Oposição acusa Venezuela de negar pouso de aeronave da FAB

28

Brasília - DF, 09/05/2013. Presidenta Dilma Rousseff e o Presidente da República da Venezuela, Nicolás Maduro durante declaração à imprensa. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

ClippingNEWS-PA Senadores brasileiros acusaram o governo da Venezuela de não autorizar a aterrissagem de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que os levaria na quinta-feira (18/06) a Caracas para conhecerem de perto a situação política no país, confirmaram fontes parlamentares nesta terça-feira.

Mesmo assim, fontes ligadas ao grupo de senadores que pretende viajar a Caracas disseram que, em última instância, o próprio Senado fretará um avião, e afirmaram que a viagem continua programada para esta quinta-feira.

Eles pretendem visitar o opositor Leopoldo López, que está encarcerado na prisão militar de Ramo Verde.

O senador Ronaldo Caiado, do DEM, estava indignado com a falta de autorização para o voo da FAB e solicitou “uma moção de repúdio pedindo a exclusão da Venezuela do Mercosul e rompendo todos os acordos legislativos do Brasil com esse país”.

Apesar da denúncia dos senadores, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, negou que a Venezuela tenha tomado uma decisão sobre a aterrissagem, mas admitiu que ainda não há resposta e que o governo do presidente Nicolás Maduro “não tem o menor interesse” na visita dos parlamentares.

“A Venezuela ainda não respondeu. Qualquer voo da FAB precisa de autorização para aterrissar em outro país. Estou esperando a resposta conforme o acordo entre os países, mas evidentemente é de se imaginar que a Venezuela não tenha o menor interesse nessa visita”, sustentou o ministro.

A missão parlamentar será liderada pelo ex-candidato e senador Aécio Neves (PSDB) e tem como objetivo checar a situação política no país e visitar alguns dos opositores presos, entre eles Leopoldo López, que está em greve de fome desde 24 de maio.

De acordo com Aécio, a viagem dos parlamentares busca pressionar o governo de Maduro para que solte os opositores e fixe uma data para a realização de eleições legislativas, previstas para este ano.

“Quando se fala de democracia e de liberdade não se têm porque respeitar as fronteiras. Vamos, portanto, um grupo integrado por vários partidos, de forma absolutamente respeitosa”, comentou Aécio.

Segundo senador também haverá parlamentares da base governista.

“Não há mais espaço para os presos políticos, nem em nossa região nem em qualquer outra parte do mundo. Queremos compensar a gravíssima omissão do governo brasileiro”, sublinhou Aécio, que negou que a missão signifique uma “intromissão” em assuntos internos da Venezuela.

“O tempo do autoritarismo na região já acabou”, acrescentou.

Em maio o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o governo de Rousseff está buscando “incansavelmente” uma solução para a crise política na Venezuela e que pediu às autoridades eleitorais venezuelanas que fixem uma data para as eleições parlamentares.

FONTE: Época Negócios

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael M. F.
eduardo pereira

É só mandar dois F-5 escoltando, só pra garantir que não abatam o avião “por engano” ao entrar no espaço aéreo Venezuelano.

Vader

Com ditaduras comunistas é assim. Qual a surpresa?

Marcelo

Por que não vão de vôo comercial?

Marcos Gilbert

Nossa!!!
Nós não teríamos tanta sorte assim!!!
Derrubarem um avião cheio de paras,,,,, (políticos) seria sorte te mais. é mais fácil ganha 100 X na mega sena.

Abraços

Douglas Falcão

Bom, Marcos Gilbert,

Se a bordo estiver toda a cúpula do PT que presta homenagens a companheiros presos por corrupção, eu concordo…

Vader, é isso mesmo……..

A bandeira democrática só tremula, ainda que frágil, no Brasil e no Chile. No resto do cone sul já CAIU, SÓ FALTA OFICIALIZAR….

Abraço a todos.

Mauricio Silva

Olá.
A autorização já foi dada.
Será que não houve um pouco de “precipitação” na análise da situação? Será que os trâmites “normais” para a autorização de voo não foram confundidos com uma negativa? Será que preconceitos e pressupostos não estão sendo usados como “verdades” quando da avaliação da situação como um todo?
SDS.

Mauricio Silva

Olá.

Pelo que foi publicado, a missão diplomática está “recheada de salgadinhos”…

SDS.

wfeitosa

Quem diria heim …Nesta comitiva esta o senhor Ronaldo Caiado …
Outro dia mesmo em uma de suas fazendas foi encontrado trabalhadores em situação análoga à escravidão…
Agora o sujeito é o bastião da democracia e vai carregar a bandeira dos direitos humanos …

a.cancado

Trâmites normais uma ova! Os tiranos da Venezuela estão se borrando de medo da opinião pública mundial, ,pois seus podres já começam a chamar a atenção do mundo civilizado,a começar pelos claros indícios de tráfico de drogas, chefiado pelo presidente do legislativo de lá…
Quanto à tal fazenda do Caiado, vale investigação. Só deixo uma pergunta: será que nas fazendas do sr. Lulinha as coisas são diferentes?
Abraços a todos.

Mauricio Silva

Olá.
É realmente tem uma linha de pensamento, ou doutrina, que prega que só existe democracia quando determinado grupo ganha; se não for assim, é totalitarismo e manipulação das massas. E dá-lhe “chororô e mimimi”. Puro “salgadinho”.
De qualquer forma, acho válido uma missão diplomática brasileira visitar a Venezuela. Espero que tal missão “cumpra a sua missão”: observar e analisar de forma objetiva a situação do país. E não esteja indo lá somente para passear, fazer política partidária e autopromoção. Seria (mais) uma vergonha para o Brasil.
SDS.

