Brasil perde um dos seus grandes engenheiros aeronáuticos

3

Engenheiro Guido Pessotti morre aos 82 anos em São José dos Campos. Primeiro diretor técnico da Embraer, esteve à frente da empresa por 20 anos.

guido_pessotti foto G1

ClippingNEWS-PA O engenheiro Guido Pessotti, de 82 anos, reconhecido como um dos mais importantes projetistas de avião do mundo, morreu na manhã desta quinta-feira (2) em São José dos Campos (SP). Guido esteve no grupo fundador da Embraer e foi o primeiro diretor técnico da fabricante de aeronaves. Ele também foi responsável por integrar projetos de aviação em diversos países

O engenheiro estava internado há duas semanas no Hospital Santos Dumont em São José e faleceu por volta das 9h em decorrência de uma infecção generalizada. Segundo a família, ele havia dado entrada na unidade para tratamento de uma infecção urinária e pneumonia. Há dois anos ele tratava um câncer de próstata. O velório teve início no fim da tarde e o enterro está previsto para a tarde desta sexta-feira (3) na cidade.

Pessotti nasceu em Piracicaba (SP) e em 1960 graduou-se em Engenharia Aeronáutica, na especialidade Aeronaves, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele vivia com a família na cidade e deixa a esposa e quatro filhos.

Entre outros projetos, Pessotti trabalhou no desenvolvimento do bimotor Bandeirante, um dos produtos pioneiros da Embraer, durante sua passagem pela Diretoria de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ele assumiu a diretoria da companhia em agosto de 1969 e esteve à frente de projetos para o desenvolvimento de aeronaves comerciais e para uso militar, vendidas para todo o mundo.

Em 1974, Guido Pessotti recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Santos Dumont, concedida pelo Ministério da Aeronáutica por destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira. Em 1986, ele recebeu o título de Eminente Engenheiro do Ano, do Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo.

“A Embraer é o que é hoje devido à herença técnica que ele implantou na empresa. Ele tinha um grupo com engenheiros extremamente competentes para desenvolvimento de projetos. Ele exigia muito da equipe dele, tinha visão e feeling para a área de projetos e gostava de saber das últimas tecnologias para incorporar aos produtos da empresa”, afirmou o jornalista especializado em aviação Mário Vinagre, que está escrevendo uma biografia do engenheiro.

Homenagens

Por meio de nota, a Embraer afirmou que “lamenta profundamente o falecimento” de Guido Pessotti”. A empresa afirmou que criou, há poucos meses, a Cátedra “Guido Pessotti” no ITA como homenagem ao engenheiro. De acordo com a companhia, a iniciativa é “uma justa e tempestiva homenagem a um profissional que muito contribuiu para o desenvolvimento da engenharia aeronáutica brasileira e da própria Embraer”.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Um grande homem que deixa um enorme legado ao país.
Outros bravateiros só deixarão miséria para o povo.

rommelqe

Grande brasileiro, a quem realmente devemos o maior respeito e gratidão pela enorme herança deixada.
Deixamos aqui nossas condolências à família e amigos.

Reinaldo Deprera

Condolências à família.
Obrigado por tudo senhor Guido.

Save Guido!