Caça chinês J-10B pode estar perto de entrar em serviço

16

J-10B serial 130 - 21.12.14

Uma foto postada na internet indica que o caça J-10B, a versão atualizada do caça J-10 da China de está quase pronto para o serviço, relata a Kanwa Defense Review, uma revista militar em língua chinesa com sede no Canadá.

A foto mostra mais de 10 caças J-10B estacionados em um aeródromo não identificado na China. Depois que J-10A saiu de produção no ano passado, o primeiro J-10B pode ser encomendado em 2015, disse a revista.

O avião foi originalmente projetado para uso com o motor turbofan WS-10 Taihang desenvolvido na China, mas vai usar o motor AL31FN russo, já que o Taihang ainda não está pronto. Devido à sua dependência em relação aos motores fornecidos pela Rússia, a China ainda é incapaz de produzir o J-10B em grandes números, segundo a reportagem.

Os primeiros J-10B a entrar em serviço deverão operar com as unidades da PLAAF que atualmente empregam o J-10A. Depois disso, é provável que sirvam também à Frota do Mar do Leste da PLA Navy, como uma aeronave de ataque à superfície. Os aviões de fabricação russa Su-30MKK foram inicialmente previstos para este papel, mas a PLA Navy acredita que o caça é mais adequado para enfrentar os caças F-16 de Taiwan em combate aéreo.

J-10B

FONTE: www.wantchinatimes.com

NOTA DO PODER AÉREO: clicando-se na foto do J-10B do alto, é possível observar vários detalhes dos novos equipamentos instalados na nova versão do caça J-10.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edcarlos Prudente

Um excelente substituto para o MIG-21, uma aeronave de linha de frente voltada para o combate. Certamente não haverá a preocupação em perder dezenas, pois haverá outras centenas para cumprir a missão. Isso para o ponto de vista Chinês!

Israel E S Martins

Taiwan que se cuide!

Iväny Junior

O Lavi, ops, J-10, é um bom caça.

Ivan

Design que mistura Lavi com Fighter Falcon.
Monomotor com turbofan de caça pesado.
E o par ideal para as diversas versões do grande `Flanker`, seja que versão for: Su27, Su30, J11 ou J11B.

Hi Low Mix, é claro.
No melhor estilo F15 & F16.

No PLA vai substituir MiG-21 e J7.
Mas no mercado estaria no mesmo nicho do MiG-29, se estivesse a venda. Mas não há notícias de vendas ou negociações em andamento.

Quem quiser caça chinês vai de JF17, como o Paquistão.

Sds.,
Ivan.

Iväny Junior

Ivan

Desconfio que o JF17 não será tão bom quanto o predecessor Mig-21. Desconfio fortemente, aliás. 😀

Saudações.

Nick

Seria o representante chinês de um caça de 4.5ª geração. O radame indica que haverá um radar fixo do tipo AESA ou PESA.

[]’s

Nick

ops, radame = radome.

[]’s

Ivan

Iväny, Apesar do JF17 ter em seu DNA fortes ligações com o MiG21, ocupam posições distintas no mercado mundial, cada um no seu tempo. MiG21 foi O caça soviético que deveria disputar a superioridade aérea sobre o campo de batalha, contra Phamton, Mirage III e Eletric Lightning. Era o melhor caça tático do oriente em sua época. JF17 é um caça leve desenvolvido para exportação, que mistura tecnologias antigas e novas na busca de custos reduzidos. Sem pretensão de ser `top`, é uma solução de compromisso para preencher as necessidades de forças aéreas mais pobres. Tanto é assim que o… Read more »

Ivan

Nick,

Aparentemente é por aí mesmo.
Um radar com antena tipo PESA, supostamente baseado no israelense EL/M-2035.

Abç.,
Ivan.

joao.filho

Eis ai uma ótima solução para a Argentina.

Iväny Junior

Ivan, to falando literalmente mesmo, não temporalmente. O que reforçou a minha opinião foram os Bison’s indianos equipados com Elta 2032 que arrancaram suspiros dos americanos.

Se o JF-17 conseguir igualar o desempenho do Mig-21 com custos de industrialização e operação menores, vai ser um bom avião. Agora, de aviônicos chineses, a gente não sabe como são…

Hamadjr

Agora imagina se a Argentina que não perdeu de 7 a 1 resolve comprar alguns desses Jtas pro delírio da galera

Ivan

J10B é muito para os Hermanos.
Os ‘chinas’ vão empurrar JF-17 neles.

Em tempo:
A versão paquistanesa é chamada PAC JF-17 Thunder;
mas os chineses oferecem como CAC FC-1 Xiaolong.
http://web.archive.org/web/20131204083919/http://www.sinodefence.com/airforce/fighter/fc1.asp

Sds.,
Ivan.

Oganza

Em uma Força Aérea gigantesca como a PLAAF os J-7 (e suas quase 600 unidades) não serão substituídos, não a médio prazo, pelo simples fato deles cumprirem dentro da doutrina de defesa aérea chinesa o papel de Caça de Defesa de Ponto. Apesar de existirem decisões que pretendem “mudar” a Ordem de Batalha, mas ainda não é momento e eles sabem disso. Não meus caros, o J-10B será o Crème de la Crème de sua força a médio prazo junto com os J-11 e SU-30MKK. Atualmente eles são a Vanguarda de “4,5ª Geração” da PLAAF. Até lá, seguem os desenvolvimentos… Read more »

Ivan

Oganza, Mas é justamente o que vem acontecendo. O número de Chengdu J-7 vem aos poucos caindo. Hoje aparentemente são pouco mais de 300 na PLA Air Force e pouco mais de 30 na PLA Naval Air Force. Por outro lado o número de Chengdu J-10 vem aumentando, já deve ter ultrapassado os 300 na PLA Air Force e cerca de 70 na PLA Naval Air Force. A versão B é uma amplo aprimoramento da anterior, seguindo uma fórmula que os yankees usaram (e usam) com seus Vipers e Eagles. Mesmo assim, até mesmo pelo porte, será a parte Low… Read more »

Kojak

“Iväny Junior
12 de janeiro de 2015 at 22:09 #

O Lavi, ops, J-10, é um bom caça.”

kkkk Foi feito pelo consórcio IAI/GD ? Ou IAI/LM ? rsrs

Esses chinas ……