Primeiro avião de transporte militar do Brasil faz voo inaugural

7

KC-390 taxiando

Teste do KC-390, da Embraer, acontece em Gavião Peixoto, em São Paulo

ROBERTO MALTCHIK

ClippingNEWS-PARIO – Depois de meses de expectativa, a Embraer promove nesta terça-feira, em Gavião Peixoto (SP), o primeiro voo de testes do KC-390, o único avião de transporte militar fabricado em solo brasileiro. O primeiro teste deve levar cerca de 50 minutos. A decolagem ocorreu conforme o planejado.

Uma verdadeira operação de guerra foi montada para o primeiro teste no ar. Aeronaves e veículos de resgate foram posicionados na pista, bem como um grande contingente foi mobilizado para acompanhar a operação. O teste no ar sucede uma série de testes em solo, feitos exaustivamente ao longo das últimas semanas.

O voo abre uma nova etapa na preparação para que o KC-390 ingresse no mercado internacional. O desenvolvimento do avião custou R$ 4,6 bilhões ao governo federal, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB). O modelo foi apresentado ao público em 21 de outubro, também em Gavião Peixoto. Um outro protótipo está em desenvolvimento.

Por ora, a FAB já encomendou 28 unidades do KC-390, mas a Embraer já tem cartas de intenções de outros cinco países ‑ Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca ‑ para a aquisição de outros aviões, totalizando 32. A primeira entrega do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2016.

O KC-390 é uma aeronave de transporte tático. Pode realizar missões como o transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. O avião é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h).

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diegolatm

Ancioso para ver os videos .

joao.filho

Bicho bonito. Até que enfim!!! Videos! Videos!

eduardo pereira

Até que enfim !!!Vivas para o Kc-390/Emb e Fab !!! E agora que venhão os vídeos!!!rs

Sds

Joner

KDDDDDDDDD os videos…..

Fantástico…….. Eta hora esperada……

Parabéns antecipado a todos…..

R.Oliveira

Parabéns à Embraer e ao Poder Aéreo pelo furo de reportagem. Falta o vídeo.

Washington Menezes

Este avião ainda vai vender muito

marlon maia

sera que algum dia ele sera armado com alguma arma para se protejer armas digo metralhadora .50 rotativa ou algo assim ou misseis foguetes nao sei sera????,,,,,,