Acima, vídeo publicado na última terça-feira (30 de setembro) no canal do Ministério da Defesa da Colômbia no youtube, sobre a modernização em curso, naquele país, de 14 aviões T-27 Tucano de fabricação brasileira adquiridos há 22 anos pela Força Aérea Colombiana. Pode-se ver como está o estágio desses trabalhos na Colômbia, além de algumas cenas dos novos painéis com telas digitais. A troca da aviônica (painel e sistemas de comunicações e de navegação), das asas (reforçadas estruturalmente) e de todo o cabeamento estão entre as principais atividades realizadas.

Já o vídeo abaixo, do canal Colombia.Innova no youtube, é de setembro do ano passado, e serve para entender comparativamente com o vídeo acima o andamento do processo ao longo dos últimos 12 meses. Isso porque ele mostra o início das atividades, com apoio da brasileira Embraer, tratando também dos passos para modernizar os primeiros aviões e para a certificação, por parte Embraer, das instalações da colombiana CIAC (Corporación de la Industria Aeronáutica Colombiana S.A.) para realizar esse trabalho em qualquer aeronave Tucano do mundo. Ambos os vídeos são falados em espanhol, mas as falas em nossa opinião são de fácil compreensão para o público de língua portuguesa.

COLABORARAM: Roberto Santana e Carlos

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

As colaboraçõess são todos do Bob F Santana e do PA.

Abraços

Carlos

São todas, melhor né ….

Carlos

Nosso ST da matéria tópico tem componentes da ELBIT – USA + Israel

http://www.youtube.com/watch?v=AiYyY4VQNZE

Carlos

Pela modernização que estão fazendo, creio que uma parte menor de vetores teria muito uso na FAB (Deixo para você, o Nunão e aos demais colegas os comentários) e ressaltando que muitos ainda poderiam cobrir missões COIN, instrução intermediária (Depois do T 25 Universal), vigilância de fronteiras, EDA …. etc ….. PQP, vai sobrar unidade para baralho, moderniza e exporta …. não vai faltar comprador ….. Não, estamos doando e como ressaltei acima, a Colômbia se credenciou para tais modernizações a todos operadores, “fora o Brasil”. Será que a EMBRAER tá de s@c0 cheio ? A 1 para padrão M… Read more »

Carlos

Nunão,

verdade, no Brazil o PA é imbatível.

Os temas que o Bob e nós abordamos foram noticiados pelo PA em Outubro de 2009 e Fevereiro de 2010, link’s postados por você acima.

“Fernando “Nunão” De Martini
5 de outubro de 2014 at 11:36 #”

Parabéns ao PA.

Carlos

Veja também: Os dois primeiros que citei acima.

Nunão,

Já votou ? (rs)

Caso queira apagar meus post’s no outro tópico, fique a vontade. Sei que você vai ficar “P” da vida, mas ….

Carlos

Bob

certamente essas partes vão paletizadas com proteções e escoras especiais.

O pitaco do Juárez Martinez será bem vindo.

Curiosidade:

O que a EMBRAER está usando para o transfer ?

Marcos

Isso ai chama-se ToT

Marcos

E tudo isso só é possível porque a Colômbia vem crescendo de maneira sólida, ano após ano.

Já Putânphia… vem crescendo num ritmo alucinante, doidão. O resultado é que a maioria dos projetos estão parados.

Carlos

Bob, valeu.

juarezmartinez

Isto, realmente, é o tipo de incremento de conhecimento técnico exemplar. Gera conhecimento real, de forma gradual e consistente a custos realtivamente baixos.
Muito bom, os Colombianos estão de parabéns.

Grande abraço

Carlos

Bob

Muito bom o link

os Colombianos possuem até certificações.

Estive no País algumas vezes,
resolvendo a parte da guerrilha e por tabela a do narcotráfico(parece que as coisas estão caminhando bem), esses caras vão ter um belo destaque na AS.

Abraços.