Rafale para os Emirados: ministro francês diz que negociações estão ‘na direção certa’

0

Rafale - foto Robineau - Dassault

Segundo reportagem do jornal indiano Economic Times o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, disse nesta quinta-feira (16/4) que as negociações para vender o caça Rafale aos Emirados Árabes Unidos estariam “indo na direção certa”.

A reportagem, que traz informações da AFP, afirma que em Paris o ministro disse à associação de imprensa anglo-americana que “há discussões sendo realizadas com os Emirados e elas estão indo na direção certa”. Esse comentário surge apenas alguns dias depois dele ter dito, sobre o mesmo assunto, que “todas as coisas vêm em grupos de três”, e pouco depois do acordo governo a governo com a Índia para venda direta de 36 caças franceses Dassault Rafale, que se seguiu a um outro com o Egito.

Caso as negociações sejam bem-sucedidas, esta poderá ser mais uma vitória para a fabricante Dassault Aviation, que lutou por anos a fio para conseguir exportar o Rafale. O contrato com o Egito, divulgado no início deste ano, compreende 24 jatos por cerca de 5,2 bilhões de euros e foi negociado em apenas três meses, segundo a reportagem. A venda ao Egito teria aberto a porta para negociações do Rafale emperradas com outros países – de fato, a Índia anunciou há poucos dias a compra de 36 caças durante a visita de sue primeiro ministro Narendra Modi à França.

Rafale - painel - foto A Paringaux - Dassault

O anúncio da compra “de prateleira” desses caças pela Índia, a serem fabricados na França para entrega mais rápida à Força Aérea Indiana, se deu após três anos de negociações exclusivas e tortuosas para a aquisição de 126 aviões – 108 dos quais a serem construídos na Índia – e que chegaram a impasses de preço e garantias decorrentes de questões relacionadas à fabricação local pela estatal indiana de aviação HAL.

Rafale - linha de montagem - foto Dassault

FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Dassault

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments