Segundo jornal da Argentina, país negocia com a China a compra de 24 caças JF-17

16

JF-17 - foto via PAC

Espera-se tomar uma decisão entre os caças chineses e outras opções formais, como Mirage F1 e IAI Kfir, antes do final do ano

Em sua edição de terça-feira, 17 de março, o jornal argentino La Gaceta trouxe a notícia de que a Argentina avalia ofertas para comprar 24 aviões de combate, tendo “duas opções formais” que são aeronaves Mirage F1 da Espanha e IAI Kfir de Israel, e negociações com a China para o modelo FC-1/JF-17.

O jornal destacou que os caças chineses JF-17 têm “capacidade de chegar até as Ilhas Malvinas”, informação que teria sido confirmada pelo ministro da Defesa, Augustín Rossi. Segundo a reportagem o “funcionário”, que na segunda-feira acompanhou a presidente Cristina Fernández no anúncio de verbas de 930 milhões para equipar o Exército, afirmou que entre este final de semana e a próxima uma delegação oficial visitará a China para conversações: “O chefe do Estado Maior da Força Aérea (Mario Miguel Callejo) está indo à China junto com uma missão técnica para analisar a possibilidade de compra.”

JF-17 - foto PAC

Ainda segundo o jornal, Rossi evitou dar detalhes sobre as conversações, mas confirmou que há intenção de comprar “pelo menos 12 e não mais do que 24” aviões, e que o negócio representaria, se concretizado, “algo novo para a Força Aérea Argentina, que sempre teve equipamentos ocidentais.”

O ministro esclareceu, entretanto, que a China não é o único país com o qual se negocia, havendo no momento “duas opções formais” que são os aviões Mirage F1 espanhóis e IAI Kfir Block 60 israelenses, e que também há uma oferta francesa, esta informal. Somente quando todas as ofertas formais estiverem sobre a mesa haverá uma decisão, que se espera tomar antes do final do ano.

Mirage F1 - foto 2 Força Aérea Espanhola - Ejercito del Aire

Kfir - foto via IAI

FOTOS: PAC, Força Aérea Espanhola e IAI (em caráter meramente ilustrativo)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
_RJ_

Tomara que saia mesmo o JF-17 para a Argentina. E que eles comprem armamento no Brasil, pois os mísseis já foram integrados à aeronave.

Luis

Vão comprar com que dinheiro??

Iväny Junior

Comodities e base avançada como pagamento. A China é a única que aceita isso com muito gosto e é a única maneira que a argentina tem que pagar.

Gardusi

“capacidade de chegar até as Ilhas Malvinas”?
Só JF-17? E pra que essa observação boba do jornal?
Só mostra um rato rugindo.
Vai ver eles se referiam à hipótese de que, se 12 Mirage F1, 12 Kfir ou 12 JF-17 decolassem naquele rumo, somente o último grupo poderia ter algum membro a chegar às ilhas antes de ser abatido pelos Typhoon. rs

Soldat

Tomara que comprem logo o FC-1/JF-17.

E se forem para malvinas e forem abatidos que caim todos nas cabeças dos Anglos.

Hamadjr

A Argentina estaria na vanguarda se de fato optasse pelo caça da China, crise econômica como se sabe é cilclica coisa do neo-capitismo presete também no old-capitalismo.
Uma vez que eles operarem este caça e sua situação econômica se recuperar então eles poderiam partir para as outra opções do Chineses.

Iväny Junior

Se forem 24 FC-1, bastam 3 Typhoons estacionados nas malvinas. O “ataque” seria uma temporada de caça aos patos no melhor estilo inglês.

Oganza

Tomara que os Argies consigam…

…e tomara que rolem umas escaramuças nas proximidades das Falkland, só para os Typhoos darem uma esticadas nas pernas.

Quando os Thunder começarem a receber lock-on a mais de 30 mn eles irão começar a entender que as Falkland Islands estão mais distantes do que eles pensam.

Grande Abraço.

Nick

Chegar até as Malvinas eles chegam.

A questão é se vão voltar….. 🙂

[]’s

Hamadjr

Oganza quero provocar o amigo me concedendo um aparte, seria sim uma perfeita escaramuça em caso dos hermanos incluir em sua vamos chamar doutrina aerea esses novos vetores aqui na America do Sul, pressuposto para mas tarde operarem então outra aeronave chinesa como o J-10, vamos considerar a hipótese tipo super trunfo ou wikpedia, as Marvinas não ficariam tão longe assim mesmo com poucos F-35.

Oganza

Hamadjr, perfeito… pode ser sim, 🙂 …mas não precisamos do Super Trunfo não. Vamos fazer um exercício de lógica/fato em cima do “SE”: Se os Thunder chegassem a partir de 2016 e digamos a uma média de 6 aeronaves por ano, o que seria muito, teríamos as 24 anunciadas em 2020… …maasss elas seriam pilotas por quem? é uma boa pergunta, pq não é só de caças que a FAA precisa. Na última década a Argentina viu a deterioração não só de sua aviação de caça, mas de toda a sua infraestrutura de ensino, treinamento e manutenção… simplesmente não tem… Read more »

Kojak

“Não tem jeito, os Argentinos e suas FFAA merecem tudo o que está acontecendo com eles, assim como nós brasileiros e nossas FFAA tb merecemos não só o que está, mas o que ainda irá acontecer. Pois vai piorar… acredite.” Hamadjr O que acontece em economias “tipo” na Argentina, no que estão há anos fazendo no Brazil, no Irã e em todas Bananias: “o que determina que algo seja líquido, sólido ou gasoso é a quantidade de energia que compõe esse “algo”. Assim, o vapor de água, por exemplo, conta com uma grande quantidade de energia — ou calor —,… Read more »

Hamadjr

kkkkkkkkk Shalom bra você tmb brimo, não tem por que o barbatana Menem vendeu tudo kkkkkkk. Eu não sei como é a economia dos Persas se eles adotam algo do tipo cartesiano ou liberal qualquer coisa, mas se fazer um paralelo com a Argentina em relação especificamente a sua aviação militar creio que eles estejam bem melhor e eles tem petroleo, mas como é sabido com a Arabia Saudita vendendo abaixo do 50 dolares as pernas de muito produtor ficou bamba. Vamos ver o que o destino nos oferece, já tivemos Brasileiros e Brasileiras, Não me deixem Só, Assim não… Read more »

Kojak

Hamadjr

“….não achei o bordão para atual mandatária…..”

“Pátria Educadora” (rsrs).

Fica frio, te receberemos de braços e coração abertos.

A coalizão está com 13 parlamentares viu ?

As-salamu alaykum

Kojak

Ah,

você leva o Kibe Crú e eu o Guefilte Fish.

Shalom