

Nunão, mais uma coisa: cada centavo aplicado na industria aeronautica representa um retorno economico para o pais muito superior a cada centavo aplicado nos submarinos. Os reatores nucleares do subnucle nem precisariam ( na realidade, precisaram…) do casco para serem desenvolvidos para aplicação em geração estacionaria. Poderiamos ter ficado com os alemães, teria sido uma continução de programa exitoso, iniciado com os tupis e em desenvolvimento do tikuna…Em suma vou parafrasear o Corsario 137: vou me calar por aqui para não dizer o que estou pensando…

Zampol

Longe de mim defender a Dilma… cruz-credo

Mas o Levy tà jogando o jogo dele, sem dramas sem falcatruas:

emprestimos com juros fixos sao regulados pela taxa IRS que em 2009 era quase 5% e hoje mais ou menos 1,7%.

acrescente o spread do banco (no caso Sueco pode atè ser sem spread porque è de Estado.

as contas da Marinha sao corretas, o momento historico/economico è que mudou.

Franco Ferreira

Os gatos, há anos subidos no telhado, marcham em direção à borda….

Marcelo Pamplona

Prezados editores;

Off toppic interessante:

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,visita-de-dilma-aos-eua-preve-avancos-na-defesa—imp-,1713040

O título da matéria poderia ser: “Pedindo penico!”.

O que acham? 🙂

Sds.

Corsario137

Nunão, Eu posso não entender nada de coisa nenhuma mas uma coisa é certa, o FX2 está morto. Esse lance de juros do Prosub, etc… você acha que eles não sabem disso? Ao contrário do que se pensa, a maioria das pessoas que tem poder no governo é inteligente, e muito. A diferença é que a inteligência não anda necessariamente junto com a moralidade e é aí que mora o problema. É óbvio que a taxa de juros do programa é excelente. Meu Deus, quem já comprou qualquer aeronave na vida, mesmo um Robinson 44, sabe que os juros oferecidos… Read more »

Juliano Lisboa

Pelo jeito conseguiu! Assinatura do contrato dos Gripen passa para 24.10, e juros cai para 1,95% ao ano O governo brasileiro obteve a concordância do grupo SAAB para remarcar a data da assinatura do contrato de financiamento dos 36 caças Gripen E/F (Next Generation, na nomenclatura do Programa FX-2), que deveria ter sido firmado até o fim desta quarta-feira (24.06) e também para reduzir a taxa de juros anual a ser cobrada durante a quitação do valor das aeronaves. Segundo o Plano Brasil apurou, com exclusividade, na noite da quarta-feira, a nova data para a contratação do financiamento passou para… Read more »

mdanton

Pessoas com honestidade intelectual não ficam com melindres ou delongas ao definir o quê deve ser prioritário do que não deve ser. Na história da humanidade sabemos o que gera dinheiro/renda/poupança é o setor agronegócios e riquezas minerais; o que gera empregos é o setor industrial, ai incluindo os serviços de manutenção. Setor financeiro sadio gera eficiência alocativa dos recursos econômicos e o comércio é um distribuidor de renda e criador de empregos dinâmicos (ou de passagem) aos jovens e/ou futuros comerciantes inovadores. Já o setor de TI/tecnológico é, em essência, destruidor de empregos, mas criador de alta produtividade para… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Corsario137
25 de junho de 2015 at 12:43 #
Nunão,
Esse lance de juros do Prosub, etc… você acha que eles não sabem disso? “

Corsario137, boa tarde.

Talvez não tenha ficado claro: minha pergunta “Sabiam disso?”, logo nas primeiras linhas do meu último comentário, não é um questionamento sobre os membros do governo saberem ou não dos juros do outro programa.

A pergunta é direcionada aos leitores e comentaristas do Poder Aéreo (indicados pela palavra “prezados” que abre o comentário).

Baschera

Os dados colocados pelo Nunão comprovam o que eu disse… querem cancelar o pré contrato com a SAAB, Se fosse o caso… seria no PROSUB que teriam que mexer. Mas o PROSUB tem um monte de sujeiras…. além do mais envolve o financiador de campanha…aquela empreiteira, cujo CEO ameaçou derrubar a República. Vão chegar lá… e já tem politico e cinco estrelas cupinchas tremendo mais que japonês em dia de terremoto. Mas… não se preocupem… se o programa morrer na casca… Tio Samuel tem uma boa carta na manga… e pode-se precisar. Entrega ultra rápida… preço camarada, pacote de facilidades… Read more »

Zampol

Caros colegas nao levem a mal mas os juros na Europa nao tem nada a ver com o que o Brasileiro è habituado: a crise forçou o custo do dinheiro a niveis nunca dantes experimentados. Escrevam “Espanha taxa negativa” na barra de pesquisas do Google e deem uma olhada voces mesmos. Por exemplo: “Espanha financia-se pela primeira vez a juros negativos numa emissão a nove meses 19 Maio 2015, 12:10 por Sara Antunes | saraantunes@negocios.pt Entao acho que o Levy nao esta errado em pedir o abaixamento da taxa. Aqui tà todo mundo fazendo isso. Dois colegas de trabalho e… Read more »

Zampol

em tempo: 2,2% de juros anuais!

Nao sei quanto esteja rolando nos EUA mas nao creio muito diferente disso.

Marcos

Fizeram uma gigantesca lambança em diversos contratos.
Vou fazer um comentário que foge do que se está tratando, mas é bom saber:
Quando pagaram uma parcela da dívida junto ao FMI, coisa próxima a 1% aa, no dia seguinte tiveram de ir ao mercado buscar o mesmo valor com taxa beirando os 20% aa.

rommelqe

É uma procrastinação desonesta da pior espécie (para ser bem leve e meramente ingênuo).
Repito: essa compra para o Brasil é um INVESTIMENTO com retorno garantido. Não é para se comparar taxas de juros (no caso incrivelmente baixa) mas sim verificar quanto o retorno economico vai ajudar as finanças de um pais de analfabetos administrado por gestão ideológicamente amestrada por interesses excusos.
Não é como se jogar fora dinheiro pra ver um show de ex-ministro da cultura. É comprar rede para pescar…e se defender.

vinicius

Sensacional os comentários eu sempre aprendo muito com o site.Obrigado senhores !