A400M francês estreia na Operação Sangaris, na África

6

A400M na Operação Sangaris - foto 3 Min Def França

Na quinta-feira, 13 de novembro, o Ministério da Defesa da França divulgou nota sobre o primeiro pouso no aeroporto de Bangui, na República Centro-Africana,  realizado por um avião de transporte Airbus A400M Atlas do Esquadrão 1/61 Touraine da Força Aérea Francesa. Foi uma missão de ressuprimento técnico em que o avião desembarcou 7,4 toneladas de equipamento de apoio para a Operação Sangaris, realizada pelas Forças Armadas Francesas na região. 

O voo foi realizado a partir da Base Aérea 123 de Orleans, na França, e teve uma escala em N’Djamena, no Chade.  Segundo a nota do ministério, o A400M se adequa às necessidades estratégicas francesas de transporte para a operação, podendo transportar entre 20 e 30 toneladas e economizando meios e tempo em relação a aeronaves utilizadas anteriormente.

A400M na Operação Sangaris - foto 2 Min Def França

A Operação Sangaris envolve 2000 tropas francesas, juntamente com 6.700 homens da MINUSCA (Multidimensional Integrated
Stabilization Mission in the Central African Republic) da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo sido lançada em dezembro de 2013 pelo presidente da República Francesa com o objetivo de restaurar a segurança na República Centro-Africana.

A400M na Operação Sangaris - foto 4 Min Def França A400M na Operação Sangaris - foto Min Def França

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
_RJ_

7,4T por quantas milhas mesmo? Parece até que usaram um caminhão para fazer o trabalho de um “carrinho de mão”.
A propósito: Como nosso “carrinho de mão” se sairia nessa missão?

_RJ_

“carrinho de mão” foi o termo usado pelo ministro Hervé Morin ao se referir ao KC-390, ao comentar uma possível venda à França como offset do F-X2 (quase o comparando ao C-160 antes da modernização no final da década de 90). O termo costuma ser usado para descrever aeronaves de transporte sem muita tecnologia, usada apenas para mover coisas não muito grandes em ambientes sem muita ameaça. Porém, tirando a questão do tamanho (alcance e capacidade de carga), não vejo nada que o KC-390 tenha a menos de tecnologia em relação ao A400M. E, no caso de uma missão como… Read more »

Joner

Boa tarde senhores,
E belo avião esse francês, imponente, poderoso e bem caro.

Mas mudando um pouco do assunto, não está quase na hora do kc390 fazer seu primeiro vôo? Foi dito algo com três semanas após a apresentação, como será que estão os testes na pista?