Fotos da primeira missão de combate dos Super Hornets australianos sobre o Iraque

2

Missão Super Hornets da RAAF em 5-10-2014 - foto Min Def Australia

O Ministério da Defesa da Austrália divulgou diversas imagens da primeira missão de combate dos caças F/A-18F Super Hornet da Força Aérea Real Australiana (RAAF) sobre o Iraque. A missão, segundo os descritivos que acompanham as imagens, foi realizada no último domingo, 5 de outubro, por dois Super Hornets, que deixaram a base principal utilizada pela Austrália no Oriente Médio equipados com canhão de 20mm, bombas guiadas por GPS, bombas guiadas por laser, mísseis ar-ar guiados por infravermelho Sidewinder e mísseis ar-ar guiados por radar Amraam. Clique nas fotos para ampliar.

Missão Super Hornets da RAAF em 5-10-2014 - armando aeronaves - foto 2 Min Def Australia

Missão Super Hornets da RAAF em 5-10-2014 - armando aeronaves - foto Min Def Australia

Missão Super Hornets da RAAF em 5-10-2014 - cheque pré-voo - foto Min Def Australia

Nas imagens, pode-se ver que as aeronaves carregam uma bomba de cada tipo sob cada asa, dois mísseis IR nas pontas das asas e, olhando com atenção, pode-se perceber nas estações laterais da fuselagem são levados, à esquerda, um casulo (pod) de designação de alvos e, à direita, um míssil ar-ar guiado por radar. Três tanques adicionais de combustível completam as cargas externas. Nos descritivos das fotos, é dado destaque em especial à instalação de bombas GBU-38 Joint Direct Attack Munition (JDAM).

Missão Super Hornets da RAAF em 5-10-2014 - taxiando com KC-30A MRTT - foto Min Def Australia

E-7A Wedgetail - primeira missão combate Super Hornet sobre o Iraque - foto Min Def Australia

Missão Super Hornets da RAAF em 5-10-2014 - foto 3 Min Def Australia

Um avião de alerta antecipado e controle E-7A Wedgetail e um reabastecedor KC-30A MRTT (reabastecedor e transporte multitarefa), ambos também da RAAF, apoiaram tanto essa missão quanto outras aeronaves da coalizão. As imagens mostram também os caças sendo armados, decolagens, REVO no trajeto de ida e de volta (este já ao anoitecer) e a volta com desembarque das tripulações à noite. Observando-as com atenção, percebe-se que foram empregados na surtida os caças com matrículas 209 e 224.

Reabastecimento em voo - missão Super Hornets da RAAF em 5-10-2014 - foto 2 Min Def Australia

Missão Super Hornets da RAAF em 5-10-2014 - foto 2 Min Def Australia

Reabastecimento em voo - missão Super Hornets da RAAF em 5-10-2014 - foto Min Def Australia

Não foi informado, nos textos descritivos, se houve ataque a algum alvo. E, ao menos nos ângulos mostrados nas fotos em que os tripulantes desembarcam e o pessoal de terra coloca os “safety tags” (etiquetas de segurança) vermelhos em diversas partes das aeronaves e de suas cargas, não se percebe a falta dos armamentos com os quais decolaram.

Missão Super Hornets da RAAF em 5-10-2014 - desembarque - foto Min Def Australia

Missão Super Hornets da RAAF em 5-10-2014 - colocação safety tags - foto Min Def Australia

No total, seis caças  F/A-18F Super Hornet foram desdobrados para o Oriente Médio, além de um E-7A Wedgetail e um KC-30A MRTT. O envio das aeronaves e de 400 pessoas da RAAF, segundo o Ministério da Defesa da Austrália, foi uma resposta a pedido do Governo Iraquiano para ajudar no combate a terroristas do Estado Islâmico (EI).

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

“No total, seis caças F/A-18F Super Hornet foram desdobrados para o Oriente Médio, além de um E-7A Wedgetail e um KC-30A Multi-Role Tanker Transport aircraft are assigned to the Air Task Group (ATG). O envio das aeronaves e de 400 pessoas da RAAF,…..”

Quem tem……………………..tem……………..sniff.

juarezmartinez

Quem tem e tem doutrina operacional, porque como nós costumamos repetir incansavelmente:

Ter não significa operar…..

Não é o caso da RAAF este tem e sabem como operar.

Grande abraço