Renato.B

Não importanto a ideologia, essa enrolação disfarçada de burocracia é típica de ditaduras.

Independente da agenda dos senadores acho salutar que uma missão diplomática vá avaliar o que está acontecendo. Já passou da hora da oposição questionar o cumprimento da clausula democrática do Mercosul por parte da Venezuela.

Felipe Morais

É triste um comentário, como algum acima, com algum conteúdo plausível, perder total credibilidade em razão do uso de estereótipos e outros jargões típicos de discursantes anencéfalos.
Fico pensando o que passa por essas mentes. Esperavam o que? Uma missão chefiada pela “situação”, a qual partilha de boa parte dos mesmos ideais e linhas políticas?
Francamente…é inocência ou ausência de raciocínio mesmo?

Felipe Morais

Quanto ao tema, missão diplomática, salvo engano é uma missão do legislativo, certo? Por qual motivo, razão ou circunstância tem uma aeronave da FAB envolvida na missão? Partilho do que foi dito acima, os parlamentares possuem verba específica para esse tipo de situação. Deveriam ir em voo comercial.
Na minha opinião, o uso de uma aeronave da FAB ultrapassa o simples meio de transporte. Passa a mensagem que o corpo militar brasileiro também está envolvido em tal missão, o que eu acho que não era a intenção.

Mauricio Silva

“Quanto ao tema, missão diplomática, salvo engano é uma missão do legislativo, certo? Por qual motivo, razão ou circunstância tem uma aeronave da FAB envolvida na missão?
Partilho do que foi dito acima, os parlamentares possuem verba específica para esse tipo de situação. Deveriam ir em voo comercial.”

Pode ser um indicador de que a dita missão esteja mais voltada a interesses particulares que analisar objetivamente a situação da Venezuela.
Temo que o verdadeiro interesse daqueles parlamentares seja usar a situação venezuelana para fazer política partidária aqui no Brasil. E isso com uso dos recursos da FAB, já contingenciados.

SDS.

Mauricio Silva

A fala do Senador Ronaldo Caiado me faz acreditar que há, na realidade, uma intensão de fazer oposição interna ao governo brasileiro (em termos políticos e com as relações externas), usado a situação venezuelana como justificativa. Oposição é necessária e bem vinda nos ritos democráticos, assim como a observação política. Mas usar de subterfúgios, interpretações baseadas mais em posições ideológicas do que em fatos reais (a autorização para o voo foi efetivamente concedida), usar os recursos da FAB quando já existe verba destinada a viagens parlamentares, me faz crer na pouco efetividade da referida missão, a não ser que o… Read more »

wfeitosa

Verba da FAB, verba congresso, verba senado, verba da câmara … não importa, é tudo verba pública… ao invés de sair do bolso calça, sai da carteira que está no palito … mas quem esta pagando é a mesa pessoa, o povo brasileiro …

Leonardo Pessoa Dias

A quantidade de especialistas aqui em relações internacionais, teoria da não-intervenção em política interna (não me refiro aos presos, isso é absurdo) e protocolo de missões diplomáticas é grande.

No aguardo dos editores postarem a outra notícia. Aquela que expõe o embuste que esse barulho todo foi.

wfeitosa

a.cancado17 de junho de 2015 at 10:49#

“Quanto à tal fazenda do Caiado, vale investigação. Só deixo uma pergunta: será que nas fazendas do sr. Lulinha as coisas são diferentes?” …

Não sei se você é da família Caiado, me perdoe se for, não é um ataque pessoal, mas não precisa investigar, é um fato, um terceiro levou a culpa …
Quanto a fazenda do Lulinha, pode ser, se houver indícios deve sim ser investigado…
Mas não é porque Manoel rouba que Joaquim esta perdoado…

Douglas Falcão

wfeitosa:

“não é porque Manoel rouba que Joaquim esta perdoado…”

Concordo.

Pendure uma faixa com esses dizeres na entrada da executiva nacional do PT … os tesoureiros vão sendo presos em sequencia, a cúpula vive sob suspeita e vários já foram condenados em diversos escândalos… contudo no congresso partidário só se fala de perseguição e perdão!!!

Hamadjr

Vamos esperar que tudo ocorra como deve ser entre estados com relações diplomáticas normais, vai que encontra um pouco daquela farinha la de MG, ai sim fica complicado.

wfeitosa

mas … qual é mesmo a temática do fórum?
aviação militar né?
então vamos à ela …

Groo

O Brasil sem moral nenhuma.

Felipe Morais

“mas … qual é mesmo a temática do fórum?
aviação militar né?
então vamos à ela …”
Não vejo como um assunto militar, hoje em dia, pode se dissociar da área política, mas enfim…

Vader

O governo da Venefavela se borrou de medo é de o Senado Brasileiro votar pela sua exclusão do Merdosul, com base na cláusula democrática do Tratado de Assunção. E acreditem-me, o Senado possui poderes para tanto. E sim, o Senado, como um dos três poderes da República, tem todo o poder para requisitar aviões da FAB para missões oficiais, como o caso. E não, não se trata de missão diplomática: esta seria levada a efeito pelo Itamaraty. Essa é uma missão legislativa. E sim, tanto a oposição como o Senador Caiado, como qualquer outro membro do legislativo, com as devidas… Read more »

Iväny Junior

Uma típica situação onde um país já chegaria batendo na canela. Primeiro tiraria o embaixador, depois, excluiria do mercosul, e depois se falasse besteira, conquistaria tudo ganhando um belo espólio de poços de petróleo.

Mas desde a bolívia que os bolivigaristas sabem que acabou-se cabra macho no brasil. Roubam a petrobras, abatem aviões, fazem todo tipo de porcaria e nada acontece.

Blind Man's Bluff

Essa Dilma é uma vergonha. Impeachment nela!