Vídeo: caças Gripen, Viggen e Draken em rara apresentação fora da Suécia

5

Vídeo publicado no youtube em 20 de setembro e divulgado pelo blog oficial do Gripen mostra uma rara apresentação conjunta de três gerações de caças suecos, os jatos Saab Gripen, Viggen e Draken. Os aviões realizaram tanto apresentações individuais quanto um voo em formatura, durante o recente evento “NATO Days in Ostrava & Air Force Days”, no aeroporto de Mošnov, na República Tcheca.

Normalmente é preciso viajar à Suécia para ver uma cena como essas, mas desta vez um grande público, de mais de 200.000 visitantes, pôde presenciar essa celebração da tecnologia do passado e do presente na República Tcheca.

Cena 2 vídeo apresentação Draken no Dny NATO 2014

O inovador supersônico duplo delta Saab J35 Draken foi fabricado entre 1955 e 1975, inicialmente para substituir o primeiro jato europeu de asas em flecha, o Saab J29 Tunnan, nas tarefas de interceptação. Entrou em serviço na Força Aérea Sueca em 1960 e foi exportado para a Áustria, Dinamarca e Finlândia.

Cena vídeo apresentação Viggen no Dny NATO 2014

Já o supersônico Viggen foi projetado para substituir inicialmente o jato de ataque subsônico Saab 32 Lansen, com a versão AJ37 otimizada para ataque ao solo, e posteriormente o próprio Draken, na versão JA37 de interceptação. Seus pontos fortes eram as capacidades de pousos e decolagens curtos, a manutenção de velocidade supersônica a baixa altitude e, em altitudes elevadas, de Mach 2.

Cena vídeo apresentação Gripen no Dny NATO 2014

O Viggen operou na Suécia até 2005, quando foi completada sua substituição pelo caça supersônico multifuncional JAS 39 Gripen, substituindo todas as versões do seu antecessor e sendo operado hoje em esquadrões de caça da Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e Tailândia.  Ainda sobre o Gripen, quatro pilotos tchecos foram condecorados no evento de Mošnov por atingirem mais de 1.000 horas cada um no caça, que é operado pela República Tcheca.

Cena vídeo apresentação Gripen Viggen Draken no Dny NATO 2014

FONTE / VÍDEO: Gripenblogs (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês – além do vídeo ao alto, ilustramos o texto com algumas cenas capturadas do mesmo)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
_RJ_

O Viggen é realmente impressionante, com aquele trem de pouso colossal e motor com reverso!!!
Off-road total.

Carlos

“…..Viggen e Draken.”

Olhando cuidadosamente os três, em minha opinião de leigo,
é uma evolução em três etapas de um conceito de desenho.

Excelente matéria, vídeo ….. tudo.

Roberci

Draken, o caça mais bonito já fabricado

Claudio Moreno

A Guerra Fria fez o engenheiros aeronauticos mais brilhantes colocarem para fora de suas iluminadas mentes (abençoadas ou diabólicas como queiram), as mais espetaculares máquinas aladas de combate!!!

A lista é quase ilimitada. Em minha opnião e não necessariamente nesta ordem: F-14, F102, A-5, Mig-21, Mig-23/7, Draker, Miragem F-1, F-5 Tiger II, AMX/A-1.
Transporte: C-130, C-5, C-47, An-225, C-160, C-97K (raridade achar um).

CM

angelo

Imagino como devem ter se divertido os pilotos dessa apresentação. Cada um com sua máquina voadora representando uma época tecnológica.Fantástico.