domingo, setembro 19, 2021

Gripen para o Brasil

Rafale no Tiger Meet 2015: o ‘tigre monstro’ verde do esquadrão Provence

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Rafale Monster Tiger do esq Provence participa do Tiger Meet 2015 - foto 2 Força Aérea Francesa

Segundo nota divulgada pela Força Aérea Francesa, desde o dia 4 de maio e até esta sexta-feira, dia 15, o Esquadrão de Caça 1/7 Provence participa do exercício “Tiger Meet 2015” da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Base Aérea de Konya, na Turquia.

O esquadrão, equipado com o caça Dassault Rafale, enviou quatro jatos para esta que é a 51ª edição do exercício que reúne anualmente os esquadrões da chamada “Associação Tigre da OTAN” (NATO Tiger Association – NTA). O encontro envolve uma competição que vai além das pontuações nas operações aéreas (que chegam a reunir 20 aeronaves em voo ao mesmo tempo nas missões), premiando também as pinturas alusivas a tigres que adornam parte dos aviões participantes.

Rafale Monster Tiger do esq Provence participa do Tiger Meet 2015 - foto 3 Força Aérea Francesa

Cinco países participam desta 51ª edição: França, Polônia, Suíça, Itália e Turquia, esta última hospedando o exercício, e os voos incluem caças F-16, F-18, Rafale, jatos de alerta aéreo antecipado e controle (AWACS) entre outras aeronaves. São realizados treinamentos ar-ar, ar-solo, participação em missões COMAO (Composite Air Operations, que reúnem vários aviões em missões de objetivos múltiplos).

Capitão da reserva Regis Rocca e Rafale Monster Tiger - foto Força Aéra FrancesaPara a premiação de melhor pintura, um dos caças franceses foi pintado num pronunciado tom de verde, o que incluiu tanques de combustível com a inscrição “Monster Tiger” (tigre monstro). A pintura foi inspirada na série de filmes “Transformers” e é de autoria do capitão da reserva Régis Rocca, da Base Aérea de 113 Saint-Dizier, onde está baseado o esquadrão. Rocca trabalha como designer gráfico no setor privado e já realizou pinturas para o Tiger Meet tanto para o Provence quanto para o esquadrão 1/12 Cambresis. Devido a essas contribuições, ele recebeu a patente de capitão da reserva, em fevereiro deste ano.

O esquadrão 1/7 Provence herdou as tradições do 1/12 Cambresis, equipado com o Mirage 2000C e dissolvido em março de 2012, e que foi um dos membros fundadores da Associação Tigre da OTAN (NTA). Trata-se da terceira vez que o Provence participa do encontro.

Rafale Monster Tiger do esq Provence participa do Tiger Meet 2015 - foto 3 Força Aérea Francesa

FOTOS: Força Aérea Francesa

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

4 Comments

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

avião bonito, mas pintura feia…acho que este ano não vão levar…

Marcelo

Esse Typhoon ficou bacana.

Pergunta: Essas pinturas comemorativas são facilmente removíveis? Em caso da aeronave precisar ir para “guerra”, dá para removaer rapidamente?

Últimas Notícias

Força Aérea Indiana vai comprar 24 caças Mirage 2000 de segunda mão

A frota Mirage 2000 de 35 anos da IAF, que teve um desempenho excepcional durante a operação Balakot de...
- Advertisement -
- Advertisement -