Rafale na Índia: porta-voz do MD francês diz que ‘as coisas estão avançando’

5

três caças Rafale substituem outros três na Operação Chammal - foto via Força Aérea Francesa

Segundo reportagem da Reuters publicada na última quarta-feira, 25 de fevereiro, um porta-voz do Ministério da Defesa da França afirmou que as conversações a respeito da venda de 126 caças Rafale à Índia estão avançando. A afirmação foi feita durante visita à Índia do ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, em que se buscou reviver um acordo parado devido a questões relacionadas à montagem local da aeronave.

O porta-voz afirmou: “As coisas estão avançando, mas nós faremos um anúncio quando o contrato estiver concluído, e não antes”.

A negociação do contrato, cujo custo estimado é de 23 bilhões de dólares, vêm se estendendo por mais de três anos. O ponto principal de controvérsia tem sido a responsabilidade pela garantia do fabricante em 108 dos 126 caças, que serão construídos na Índia pela estatal indiana HAL (Hindustan Aeronautics Limited). A Índia quer que a Dassault Aviation, a fabricante francesa da aeronave, assuma total responsabilidade. A recém anunciada venda dos caças ao Egito teria reacendido as esperanças da Dassault em concluir mais negociações.

Operação Chammal - segundo ataque de Rafale ao EI no Iraque - foto 5 Min Def França

O diretor executivo (CEO) da Dassault, Eric Trappier, disse em janeiro à Reuters que tinha esperanças em assinar o contrato neste ano. Em abril, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, tem agendada uma visita à França.

FONTE: Reuters (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Força Aérea Francesa e Min. Def. da França

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

As negociações estavam a beira de um penhasco. Deram um passo adiante.

Clésio Luiz

Recentemente um executivo da HAL disse que eles não precisavam que a Dassault garantisse os caças fabricados por ela. Isso abriu a possibilidade do contrato ir adiante e me parece que a insistência nessa garantia é por parte do governo indiano, não da HAL. Um comentarista num fórum grigo falou algo interessante sobre o treinamento de funcionários da HAL na França e a questão das garantias: a Dassault estaria querendo garantias de que o pessoal treinado por eles permanecessem atrelados até o fim do programa do Rafale na HAL, e que não fosse desviados para outros projetos, já que a… Read more »

Iväny Junior

Nunão

Estou falando de um penhasco próximo ao fundo da pista. Foi taxiar e…

Mas é brincadeira, estamos torcendo para que o Rafale venda logo mais essa.

Kojak

Vou tomar meu Diazepan 10, coitado dos Hindus, quem viver verá.