Conversações oficiais da Eslováquia para alugar caças Gripen suecos

6

caças Gripen suecos na Sicília - foto Saab

Na quarta-feira, 18 de março, o Governo da Eslováquia atribuiu ao ministro da Defesa Martin Glvac a tarefa de iniciar conversações oficiais sobre o aluguel de horas de voo de caças Gripen com a Suécia. A informação foi noticiada pelas agências SITA e Xinhua, repercutindo em outros meios.

No final de janeiro, a Xinhua já havia noticiado uma confirmação, por parte de Glvac, sobre o início das conversas após este ter se encontrado com sua contraparte sueca, Peter Hultqvist. Já a notícia mais recente dá conta de que, para o Governo Eslovaco, a Suécia é o único país a oferecer um acordo de aluguel de horas de voo. Glvac também afirmou que a Eslováquia não tem condições de comprar novos caças.

caças Gripen de seis operadores em formação - foto Jamie Hunter - Saab

 

De acordo com a agência SITA, o ministro afirmou que seu ministério procurou diversos fabricantes e governos, mas “o único parceiro que preenche nossas atuais condições é o Governo Sueco, e o fabricante dos caças Gripen.”

Ainda será preciso detalhar os custos e número de aeronaves para operação na Eslováquia, que atualmente voa um pequeno número de jatos MiG-29. Sobre estes, o ministro Glvac disse que ainda haveria a possibilidade de prosseguir com sua operação para além do prazo estabelecido de novembro de 2016, havendo também a opção da Eslováquia acordar, com algum aliado, a proteção de seu espaço aéreo. Vale lembrar que o país busca uma cooperação com a vizinha República Tcheca, que recentemente renovou o contrato de “leasing” dos 14 caças Gripen operados por sua força aérea, para compartilhamento da defesa do espaço aéreo de ambas as nações.

caças Gripen da República Tcheca - foto Saab

A negociação do Governo Sueco com os eslovacos e as possibilidades de novos negócios para o caça foram assuntos abordados no recente seminário anual do Gripen, realizado no último dia 12 pela Saab, fabricante da aeronave. Jerker Ahlqvist, chefe da área de negócios do Gripen na Saab, confirmou as negociações de contrato entre o Governo Sueco e a Eslováquia, acrescentando que há uma expectativa de serem finalizadas neste ano. Não tão cedo assim, mas num horizonte de dois a três anos, espera-se uma definição da Bulgária quanto à substituição de seus caças, e o país tem demonstrado um grande interesse pelo Gripen, segundo Ahlqvist.

FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Saab

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Solskhaer

Perâe, Perâe, alto lá!
Primeiro nos aqui até a chegada dos NG´s!!!

Solskhaer

.. digo esperem aê!

Guilherme Poggio

Prezado Solskhaer

Amigos, amigos… negócios à parte.

Se essa moda de congelar, postergar, adiar for estendida para todos os projetos militares aqui no Brasil, a Suécia não vai ficar esperando o bonde passar. Se o cliente chegar com interesse e dinheiro, leva.

André Sávio Craveiro Bueno

Suiça e Arábia Saudita estão logo ali…

Realmente Poggio, congelamento não combina em nada com a situação atual da caça, que já não é tão confortável. Imagino que o bilhete para o bonde esteja comprado! Será que alguém “lá em cima” no Planalto não é capaz de perceber que será um tiro no pé não fechar logo com os suecos os C/D?

Kojak

Poggio e André, Já era. Faço parte de uma CE na FIESP. Estou afastado alguns anos por motivos de saúde. Mas boa parte do Networking está ativa via web. Perdemos a década. As dispensas em massa começarão breve. Combinar aumento tributário de qualquer natureza com queda de arrecadação ? Estão falando em indústria automobilística, infra em geral, PeTroroubo e virão muitas outras etc ….. Lembram-se de “varrer a sujeira para debaixo do tapete” ? a Tia Eny assumiu e disse que abriria o capital da CEF, lembram-se ? Mas ai tem pré requisitos e esqueceram que vão ter que abrir… Read more »

Marcos Gilbert

A CEF é um sujeira só, um dia virá a tona também, não entro em detalhes pois não presto serviço para ela e quem conheço q sofre muito com eles, bom deixa isso para lá, faz de conta que não falei nada.

Agora a Suécia aluga os C/D e compra + E e quem sabe alguns Fs.

Abraços