Ministro da Defesa conhece organizações militares da FAB na Região Norte do Brasil

2

Ministro J Wagner em AH-2 Sabre em Porto Velho - foto 3 Sgt Johnson - FAB

Jaques Wagner participou da solenidade de entrega dos helicópteros AH-2 Sabre e da inauguração de um destacamento de aeronáutica em Eirunepé

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, esteve na terça-feira (24/03) nos municípios de Porto Velho (RO) e Eirunepé (AM) para conhecer o trabalho de algumas organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas na região norte do país. Na Base Aérea de Porto Velho (BAPV), acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Jaques Wagner participou da cerimônia de entrega da frota completa das aeronaves AH-2 Sabre para a FAB.

Na ocasião o ministro pôde entrar em contato com um pouco do dia a dia do Esquadrão Poti (2º/8º Gav), especializado na operação dos helicópteros de ataque AH-2 Sabre. Ele recebeu explicações sobre a capacidade operacional da aeronave, empregada em missões de ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura, apoio aéreo aproximado e defesa aérea. Ao final da visita, fez um sobrevoo de 30 minutos sobre a cidade a bordo do helicóptero.

Ministro J Wagner em AH-2 Sabre em Porto Velho - foto Sgt Johnson - FAB

“Evoluímos exatamente para oferecer aos profissionais da Aeronáutica, particularmente aos pilotos de asas rotativas, um equipamento moderno que possa nos ajudar a guarnecer o nosso território”, avaliou o ministro da defesa. “Nós concentramos essas aeronaves em Rondônia pelo valor estratégico que a Amazônia tem. O posicionamento do esquadrão aqui é um sinal de que a nossa preocupação hoje com os limites e a proteção das nossas fronteiras é muito grande”, destacou Jaques Wagner.

Na solenidade, o Comandante da Segunda Força Aérea (II FAE), Brigadeiro Carlos José Rodrigues de Alencastro, frisou o grande salto operacional da FAB e os novos rumos a serem seguidos com a chegada dos AH-2 Sabre. “O desafio é continuar o aperfeiçoamento da doutrina ao novo helicóptero, estudá-lo em profundidade, verificar seus reais limites e implementar medidas que maximizem a utilização e o emprego do armamento aéreo”, ressaltou o oficial-general.

Ministro J Wagner em AH-2 Sabre em Porto Velho - foto 2 Sgt Johnson - FAB

Eirunepé

De Porto Velho Jaques Wagner se deslocou para Eirunepé, distante 1160 km de Manaus, capital do Amazonas. No município, de aproximadamente 30 mil habitantes, ele acompanhou os atendimentos dos profissionais de saúde da FAB em uma Ação Cívico-Social (ACISO). A ação, realizada no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Eirunepé (DTCEA-EI), teve início na segunda-feira (23/03) e termina amanhã (26/03) com a expectativa de realizar 900 atendimentos em especialidades como ginecologia, dermatologia, clínica-geral, otorrinolaringologia e pediatria.

O ministro e o Comandante da Aeronáutica inauguraram ainda o Destacamento de Aeronáutica de Eirunepé, situado na região do Alto Juruá. A edificação de 3500 metros quadrados de área construída inclui um hangar com salas de manutenção, estoque, alojamentos, refeitórios e terá um papel fundamental para a FAB na Região Norte.

Ministro J Wagner inaugura destacamento Eirunepe - foto FAB

“A Força Aérea há muito tempo tem esse planejamento de distribuir bases em posições estratégicas na Amazônia. Esta aqui de Eirunepé é uma base que já está completa para receber unidades aéreas desdobradas em operações como a Ágata (destinada ao combate de ílícitos na região fronteiriça), por exemplo, com toda a infraestrutura necessária”, explicou o Tenente-Brigadeiro Rossato.

FONTE / FOTOS / VÍDEO: FAB (Agência Força Aérea)

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Nova versão armada do BH, p/ a FAC:

(http://www.segurancaedefesa.com/Arpia_IV_FAC.html)

Kojak

Mauricio R. Ótimo link, belo Héli. Fico p……..o com essa salada de Hélis em nossas forças. Esse vai, cumpri a missão e volta. Sem _______________ http://www.infodefensa.com/latam/2015/03/09/opinion-sikorsky-ah60l-arpia-fuerza-aerea-colombiana-pasos-hacia-disuasion-efectiva.php Mais um ponto para quem tem “pés no chão”. Shalom COMENTÁRIO EDITADO. MODERE O LINGUAJAR. NOTA DOS EDITORES: KOJAK, COMENTÁRIOS RECENTES SEUS QUE NÃO CONTRIBUEM EM NADA COM O DEBATE, NUMA POSTURA DE PROVOCAÇÃO GRATUITA RELACIONADA A AUTORIDADES E, NA SEQUÊNCIA, IRONIZANDO A TRILOGIA, ESTÃO SENDO APAGADOS. É PERFEITAMENTE POSSÍVEL DISCUTIR OS ASSUNTOS EM PAUTA SEM PARTIR PARA ESSE TIPO DE POSTURA QUE NÃO AGREGA NADA E LEVA A DISCUSSÕES INTERMINÁVEIS FORA DO TÓPICO.… Read more »