KC-390 no primeiro voo

Em voo

ClippingNEWS-PAO maior avião já produzido na América Latina, o KC-390, realizou, na terça-feira 3, seu primeiro voo. Seu fabricante, a Embraer, informou que espera uma solução para as dívidas que o governo brasileiro adquiriu com a companhia nos últimos anos. O orçamento do Ministério da Defesa mais restrito causou o adiamento de pagamento à Embraer pelas 28 unidades do avião que encomendou em 2014 – o que fez com que a empresa brasileira terminasse o ano passado com um fluxo negativo de US$ 400 milhões.

FONTE: Isto É Dinheiro

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eparro

Mas que droga de governo!

Sempre piorando as coisas.

eduardo pereira

Isto é Brasiiiiiiiiiiiiiiil!!!!! Pra futebol e carnaval sempre se dá um jeitinho!!! Triste!

Augusto

Governo PeTralha irresponsável.

Oganza

A Embraer tem duas soluções dignas: 1 – Se a coisa piorar, empacota tudo, e aplica uma multa contratual. Se no contrato não estiver previsto tal dispositivo, ela merece tudo de ruim que possa vir a acontecer com relação a esse projeto… Ela é Privada e tem por obrigação se comportar como tal… Governo Pilantra e empresa que se comporta como Maria Vai com as Outras tem que levar nakele lugar. 2 – Ela toca os ensaios por conta e risco (afinal ela Acredita no Produto), procura um parceiro – Boeing(?) e começa a oferece-lo no mercado independente de PuTênfia…… Read more »

Soyuz

Se está no contrato e uma das partes não honrou (no caso o governo federal), este último está errado, contra fatos não há argumentos. Porem mesmo com estes atrasos, o GF tem sido bastante generoso com a Embraer nos últimos 10 anos. Este próprio atraso, refere-se a compra de aeronaves que ainda vão ser entregues ao longo de DOZE ANOS, sendo a primeira no final de 2016, ou seja daqui há DOIS ANOS (1). A Embraer depois da Odebrecht foi a empresa que mais recebeu dinheiro do GF em 2012. (2) Novamente repito, o governo federal está errado, não o… Read more »

Nick

Tem BNDES pra que?

Marcos

Não são verbas para as 28 unidades que ainda não existem. É verba do desenvolvimento da aeronave. O GF não vem repassando os recursos e a empresa vem utilizando recursos próprios, o que vem gerando problemas no fluxo de caixa da empresa.

eparro

Nick 9 de fevereiro de 2015 at 21:19 #

Tem BNDES pra que?

Para:
– financiar porto em Cuba
– emprestar $ para Angola, Moçambique, Gana,Senegal, Namíbia e Zâmbia.

Soyuz

É possível Marcos que haja atraso no repasse do contrato de desenvolvimento, mas também não se pode destacar atrasos em contratos de compra que já foram assinados.

Um contrato de compra de 28 unidades e um aditivo do contrato de desenvolvimento envolvendo os 2 protótipos.

De qualquer sorte, não me surpreenderia uma redução da compra de 28 unidades a exemplo do que já aconteceu no Brasil antes (programa AMX e ALX) ou acontece lá fora, A400 e Tiger como exemplos mais gritantes.

A realidade orçamentária não está boa em lugar nenhum no mundo.

Corsario137

Depois ainda tem sapiência dizendo que a Embraer vive das beneces do GF! Como se isso sustentasse a empresa.

Não só não sustenta como nesse caso prejudica, principalmente o lucro distribuido aos acionistas.

Corsario137

Com uma canetada a presidenta coloca 15 bi do tesouro na Petrobras. Isso sim é mamar na vaca.

Mauricio R.

O título mais adequado para esta notícia deveria ser:

Embraer nas alturas, o KC-390 subiu ao telhado!!!

Mas mta calma nessa hora, senão nem compromissos de campanha seguram os interesses mútuos no lugar.
E depois a Embraer fatura alto vendendo seus jatos executivos e regionais, mundo afora.

