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Saab divulga resultados e diz que negociações do Gripen no Brasil estão ‘nos trilhos’

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Gripen NG pousando - foto Saab

Empresa sueca apresentou os resultados do período janeiro-setembro de 2014, e espera para o futuro próximo um acordo com o Brasil sobre o Gripen E/F

Nesta quinta-feira, 23 de outubro, a empresa de defesa e segurança Saab da Suécia divulgou seus resultados dos primeiros três trimestres deste ano de 2014 (período janeiro-setembro), incluindo declaração de seu diretor executivo (CEO), Håkan Buskhe, que entre outros assuntos destacou o desenvolvimento do Gripen E para a Suécia e as negociações do Gripen NG (E/F) com o Brasil.

O executivo afirmou que o mercado de defesa é caracterizado pela dura competição e que as condições do mercado são desafiadoras, pois os gastos com defesa tem se reduzido por vários anos. Porém, há uma discussão em andamento, especialmente na União Europeia, sobre a necessidade de aumentar esses gastos, embora nenhuma decisão tenha sido tomada. Por conta disso, a Saab está reforçando sua competitividade, aprimorando suas ofertas e fazendo investimentos em pesquisa e desenvolvimento para proporcionar crescimento de longo prazo em diversas áreas.

Os nove primeiros meses do ano tiveram dois lançamentos de destaque: uma nova geração do sistema de armas Carl-Gustaf M4 (no terceiro trimestre) e uma nova geração dos radares Giraffe AMB e Arthur, no segundo trimestre. Essas são duas importantes áreas onde a Saab é líder mundial, e o foco agora será em comercialização e vendas.

O desenvolvimento do Gripen E para a Suécia, segundo Buskhe, está progredindo de acordo com o planejamento e o orçamento, e em agosto o Governo Sueco decidiu avançar com o Gripen E mesmo sem a necessidade de um país parceiro.

As negociações com o Brasil, a respeito do Gripen NG (também chamado pela empresa como Gripen E/F, na nota)  estão nos trilhos, avançando conforme o planejamento, e pretende-se chegar a um acordo no futuro próximo. Em julho, a Saab e a fabricante brasileira de aviões Embraer firmaram um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding – MoU) para realizarem um programa conjunto que visa gerenciar o desenvolvimento e produção do Gripen para o Brasil, o que deverá reforçar ainda mais a posição do caça no mercado.

Gripen NG com seis mísseis e duas bombas - foto Saab

As declarações de Buskhe também destacaram a aquisição da ThyssenKrupp Marine Systems AB (TKMS, agora Saab Kockums), finalizada em 22 de julho.

Sobre as condições do mercado e situação dos processos de encomendas, o executivo informou que estas tiveram um impacto negativo nos pedidos, especialmente na área de negócios Dynamics. Foi citado que os pedidos somaram 10,19 bilhões de coroas suecas nos primeiros nove meses do ano, comparados aos 13,2 bilhões do mesmo período do ano passado (no qual houve as encomendas de desenvolvimento do Gripen E). Destacou-se a encomenda da Administração de Material de Defesa (FMV) sueca para a revisão do submarino HMS Halland, no terceiro trimestre, o que está incluído numa carta de intenções referente às capacidades subaquáticas da Suécia que totaliza mais de 11 bilhões de coroas, comunicada em 9 de junho deste ano.

submarino sueco classe Gotland - foto Saab

Quanto às vendas, elas cresceram neste terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, devido ao aumento de vendas da área “Security and Defence Solutions”, com a contribuição da aquisição da Saab Kockums. As vendas chegaram a 16,1 bilhão de coroas suecas. Outros números podem ser conferidos clicando aqui, e espera-se que o ano de 2014 tenha vendas alinhadas com as do ano passado, com uma margem operacional (excluindo materiais e itens não-recorrentes) um pouco acima da registrada no ano passado (que foi de 6,6%, também excluindo materiais e itens não-recorrentes).

FONTE / IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Saab

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês

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Mauricio R.juarezmartinezCarlosAndré Sávio Craveiro BuenoNick Recent comment authors
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Groo
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Groo

Agora resta saber onde estão os trilhos.

Carlos
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Trilhos ?

Ué agora é trem !

Desistiram do caça ?

É jogada de MKT, sabem como é …… um mineiro, uma mineira …… eita “trem bão” ……….. 🙂

Carlos
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Com a margem de erro, levando-se em consideração somente o dindim:

50% pode ser caça,

50% pode ser trem.

Quanto aos indecisos?

Bem ……. los hermanos nos pagam com blá blá blá …..

Pesquisa:

Instituto Embromeichão realizada de 2002 à 2013.

eduardo pereira
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eduardo pereira

Uai Carlos alguém chamou um mineiro ae???
Trem bão dimais da conta sô !!!rsrsrs
Sds.

Nick
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Nick

Parece que é hoje. Fiquem atentos pessoal do PA….

[]’s

André Sávio Craveiro Bueno
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André Sávio Craveiro Bueno

Nick, você se refere à assinatura do contrato?

André Sávio Craveiro Bueno
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André Sávio Craveiro Bueno

Pensando bem, com o segundo turno logo ali, penso que não irão divulgar algo que possa trazer qualquer risco de queda nas pesquisas. Se está pronta a negociação a divulgação ficará para a semana que vem e daí em diante.

Carlos
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Errado:

“Nick
24 de outubro de 2014 at 8:41 #

Parece que é hoje. Fiquem atentos pessoal do PA….

[]‘s”

É dia 26, faltam 3 dias 🙂

Nick
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Member
Nick

Caro Carlos,

A espera tem sido longa(2008-2014). 3 dias é uma eternidade….. hehehehe. 🙂

[]’s

juarezmartinez
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juarezmartinez

A assinatura estava prevista para o dai 23, mas há a uns 15 dias atrás veio uma ordem mandando segurar, pelo menos até o resultado do segundo turno.

Grande abraço

Mauricio R.
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OFF TOPIC… . …mas nem tanto!!! . Saab reafirma sua autoridade sobre a tecnologia, o produto e o contrato, e no Brasil alguém faz beiço!!!! . Xí, descobriram que no “país das maravilhas” o chapeleiro é maluco: . “Foi apresentado às empresas brasileiras participantes do Pograma Gripen NG um item formado por 3 letras. Trata-se do “UDA” ou “Unlimited Damage Agreement”. Significa para a empresa brasileira, que participa do Consórcio, responderá por “TODOS” os custos, que possam ocorrer por responsabilidade do parceiro brasileiro, à SAAB.” . “Só duas empresas brasileiras aceitaram os termos propostos. A EMBRAER Defesa & Segurança (EDS),… Read more »