Saab assina contrato de aquisição de armas com o Brasil para o Gripen NG

10

Gripen E Weapons - imagem Saab

A empresa de defesa e segurança Saab e o Ministério da Defesa do Brasil, por meio do Comando da Aeronáutica (COMAER), assinaram um contrato para a aquisição de armas para o Gripen NG. O valor total do pedido é de cerca de USD 245 milhões. A encomenda deverá ser reservada pela Saab durante o segundo semestre de 2015.

O contrato de aquisição de armas inclui fornecimentos de armas pela Saab e fornecedores que tenham sido selecionados pelo cliente, para a aeronave Gripen brasileira. As entregas de armas serão feitas em relação às entregas da aeronave Gripen NG para a Força Aérea Brasileira.

O contrato complementa o contrato existente com o Brasil em matéria de desenvolvimento e produção de 36 Gripen NG, que foi anunciado em 27 de Outubro de 2014.

A eficácia do contrato de aquisição de armas está sujeita ao cumprimento de certas condições. Estas incluem, entre outras, as autorizações relacionadas com o controle de exportação necessárias. Todas as condições devem ser cumpridas durante o segundo semestre de 2015.

DIVULGAÇÃO: Saab

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reinaldo Deprera

Ao que querem saber quais foram os armamentos adquiridos, resta sonhar.

Adianto que, ao contrário da maioria, acho acertada a atitude de se dificultar as informações desse tipo de contrato. Para o desespero de todos profissionais militares ou entusiastas, inclusive eu.
Mesmo que elas possam ser obtidas por outras fontes que não seja o contratante, pode ser que não hajam garantias que a informação das outras fontes sejam desinformação. Daí a importância de ter o mínimo possível de fontes de informação para dificultar a depuração e conseguinte confirmação de dados.

Save Ferris!

Iväny Junior

A-darter. E só.

Nick

Não sei para que essa falta de transparência. Poderiam ao menos dizer ao menos o nome da fabricante. 😛

[]’s

Nautilus

US$ 245 milhões em A-Darter, Iväny Junior?
É muito A-Darter, heim!? 🙂

joseboscojr

Do que está na foto quais armas devemos ter? Mísseis ar-ar de curto alcance (WVR): Python V apenas, nada de Iris-T, AIM-9X, ASRAAM. Mísseis ar-ar BVR: Apenas o Derby. Nada de Meteor e Amraam. Mísseis táticos: Com certeza não teremos os SDB II, o Maverick e o Brimstone Dual Mode. Bombas de fragmentação guiadas: Não deveremos ter a JSOW A Bombas guiadas: Provavelmente iremos operar a LIzard, que é comum com a Paveway II de 500 lb. Não iremos operar a JDAM, SDB, Spice 1000, JSOW A1, JSOW C/C1 Mísseis antinavios: Duvido que iremos adquirir o RBS-15 Mísseis cruise: Duvido… Read more »

joseboscojr

Correção:
Das opções daí de cima, só o Python, o Derby e o Lizard/Paveway II.

Fernando "Nunão" De Martini

“Não está aí em cima algumas possíveis armas brasileiras (mal sinal), como o A-Darter, o Piranha II, o MAR-1 e as bombas Acauã”

Bosco, vale sempre relembrar que a imagem é ilustrativa, de divulgação da própria Saab. E que, divulgação por divulgação, vale tanto (ou tão pouco) quanto a maquete em tamanho real recentemente exposta na LAAD e na Base Aérea de Santa Cruz, que tinha maquetes de A-Darter e MAR-1 instaladas.

Mas, ainda assim, o desenho do A-Darter está nessa ilustração acima.

Está às 6 horas da imagem de míssil Python 4/5, no canto superior esquerdo.

joseboscojr

Realmente Nunão! Eu achei que fosse o ASRAAM. Mas agora que falou é claro ser o A-Darter pela presença dos strakes. Eu não tinha ampliado a imagem. Quanto a ser só uma imagem ilustrativa, com certeza. Agora, não custa nada colocar na ilustração algumas armas do potencial cliente, já que o avião não existe e tudo que está aí na imagem tem que ser integrado do zero, e vai dar tanto trabalho integrar um MAR-1 quanto qualquer coisa que colocaram aí em cima. Já que papel aceita tudo,poderiam muito bem ter colocado o Piranha 2 (seria uma ótima opção de… Read more »

joseboscojr

Ops!! Aproveitando: onde se lê “mal sinal”, lê-se: mau sinal.

joseboscojr

Vale salientar que tem configuração do A-Darter pra todo gosto.
Tem A-Darter com o corpo liso, sem strakes.
Tem com strakes inteiriços ao longo de todo o corpo do míssil, e tem com strakes curtos e 4 aletas curtas próximas ao nariz.
comment image
comment image
comment image
comment image