C-130 em missão de ressuprimento da Estação Comandante Ferraz - foto FAB

Uma aeronave C-130 Hércules da FAB acidentou-se durante o pouso na Antártida

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) acidentou-se, nesta quinta-feira (27/11), durante o pouso na base chilena Eduardo Frei, na Antártida. A ocorrência foi por volta das 11h da manhã (horário local). Não houve feridos.

A aeronave realizava uma missão do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). A Força Aérea Brasileira vai investigar os fatores contribuintes para a ocorrência.

Brasília, 27 de novembro de 2014.

Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tiagobap

Sem feridos, graças a Deus e aos tripulantes. Mas e a aeronave? Qual o estado? Deu perda total, parcial ou foi só “um arranhão na pintura”?

Mauricio Silva

Olá.

Sem vítimas, essa é uma boa notícia. Quanto a recuperação da aeronave, bem isso dependerá de uma avaliação técnica. Mas não deve ter sido assim “tão insignificante”, pois se assim o fosse, não teria gerado uma nota oficial de FAB.
Será que vamos precisar de um “cargueiro tampão” até a chegada do KC-390?
SDS.

Fernando "Nunão" De Martini

“Mauricio Silvaem 27/11/2014 as 14:58
Será que vamos precisar de um “cargueiro tampão” até a chegada do KC-390?”

Se nenhum problema afetar o início da operação do KC-390, não.

Atrito operacional é algo que sempre se está sujeito.

wwolf22

alguém saberia informar se os aviões de transporte utilizam do paraquedas para a redução da velocidade da aeronave na aterrisagem ????
o pneu do trem de pouso eh especifico para esse tipo de terreno(neve, lama, buracos, …) ou eh o mesmo pneu dos outros aviões ??

Alvaro José Decreci

Saudações WWolf22, não, não usam paraquedas, não há este dispositivo para o avião Hércules C-130. A frenagem é feita com o reverso dos motores, hélices, e rodas. Nesta pista em particular, a habilidade do piloto, adquirida com treinamentos, é que conta. A pista é de cascalho bem compactado, inclinada, e nas duas extremidades há terreno totalmente irregular, de um lado, o mais alto, um desnível rochoso até o mar, do outro um plano até a água. A neve é removida para as operações aéreas por tratores limpadores de neve. Espero ter esclarecido, Grato

ci_pin_ha

Pelas imagens que eu vi, parece que está faltando uma parte do motor da asa direita (não sei se é só a hélice) e diria que ouve um problema no trem de pouso direito.

juarezmartinez

Parece que foi um pouso duro, quebrou um suporte do trem de pouso e em seguida deve ter quebrado o hélice e arrancado parte da carenagem do motor e pode ter afetado a longarina da asa.

Grande abraço

fragatamendes

Este tipo de acidente pode acontecer com qualquer Força Aérea do mundo menos com avião da FAB, pois para os ABUTRES DE PLANTÃO isto é um prato cheio.

joseboscojr

Wolf,
Avião de transporte não usa paraquedas de frenagem não.
Quanto aos pneus, eu acho que são os normais mesmo. Esta pista de gelo é tão boa quanto qualquer pista de saibro ou coisa que o valha. O gelo lá não é fofo não.

Juarez,
Esquece um pouco de naviozinho e do São Paulo. rsrss
Hélice de avião é precedido do artigo “a” mesmo. rsrsss

joseboscojr

Interessante ver a antena HF na forma de varal de roupa desse C-130 da foto daí de cima. Pra mim esse tipo de antena não existia mais na FAB.
Sou pouco observador.