Tchecos celebram 10 anos de operação do Gripen ao final do exercício Lion Effort 2015

3

Voo de 10 caças Gripen tchecos celebra 10 anos - foto Min Def Rep Tcheca

Também foi anunciado que os jatos Gripen tchecos farão novo desdobramento na Islândia para a OTAN. Satisfação com o caça foi destacada nas celebrações

Em meio às últimas missões do exercício multinacional de operadores do Gripen, realizado na base de Caslav da Força Aérea da República Tcheca, os tchecos celebraram 10 anos de operação da aeronave produzida pela sueca Saab. A celebração da data foi realizada na sexta-feira, 22 de maio, e as fotos foram divulgadas neste sábado pelo Ministério da Defesa da República Tcheca.

Entre as imagens publicadas, está uma foto histórica de 10 anos atrás com um então novo Gripen tcheco voando com o caça que substituiu, o MiG-21.

celebração tcheca 10 anos Gripen - Gripen e MiG-21 em 2005 - fotos Min Def Rep Tcheca

A cerimônia contou com a presença do ministro da Defesa Martinem Stropnickým e do comandante da Força Aérea, general brigadeiro Liborem Štefánikem. Também estavam presentes representes do Ministério da Defesa e da Força Aérea da Suécia, da Hungria, Croácia, pessoal da Saab e outros convidados, além de pessoas que participaram do processo de introdução do JAS-39 Gripen na República Tcheca, há 10 anos, e da operação e manutenção dos 14 exemplares do caça no país ao longo de todo esse tempo.

Como destaque nas celebrações, houve o voo em formatura de 10 aeronaves para comemorar o mesmo número de anos de operação, seguido de entregas oficiais de medalhas comemorativas e de uma coletiva de imprensa.

celebração tcheca 10 anos Gripen - medalha - fotos Min Def Rep Tcheca

Neste sábado, a Base Aérea de Caslav está aberta para comemorar tanto essa década de operações com o Gripen como para marcar o final do exercício Lion Effort, segundo uma das notas divulgadas pelo MD tcheco.

O site da base aérea também aproveitou para divulgar foto de um dos caças Gripen da unidade que opera o jato na República Tcheca, o 211º Esquadrão Tático, com pintura especial na cauda para comemorar os 10 anos de operação da aeronave.

Gripen com pintura comemorativa de 10 anos na Rep Tcheca - foto Base Aérea de Caslav
Caça Gripen tcheco com pintura comemorativa na cauda, alusiva aos 10 anos de operação do caça no país – foto via Base Aérea de Caslav

 

Pilotos satisfeitos e missões no exterior – Segundo o ministro Martinem Stropnickým, o JAS-39 mostrou-se um avião confiável, e a satisfação dos pilotos tchecos é evidenciada também nas estatísticas desses dez anos, em que os 14 caças acumularam 20.000 horas de voo.

Nesse período, o 211º Esquadrão participou de três missões no exterior com seus caças Gripen, duas defendendo o espaço aéreo dos Países Bálticos e uma na Islândia, como parte de revezamentos realizados pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, da qual os tchecos são integrantes). Também participaram de exercícios com outras forças aéreas da OTAN.

celebração tcheca 10 anos Gripen - piloto de Gripen tcheco - fotos Min Def Rep Tcheca

Militares envolvidos com o caça nesses dez anos, reunidos na celebração de sexta-feira, afirmaram que a sua introdução mudou significativamente a filosofia de operação na Força Aérea da República Tcheca. Isso se deu não apenas devido à moderna tecnologia e capacidade de combate, mas também “pelo ímpeto de um novo desavio e uma grande motivação para todos os envolvidos”, disse o comandante Štefánikem. Ele também aproveitou para agradecer aos parceiros suecos pelo treinamento de especialistas e o apoio ao sistema na República Tcheca.

Vale lembrar que, no ano passado, o país estendeu com a Suécia o contrato de “leasing” de seus 14 caças Gripen, com operação prevista para até 2017 e opção de dois anos adicionais.

celebração tcheca 10 anos Gripen - Tiger Meet 2013 e 2014 - fotos Min Def Rep Tcheca
Formatura de caças Gripen da República Tcheca mostrando duas aeronaves com pintura especial de encontros Tiger Meet da OTAN, edições de 2013 e 2014 – foto Ministério da Defesa da República Tcheca

 

 

Nova missão na Islândia – O ministro Stropnickým afirmou na coletiva de imprensa que a OTAN requisitou um novo desdobramento dos caças tchecos na Islândia para meados deste ano, em missão de policiamento aéreo, repetindo o que já foi realizado no ano passado.

Os tchecos enviarão cinco caças Gripen para essa nova missão na Islândia, quatro para operações e um como reserva, e um total de 70 pessoas. Os pedidos de materiais e as notificações ao Legislativo ocorrerão em breve, segundo o ministro.

celebração tcheca 10 anos Gripen - coletiva de imprensa - fotos Min Def Rep Tcheca

Clique na imagem abaixo para acessar vídeo, disponibilizado pelo MD tcheco via Twitter, com o voo de 10 caças Gripen celebrando os 10 anos de operação da aeronave na Força Aérea Tcheca.

cena vídeo 10 anos Gripen República Tcheca via twitter

FOTOS / VÍDEO: Ministério da Defesa da República Tcheca

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Knight

Off-topic

Agora é matéria da Jane’s que confirma o fim do MMRCA, com declarações do Min. da Defesa indiano. Vão usar o dinheiro para o desenvolvimento do Tejas:

http://www.janes.com/article/51616/indian-defence-minister-draws-line-at-36-rafales

F15_lobo

É impressão minha somente de quem tem a melhor visão e pé no chão das 3 Forças é a FAB??
Não pegou o avião mais caro pegou onde dava e desenvolveu onde sabia o KC390.
A outra quer uma reforma impossivel de mais de 1 bi é um sub nuclear surtiu totalmente
O exército creio eu está tentando fazer o dever de casa tb