Passageiro diz que avião da FAB na Antártica “rodopiou”

4

C-130 da FAB acidentado na Antártida - 2

ClippingNEWS-PA  Passageiro do avião Hércules C-130 da FAB (Força Aérea Brasileira) que se acidentou na última quinta-feira (27) na Antártica relatou momentos de pânico durante a aterrissagem da aeronave na base chilena Eduardo Frei. Segundo reportagem publicada hoje pelo jornal “O Globo”, a aeronave “rodopiou” na pista. Uma fonte que pediu para não ser identificada repassou uma fotografia do local do acidente para a reportagem do UOL.

Segundo o jornal, a aeronave transportava 40 pessoas entre tripulantes e passageiros. De acordo com o relato de um passageiro que preferiu não se identificar, “a aeronave deslizou por alguns segundos até rodopiar”.

Pelas fotos, é possível ver que uma parte do trem de pouso se quebrou e uma das hélices do avião se desprendeu da asa direita.

Ainda de acordo com o relato, militares ordenaram que os passageiros deixassem a aeronave imediatamente após a aterrissagem. Uma vez em solo, eles foram orientados a se afastar do avião pois haveria o risco de uma explosão. “Afastar, afastar! Pode explodir”, disse um militar segundo o relato.

De acordo com a fonte citada pela reportagem, tripulantes e passageiros foram levados à base chilena, onde receberam atendimento médico e alimentação. De acordo com o jornal, os brasileiros foram depois transportados para um navio da marinha brasileira, Ary Rongel, no qual o grupo foi levado para a cidade chilena de Punta Arenas.

Durante a viagem, porém, um vazamento de óleo no navio foi detectado e oficiais alertaram o grupo para o risco de incêndio. O acidente, no entanto, não ocorreu.

O acidente com o Hércules C-130 da FAB foi o segundo revés da missão brasileira na Antártica em dois anos. Em 2012, um incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz causou a morte de dois militares.

A estação, que abrigava militares e cientistas, ficou desativada até março deste ano, quando a atividade no local foi retomada.

A FAB informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que investiga os fatores que causaram o acidente com o avião Hércules C-130.

De acordo com a FAB, o avião foi retirado da pista de pouso da base aérea chilena Presidente Eduardo Frei Montalva, mas não há previsão sobre a remoção definitiva da aeronave da base.

A pista está liberada para pousos e decolagens.

A aeronave realizava uma missão do Proantar (Programa Antártico Brasileiro), coordenada pela Marinha.

FONTE: UOL

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franco Ferreira

Este é o texto completo, d’O Globo, feito pelo Senhor Evandro Éboli; de onde foi extraído e “clipping” deste post. Há uma foto tirada mais do través direito do avião, onde se pode notar um dano significativo ao bordo de ataque nos primeiros metros da asa. Eu não sei colocá-la aqui, portanto vai ao editor Galante. “Passageiro relata drama durante acidente com Hércules C-130 ao pousar na Antártica Avião da FAB transportava 40 pessoas, entre civis e militares; tripulação pediu para passageiros se afastarem: ‘pode explodir’ por Evandro Éboli 04/12/2014 14:18 / Atualizado 04/12/2014 14:46 ________________________________________ Hércules C-130 BRASÍLIA. Um… Read more »

Blackhawk

Só não entendo o que esse pessoal estava fazendo lá…
“Entre os civis estavam presentes vários servidores públicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Secretaria de Tesouro Nacional, da Secretaria do Orçamento Federal….”

Zampol

Blackhaulk:

Era viagem-premio… ou castigo. Sei la’!

mdanton

Tem mais gente ai do que em Fernando de Noronha. 40 pessoas?! Onde ele iam ficar instalados? No navio?! DE GRAÇA este pessoal faz qualquer coisa….querem fazer senso do pinguins e focas para votarem e arrecadarem impostos…deve ser isso.