Wellington Góes

Soyus, colocaste muito bem a situação. Só a título de curiosidade, reparem que quase todas empresas do setor de defesa, que dizem passar por problemas de balanço patrimonial e/ou de caixa, nunca reclamam abertamente contra o governo e isto tem um motivo, a visão (apesar de terem uma ideologia política diferente) de que o atual e o anterior foram os que procaram reerguer o setor e por isso possuem contratos vultosos com o GF. É sabido por todos industriais que o ano de 2015 não será bom, a perspectiva de melhoras do setor é para 2016 em dia. P.S: Não… Read more »

Kojak

Caro Oganza “2 – Ela toca os ensaios por conta e risco (afinal ela Acredita no Produto), procura um parceiro – Boeing(?) e começa a oferece-lo no mercado independente de PuTênfia…” Como Gestor de Negócios, já teria colocado “o pé” nessa estrada. Que o façam urgente. Contar com essa presidANTA, é contar com o ovo no …. da galinha. O dinheiro dirigido para empresas via BNDES, BB, CEF, agências de fomento, etc ….. são pagos conforme clausulas contratuais. Menos para o mister 171 “X” EB e suas falcatruas “X”. R$ 15 Bi jogados no lixo, amigo do molusco, da dona… Read more »

Kojak

E tem gente que ainda posta “disfarçadamente” apoio a essa quadrilha que está no poder.

Seria risível, mas é trágico !

Vader

Na boa pessoal, mas generosidade o escambau. Independentemente do que este ou aquele governo tenha contratado anteriormente com a Embraer (e são contratos, não presentes de natal) o que ambas as partes, neste, naquele e em qualquer outro lugar do mundo precisam aprender é a honrar contratos! Contrato assinado não se discute, se CUMPRE! Muito da mer. em que estamos como povo e como país passa pelo fato de que adoramos descumprir contratos, mesmo tendo colocado nossas assinaturas no documento. E lógico, sempre tem gente ávida a tentar ajudar a dar um “jeitinho”, por uma modesta remuneração é lógico. Como… Read more »

Antunes

desviando totalmente pra política.. Acho que o único adendo político a ser feito é que essas contas (também) relacionadas a EMBRAER tem que ser votadas nas casas do congresso. Recentemente essas mesmas casas, ainda que com a “oposição” gritando por grande problemas econômicos vindouros (estes que presenciamos) aumentou o próprio salário. Quem visualiza problema financeiro, diminui os gastos, essa turma quer saber só do próprio bolso. Quem esbrabeja dizendo que o problema é O PT, o problema da corrupção é além do PT, contendo este claro, e (pode) está(r) em todos os partidos. Corrupção existe onde tiver gente e, infelizmente,… Read more »

Blackhawk

Risível é ter que aturar trolagem atrás de trolagem, desvirtuando discussões interessantes com factóides ideológicos.
Não que seja um fardo, mas é cansativo vir aqui buscar informações e 70% dos comentários serem PTralhada etc etc
Qualquer comentário político deveria ser excluído sem explicações. Ponto. Nos ateríamos ao que realmente importa.

Kojak

Decisões de Governo são Políticas.

É assim na Albânia, na Eritreia, nos USA, na Europa, na China, na CEI(Rússia) e no escambal de Madureira.

Sejam democracias, ditaduras, imperialistas ou a República de Vanuatu.

Até no ITA e no DCTA que são Técnicos, dependem da política.

Portanto …………… faz parte, em alguns temas mais e em outros menos.

“Coerção e hegemonia”

Gramsci, Lênin e a questão da hegemonia.

(rs)

danir

Já que o governo não pode roubar como na Petrobras, ele deixa de pagar. Para esclarecer um comentário ai encima, sobre a compra de aviões, existem cláusulas contratuais que preveem pagamentos antecipados, pois o desenvolvimento de uma aeronave é muito caro, e no caso do KC-390, ele começou para atender uma demanda da FAB. Portanto não tem nada de errado com o débito em si, e o não pagamento, se classifica como inadimplência e não cumprimento dos têrmos contratuais. Ocorre que se você ou eu não pagarmos nossos compromissos, seja por que causa for, seremos acionados, teremos nosso nome colocado… Read more »