Busca e Salvamento: meios aéreos mobilizados pela França na queda do A320 nos Alpes

1

Super Puma - foto Força Aérea Francesa

Na quarta-feira, 25 de março, o Ministério da Defesa da França divulgou nota a respeito dos meios aéreos mobilizados para as atividades de busca e salvamento (SAR) da aeronave comercial Airbus A320 da companhia alemã Germanwings, que caiu na região dos Alpes franceses (Alpes-de-Haute-Provence) na manhã do dia 24.

Quando da perda de contato rádio com a aeronave, a Força Aérea Francesa mobilizou um caça Mirage 2000C da Base Aérea 115 de Orange, que decolou às 10h48 de 24 de março. Quando se soube da queda do avião comercial, um helicóptero Fennec da mesma base foi mobilizado para proibir o sobrevoo da área dos destroços.

Ainda no mesmo dia, seis helicópteros da Força Aérea e da Aviação Ligeira do Exército de Terra (ALAT) foram mobilizados para as missões de busca e salvamento e para transporte de carga, equipes de intervenção  e autoridades:

  • Dois helicópteros Puma do Grupo Conjunto (interarmées) de Helicópteros (GIH)
  • Um helicóptero Fennec da Base Aérea de Orange
  • Um helicóptero Super Puma da Base Aérea de Solenzara
  • Dois helicópteros Puma da Escola da ALT (em Luc)

Super Puma da Força Aérea Francesa - foto 2 Min Def França

Paralelamente, um avião C135 FR da Força Aérea Francesa foi desviado de sua missão original para garantir uma melhor capacidade de transmissão de rádio, nesta situação de urgência, entre as aeronaves engajadas e os centros de controle de tráfego aéreo, dado o local ser montanhoso.

No dia 25, três helicópteros continuaram engajados nas missões de restrição de sobrevoos e de transporte: um Fennec e um Puma da Base Aérea de Orange e um Puma do Esquadrão de Transporte 60 (ET 60) de Villacoublay. À tarde, um avião E-3F AWACS (alerta aéreo antecipado) da Base Aérea de Avord foi mobilizado para prover controle aéreo de todas as aeronaves engajadas na área.

E-3F - AWACS francês - foto Força Aérea Francesa

FONTE / FOTOS (de arquivo): Ministério da Defesa da França e Força Aérea Francesa

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joner

Muito profissionalismo e meios fantásticos de operação.

Bem que tudo isso podia ser mais um treinamento, mas infelismente é uma missão real.

Sentimentos aos amigos e parentes, e muita força aos envolvidos na operação.